e depois os seguros e o proprio selo das motas são carissimos. no primeiro caso por serem considerados veículos perigosos e no segundo por causa do governo, que considera uma mota acima de 600c3 um luxo, enfim
depois a mota não protege da chuva no inverno, n~~ao dá para por cadeirinhas de bébé e está-se mais susceptivel de sofrer um acidente grave, devido ao facto das estradas em portugal serem feitas para os automóveis.
( rails afiados em curvas apertadas ( basta uma queda a 70km'h para cortar um motociclista às postas,areias de todo o tipo nos pavimentos, etc, etc,etc)
Eu já caí estupidamente numa ponte rodo/ferroviária apenas porque os carris da automotora estavam " salientes", para os carros é apenas uma saliência, para as motas é direito a queda...
Mais de metade das mortes na estrada ocorrem com motociclos e ciclomotores. O mesmo acontece para feridos graves.
Por cada 1000 motociclos, 25 condutores tiveram acidentes.
Por cada 1000 ligeiros, 9 condutores tiveram acidentes.
Não gosto muito de arriscar a vida. E por muita calma que se tenha a conduzir, uma mota será sempre mais perigosa que um veículo ligeiro.
Qualquer veículo é perigoso...Nós é que fazemos o perigo!
Eu tenho um motociclo, e arrisco até aos meus limites pessoais e em anos não tive um acidente.Porque? Porque não arrisco mais do que aquilo que eu posso controlar!
Qualquer veículo é perigoso...Nós é que fazemos o perigo!
Eu tenho um motociclo, e arrisco até aos meus limites pessoais e em anos não tive um acidente.Porque? Porque não arrisco mais do que aquilo que eu posso controlar!
nao só se tiveres parado num cruzamento e vierem por tras e te baterem é diferente estares numa mota ou num carro. ainda assim o prazer de andar de mota compensa o perigo (ate ao dia que as coisas corram mal).
Quanto a venda de mais carros penso que tem a ver com a quantidade de oferta que existe de carros usados baratod, antigamente quem nao tinha dinheiro para o carro comprava a mota hoje em dia é mais barato o carro.
nao só se tiveres parado num cruzamento e vierem por tras e te baterem é diferente estares numa mota ou num carro. ainda assim o prazer de andar de mota compensa o perigo (ate ao dia que as coisas corram mal).
Quanto a venda de mais carros penso que tem a ver com a quantidade de oferta que existe de carros usados baratod, antigamente quem nao tinha dinheiro para o carro comprava a mota hoje em dia é mais barato o carro.
Claro...Mas assim não saía da cama todos os dias
Mas o meu caso é diferente...onde ando e como ando, EU sou o meu maior inimigo
Em consumos, muitas acabam por ser idênticas a carros, mas pagam bem no imposto de circulação.
As que gastam muito menos do que os carros vendem-se pouco, vá-se lá saber porquê... e essas nem pagam selo.
talvez não se vendam porque "andam" pouco(na opinião de muitos)
Para muitos a moto acaba por ser um segundo transporte, porque acabam sempre por terem um carro para aqueles dias chuvosos e frios de inverno.
Como a vida está cara, ter um segundo meio de transporte acaba por ser um luxo dificel de sustentar, conheço alguns que tem a moto parada, não tem dinheiro nem para o seguro, nem para o imposto de circulação, nem para trocar os penus, mas mesmo assim recusam vender a moto.
Desculpem lá quaquer coisinha mas eu aqui tenho de meter a colher.
Como tenho carro e mota, posso garantir-vos o seguinte: 1º desde que comecei a conduzir mota que comecei a conduzir melhor o carro ( tenho carta de lig. á 22 anos e mota á 7 ). 2º comecei a respeitar ainda + os motociclistas e ciclistas em geral ( coisa que não se vê por aí no dia a dia ) 3º desde que tenho mota o transporte de enlatádo fica sempre para segundo logar ( a mota dá-ma + prazer + rapidez e muito menos perca de tempo e acomulação de stress ).
Concluindo: é serto que por aí andam meninos a fazer curvas malucas e praticando altas velocidades, tanto faz em 2 ou 4 rodas mas não acredito que o maior numero de cinistrados sejam motociclistas, pode ser + arriscado mas nõ é o + numeroso, ex: um carro bate num motociclo, sõa logo 5 enlatádos contra 2 motociclistas ou vice/verça, e eu ando na estrada todos os dias e só vejo é láta amachucáda e motas contam-se pelos dedos.
Tambem fico a pensar porque em todos os paises da UE. se pode conduzir motociclos até 125 cc. c/carta de ligeiros (cat B) menos em Portugal, e quando passo na ponte 25 Abril vejo 1 ocupante em cada viatura e eu passo de mota e eles continuam todos na fila, ( se fosse em Espanha que é mesmo aqui ao lado secalhar o transito fluia + e não havia tanta poluição e - stress, Obss.: em Espanha nos ciclomotores 50cc. nem é obrigatório o uso de capacete dentro das localidades porquê??? será que são eles que estão assim tão atrazados ou somos nós!!!
Só para acabar: tenho uma HONDA 1100 X11 e um HONDA HR-v 1600vtec. posso ter alguma dificuldade em mante-los, seguros, selos pneus, manutensões etc. mas não os troco por nada, mas continuo a preferir a minha X11 são gostos vái-se lá saber porquê.
Em Espanha a venda de ciclomotores e pequenos motociclos é assustador, Italia indem. É uma questão de cultura/cobardia mas os portugueses não têm a cultura da moto.
Essa luta carro vs moto é mais antiga k a prostituição, cada lado tem a sua razao, os seus prós e contras. Deixo a argumentação para os fundamentalistas. Eu tenho carro mas ando de moto e talvez por inveja de nos conseguirmos esgueirar por entre o transito por parte dos automobilistas, o k é facto é k estes não têm 1 pingo de respeito por nós.
Perdi uma vez a razão ao ter esmurrado um sr novo rico pois falhou a sua tentativa de abalroamento. Na altura não quis saber, levantei-me do chão por despiste causado por ele e antes de levantar a moto, fiz o gajo sair do carro e caiu-lhe um soco em cima. Temos pena pensei eu.
O k é facto é k conheço varias pessoas k nao sao propriamente motociclistas de gema e têm uma pekena scooter 125 ou 250cc para as suas deslocações diárias, o consumo é reduzido, a deslocação mto mais rapida, o estacionamento é facilitado. Se calhar não sao tao comodistas como os outros colegas k se levantar mais cedo e chegam mais tarde mas vao de carro...
eu tambem so tenho carro, mas estou ansiosamente a tentar convençer os meus pais a deixarem-me comprar uma mota, de preferençia uma naked tipo hornet 600 ou z 750, sei plenamente o risco que corro, mas a vida é assim, e toda a gente sabe que os condutores portugueses tem INVEJA kd tao parados numa fila e vÊm passar uma mota por eles.
eu tambem so tenho carro, mas estou ansiosamente a tentar convençer os meus pais a deixarem-me comprar uma mota, de preferençia uma naked tipo hornet 600 ou z 750, sei plenamente o risco que corro, mas a vida é assim, e toda a gente sabe que os condutores portugueses tem INVEJA kd tao parados numa fila e vÊm passar uma mota por eles.
a vida é assim........
eu pelo contrario aplaudo os pela escolha nestas situações
mas há alguns que abusam mas isso é como tudo!
não acredito que o maior numero de cinistrados sejam motociclistas, pode ser + arriscado mas nõ é o + numeroso... HONDA 1100 X11
Já houve estudos que chegaram à conclusão de que o risco de acidente é 7 vezes maior numa moto do que num carro, se a isto somarmos as consequências...
Quanto à X11 é um lobo com pele de cordeiro!
Comentário