Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida: reparações e revisões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida: reparações e revisões

    Tenho uma dúvida e quero saber se alguém daqui já passou por esta situação ou se sabe esclarecer-me.
    É o seguinte:

    O meu carro estava em altura de ir à revisão, mas sofreu um acidente na semana passada. Mandei-o para o stand onde o comprei para ser reparado na sua oficina, activando para isso o seguro de danos próprios.

    É correcto assumir que uma reparação de alguma complexidade obriga a que sejam verificados os mesmos parâmetros que se controlam numa revisão?
    Ou seja, será que eles vão proceder à troca do óleo, filtro, à verificação dos níveis, travões, etc... de forma a que façam, juntamente com a reparação, a revisão devida?

    Ou será que, para ser considerada uma revisão, tenho que especificar que pretendo fazê-la e tenho que pagar à parte, sabendo que a maior parte do serviço pode já ter sido feito na reparação?

    #2
    A reparação paga pelo seguro apenas deverá incluir a reparação do´s estragos do acidente. Que o perito aceita!

    Claro que se tiver havido fuga de óleo ou um travão para o galheiro, esses elementos vão ter de ser substituidos. Depois fazes a revisão e indicas que esses elementos foram já substituidos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      A reparação paga pelo seguro apenas deverá incluir a reparação do´s estragos do acidente. Que o perito aceita!

      Claro que se tiver havido fuga de óleo ou um travão para o galheiro, esses elementos vão ter de ser substituidos. Depois fazes a revisão e indicas que esses elementos foram já substituidos.
      Pois, era disso que tinha medo
      Fixe, fixe era a reparação "obrigar" a mexer em tudo o que a revisão implicaria, assim a revisão acabava por fazer parte da reparação.

      Eu tinha que trocar de pneus daqui a uns tempos, e tinha que fazer a revisão. Com isto do acidente acabo por pagar 250 euros de franquia e 100 euros do aluguer do carro. Se ficasse com a revisão feita e com pneus novos, já estava a render

      Mas como vou ficar com jantes de origem, quase de certeza, devem meter pneus 195/55 R15, que são tão caros como os 205/45 R16.
      Será que os convenço a montar uns 195/50 R15? Isso é "legal"?
      Sei que depois tenho uma indicação na IPO, mas que se lixe.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
        Pois, era disso que tinha medo
        Fixe, fixe era a reparação "obrigar" a mexer em tudo o que a revisão implicaria, assim a revisão acabava por fazer parte da reparação.

        Eu tinha que trocar de pneus daqui a uns tempos, e tinha que fazer a revisão. Com isto do acidente acabo por pagar 250 euros de franquia e 100 euros do aluguer do carro. Se ficasse com a revisão feita e com pneus novos, já estava a render

        Mas como vou ficar com jantes de origem, quase de certeza, devem meter pneus 195/55 R15, que são tão caros como os 205/45 R16.
        Será que os convenço a montar uns 195/50 R15? Isso é "legal"?
        Sei que depois tenho uma indicação na IPO, mas que se lixe.
        Boxer o que podes fazer é ir a uma oficina sem ser da marca, e lá podes jogar com isso, dizes que fazes lá a reparação, mas têm que fazer a revisão....no fim eles ficam sempre a ganhar


        olha que as marcas exploram as seguradoras...já vi facturas na volvo na ordem dos 5000€, qd se podia fazer o mesmo trabalho por menos de 750€....em qq oficina e já era puxado...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
          Pois, era disso que tinha medo
          Fixe, fixe era a reparação "obrigar" a mexer em tudo o que a revisão implicaria, assim a revisão acabava por fazer parte da reparação.

          Eu tinha que trocar de pneus daqui a uns tempos, e tinha que fazer a revisão. Com isto do acidente acabo por pagar 250 euros de franquia e 100 euros do aluguer do carro. Se ficasse com a revisão feita e com pneus novos, já estava a render

          Mas como vou ficar com jantes de origem, quase de certeza, devem meter pneus 195/55 R15, que são tão caros como os 205/45 R16.
          Será que os convenço a montar uns 195/50 R15? Isso é "legal"?
          Sei que depois tenho uma indicação na IPO, mas que se lixe.
          E uma possível multa de 120€ em cada operação stop. Se a anotação estiver na folha da IPO é certo que o vão verificar.

          Comentário


            #6
            Pessoalmente sou completamente contra a alterações nas características nos carros, como é o caso dos pneus.

            Então andam aqueles engenheiros todos a estudar o melhor desempenho para um carro e depois vêmos aqui o pessoal "armado" em técnico a fazer alterações só porque fica mais bonito ou mais "racing"?

            Venham depois queixar-se das ponteiras e rótulas e outras coisas do género e dizer que o carro gasta mais...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
              Pessoalmente sou completamente contra a alterações nas características nos carros, como é o caso dos pneus.

              Então andam aqueles engenheiros todos a estudar o melhor desempenho para um carro e depois vêmos aqui o pessoal "armado" em técnico a fazer alterações só porque fica mais bonito ou mais "racing"?

              Venham depois queixar-se das ponteiras e rótulas e outras coisas do género e dizer que o carro gasta mais...
              Há alterações e alterações.
              No meu caso em concreto, o carro tem duas medidas averbadas: 195/55 R15 e 205/45 R16. Ora, para o mesmo carro, isto são duas "rodas" com larguras diferentes, com pesos diferentes e, até, com diâmetros diferentes.
              Assim sendo, basta um pouco de bom senso para deduzir empiricamente que não haverá grande mal em introduzir uma pequena (3%) alteração ao diâmetro das rodas
              Até porque, para outras versões deste carro, existem as mais variadas medidas, todas elas resultando em diâmetros diferentes.

              Claro que estamos a falar de alterações mínimas, e nunca incorreria no erro crasso de montar umas jantes de 17" com pneus 225/40 R17 ou algo do estilo. Por norma tento não fugir muito à tolerância dos 5%.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                Há alterações e alterações.
                No meu caso em concreto, o carro tem duas medidas averbadas: 195/55 R15 e 205/45 R16. Ora, para o mesmo carro, isto são duas "rodas" com larguras diferentes, com pesos diferentes e, até, com diâmetros diferentes.
                Assim sendo, basta um pouco de bom senso para deduzir empiricamente que não haverá grande mal em introduzir uma pequena (3%) alteração ao diâmetro das rodas
                Até porque, para outras versões deste carro, existem as mais variadas medidas, todas elas resultando em diâmetros diferentes.

                Claro que estamos a falar de alterações mínimas, e nunca incorreria no erro crasso de montar umas jantes de 17" com pneus 225/40 R17 ou algo do estilo. Por norma tento não fugir muito à tolerância dos 5%.
                Não considero isso uma alteração ao carro e sim uma das opções disponíveis do mesmo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                  Não considero isso uma alteração ao carro e sim uma das opções disponíveis do mesmo.
                  Sim, e as opções que eles fornecem apresentam o mesmo tipo de divergências das alterações que eu fiz. Logo, "é a mesma coisa".

                  Comentário


                    #10
                    Bom, dei-me ao trabalho de fazer as contas

                    Tendo em conta que a medida de origem é 195/55 R15, as variações de perímetro são:

                    205/45 R16 (medida homologada pela marca, no livrete):
                    -14,45mm ou aproximadamente -1%

                    195/50 R15 (medida não homologada):
                    -61,26,, ou aproximadamente -3%

                    Comentário


                      #11
                      Eu nunca optaria por uma situação não homologada...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                        Eu nunca optaria por uma situação não homologada...
                        Eu também não gosto da ideia, mas por um simples motivo: tenho que pagar multa se sou mandado parar. E isso serve para dissuadir.

                        Comentário


                          #13
                          Boxer, não optes por uma medida não homologada.

                          O problema nem é só o IPO, é que a policia além de te multar pode apreender-te os documentos do carro (só podes levar o carro até ao destino e para a reparação) e só tos devolver após corrigires a "anomalia" verificada numa IPO extraordinária.

                          Isso aconteceu a uma amiga aqui há precisamente um ano. O carro até tinha ido à inspecção e tinha passado com uma anotação "medida dos pneumáticos difere do livrete" ou algo do estilo -> e era algo muito semelhante, algo inferior aos 5%.

                          Numa oper. stop foram ver os pneus (as jantes eram umas TSW vistosas lol) e apreenderam logo os documentos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                            Boxer, não optes por uma medida não homologada.

                            O problema nem é só o IPO, é que a policia além de te multar pode apreender-te os documentos do carro (só podes levar o carro até ao destino e para a reparação) e só tos devolver após corrigires a "anomalia" verificada numa IPO extraordinária.

                            Isso aconteceu a uma amiga aqui há precisamente um ano. O carro até tinha ido à inspecção e tinha passado com uma anotação "medida dos pneumáticos difere do livrete" ou algo do estilo -> e era algo muito semelhante, algo inferior aos 5%.

                            Numa oper. stop foram ver os pneus (as jantes eram umas TSW vistosas lol) e apreenderam logo os documentos...
                            Pois, eu sei disso... pensei em arriscar só porque me tenho safado em todas as operações stop que apanhei com as alterações que tenho (e que tu sabes). Já me viram o carro de alto a baixo várias vezes e nunca implicaram com nada.
                            Bom, aquilo também está muito discreto... pode ajudar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                              Pois, eu sei disso... pensei em arriscar só porque me tenho safado em todas as operações stop que apanhei com as alterações que tenho (e que tu sabes). Já me viram o carro de alto a baixo várias vezes e nunca implicaram com nada.
                              Bom, aquilo também está muito discreto... pode ajudar.
                              Pois, depende do carro. Mas até é estranho pois eles costumam embirrar com comerciais.

                              Por exemplo com o CTR chegaram a embirrar com coisas de origem como o pára-choques dianteiro...felizmente tinha tudo ok, pois qualquer coisinha fora do sitio com aquele carro era logo para multa.

                              Claro que depende muito dos sitios para onde fores e do estrilho que as alterações/jantes dêem...mas se não pegaram com as anteriores...

                              Eu por mim, e até porque com 205/45 16 ias ainda melhor servido, ia por essa. Resta agora convencer o seguro

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                Pois, depende do carro. Mas até é estranho pois eles costumam embirrar com comerciais.

                                Por exemplo com o CTR chegaram a embirrar com coisas de origem como o pára-choques dianteiro...felizmente tinha tudo ok, pois qualquer coisinha fora do sitio com aquele carro era logo para multa.

                                Claro que depende muito dos sitios para onde fores e do estrilho que as alterações/jantes dêem...mas se não pegaram com as anteriores...

                                Eu por mim, e até porque com 205/45 16 ias ainda melhor servido, ia por essa. Resta agora convencer o seguro
                                Falei com o meu gestor de sinistro (que é meu amigo/ex-colega ) e ele disse que ia falar com o perito a ver se conseguiam arranjar uma solução para eu não ficar com as jantes de origem de 15".
                                Ou me dizem o valor que iam dar pelas jantes e pneus, dão-me o guito e eu meto a diferença para as jantes que quero, ou tentam sacar umas Ouragan de 16" da Peugeot, que assim só têm que meter 2 pneus, porque os dois do lado esquerdo safaram-se. Amanhã dizem-me qualquer coisa.
                                Vamos lá a ver...
                                Onde é que anda o EuroMilhões quando é preciso?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                  Pessoalmente sou completamente contra a alterações nas características nos carros, como é o caso dos pneus.

                                  Então andam aqueles engenheiros todos a estudar o melhor desempenho para um carro e depois vêmos aqui o pessoal "armado" em técnico a fazer alterações só porque fica mais bonito ou mais "racing"?

                                  Venham depois queixar-se das ponteiras e rótulas e outras coisas do género e dizer que o carro gasta mais...

                                  estes comentários é que me partem todo...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                    estes comentários é que me partem todo...
                                    é verdade que quem projecta o carro, vê todos os pormenores....e td que nos pensamos que podia ser melhor e n está...é pq ou n era viavel, ou conseguiram fazer o mm mais barato...

                                    no caso das medidas de pneus, tem td a ver com os contratos que fazem com as marcas de pneus....pq é q a medidda 185/55r15 é quase ao dobro da 195/50r15??' n venham com m€rdas que o custo de fabricar um e outro é o mm, e mm assim mts marcas optam por esta medida...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                      é verdade que quem projecta o carro, vê todos os pormenores....e td que nos pensamos que podia ser melhor e n está...é pq ou n era viavel, ou conseguiram fazer o mm mais barato...

                                      no caso das medidas de pneus, tem td a ver com os contratos que fazem com as marcas de pneus....pq é q a medidda 185/55r15 é quase ao dobro da 195/50r15??' n venham com m€rdas que o custo de fabricar um e outro é o mm, e mm assim mts marcas optam por esta medida...

                                      As medidas que mencionaste, vão quase dar ao mesmo.

                                      Agora aqueles que metem 2'' acima para ficar mais seguro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                        é verdade que quem projecta o carro, vê todos os pormenores....e td que nos pensamos que podia ser melhor e n está...é pq ou n era viavel, ou conseguiram fazer o mm mais barato...

                                        no caso das medidas de pneus, tem td a ver com os contratos que fazem com as marcas de pneus....pq é q a medidda 185/55r15 é quase ao dobro da 195/50r15??' n venham com m€rdas que o custo de fabricar um e outro é o mm, e mm assim mts marcas optam por esta medida...
                                        barras /55 e /45 são uma fortuna.

                                        eu tenho 195/55R15 e são o dobro de /50

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X