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Petição à Assembleia da Républica

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    Petição à Assembleia da Républica

    O TNT conseguiu através do nosso sócio Piry um contacto na Assembleia da República. Um deputado prontificou-se a levar o tema das Homologações das alterações em viaturas" (Tuning) ao Parlamento para discussão.
    Para que isso seja possível há requisitos legais a ser cumpridos que passam pela apresentação de uma Petição em que constem no mínimo 5000 (cinco mil) assinaturas reconhecidas.
    Todos os passos burocráticos e apresentação da Petição serão da responsabilidade do deputado em questão bastando-nos a nós Tuners reunir o numero de assinaturas.
    O ideal seria duplicar o numero mínimo exigido.
    Dando seguimento a esse requisito legal criei a Petição e respectiva folha de assinaturas q estará disponivel no próximo Braga Tuning Show nos Stands da UP Tuning, TNT Tuning Club e outras entidades e clubes que se queiram associar a esta iniciativa.
    Esta iniciativa tem o apoio oficial do TNT Tuning Club, UP Tuning e ByPower organizadora do Braga Tuning Show.
    Falta o apoio mais importante, o vosso apoio, o apoio de todos os Tuners e simpatizantes desta causa.
    Conto contigo!!!!

    (6 caracteres)

    #2
    vou dar uma opinião pessoal, daí que não quero entrar em grandes discussões. aprovar o tunning, é a mesma coisa que aprovar os tunners, os xunners e os street-racers, visto que a linha que divide os tunners com consciencia e os sem é muito fina. nao estou a ver este governo aprovar tal lei.

    quanto a mim, votaria a favor dos tunners, que o gosto pessoal para além do proprietário da viatura pouco conta. tenho medo é dos outros...

    Comentário


      #3
      onde posso ler o documento que vai servir de base à petição a levar à AR???

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
        vou dar uma opinião pessoal, daí que não quero entrar em grandes discussões. aprovar o tunning, é a mesma coisa que aprovar os tunners, os xunners e os street-racers, visto que a linha que divide os tunners com consciencia e os sem é muito fina. nao estou a ver este governo aprovar tal lei.

        quanto a mim, votaria a favor dos tunners, que o gosto pessoal para além do proprietário da viatura pouco conta. tenho medo é dos outros...
        Por isso é existem 2 conceitos diferentes: tunings e street-racers

        Comentário


          #5
          Penso que mais tarde ou mais cedo vai haver uma intervenção até da propria UE, uma vez que o mercado europeu de tunning é enorme.

          Mesmo que não se desloquem a um qualquer país da UE, basta verem por exemplo os canais Alemães (têm programas proprios apenas com esta tematica), Franceses, etc para se ver a quantidade de tunning e xunning que se faz lá fora.

          Por norma quando vou à Alemanha fico no mesmo hotel e numa casa perto está sempre um Golf que penso sempre que só mesmo na Alemanha poderia andar. Tem pouco mais de 1 dedo entre o alcatrão e a para-choques. É impressionante o numero de carros alterados que lá circula sem problemas.

          Só para referir que não sou de todo fã do tunning, nos meus carros o mais parecido com isso será a TV para os bancos de trás.

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            #6
            Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
            vou dar uma opinião pessoal, daí que não quero entrar em grandes discussões. aprovar o tunning, é a mesma coisa que aprovar os tunners, os xunners e os street-racers, visto que a linha que divide os tunners com consciencia e os sem é muito fina. nao estou a ver este governo aprovar tal lei.

            quanto a mim, votaria a favor dos tunners, que o gosto pessoal para além do proprietário da viatura pouco conta. tenho medo é dos outros...

            Já não era sem tempo! Aprovar o tuning é legitimar uma industria em crescimento. Pessoas com mau gosto ha-de haver sempre, não é por causa delas que é ilegal vender roupa fora das grandes marcas! Desde que as alterações não metam ninguem em perigo deviam ser mais do que legais.

            Ou acham que não era bom para nós ter por cá empresas do genero da Abt, Brabus, AC Schnitzer, Tech-Art, Ruf, etc etc..? Eu gostava de ver os Portugueses empenhados em projectos de engenharia automóvel, e o tuning neste momento é a industria que permite financiar muitas outras coisas.

            Comentário


              #7
              A coisa que axo mais incrivel nesta historia toda é haver um mercado ca em portugal de acessorios para tuning que ja deve ter um peso consideravel, e mesmo assim nao ser permitido a transformaçao dos carros. Esta se a pagar iva de algo que na pratica é ilegal montar no carro.

              Comentário


                #8
                Se for para permitir o uso das películas escurecidas nos vidros, eu concordo e assino!

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                  #9
                  Originalmente Colocado por 407 Coupé Ver Post
                  vou dar uma opinião pessoal, daí que não quero entrar em grandes discussões. aprovar o tunning, é a mesma coisa que aprovar os tunners, os xunners e os street-racers, visto que a linha que divide os tunners com consciencia e os sem é muito fina. nao estou a ver este governo aprovar tal lei.
                  também concordo...

                  já agora, é REBLICA!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hugolini Ver Post
                    Por isso é existem 2 conceitos diferentes: tunings e street-racers
                    Acho que esxiste três

                    1°Tuning
                    2°Street racers
                    3°Xunning

                    Comentário


                      #11
                      É só para dizer que tuning é apenas com um "n"...

                      Eu não tenho nada contra que alterem a legislação....desde que sejam cumpridos niveis minimos de segurança e se tenha em conta recomendações dos fabricantes...

                      Não gosto, não acho piada...mas se querem andar com os carros cheios de alierons e jantes cromadas e 3 escapes e o diabo a sete....é com eles...os carros são deles...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por foo Ver Post
                        Já não era sem tempo! Aprovar o tuning é legitimar uma industria em crescimento. Pessoas com mau gosto ha-de haver sempre, não é por causa delas que é ilegal vender roupa fora das grandes marcas! Desde que as alterações não metam ninguem em perigo deviam ser mais do que legais.

                        Ou acham que não era bom para nós ter por cá empresas do genero da Abt, Brabus, AC Schnitzer, Tech-Art, Ruf, etc etc..? Eu gostava de ver os Portugueses empenhados em projectos de engenharia automóvel, e o tuning neste momento é a industria que permite financiar muitas outras coisas.
                        A Brabus já tem representante em Portugal. Mas é muito diferente uma empresa que testa os seus produtos ao extremo e outra coisa é ter uma loja de esquina que vende esses produtos e pouco sabe sobre a eficácia do mesmo!
                        A "franca expansão" em Portugal nada tem a ver com o negócio dessas empresas que referiste! Uma coisa são lojas e "zés de esquina" que as montam; outras são as que fazem a montagem e que dão garantia sobre o produto e sobre a montagem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Sampas Ver Post
                          A Brabus já tem representante em Portugal. Mas é muito diferente uma empresa que testa os seus produtos ao extremo e outra coisa é ter uma loja de esquina que vende esses produtos e pouco sabe sobre a eficácia do mesmo!
                          A "franca expansão" em Portugal nada tem a ver com o negócio dessas empresas que referiste! Uma coisa são lojas e "zés de esquina" que as montam; outras são as que fazem a montagem e que dão garantia sobre o produto e sobre a montagem.
                          Depende.. porque com a lei actual não é feita essa distinção. Simplesmente as alterações são proibidas a não ser que sejam homologadas pela marca. Concordo que a Brabus, e muitas outras, sejam diferentes de uma oficina de montagem, mas as coisas tem que começar por algum lado. E o que não falta são casos de pequenas empresas que começaram por fazer montagem, começaram a fazer assemblagem de produtos, e mais tarde até foram adquiridas parcialmente ou totalmente pelas marcas com que trabalhavam. Caso da JCW com a Mini bmw. Mas há muitas empresas que começaram por fazer apenas montagem de componentes e que evoluiram.
                          Editado pela última vez por foo; 31 July 2007, 19:24.

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                            #14
                            Sim, tens razão. A RUF e a Eibach também começaram como pequenas empresas e agora têm uma imagem muito forte. Mas eles têm melhores hipóteses (locais e provavelmente contactos com marcas de automóveis para que lhes cedam exemplares) para testarem os seus produtos. Aqui em Portugal parece-me mais difícil. E para testarem um carro fora de um circuito fechado é demasiado arriscado.

                            Mas é claro, que é possível! Algum português com espirito de empreendedorismo daqui por alguns até pode vir a ter uma marca sua entre as melhores!

                            Comentário


                              #15
                              Eu concordo e assino - não tenho grandes modificações no carro e não sou de velocidades, mas irrita-me o facto de por ter uma admissão directa (uma BMC CDA que não altera em nada o barulho do motor) ando sempre com o coração nas mãos do "passa, não passa" dos IPO's...

                              Não existe outra maneira de assinar isso sem ser na tal concentração de Braga?? Acho que se houvesse outra maneira (nem que fosse um documento em PDF para se enviar depois pelo correio), havia muito mais assinaturas...

                              Comentário


                                #16
                                O tuning não é só aspecto, é principalmente a afinação do carro para obter melhores rendimentos quer em performance quer em segurança.

                                Há uma coisa que me faz confusão.

                                Imaginem que têm um carro que n trava nada (opel corsa B) e querem aumentar a segurança do mesmo. Por lei não é permitido alterar a dimensão dos discos de travão, apenas é possivel instalar o que quer que seja desde que tenha as mesmas medidas. (ventilados, carbono etc, etc)

                                Como sabem uns discos de tamanho superior têm um melhor rendimento, mas mesmo melhorando a segurança não é permitido...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nunogato Ver Post
                                  O tuning não é só aspecto, é principalmente a afinação do carro para obter melhores rendimentos quer em performance quer em segurança.

                                  Há uma coisa que me faz confusão.

                                  Imaginem que têm um carro que n trava nada (opel corsa B) e querem aumentar a segurança do mesmo. Por lei não é permitido alterar a dimensão dos discos de travão, apenas é possivel instalar o que quer que seja desde que tenha as mesmas medidas. (ventilados, carbono etc, etc)

                                  Como sabem uns discos de tamanho superior têm um melhor rendimento, mas mesmo melhorando a segurança não é permitido...
                                  Isso é subjectivo,pois os discos podem pesar mais logo tens a seguir mais condicionantes.Isto não é só mudar um disco e o carro fica logo a travar mais

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                                    #18
                                    Um documento proposto por um gajo que se intitula "Piry" nao me inspira grande confiança, vá-se lá saber porquê...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                      Um documento proposto por um gajo que se intitula "Piry" nao me inspira grande confiança, vá-se lá saber porquê...
                                      se calhar até está bem escrito pelo user "Piry".

                                      falta saber é onde é que está esse documento, cc andam a dizer para se assinar de cruz...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Espero que isto vá para a frente, senão qualquer dia senão tivermos o rádio de série levamos uma multa.
                                        Não gosto de tuning, pelo menos na definição estética, mas nada tenho contra a quem o faz.
                                        No meu caso é chato uma vez por ano ter que andar a desmontar a barra AA do carro e rezar para que não impliquem com o raio das suspensões. Espero que não impliquem com os discos, pois os novos são ventilados e os antigos eram maciços ( não cheguei a ponderar em aumentar o seu diâmetro pois aí estava lixado )....É que no ponto em que estamos só conhecendo gajos lá dentro é que podemos dar-nos a alguns luxos.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por baratowsky Ver Post
                                          Isso é subjectivo,pois os discos podem pesar mais logo tens a seguir mais condicionantes.Isto não é só mudar um disco e o carro fica logo a travar mais

                                          ou então o carro ficar com potencia de travagem a mais, para o peso do carro, o que leva (num carro sem ABS) as rodas a bloquear por tudo e por nada.

                                          As modificações num automóvel têm que ser bem feitas... é que se for para legalizar sem qualquer tipo de controle, e para continuar a ver as aberrações com plásticos tipo mata vacas que se vêm por aí, mais vale continuar tudo como está e apertarem a fiscalização.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu votaria contra pelo simples facto que a grande maioria dos tuners, pratica um tuning horrível, normalmente apelidado de xuning, e isso iria criar muita poluição visual.

                                            Se eu tivesse certo que o gosto pelo tuning seria igual ao meu, ou ao de meia dúzia que conheço, que se limita a colocar spoilers OEM, rebaixamento, molas e pouco mais, mas pelo conhecimento do meio, sei que isso não funciona assim, e os ailerons Matias, assim como os spoilers de pseudo-carbono são o pato forte......

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                              ou então o carro ficar com potencia de travagem a mais, para o peso do carro, o que leva (num carro sem ABS) as rodas a bloquear por tudo e por nada.

                                              As modificações num automóvel têm que ser bem feitas... é que se for para legalizar sem qualquer tipo de controle, e para continuar a ver as aberrações com plásticos tipo mata vacas que se vêm por aí, mais vale continuar tudo como está e apertarem a fiscalização.
                                              As modificações tem que ser bem feitas.. então e as revisões nas oficinas e etc não tem que ser bem feitas? É que tocam muito nas alterações do carro mas um gajo às vezes vai ai às oficinas e ve com cada barbaridade.. É exactamente a mesma treta. Não são só as modificações que tem que ser bem feitas, as oficinas é que tem que ser fiscalizadas e responsabilizadas pelo mau trabalho que muitas vezes prestam.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nunogato Ver Post
                                                Como sabem uns discos de tamanho superior têm um melhor rendimento, mas mesmo melhorando a segurança não é permitido...
                                                E como sabe o governo que esses discos são bem instalados?? Uns discos mal instalados é meio caminho andado para os travões não funcionarem, e dado que as inspecções são apenas em intervalos de 2/4 anos, não haveria maneira de atestar a qualidade das modificações automóveis.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Off-Logic Ver Post
                                                  Eu votaria contra pelo simples facto que a grande maioria dos tuners, pratica um tuning horrível, normalmente apelidado de xuning, e isso iria criar muita poluição visual.

                                                  Se eu tivesse certo que o gosto pelo tuning seria igual ao meu, ou ao de meia dúzia que conheço, que se limita a colocar spoilers OEM, rebaixamento, molas e pouco mais, mas pelo conhecimento do meio, sei que isso não funciona assim, e os ailerons Matias, assim como os spoilers de pseudo-carbono são o pato forte......
                                                  Isso mostra um conhecimento acima da média sobre para que servem as leis.. ou então não.

                                                  Eu não gosto de Alcachofras, portanto toda a gente devia ser proibida de as comer! Tambem não gosto de patins em linha, portanto deviam ser abolidos. Não gosto de roupas cor de rosa, deviam ser banidas!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Off-Logic Ver Post
                                                    E como sabe o governo que esses discos são bem instalados?? Uns discos mal instalados é meio caminho andado para os travões não funcionarem, e dado que as inspecções são apenas em intervalos de 2/4 anos, não haveria maneira de atestar a qualidade das modificações automóveis.

                                                    Como é que sabes que a revisão ao teu carro foi bem feita? É que se não tiver sido o teu carro está exactamente na mesma condição.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                      Isso mostra um conhecimento acima da média sobre para que servem as leis.. ou então não.

                                                      Eu não gosto de Alcachofras, portanto toda a gente devia ser proibida de as comer! Tambem não gosto de patins em linha, portanto deviam ser abolidos. Não gosto de roupas cor de rosa, deviam ser banidas!
                                                      Também não pretendo que tu percebas ou entendas o que escrevi.

                                                      Apenas quero é que o governo, ou melhor neste caso, a assembleia da república, não decida a favor de uma coisa que pelo facto de ter tantas vertentes, pode, como eu já disse, criar poluição visual.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                        Como é que sabes que a revisão ao teu carro foi bem feita? É que se não tiver sido o teu carro está exactamente na mesma condição.
                                                        Não sei. Mas tenho um carimbo no livro de revisões, que caso o carro acuse algum problema relacionado com uma coisa que devia ter sido verificada na revisão, a marca tem de se responsabilizar.

                                                        Eu pelo teor das tuas respostas deduzo que te dês muito bem com uma anarquia, onde tudo deve ser deixado ao critério de cada um. Pois é meu caro, mas as coisas não funcionam assim, e há pessoas que só mediante regras apertadas sabem viver em sociedade.
                                                        Editado pela última vez por OffLogic; 01 August 2007, 13:00.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                                          As modificações tem que ser bem feitas.. então e as revisões nas oficinas e etc não tem que ser bem feitas? É que tocam muito nas alterações do carro mas um gajo às vezes vai ai às oficinas e ve com cada barbaridade.. É exactamente a mesma treta. Não são só as modificações que tem que ser bem feitas, as oficinas é que tem que ser fiscalizadas e responsabilizadas pelo mau trabalho que muitas vezes prestam.

                                                          claro, a questão é que eu nas revisões n encho o meu carro com plásticos no exterior, nem lhe altero índices de aerodinâmica, nem de potencia, etc

                                                          Claro que havendo desleixo nas revisões pode afectar a segurança do veiculo... mas é o mais provável é o carro avariar antes de ficar sem travões ou assim.

                                                          Enquanto que nas alterações do tuning, há a questão da segurança em caso de embate... de atropelamento... o aumento de potencia sem o devido acompanhamento dos outros elementos (travões, suspensões, etc)

                                                          portanto apesar de ser um bom ponto de vista, não é totalmente verdade

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A questão da estética penso ser pouco relevante aqui.
                                                            Já aqui deram o exemplo das roupas. É igual. Por eu não gostar de um determinado tipo de calças, não quer dizer que se vá fechar essa fábrica só porque X pessoal as usa.
                                                            Este argumento não é sério/nada válido.

                                                            Comentário

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