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altas temperaturas!!

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    altas temperaturas!!

    boas!!o meu irmão tem um citroen com motor 1.9td, ontem fez uma viagen longa e "esqueceu" de revisar a agua do radiador em consecuencia o carro sobreaqueceu e segum o manometro da temperatura chegou aos 100º mais nunca chegou a ascender a luz, ele depois parou e meteu 3 litros de agua estaba completamente "seco" será que isto tera algumas secuelas no motor?? segun ele vé o carro normal não sente anomalia nenhuma, mais será que aquelas altas temperaturas poderia haver danificado o motor? a temperatura chegou aos 100º uns 5 min. depois parou esperou que arrefecese um pouco e pos agua, casualmente hoje ele me diz que ascendeu a luz de "stop" mais só por alguns segundos, será que foi derivado ao aquecemento de ontem mais a temperatura estaba dentro do normal!!
    obrig.

    #2
    Originalmente Colocado por offpring Ver Post
    boas!!o meu irmão tem um citroen com motor 1.9td, ontem fez uma viagen longa e "esqueceu" de revisar a agua do radiador em consecuencia o carro sobreaqueceu e segum o manometro da temperatura chegou aos 100º mais nunca chegou a ascender a luz, ele depois parou e meteu 3 litros de agua estaba completamente "seco" será que isto tera algumas secuelas no motor?? segun ele vé o carro normal não sente anomalia nenhuma, mais será que aquelas altas temperaturas poderia haver danificado o motor? a temperatura chegou aos 100º uns 5 min. depois parou esperou que arrefecese um pouco e pos agua, casualmente hoje ele me diz que ascendeu a luz de "stop" mais só por alguns segundos, será que foi derivado ao aquecemento de ontem mais a temperatura estaba dentro do normal!!
    obrig.
    Não me digas que meteu a àgua com o motor parado?
    O ideal é meter a àgua depois do motor arrefecer ou então meter com o motor a funcionar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
      Não me digas que meteu a àgua com o motor parado?
      O ideal é meter a àgua depois do motor arrefecer ou então meter com o motor a funcionar.
      sim ele parou esperou uns 15min. pos o carro a trabalhar e acrescentou agua, o ideal era liquido de arrefecimento mais no meio da estrada teve que ser mesmo agua, a partir de ai a temperatura estabilizou.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por offpring Ver Post
        sim ele parou esperou uns 15min. pos o carro a trabalhar e acrescentou agua, o ideal era liquido de arrefecimento mais no meio da estrada teve que ser mesmo agua, a partir de ai a temperatura estabilizou.
        Convém agora substituir a àgua por líquido próprio de refrigeração.
        Em relação ao aquecimento nunca é bom andar no vermelho, mas se foi por pouco tempo pode ter tido sorte agora.

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          #5
          A temperatura "normal" da água poderá atingir os 90ºC a 95ºC. Os 100ºC que atingiu, se não tiver rodado muito tempo, não deverá criar problemas.

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            #6
            A luz de STOP acende sempre em conjunto com outra luz avisadora.
            O que estará a acontecer é que o nível de água está novamente baixo, acendendo a luz de nível de água.
            Por vezes só acende a luz de falta de água depois de o motor está parado, quando o sensor (no frasco) fica seco.
            O importante é mandar verificar onde está a fuga, resolvê-la e depois sangrar o circuito.
            A fuga pode ser num tubo, no radiador, no radiador de chauffage, na junta do termostato, na bomba de água...
            Se não for à oficina a tempo pode haver problema maior (junta de colaça queimar).

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              #7
              Isso aconteceu-me no sabado.. Já veio aqui o mecanico a casa e vai amnha o carro para ele estudar.. Segundo os sintomas que o meu carro tem parece que a junta da colaça foi à vida .. O motor ganha muita pressão e quando aquece atira-me com a água toda para fora até ficar seco

              Ele diz que me vai dar um reaperto na junta a ver se resulta.. a ver vamos!

              Boa sorte na resolução disso!

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                #8
                Lá vai ter que levar uma juntinha...
                Isso do reaperto é treta, não vai melhorar nada, normalmente até piora.
                Enquanto é só a junta, é reparar já antes que seja preciso uma colaça ou o motor todo.
                Se a junta dá passagem de compressão para a água, ela não regenera.
                Importante é que o mecânico descubra por onde aconteceu a fuga de água, para que não volte a queimar a nova junta.
                A não ser que a junta tenha "morrido" de velha, elas apodrecem ao fim de 250-300.000 kms nesse motor.
                Será que o termostato colou (ficou fechado), deixando de circular a água pelo radiador, é a 3.ª hipótese, para além das anteriores (fuga, junta podre de velha).
                Convém mudar o termostato mesmo que esteja a funcionar, pois com um aquecimento este sofre sempre (o mercúrio que tem no seu interior).
                Não fica de confiança se não for substituído.

                Comentário


                  #9
                  Jáq que vai ser desmontada a distribuição e a colaça, atenção ao estado da correia, do tensor e do rolamento da distribuição, e ao estado da bomba de água. Trabalha tudo em conjunto.
                  E ao tensor da correia de acessórios que nesse motor tem tendência a gripar o rolamento de agulhas, pregando por vezes partidas, o tensor inclina-se, a correia salta e entra pela distribuição dentro enpenado as válvulas.
                  Se tudo isto for visto e não houve mais estragos, o motor deverá ficar apto para mais 200.000, com uma mudança de correia de distribuição pelo meio.

                  PS: Só agora percebi que juntei a avaria do Offpring com a do WaF!?
                  O Citro do irmão do Offpring terá só uma fuga de água....
                  No entanto, quanto aos reapertos de colaças com juntas a dar passagem WaF!?, esquece, isso nunca resultou. Qual é a tua máquina?
                  Editado pela última vez por telmauto; 31 July 2007, 20:55.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por WaF!? Ver Post
                    Isso aconteceu-me no sabado.. Já veio aqui o mecanico a casa e vai amnha o carro para ele estudar.. Segundo os sintomas que o meu carro tem parece que a junta da colaça foi à vida .. O motor ganha muita pressão e quando aquece atira-me com a água toda para fora até ficar seco

                    Ele diz que me vai dar um reaperto na junta a ver se resulta.. a ver vamos!

                    Boa sorte na resolução disso!
                    Aconteceu-me exactamente a mesma coisa ao meu Renault 5 TL.
                    O tubo de agua rompeu…foi uma cena engraçada. O carro começou a fazer um barulho esquisitíssimo, parei logo que consegui…ainda com o motor a funcionar, abri o capot grande fumarada…fui logo desliga-lo e não queria! Desligou depois de umas tentativas…O oleo queimou-se até e o motor ficou com um problema grave (deve ter sido essa junta, já não me lembro, foi há quase 10 anos) e os sintomas eram esses. Ganhava pressão, aquecia demais, não só consumia mais agua como precisamente deitava para fora.
                    Não compensou a reparação.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por _EL _VT_MB_ Ver Post
                      Aconteceu-me exactamente a mesma coisa ao meu Renault 5 TL.
                      O tubo de agua rompeu…foi uma cena engraçada. O carro começou a fazer um barulho esquisitíssimo, parei logo que consegui…ainda com o motor a funcionar, abri o capot grande fumarada…fui logo desliga-lo e não queria! Desligou depois de umas tentativas…O oleo queimou-se até e o motor ficou com um problema grave (deve ter sido essa junta, já não me lembro, foi há quase 10 anos) e os sintomas eram esses. Ganhava pressão, aquecia demais, não só consumia mais agua como precisamente deitava para fora.
                      Não compensou a reparação.

                      Nesse caso foi primeiro a junta (não faz barulho nenhum) e depois foi mesmo o resto do motor, segmentos colados, camisas ovalisadas, começou a fazer uma batida.... Com o aquecimento inchou, desinchou... Motor para o lixo!...

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                        #12
                        Com temperaturas extremas como houve este domingo e segunda feira é normal que a temperatura oscile entre os 85 e os 95 ou ate um pouco mais, principalmente se o carro tiver rodado a baixas velocidades, mas do que isso é que é preocupante, e se o nivel do anti congelante tiver descido!

                        Comentário


                          #13
                          Mas olha que ainda aguentei com o carro mais quase 2 anos assim. Só para pequenos percursos no máximo de 7 kms seguidos…a não ser que tivesse oportunidade para desligar o motor muitas vezes. Tinha de fazer isso mesmo durante o percurso, andar nas calmas e estar constantemente a verificar a água.
                          O fim dele, foi quando lhe voltou a faltar água outra vez…como tinha de estar constantemente a acrescentar agua, desleixei-me uma vez e pronto. Mas de resto, o carro estava muito mau mesmo. Pura e simplesmente não resistiu ao passar dos anos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por _EL _VT_MB_ Ver Post
                            Mas olha que ainda aguentei com o carro mais quase 2 anos assim. Só para pequenos percursos no máximo de 7 kms seguidos…a não ser que tivesse oportunidade para desligar o motor muitas vezes. Tinha de fazer isso mesmo durante o percurso, andar nas calmas e estar constantemente a verificar a água.
                            O fim dele, foi quando lhe voltou a faltar água outra vez…como tinha de estar constantemente a acrescentar agua, desleixei-me uma vez e pronto. Mas de resto, o carro estava muito mau mesmo. Pura e simplesmente não resistiu ao passar dos anos.
                            É a vantagem dum bloco e uma colaça em ferro, apesar dum grande escaldão, ainda ficou a trabalhar. Inchou e desinchou quando arrefeceu, não ficando muito "torcido".
                            Frequente vejo R5's, 9, 11 (os motores são todos idênticos apenas diferem na cilindrada), mesmo ficando sem óleo ganham uma batida numa saia dum pistão ou numa biela e ainda trabalham uns anos assim, agora com a junta queimada e a perder água torna-se um bocado impossível utilizá-los... só mesmo para "ir ao café"

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por telmauto Ver Post

                              PS: Só agora percebi que juntei a avaria do Offpring com a do WaF!?
                              O Citro do irmão do Offpring terá só uma fuga de água....
                              No entanto, quanto aos reapertos de colaças com juntas a dar passagem WaF!?, esquece, isso nunca resultou. Qual é a tua máquina?
                              É um golf gtd .. já vai com 313kkm .. Tou com pouca esperança, se tiver de mudar a junta, ou se ficar muito cara a reparação acho não conserto pois vou trocar de carro! Já ando a namorar outros mas este vai ficar por casa!
                              Mas é desaconselhavel dar o reaperto? O meu problema surgiu desde que tive um stress com o oleo, ou seja, usava um da BP e como nao queria tar a mudar de 5000 em 5000 troquei para um de 10000km.. O carro não gostou muito e o nivel do oleo baixou tendo ficado apeado por causa disso! Agora com este calor este problema da água agravou.. mas é consequencia do que aconteceu antes (digo eu) se tiver a dizer asneiras não me batam.. não percebo nada de mecanica
                              Editado pela última vez por WaF; 31 July 2007, 22:54.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por WaF!? Ver Post
                                É um golf gtd .. já vai com 313kkm .. Tou com pouca esperança, se tiver de mudar a junta, ou se ficar muito cara a reparação acho não conserto pois vou trocar de carro! Já ando a namorar outros mas este vai ficar por casa!
                                Mas é desaconselhavel dar o reaperto? O meu problema surgiu desde que tive um stress com o oleo, ou seja, usava um da BP e como nao queria tar a mudar de 5000 em 5000 troquei para um de 10000km.. O carro não gostou muito e o nivel do oleo baixou tendo ficado apeado por causa disso! Agora com este calor este problema da água agravou.. mas é consequencia do que aconteceu antes (digo eu) se tiver a dizer asneiras não me batam.. não percebo nada de mecanica
                                Os danos provocados pela falta de óleo são por regra no bloco e os da água são na colaça. A não ser que ande sem água até "derreter" tudo.
                                O golf GTD tem uma luz avisadora de falta de óleo (estaria a funcionar?) que começa por acender nas curvas, antes de dar problemas. De facto os segmentos nunca gostaram de mudanças de tipo de óleo, nesse caso de mineral para semi-sintético. E como é mais fino tem tendência para consumir mais óleo.
                                Não é andar com pouco óleo que queima a junta de colaça. O primeiro a sofrer são os bronzes, segmentos, bielas...
                                Uma junta aos 313.000 nesse carro é obra, costumam precisar muito mais cedo da primeira, e por regra o primeiro sintoma é começar por aparecer óleo no frasco da água.

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                                  #17
                                  essa treta pode levar esses escaldões todos e mais alguns piores pois como é sabido o material aquecido dilata portanto a junta da culaça como alguns tugueses apanhulados falam ainda aperta mais.

                                  as altas temperaturas arrebentam é os tubos, para além disso a água del cano é que é boa pois contém sais minerais esenciais á vida eterna

                                  Comentário


                                    #18


                                    Cheguei agora do mecânico... o meu carro vai ter que levar a junta da colaça! começou a soluçar e deitar fumo (vapor) pelo escape.

                                    Isto quase de certeza que vem no segmento de á cerca de 2 ou 3 meses, em plena AE, o carro começar a fazer uma batida e ter ido a baixo de seguida, só aí reparei na temperatura - como é obvio não vou sempre a olhar pra lá. Quando encostei, lá saía "fumito" pelo capot.... Carro no mecânico e lá se detectou o problema, era uma rela furada... e que rico sitio pra furar, em plena AE!!
                                    Rela substituida e como o nivel da água não desceu, pensei que não tinha afectado a junta. Até hoje...

                                    Alguém sabe quanto ronda o preço de reparação? Junta + rectificação + trabalho...
                                    Editado pela última vez por EyesOnly; 02 August 2007, 19:08.

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