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O volante ainda é necessário????

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    O volante ainda é necessário????

    Há muito tempo que ando com esta dúvida:

    Os carros hoje em dia têm direcções levíssimas (quando não avariam).

    O tradicional volante da direcção é extremamente leve ao manobrar-se, em qualquer automóvel, e pode ser ainda mais como já está provado pelos sistemas de assistência eléctricos à direcção que já vão sendo comuns em muitos carros.

    Assim sendo, faz sentido ainda existir o volante?
    É um apêndice perigoso, responsável pela morte em muitos casos de choque frontal, além de limitar o tamanho do air-bag.

    Poderia ser substituido por uma manche na zona da manete das velocidades (um protótipo da mercedes dos anos 90 chegou a propôr isto) ou por um manipulo redondo tipo i-Drive da BMW (é este o nome não é?) colocado onde este i-Drive está colocado.

    Qual a vossa opinião?

    #2
    Não ....eu costumo conduzir com os joelhos









    Agora a sério ...tens razão era bom que se caminha-se nessa direcção....é um objecto perigoso a nivel de embate

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por EL PAKITO Ver Post
      Não ....eu costumo conduzir com os joelhos









      Agora a sério ...tens razão era bom que se caminha-se nessa direcção....é um objecto perigoso a nivel de embate

      Eu uma vez no Porto apanhei um taxi em que o txista conduzia com a barriga ,

      Num pais onde ainda nãos se vendem carros com cx automática, ia ser giro de ver venderem carros sem volante

      Comentário


        #4
        O volante devia ser o comando da Playstation, pelo menos tinhamos o travão de mão mais a jeito

        Comentário


          #5
          Uma vez li que a SAAB ou a Volvo andavam a fazer experiências com um joystick em vez de um volante... aquilo até parecia um cockpit de um avião!

          Comentário


            #6
            isso tornaria os carros tremendamente perigosos e difíceis de conduzir. nunca na vida...

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              #7
              Tens toda a razao...

              Mas o volante está para o automóvel como as duas rodas estao para as motas comuns...

              Acho que é um ponto de identificaçao de um automovel...

              Apesar de te dar razao nos embates, etc... Tambem acho que o volante é parte do prazer de conduçao:D

              Comentário


                #8
                Havia de ser giro o joystick avariar no meio de uma curva

                Prefiro o volante, pelo menos sei que está fisicamente ligado ás rodas...

                Alem de que tirar o volante do carro era tirar grande parte do prazer de condução...

                edit: perguntem ao pessoal dos Mercedes de travões electrónicos qual foi a sensação de aquilo avariar...
                Editado pela última vez por C3soul; 01 August 2007, 11:09.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                  Havia de ser giro o joystick avariar no meio de uma curva

                  Prefiro o volante, pelo menos sei que está fisicamente ligado ás rodas...
                  ...
                  Pois..... penso que nos sistemas actuais de assistência eléctrica já não está directamente ligado às rodas...

                  Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                  Alem de que tirar o volante do carro era tirar grande parte do prazer de condução...

                  edit: perguntem ao pessoal dos Mercedes de travões electrónicos qual foi a sensação de aquilo avariar...
                  Também não gosto de coisas eléctricas e sei da br0nca da MB nisso dos travões...
                  Mas os carros de direcção convencional (directa e mecânica) também ficam (ficavam) sem direcção, normalmente numa curva....


                  Obrigado pelas vossas opiniões.....

                  Acho que para utilização urbana o volante era bem substituído....

                  DEpois, estás-te a ver a fazer uma contra-brecagem com uma rodinha que cabe na tua mão??!?!?!?!?!? Era uma n0ia......

                  Comentário


                    #10
                    Nos carros com direção mecanica, não ficas sem direcção.

                    Esta apenas fica mais pesada

                    Tambem tenho ideia de que actualmente em alguns carros, o volante já não está ligado ás rodas mas não sei exactamente quais são...

                    Opiniões diferentes

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                      Nos carros com direção mecanica, não ficas sem direcção.

                      Esta apenas fica mais pesada

                      Tambem tenho ideia de que actualmente em alguns carros, o volante já não está ligado ás rodas mas não sei exactamente quais são...

                      Opiniões diferentes

                      Quando fica mais pesada é quando perde a assistência hidráulica (nos que a têm). Mas mantem a ligação mecânica.

                      Nas conevcionais (mais comum de pinhão e cremalheira), se parte o veio (pouco usual), ou um tirante (pouco usual) ou uma rótula (mais frequente) então ficas MESMO sem direcção.....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                        isso tornaria os carros tremendamente perigosos e difíceis de conduzir. nunca na vida...
                        Igual por aqui... meu rico volante!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                          Havia de ser giro o joystick avariar no meio de uma curva

                          Prefiro o volante, pelo menos sei que está fisicamente ligado ás rodas...

                          Alem de que tirar o volante do carro era tirar grande parte do prazer de condução...

                          edit: perguntem ao pessoal dos Mercedes de travões electrónicos qual foi a sensação de aquilo avariar...
                          Por alguma coisa é que não foi avante a experiência... mas que houve, houve.

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso, já começa a ser tempo das marcas automóveis inventarem um sistema alternativo ao volante. A idéia de meter um joystick a controlar a direcção do carro até que não era mal pensado e podia-se acelerar e travar mediante o pressionar de gatilhos no dito joystick. Assim libertava-se toda a zona frontal do condutor de volante e pedais, que são das coisas que mais mazelas provocam em acidentes frontais.
                            Depressa nos habituariamos à nova forma de conduzir, além de que, com mudanças automáticas, o conforto seria muito maior.

                            Comentário


                              #15
                              Tirar o volante a um carro, é como tirar a **** a um homem






                              ou seja, sem ela, ou melhor, sem o usufruto que faz dela, o homem não vive, assim como o carro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                Por acaso, já começa a ser tempo das marcas automóveis inventarem um sistema alternativo ao volante. A idéia de meter um joystick a controlar a direcção do carro até que não era mal pensado e podia-se acelerar e travar mediante o pressionar de gatilhos no dito joystick. Assim libertava-se toda a zona frontal do condutor de volante e pedais, que são das coisas que mais mazelas provocam em acidentes frontais.
                                Depressa nos habituariamos à nova forma de conduzir, além de que, com mudanças automáticas, o conforto seria muito maior.
                                Deveria de ser lindo conduzir um carro desses...

                                Comentário


                                  #17
                                  Pelo amor de Deus, vcs nunca ponham os pés num avião porque aqueles trambolhos são controlados "by wire" sem ligações mecânicas!

                                  Comentário


                                    #18
                                    não queiram comparar com aviões.
                                    mais depressa teremos carros que se conduzem sozinhos do que carros guiados por joystick. é impossível manter controlo e segurança com um comando desses, num automóvel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para um carro com joystick ou botões em vez de volante, teria de ser direcção by wire. E não vejo isso com bons olhos.

                                      Claro que nos carros actuais a direcção pode partir e o carro fica sem direcção, mas nos by wire, isso pode acontecer devido a uma falha eletrónica simples mas que serve logo para ficar sem controlo.

                                      É certo que os aviões já sãi by wire mas também é certo que eles fazem manobras a longo prazo (digamos assim) e nunca têm que parrar de urgência na passadeira ou virar bruscamente para fugir a um perigo inesperado na estrada. Claro que não estou a dizer que os aviões não tenham de ter reacção rápida, mas em caso de falha, os carros estão sujeitos a mais perigos, penso eu...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Pelo amor de Deus, vcs nunca ponham os pés num avião porque aqueles trambolhos são controlados "by wire" sem ligações mecânicas!
                                        Eu já meti. Foi a única ve que andei de avião, no belo A320 da extinta companhia Airluxor , bela companhia...

                                        Não me arrependi.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                          não queiram comparar com aviões.
                                          mais depressa teremos carros que se conduzem sozinhos do que carros guiados por joystick. é impossível manter controlo e segurança com um comando desses, num automóvel.
                                          Mas impossivel porquê? Já conduziste algum carro com joystick para dizer uma coisa dessas?
                                          Eu acho que é muito mais perigoso conduzir com volante e pedais, onde tens que coordenar os movimentos das mãos com os pés do que seria conduzir com um joystick, onde apenas terias que incliná-lo para a direita ou para a esquerda, consoante o lado para onde quisesses virar e pressionar um gatilho no próprio joystick para acelerar e outro para travar. Não vejo onde está a dificuldade e o perigo. Pior é conduzir com volante, a maior parte das pessoas nem sabe ter uma postura manual correcta ao volante.

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                                            #22
                                            Já há um prototipo do C5 3.0i V6 com um volante bue pequeno e que nem é redondo. Concentra as funções de direcção, travagem e acelerador.

                                            O volante é assim tão perigoso ? hoje em dia os volantes são deformáveis e os airbags estão cada vez melhores, além disso a segurança subiu a olhos vistos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom, mas mesmo com a ligação física aos tirantes da direcção, penso que o volante poderia ser diferente. Como? Tenho várias ideias, mas ninguém mas quis comprar e sem gr@veto não as passo a ninguém ;)....

                                              Agora imaginem-se sentados na poltrona do vosso qualquer GTI. A fazerem a Lagoa Azul só com a mão direita, repousada sobre uma pequena roda que controla fisicamente a direcção ???? Que tal.....???? (mão esquerda serve para irem a tirar fotos com o telm...) ;)

                                              (com os materiais e tecnologia actual isto é bem possível, os veios da coluna de direcção não precisam de ser tão espessos com eram há anos).....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
                                                Já há um prototipo do C5 3.0i V6 com um volante bue pequeno e que nem é redondo. Concentra as funções de direcção, travagem e acelerador.

                                                O volante é assim tão perigoso ? hoje em dia os volantes são deformáveis e os airbags estão cada vez melhores, além disso a segurança subiu a olhos vistos.
                                                Sim há mais ideias já apresentadas em salões automóveis por todo o mundo...

                                                Quanto ao perigo do volante: é o que dizem os tipos que vão buscar os corpos do pessoal que se esp3ta e leva com ele....não quero fazer o teste....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podias ter ido ainda mais longe:

                                                  Hoje em dia o condutor não é preciso para quase nada, temos um gps, temos cruise control com radar, era só ligar as rodas ao gps, programar uma velocidade de cruzeiro qualquer e já está, até podia bater uma soneca e tudo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A tecnologia "drive by wire" é possível de implementar nos automóveis desde que siga a linha de redundância aplicada nos aviões, isto é, não é uma cpu que identifica o sinal vindo do joystick e o transmite á parte mecânica mas sim várias. O "fly by wire" é quase infalível devido á improbabilidade de toda a electrónica avariar em simultâneo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho que vai haver muita gente a cometer suicídio em breve LOL

                                                      O "joystick" está a ser pensado (já estive na presença de dois protótipos com esse dispositivo), e também o facto do automóvel conduzir sozinho (já vi varios testes e presenciei um seminário acerca dessa matéria).

                                                      E quanto as direcções, assim que conseguirem simular o "feeling" da estrada, preparem-se para levar com direcções eléctricas (basicamente esse é o maior inconveniente devido a clientela não gostar de uma direcção demasiada filtrada).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Por exemplo, no Mercedes SCL600, um protótipo apresentado já há alguns anos atrás, podia-se ver uma evolução do controlo através de joystick que, para mim, é o ideal: facilidade de condução e coordenação, permite que o carro seja conduzido tanto à esquerda como à direita sem a necessidade de alterações ao nivel dos elementos mecânicos e do tablier, etc.







                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pode ser uma questão de hábito, mas o joystick não dá a sensibilidade do volante. Já tentei por diversas vezes em jogos e nada tem a haver com o velho volante. Para quem gosta de sentir o carro penso que é uma frustação e perde-se o gozo todo da conduçao.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                                            Mas impossivel porquê? Já conduziste algum carro com joystick para dizer uma coisa dessas?
                                                            Eu acho que é muito mais perigoso conduzir com volante e pedais, onde tens que coordenar os movimentos das mãos com os pés do que seria conduzir com um joystick, onde apenas terias que incliná-lo para a direita ou para a esquerda, consoante o lado para onde quisesses virar e pressionar um gatilho no próprio joystick para acelerar e outro para travar. Não vejo onde está a dificuldade e o perigo. Pior é conduzir com volante, a maior parte das pessoas nem sabe ter uma postura manual correcta ao volante.
                                                            acho que nunca usaste um joystick em jogos de carros quando vires a concentração que precisas para manter o movimento adequado... e se por acaso passas num buraco a mão foge-te, desvias o joystick e espetas-te contra uma parede acho que não tens noção nenhuma do que é conduzir com um joystick.

                                                            Comentário

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