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Porque mantêm alguns condutores o capot aberto em dia de sol?

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    Porque mantêm alguns condutores o capot aberto em dia de sol?

    Viva,

    Apenas uma curiosidade que gostaria de conhecer. No passado era comum ver esta situação, especialmente em carros com mais idade e por condutores mais velhos. Hoje vê-se menos, mas ainda há "stands" de automóveis que o praticam.

    A minha questão é: serve de algo manter o capot de um automóvel aberto, exposto ao sol? Existe alguma base científica para isso ou é apenas um mito urbano. Usualmente, a justificação dada vai no sentido de carregar as baterias. Se assim for, que reacções sucedem numa bateria para ela ganhar mais eletrões?

    Marco

    #2
    Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
    Viva,

    Apenas uma curiosidade que gostaria de conhecer. No passado era comum ver esta situação, especialmente em carros com mais idade e por condutores mais velhos. Hoje vê-se menos, mas ainda há "stands" de automóveis que o praticam.

    A minha questão é: serve de algo manter o capot de um automóvel aberto, exposto ao sol? Existe alguma base científica para isso ou é apenas um mito urbano. Usualmente, a justificação dada vai no sentido de carregar as baterias. Se assim for, que reacções sucedem numa bateria para ela ganhar mais eletrões?

    Marco
    As baterias realizam assim fotossíntese e assim libertam CO2 contribuindo assim para o efeito de estufa.

    Sorry, não resisti.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
      Viva,

      Apenas uma curiosidade que gostaria de conhecer. No passado era comum ver esta situação, especialmente em carros com mais idade e por condutores mais velhos. Hoje vê-se menos, mas ainda há "stands" de automóveis que o praticam.

      A minha questão é: serve de algo manter o capot de um automóvel aberto, exposto ao sol? Existe alguma base científica para isso ou é apenas um mito urbano. Usualmente, a justificação dada vai no sentido de carregar as baterias. Se assim for, que reacções sucedem numa bateria para ela ganhar mais eletrões?

      Marco
      A justificação para tal facto penso ser unica e exclusivamente para secar qualquer tipo de humidades que se possam acomular dos dias mais humidos, ao expor o carro ao sol com o capot aberto serve para secar algumas dessas humidades.

      P.S não sei se é a verdadeira causa mas julgo ser uma das principais.

      Comentário


        #4
        Nos stands julgo que será só mesmo para o cliente ver a apresentação/estado do motor e restantes componentes..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por honda_type_r Ver Post
          A justificação para tal facto penso ser unica e exclusivamente para secar qualquer tipo de humidades que se possam acomular dos dias mais humidos, ao expor o carro ao sol com o capot aberto serve para secar algumas dessas humidades.

          P.S não sei se é a verdadeira causa mas julgo ser uma das principais.
          Acho que é mesmo uma das principais...

          A outra, é para aqueles clientes que não percebem peta de carros, olharem para aquilo e dizerem: "Ui, com tanta tubagem e coisas de cores diferentes, este carro só pode ser bom!"...

          Comentário


            #6
            Conheço uma pessoa que tem essa paranoia de abrir o capot do carro, chega de algum lado, mete o carro na garagem e vá de abrir o belo do capot!!!

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              #7
              Quanto a mim, desde que não façam isso em andamento, 'tá-se bem

              E se aquilo debaixo do capot aquecer tanto como as bagageiras ao sol, acho que abrir o capot não vai ajudar muito, mas ok...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fmsantos Ver Post
                Conheço uma pessoa que tem essa paranoia de abrir o capot do carro, chega de algum lado, mete o carro na garagem e vá de abrir o belo do capot!!!
                É para os cavalos respirarem melhor, depois do esforço...

                Comentário


                  #9
                  Viva,

                  OK, para retirar a humidade tem uma certa lógica, porém, como já foi referido, com o capot fechado a temperatura até é capaz de ser bem superior, como acontece nas bagageiras. Por outro lado, se se pode lavar directamente o motor com uma mangueira (devendo proteger o motor de arranque, se não estou em erro), uma pequena humidade no verão não deve fazer qualquer diferença. E no verão a humidade tinha origem onde?

                  E relativamente à bateria, como muitos apregoam? Ela pode "carregar" apenas por estar ao sol e aquecer? Novamete faço a questão? De onde recebe eletrões se não existem células fotovoltaicas?

                  Marco

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                    Viva,

                    OK, para retirar a humidade tem uma certa lógica, porém, como já foi referido, com o capot fechado a temperatura até é capaz de ser bem superior, como acontece nas bagageiras. Por outro lado, se se pode lavar directamente o motor com uma mangueira (devendo proteger o motor de arranque, se não estou em erro), uma pequena humidade no verão não deve fazer qualquer diferença. E no verão a humidade tinha origem onde?

                    E relativamente à bateria, como muitos apregoam? Ela pode "carregar" apenas por estar ao sol e aquecer? Novamete faço a questão? De onde recebe eletrões se não existem células fotovoltaicas?

                    Marco
                    Sinceramente isso deve ser mito.
                    Só se transformassem os fotões da luz em energia e como aquilo não é nenhum painel solar nem possui cloroplastos.

                    Sempre pensei que abrir o capô fosse para baixar temperatura do motor (óbvia), após uma viagem. Como antigamente os motores dos carros aqueciam muito mais.

                    Comentário


                      #11
                      Esta é o tipo de pergunta para fazer aos avós....pois é a prova viva de que o passado ainda é o que era....

                      Antigamente muitos carros não tinham o sistema de refrigeração tão "avançado" como os de hoje em dia, e para tal os Sr. condutores dos anos 60 quando chegavam a qualquer sitio abriam o capot para deixar o calor subir... E assim conseguíam baixar a temperatura do motor mais depressa do que se o capot ficasse fechado e evitar o desgaste das tubagem e etc devido ao calor.

                      Penso que ainda são manias que persistem na cabeça dos mais antigos, tal como meter a bela mantinha ou os papeis de jornal a tapar o motor no inverno para que o carro pegue melhor de manha nos dias mais frios.... Já lá vai o tempo que isso dava jeito, agora quem o faz é aquele pessoal que sempre fez toda a vida... e vai continuar a fazer....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ruy_silva Ver Post
                        Penso que ainda são manias que persistem na cabeça dos mais antigos, tal como meter a bela mantinha ou os papeis de jornal a tapar o motor no inverno para que o carro pegue melhor de manha nos dias mais frios.... Já lá vai o tempo que isso dava jeito, agora quem o faz é aquele pessoal que sempre fez toda a vida... e vai continuar a fazer....
                        Nos vidros, ainda dá um jeitaço...

                        Comentário


                          #13
                          nunca reparei nisso........

                          Comentário


                            #14
                            é comum ver os stands de rua com o motor a torrar ao sol, ter as portas abertas para tirar o cheiro que dá vómitos até compreendo, humidades da bagageira tambem, mas o motor ao sol?? se o mnotor trabalhar muitas humidades desaparecem, carros parados na rua é doentio.

                            antigamente tambem havia uma teoria dos amortecedores, abanar o carro de um lado para o outro para por os amortecedores a funcionar, esta teoria aplica-se aos carros que andam uma vez por semana. dizem que assim nem os calços nem as pastilhas colão

                            Comentário


                              #15
                              porque é bonito....

                              Comentário


                                #16
                                Essa historia das baterias fez me lembrar quando eu era puto ,que quando andava com carros telecomandados e ficava sem pilhas punha aquilo tudo durante 3/4 horas ao sol e já tinha pilhas para mais 10 minutos de brincadeira

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Du Ver Post
                                  Essa historia das baterias fez me lembrar quando eu era puto ,que quando andava com carros telecomandados e ficava sem pilhas punha aquilo tudo durante 3/4 horas ao sol e já tinha pilhas para mais 10 minutos de brincadeira
                                  havia quem punha no congelador... e dizia que funcionava...

                                  eramos uns fisicos do caraças qd tinhamos 10anos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    tenho um cunhado meu que tambem tem esse vicio principalmente quando fazemos viagens de 200/300 km ele mal par abre logo o capo e a resposta dele é para o motor arrefecer
                                    entao quer dizer que se eu fou de portugal a italia sem parar como foi o caso a uns 4 anos atras onde iamos numa ducato com 2 motoristas como faziamos??? abriamos o capo em andamento?????' mas ela ainda assim nao ardeu e ja esta com 320.000 km e com os amortecedores de origem e os restos da embraiagem tambem

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Du Ver Post
                                      Essa historia das baterias fez me lembrar quando eu era puto ,que quando andava com carros telecomandados e ficava sem pilhas punha aquilo tudo durante 3/4 horas ao sol e já tinha pilhas para mais 10 minutos de brincadeira
                                      quando elas deixam de dar e sem as pores ao sol se as tyiveres tirado do carro durante esse tempo e depopis voltares a colocalas la o efeito é o mesmo, pois essas baterias secas têm uma reacçao quimica diferenta das de carro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                        As baterias realizam assim fotossíntese e assim libertam CO2 contribuindo assim para o efeito de estufa.

                                        Sorry, não resisti.
                                        Se realizassem fotossíntese absorviam CO2 e libertavam O2.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas.

                                          Ao fim de semana costumo deixar o carro com o capot aberto dentro da garagem para refrear o motor mais rapidamente.
                                          Assim evito que as borrachas fiquem ressequidas, aumentando a sua longevidade..

                                          Só não o faço diáriamente porque como a minha mãe sai com o carro de manhã tenho receio que não feche o capot correctamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Essa de os motores antigamente aquecerem mais que agora tem graça, podiam surgir mais vezes problemas de sobreaquecimento (avaria). agora normal funcionamento ,não atingiam mais temperatura. Á pressão atmosferica, ninguem consegue passar os 100ºC.

                                            Também uma vêz por outra abro o capô do meu, para ajudar a secar alguma humidade, nem que seja só a acomolada nos revestimentos (acusticos) e em algumas fichas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ultima coisa que farei na vida é comprar um carro num stand que tem os carros expostos no exterior...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Off-Logic Ver Post
                                                Ultima coisa que farei na vida é comprar um carro num stand que tem os carros expostos no exterior...

                                                só por causa do sol?
                                                se me disser que não compraria um carro no stand por desconhecer os antcedentes...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  de repente ocorreu-me a resposta a toda esta converseta:
                                                  OS CONDUTORES MANTÊM O CAPOT ABERTO EM DIA DE SOL, NÃO SÓ PARA DAR AR AOS CAVALOS COMO TAMBEM DEVE AFASTAR OS PARASITAS

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Kadett b Ver Post
                                                    de repente ocorreu-me a resposta a toda esta converseta:
                                                    OS CONDUTORES MANTÊM O CAPOT ABERTO EM DIA DE SOL, NÃO SÓ PARA DAR AR AOS CAVALOS COMO TAMBEM DEVE AFASTAR OS PARASITAS
                                                    essa tá fixe

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas, é simplesmente para dar cabo da fiarada eléctrica e de alguns plásticos que não resistem ao sol e também para o gato ir passear de vez em quando .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                        Acho que é mesmo uma das principais...

                                                        A outra, é para aqueles clientes que não percebem peta de carros, olharem para aquilo e dizerem: "Ui, com tanta tubagem e coisas de cores diferentes, este carro só pode ser bom!"...
                                                        JAJAJAJAJAJAJA

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          imaginem um belo ford escort mustang de 1969 num descampado á beira do lago.. com o capot (entenda-se por calças) aberto... qual seria o motor diesel (MB w124) k nao lhe propunha um picanço (entenda-se queka)?? hoje em dia é diesel com diesel... ta na moda... fiz-me entender ??? mucha imaginacion nesta tola lololol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Kadett b Ver Post

                                                            só por causa do sol?
                                                            se me disser que não compraria um carro no stand por desconhecer os antcedentes...
                                                            Não é por causa do sol. É por causa de estar submetido constantemente às <condições climatéricas. É etragada a pintura dos carros, assim como os materiais que ficam ressequidos do sol.

                                                            Comentário

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