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O facto de a BMW ser "independente" é uma vantagem?

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    O facto de a BMW ser "independente" é uma vantagem?

    boas

    este tópico vem na consequência de um anúncio da bmw que vi na speed, em que eles basicamente se diziam melhor que audi, mercedes e lexus, por não estarem integrados em nenhum grupo, e que por isso podiam seguir o caminho que queriam sem estar dependente da estratégia das outras marcas do grupo.
    Concordam com esta visão? Acham que realmente pode ser uma vantagem?...ou por outro lado quais poderão ser as desvantagens?

    bem haja!

    #2
    A BMW não é independente.. tem pelo menos a parceria com o grupo PSA para os motores do mini, compra caixas à GetRag, Sistemas de som à HK. Para mim desde que as coisas sejam bem feitas, ser independente ou não, não é relevante. Podem dizer que por serem independentes não tem pressões externas, mas isso tanto pode ser uma vantagem como uma desvantagem. Por isso é que acho que é irrelevante.

    Comentário


      #3
      Uma parceria não faz de uma empresa independente!... Independencia financeira e estrategica!

      Comentário


        #4
        Neste caso é bom, pq apesar de independente tem os mesmos recursos (ou mais) que as outras...

        Uma coisa é ser independente pequenina outra coisa é o independente ser a referência em diversas das areas em q actua!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
          Uma parceria não faz de uma empresa independente!... Independencia financeira e estrategica!
          Se tens um produto dependente de peças externas,já não és independente estrategicamente. Então e se o teu fornecedor vai à falência ou começa a ter graves problemas de qualidade? Depois se fores independente e tiveres problemas mais depressa te afundas. Se fores independente tens uma "pool" de conhecimento inferior, menos economias de escala, etc etc. Claro que isto tudo pode ser combatido com uma estratégia diferente, por isso é que considero irrelevante.

          Essa conversa de ser indepenente é só para tentar capitalizar no gosto que as pessoas tem em serem "livres", independentes e especiais.. tal como todos os outros.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por foo Ver Post

            Essa conversa de ser indepenente é só para tentar capitalizar no gosto que as pessoas tem em serem "livres", independentes e especiais.. tal como todos os outros.
            Concordo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por foo Ver Post
              Se tens um produto dependente de peças externas,já não és independente estrategicamente. Então e se o teu fornecedor vai à falência ou começa a ter graves problemas de qualidade? Depois se fores independente e tiveres problemas mais depressa te afundas. Se fores independente tens uma "pool" de conhecimento inferior, menos economias de escala, etc etc. Claro que isto tudo pode ser combatido com uma estratégia diferente, por isso é que considero irrelevante.

              Essa conversa de ser indepenente é só para tentar capitalizar no gosto que as pessoas tem em serem "livres", independentes e especiais.. tal como todos os outros.
              mas aqui, independente vem do facto que a BMW não está limitada a nivel de produto, de motores ou cavalagem, porque está enfiada num grupo qualquer e não pode "atropelar" as outras marcas presentes.

              Veja-se o caso da Lancia e Alfa, por exemplo. A estratégia da Lancia virou brutalmente, esquecendo que tiveram uma vertente desportiva, de modo a não entrar em conflito com a Alfa.

              Ou então o caso da Seat, que não tem por onde evoluir, estando limitada acima pela Audi e ao lado pela VW/Skoda, que combatem nos mesmos segmentos

              A BMW, como a Honda têm liberdade para fazer basicamente o que lhes der na gana, haja quem compre

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                mas aqui, independente vem do facto que a BMW não está limitada a nivel de produto, de motores ou cavalagem, porque está enfiada num grupo qualquer e não pode "atropelar" as outras marcas presentes.

                Veja-se o caso da Lancia e Alfa, por exemplo. A estratégia da Lancia virou brutalmente, esquecendo que tiveram uma vertente desportiva, de modo a não entrar em conflito com a Alfa.

                Ou então o caso da Seat, que não tem por onde evoluir, estando limitada acima pela Audi e ao lado pela VW/Skoda, que combatem nos mesmos segmentos

                A BMW, como a Honda têm liberdade para fazer basicamente o que lhes der na gana, haja quem compre

                Mas pegando no grupo VAG, para quem esta a pensar comprar um Seat e quer mais, compra um Audi, portanto a oferta não está limitada. Se calhar a Seat vende mais fazendo parte de um grande grupo do que venderia sozinha, tem infraestruturas de suporte mais alargadas e acesso a tecnologias que de outra maneira seria complicado. É tudo muito relativo, não é preto e branco, ser independente não é uma vantagem por si só.

                A BMW e a Honda tambem não podem fazer o que lhes der na gana, sendo empresas tem que prestar contas aos acionistas, e gerir uma empresa para trazer valor aos acionistas nem sempre dá bom resultado para os consumidores. Portanto há sempre dependencias e limitações.

                Comentário


                  #9
                  Na minha opinião as parcerias são boas, pois dá para ter ganhos mais rápidos, basta pensar nos gastos do desenvolvimento de um motor...

                  O 1.9 ao ser utilizado há anos, pelas várias marcas e modelos, o seu custo já foi absorvido há muito... Bem como outras peças que se encontram em todos os modelos do grupo, VAg, por ex.

                  Ser independente apenas partilha componentes entre modelos seus, custa mais o desenvolvimento, mas não associa o seu produto, a outro menos conseguido do Grupo...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por foo Ver Post
                    Se tens um produto dependente de peças externas,já não és independente estrategicamente. Então e se o teu fornecedor vai à falência ou começa a ter graves problemas de qualidade? Depois se fores independente e tiveres problemas mais depressa te afundas. Se fores independente tens uma "pool" de conhecimento inferior, menos economias de escala, etc etc. Claro que isto tudo pode ser combatido com uma estratégia diferente, por isso é que considero irrelevante.

                    Essa conversa de ser indepenente é só para tentar capitalizar no gosto que as pessoas tem em serem "livres", independentes e especiais.. tal como todos os outros.
                    Por essa logica nenhuma empresa no mundo é independente... :S

                    Estão a confundir estrategias de uma empresa e um supply chain...

                    A bmw faz a estrategia que entende para o mercado. A Alfa, infelizmente, não faz... tem que ser aprovada pelo grupo!
                    O Grupo BMW é a BMW. Não responde a ninguém!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por foo Ver Post
                      A BMW não é independente.. tem pelo menos a parceria com o grupo PSA para os motores do mini, compra caixas à GetRag, Sistemas de som à HK. Para mim desde que as coisas sejam bem feitas, ser independente ou não, não é relevante. Podem dizer que por serem independentes não tem pressões externas, mas isso tanto pode ser uma vantagem como uma desvantagem. Por isso é que acho que é irrelevante.
                      Independente do facto de nao precisar da "luz verde" de ninguem...se lhe apetecer fazer um superdesportivo faz sem pedir a opiniao de qualquer outra marca no grupo...

                      claro que isto serve muito para o Marketing

                      EDIT:



                      é este o espirito
                      Editado pela última vez por CarlosAndrade; 25 July 2007, 12:23.

                      Comentário


                        #12
                        Acaba por ser mais Marketing do que outra coisa, porque ganhos com isso a nivel real são zero.
                        Claro que tem autonomia para ser por ventura quiserem construir determinado tipo de carro não precisam de validações exteriores mas isso na realidade de pouco vale.

                        Comentário


                          #13
                          A BMW é tão independente como a Mercedes

                          Comentário


                            #14
                            A política da Bmw para mim só lhe tem trazido benefícios...

                            Comentário


                              #15
                              Estão a esquecer-se da Toyota e da Honda. São independentes.

                              A BMW tambem arrasta atras a Mini e a Rolls Royce.

                              A BMW anda pelo mau caminho. Anda a tentar "rebaixar" os outros. É nestes anuncios, é na apresentação do M3, é no caso da Audi.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                Estão a esquecer-se da Toyota e da Honda. São independentes.

                                A BMW tambem arrasta atras a Mini e a Rolls Royce.

                                A BMW anda pelo mau caminho. Anda a tentar "rebaixar" os outros. É nestes anuncios, é na apresentação do M3, é no caso da Audi.
                                Tem se visto pelas vendas os maus caminhos que a marca anda...

                                Este tipo de marketing agressivo, é muito usado noutros paises e tanto a BMW, como a Audi ou a MB usam como tantas outras marcas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  A BMW é tão independente como a Mercedes
                                  'nuff said!

                                  Comentário


                                    #18
                                    São....até um dia algum Zé Caramelo se lembrar e comprar aquilo....depois engolem em seco e dizem que não disseram nada dessas coisas acerca de de ser independente...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                      São....até um dia algum Zé Caramelo se lembrar e comprar aquilo....depois engolem em seco e dizem que não disseram nada dessas coisas acerca de de ser independente...

                                      Não estou a ver a familia Quandt a libertar-se assim do seu bem mais precioso.

                                      Não é chegar lá e comprar. Há que convencer uma tonelada de accionistas.

                                      Se não, a Chrysler já há muito tinha ficado na posse do velho Kerkorian

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                        Não estou a ver a familia Quandt a libertar-se assim do seu bem mais precioso.

                                        Não é chegar lá e comprar. Há que convencer uma tonelada de accionistas.

                                        Se não, a Chrysler já há muito tinha ficado na posse do velho Kerkorian
                                        Concerteza que sim...apenas acho que ás vezes certas afirmações são sempre de ter em conta....já que nunca se sabe o dia de amanhã

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                          Não estou a ver a familia Quandt a libertar-se assim do seu bem mais precioso.

                                          Não é chegar lá e comprar. Há que convencer uma tonelada de accionistas.

                                          Se não, a Chrysler já há muito tinha ficado na posse do velho Kerkorian
                                          Alem de que a familia Quandt para evitar que isso aconteça criou umas 60 holdings por onde estão espalhadas as suas acções de forma a tornar, não digo impossivel, mas muito,muito dificil a "anexação" por outro Grupo. A Dona Quandt não brinca em serviço e não dá muitas explicações a ninguem acerca das suas decisões. Foi sua a decisão de comprar a Rover e voltou a ser sua a decisão da venda da Rover passando por cima do Director Geral da BMW.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                                            Independente do facto de nao precisar da "luz verde" de ninguem...se lhe apetecer fazer um superdesportivo faz sem pedir a opiniao de qualquer outra marca no grupo...

                                            claro que isto serve muito para o Marketing

                                            EDIT:



                                            é este o espirito
                                            simplesmente brutal!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                                              Independente do facto de nao precisar da "luz verde" de ninguem...se lhe apetecer fazer um superdesportivo faz sem pedir a opiniao de qualquer outra marca no grupo...

                                              claro que isto serve muito para o Marketing

                                              EDIT:



                                              é este o espirito
                                              Visto por esse prisma a Toyota também é independente... tem é subsidiarias(lexus;scion, etc) assim como a BMW tmb tem a MINI e a Rolls...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                                Visto por esse prisma a Toyota também é independente... tem é subsidiarias(lexus;scion, etc) assim como a BMW tmb tem a MINI e a Rolls...
                                                Mas a BMW nao concorre com o a Toyota dai o sentido da PUB

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não passa de marketing...
                                                  Apesar de gostar da independência de uma marca face a outras, esta forma de divulgação não passa de simpls "lavagem cerebral".
                                                  Faz-me lembrar os anúncios sobre a uniformização da tracção traseira dos modelos BMW...
                                                  Puro marketing.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É um dos motivos porque marcas como a BMW e a Porsche têm o sucesso que têm.

                                                    São independentes. Criam produtos únicos, com identidade e personalidade própria.

                                                    Verdade seja dita, para a maioria das pessoas isso não faz diferença nenhuma. Para mim faz.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas a Volvo tam motores que eles próprios desenvolveram. O D5, pe.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                                                        É um dos motivos porque marcas como a BMW e a Porsche têm o sucesso que têm.

                                                        São independentes. Criam produtos únicos, com identidade e personalidade própria.

                                                        Verdade seja dita, para a maioria das pessoas isso não faz diferença nenhuma. Para mim faz.
                                                        Nessa optica, a Fiat tambem é tão independente como a BMW

                                                        O sucesso vem da qualidade dos produtos que fazem e não pelo facto de serem independentes (se é que isso existe) ou não.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se se dedicassem realmente a ser o q apregoam ser e se deixassem de ser os patos bravos q ultimamente têm sido... Qdo os argumentos provêm do marketing e não de provas dadas, significa q estão sem as "great ideas" q dizem ter.

                                                          E aliás isto é treta , pois todos os grupos com uma só marca ou com várias têm q responder ao conselho de administração. Acho q depende mais deste q do q do "We are alone".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            Nessa optica, a Fiat tambem é tão independente como a BMW

                                                            O sucesso vem da qualidade dos produtos que fazem e não pelo facto de serem independentes (se é que isso existe) ou não.
                                                            A Fiat é independente. Só não é é rival da BMW.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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