Então como é que explicas que a avaliação feita pela Eurotax ao meu carro foi de 6.872,00 EUR e o valor pelo qual ele está seguro à data de hoje, baseado nas tabelas de desvalorização da minha seguradora é de 10.732,00 EUR?
A Eurotax é só para conveniência de seguradoras e stands de automóveis quando se trata de atribuir valores por perda total ou compra.
Aposto que nenhum stand se baseia na Eurotax para vender um automóvel.
Então como é que explicas que a avaliação feita pela Eurotax ao meu carro foi de 6.872,00 EUR e o valor pelo qual ele está seguro à data de hoje, baseado nas tabelas de desvalorização da minha seguradora é de 10.732,00 EUR?
A Eurotax é só para conveniência de seguradoras e stands de automóveis quando se trata de atribuir valores por perda total ou compra.
Aposto que nenhum stand se baseia na Eurotax para vender um automóvel.
Mas se tiveres um a perda total hoje o que recebes são os 10.732,00 quaç é a duvida e se a não for ao abrigo dos danos próprios exiges da tua seguradora a diferença ... não tens que te ficar pela 1º proposta dos seguros...
Não me refíro aos danos Próprios. Refiro-me é por exemplo num acidente em que não tens responsabilidade, baseiam-se no eurotax e o valor que te dão pelo teu carro raramente dá para o reparares ou comprares outro de características identicas.Tens sempre de por dinheiro, e és prejudicado mesmo não tendo qualquer responsabilidade no acidente. Nisso acho injusto, agora em danos próprios é obvio que tem de haver regras senão todos seguravam um «xaruto» de 20 anos por milhões e depois era so ganhar dinheiro quando o estourassem contra uma parede!!!!
É injusto sim, mas la está, o ISP (instituto de seguros de portugal) que é a entidade reguladora de seguros toma como elemento base na avaliação de um veículo as tabelas Eurotax. As seguradoras acabam por se aproveitar disso. A entidade Eurotax é vigente a nivel europeu, o que significa k há mercados/países que ficam prejudicados
Passo a explicar: em PT tu compras um 3series 2.0D "half-extras" por 45 mil Euros, devido aos impostos, custos de importação, impostos outra vez, etc. Compras o carro hj e seguras por esse valor e até aí tudo 5 estrelas. O que acontece é que o Zé na Inglaterra (Joseph prós amigos) segura o mesmo carro por 30 ou 35 mil euros se tanto pk foi esse o valor pelo qual ele o adquiriu e é esse o valor de mercado lá. Como é sabido, o valor dos carros cá com impostos é superior ao dos restantos países europeus, o que significa que a média europeia do exemplo do 320D é capaz de ser 10 mil euros abaixo do nosso! Ora, se o Eurotax é uma entidade a nível europeu, entao as seguradoras regem-se pelo valor médio do carro e se calhar o meu Fiat Coupé k já nem é produzido vale muito para mim, no Eurotax vale penso k uns 12000 Euros.
A avaliação Eurotax das seguradoras em reembolsos de sinistros é com base na kilometragem do veículo e pouco mais, baseiam-se na média de valor do carro. O problema é que o carro é caro cá, mas nem por isso na média europeia. Agora vais-me dizer k isso deveria ser ajustado à nossa realidade, mas enfim, tens toda a razão e isso nao acontece. Se eu tiver um charuto e me mandarem 1 estoiro, dao-me 50 contos pelo carro e com isso compro uma bicicleta, pouco mais. Mesmo que o carro seja mais recente tamos lixados na mesma, exemplo: tive conhecimento dum amigo que bateram num Astra 2000 ou 2001, perda total, a seguradora quis-lhe dar 4000 Mil euros pelo carro ficando com o salvado e tinha-o comprado na versão 100 anos por perto do dobro 6 meses antes! O k vale é que a muito custo e com o comprovativo da compra do carro em stand deram-lhe 5 mil euros mais o salvado, o que ainda deu para o arranjar
Muitas vezes ficamos a perder por nao negociar com as seguradoras
Não me refíro aos danos Próprios. Refiro-me é por exemplo num acidente em que não tens responsabilidade, baseiam-se no eurotax e o valor que te dão pelo teu carro raramente dá para o reparares ou comprares outro de características identicas.Tens sempre de por dinheiro, e és prejudicado mesmo não tendo qualquer responsabilidade no acidente. Nisso acho injusto, agora em danos próprios é obvio que tem de haver regras senão todos seguravam um «xaruto» de 20 anos por milhões e depois era so ganhar dinheiro quando o estourassem contra uma parede!!!!
Originalmente Colocado por ordepavlis
Então como é que explicas que a avaliação feita pela Eurotax ao meu carro foi de 6.872,00 EUR e o valor pelo qual ele está seguro à data de hoje, baseado nas tabelas de desvalorização da minha seguradora é de 10.732,00 EUR?
A Eurotax é só para conveniência de seguradoras e stands de automóveis quando se trata de atribuir valores por perda total ou compra.
Aposto que nenhum stand se baseia na Eurotax para vender um automóvel.
Eu não sei em que valor foi seguro o teu carro!
Se eu comprar agora um carro qq por 50 mil Euros que vale 30 mil e o conseguir segurar por esse valor (50 mil), daqui a um ano vai valer menos como é obvio. O que vai acontecer é que a desvalorização é consoante a marca, combustivel, cilindrada/potencia/peso, algumas seguradoras influencia se o veículo é guardado em garagem, se tem mais do que 1 condutor,etc. Se daqui a um ano ele valer pelo seguro 40 mil, desvalorizou num ano 10 mil euros o que nao significa que o valor dele em Eurotax dele daqui a um ano seja 40 mil, se custava 30 mil, daqui a um ano em Eurotax valeria 25 mil possivelmente.
O que disse é que as variaveis de desvalorização das seguradoras se baseiam nas mesmas do Eurotax!
O user quer saber do metodo alternativo com Eurotax. O que colocaste é o metodo normal de importação.
Aquele Leon tendo em conta os Kms deve pagar quase metade usando o metodo alternativo..
Pois é possível que sim, mas ele não explicou isso. Li o post anterior e era sobre avaliações para fins de seguros o que não ajudava muito... tendo em conta que o tópico tem uma porrada de anos, não o li todo para trás para perceber exactamente o que o user queria. Ainda assim acho que podes dar uma ajuda objectiva. "deve pagar" é complicado. Como se pode ter a certeza? Já sei que vais dizer que não se pode, mas é uma resposta que não deixa ninguém contente.... treta de regras/leis.
Eu gostava de ajudar mas infelizmente também quero saber como se faz o calculo do metodo alternativo . Foi por isso que sabia o que o user queria. Ele também fez uma pergunta parecida noutro tópico..
Se alguma alma caridosa souber exactamente como funciona o metodo alternativo e como conseguimos fazer o calculo por favor diga.
No caso do Leon pela idade e elevada kilometragem o metodo alternativo deve mesmo compensar.
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