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Caixa Manual Ou Pilotada ???

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    Caixa Manual Ou Pilotada ???

    Olá pessoal,

    Vou comprar um Citroen C4 Grand Picasso e tou na duvida se comprar com caixa manual ou pilotada, já exprimentei as duas mas continuo confuso.
    Será que alguem entendido do assunto se possa pronunciar acerca deste assunto.

    Obrigado.

    #2
    Não sabes qual gostaste mais?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
      Não sabes qual gostaste mais?
      x2

      Comentário


        #4
        Experimenta as duas...

        Comentário


          #5
          Essa escolha é uma questão de gosto, eu prefiro manuais, outra pessoa já pode preferir outra, depende do que gostares mais e do uso que vais dar o carro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
            Experimenta as duas...
            fdx tu lês os post´s?

            Ele já experimentou

            Comentário


              #7
              Eu ja exprimentei as 2 a manual no C4 e a pilotada no Picasso e o test drive a pilotada demorou 10m que nao gostei e preferi vir embora.Nao tinha piada nenhuma conduzir nem puxar pelo carro por isso se fosse eu escolhia a manual.Para quem gosta de so acelarar e travar e nao ter trabalho a pilotada é porreira embora aquele prego que existe na passagem das mudanças nao gostei nada.
              Editado pela última vez por basini; 12 August 2007, 19:59.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                fdx tu lês os post´s?

                Ele já experimentou
                Mas provavelmente não o suficiente. Não é ao fim de uns míseros kms que ficamos com uma ideia definida sobre uma caixa deste tipo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                  Mas provavelmente não o suficiente. Não é ao fim de uns míseros kms que ficamos com uma ideia definida sobre uma caixa deste tipo.
                  Isso é verdade alias o ideal era exprimenta-la durante alguns dias mas como isso nao é possivel quem esta indeciso, ou gosta logo e compra ou arrisca e se calhar depois arrependesse,enquanto mal por mal escolhe-se a manual e nao vai mal servido,depois se ficara arrependido de nao comprar a pilotada sao outros 500.
                  Na altura preferi nao arriscar a compra-la pois nao gostei muito mas sabia que possivelmente seria uma questao de habito.
                  No fim como alguns sabem nao precisei de tomar nenhuma decisao pois optei por outro modelo

                  Comentário


                    #10
                    E que tal se explorasses melhor aqui com o pessoal a tua experiência, o que pretendes do carro e essas coisas. De qualquer forma na dúvida opta-se pelo mais "seguro" que é a caixa manual, IMHO.

                    Bem vindo ao fórum!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                      E que tal se explorasses melhor aqui com o pessoal a tua experiência, o que pretendes do carro e essas coisas. De qualquer forma na dúvida opta-se pelo mais "seguro" que é a caixa manual, IMHO.

                      Bem vindo ao fórum!


                      É isso mesmo

                      Comentário


                        #12
                        O desempenho do C4 melhora ligeiramente com a CMP, pois esta tem 6 velocidades e a manual apenas 5. Os consumos também baixam.
                        O arranjo da consola central é diferente caso tenha ou não CMP6, sendo que com esta versão existe um compartimento refrigerado no local ocupado pela manete da caixa.
                        Sinceramente, tirando o facto de necessitar de um pequeno período de adaptação para evitar o ligeiro solavanco nas trocas de relações, só vejo vantagens em ter essa caixa nesse carro.
                        Se estivesse comprador do C4 Grand Picasso, não hesitava.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por basini Ver Post
                          Isso é verdade alias o ideal era exprimenta-la durante alguns dias mas como isso nao é possivel quem esta indeciso, ou gosta logo e compra ou arrisca e se calhar depois arrependesse,enquanto mal por mal escolhe-se a manual e nao vai mal servido,depois se ficara arrependido de nao comprar a pilotada sao outros 500.
                          Na altura preferi nao arriscar a compra-la pois nao gostei muito mas sabia que possivelmente seria uma questao de habito.
                          No fim como alguns sabem nao precisei de tomar nenhuma decisao pois optei por outro modelo
                          Suponho que tenha C4 Grand Picasso 1.6 HDI, qual o comportamento do mesmo com 7 pessoas a bordo ? Actualmente tenho um C5 1.6 HDI e acho-o bastante competente.

                          Mas o C4 G Picasso pesa mais que o C5 não muito mas pesa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pacificador Ver Post


                            Suponho que tenha C4 Grand Picasso 1.6 HDI, qual o comportamento do mesmo com 7 pessoas a bordo ? Actualmente tenho um C5 1.6 HDI e acho-o bastante competente.

                            Mas o C4 G Picasso pesa mais que o C5 não muito mas pesa.
                            Eu na altura ia comprar um C4 mas com caixa automatica,mas como nao existe muitos com essa caixa no C4,so havia na Picasso fui exprimenta-la numa Picasso 7 lugares.Pessoalmente nao achei muita piada so ter ali as maos no volante,nao gostei daquele prego que se sentia na passagem das velocidades e nao senti grande prazer a acelarar.Tambem tive a noçao que era + uma questao de habituaçao mas preferi nao arriscar numa automatica e sempre aproveitava e poupava esse dinheiro,apesar de estar barata a caixa.
                            No fim de contas optei pelo Nissan Qashqai e estou a espera dele.

                            Tu é que sabes se gostas de conduzir manual ou nao te faz assim tanta diferença.Na pilotada gostei do travao electrico

                            Comentário


                              #15
                              Como já aqui foi dito duas das vantagens da CMP6 é o facto de ter 6 mudanças, e de gastar menos combustível. E ainda o bonus de receber uma gaveta central refrigerada.

                              Há também um facto que alguns não sabem: a caixa robotizada tem um selector que permite o uso de mudanças MANUAIS através de pastilhas por detrás do volante tipo "à la Formula 1", só não tem o pedal da embraiagem de resto, lá está. É outra filosofia...

                              Também é pela filosofia do que quer do carro, que dará a opção da caixa. Se pretende uma condução despreocupada, e bastante eficaz, quer em cidade ou auto-estrada a CMP6 é em muito recomendada. Se por outro lado se não está interessado em mudar a filosofia de uso da caixa, e apenas é por isso, opta-se pela caixa manual, que fica com 5 mudanças e maior comsumo. De lembrar que é um carro familiar, e neste contexto a caixa manual perde o seu significado, pois a dinâmica é posta de lado em prol do conforto, esse é o objectivo a par do espaço (penso eu) de quem compra este tipo de carros.

                              Também é certo que há muita gente que no test-drive desiste e não gosta dela... Se conduzir 30 minutos a caixa CMP6 o mais certo é desistir, com muito má impressão, já que passará esse tempo com a mão direita à procura da alavanca que não existe. A frustação toma conta da situação... Agora se tiver o carro por uns tempos, e o seu pensamento, e a mão "esquecer" o assunto e concentar-se apenas na condução, ai sim, não há nada que o faça voltar a trás e pensar em ter mudanças manuais.

                              Também o uso da CMP6 não é facil de compreender de inicio, pois requer uma adaptação ao novo estilio e uma curva de aprendizagem. Nos carros normais o acelerador e as mudanças impõem a nossa vontade, na caixa CMP6 é no dosear no pedal do acelerador. Também o conhecimento das "nuances" da caixa nos fará evitar os referidos "pontapés" nas trocas de mudança (coisa que digo deste já muito fácil de evitar, basta levantar um pouco o pé do acelerador quando faz-se a troca).

                              Pergunte a quem tem uma caixa CMP6 se voltaria atrás na opção? Acho que ninguem o faria, mesmo com um maior custo de diferença.

                              A caixa CMP6 só tem mesmo um problema para alguns: não tem a alavança onde deixam a mão a descansar ;-)

                              Comentário


                                #16
                                Bem, da picasso, nao posso falar, posso sim falar da que comprei na sexta feira. uma 156 selespeed. O que me custou mais a habituar foi a tendencia para ir com o pé a embraiagem, e carregar no travão, lol. De resto, gostei bastante da condução. se for numa condução despreocupada, demora cerca de 1s a trocar de caixa, acima das 5000rpm e a fundo, demora menos de 0.4s. Estranho esse solavanco da picasso, a minha passa de mudança com uma suavidade muito boa. e mesmo a reduzir, faz efeito de ponta-tacão, para nao prender o carro.

                                Comentário


                                  #17
                                  O Solavanco acontece porque a caixa não é automática. CMP6 é Caixa MANUAL Pilotada de 6 velocidades, que quer dizer que é uma caixa manual com selecção de velocidades robotizada.

                                  Existe também a C4 Picasso com caixa verdadeira automática, que é em tudo igual ás outras automática, sem saltos e "suave". No caso da CMP6 o suave passa pelo dosear no pedar da embaiagem... Com o hábito e a curva de aprendizagem facilmente lá se chega.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por basini Ver Post
                                    Eu na altura ia comprar um C4 mas com caixa automatica,mas como nao existe muitos com essa caixa no C4,so havia na Picasso fui exprimenta-la numa Picasso 7 lugares.Pessoalmente nao achei muita piada so ter ali as maos no volante,nao gostei daquele prego que se sentia na passagem das velocidades e nao senti grande prazer a acelarar.Tambem tive a noçao que era + uma questao de habituaçao mas preferi nao arriscar numa automatica e sempre aproveitava e poupava esse dinheiro,apesar de estar barata a caixa.
                                    No fim de contas optei pelo Nissan Qashqai e estou a espera dele.

                                    Tu é que sabes se gostas de conduzir manual ou nao te faz assim tanta diferença.Na pilotada gostei do travao electrico

                                    Boas

                                    A C4 Picasso mesmo com cx manual,tambem tem travao de mao electrico e ajuda ao arranque.
                                    Quanto a pergunta inicial,eu gosto bem mais de cx manual,apesar de 3 em cada 4 C4 picasso serem vendidas com a CMP.
                                    O que falta a esta caixa é o modo Sport que existe por exemplo no C4 berlina e que melhora um pouco a rapidez da mesma.
                                    para alem disso no caso da cx manual perde aquele compartimento onde esta a manete da mudanças,mas o carro é bem mais rapido com a normal cx de 5 e tem uma relaçao final muito parecida.
                                    A citroen anuncia melhores consumos e com a CMP coisa que nunca tive oportunidade de verificar.
                                    Em relaçao ao peso comparando com o C5 1.6 hdi sao quase mais 200kg no caso da 7 lugares isso aliado a pior aerodinamica e maior superficie frontal,faz com que o andamento do monovulume da citroen nao seja infelizmente parecido com o do normal C5.
                                    conclusao se fosse eu ia sempre para a cx manual
                                    cumps

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                                      #19
                                      Eu tenho uma com a CMP6. Acho que a escolha também tem a ver com o tipo de percurso que se vai fazer com o carro. Se fizer percursos citadidos, a vantagem da CMP6 é grande. Se não, e se não se encarar nos tests-drives com a utilização da caixa, a escolha deve recair na manual de 5.
                                      Eu pessoalmente, dei-me bem com ela logo no primeiro test-drive e não hesitei, pois mesmo para que não gosta que o carro tome as decisões por si, pode utilizar o modo manual da passagem de relações, além do ganho dos epaços de arrumação já mencionados. Claro que exige alguma habituação, mas passado esse tempo, não queres outra coisa.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lord2004 Ver Post
                                        O Solavanco acontece porque a caixa não é automática. CMP6 é Caixa MANUAL Pilotada de 6 velocidades, que quer dizer que é uma caixa manual com selecção de velocidades robotizada.

                                        Existe também a C4 Picasso com caixa verdadeira automática, que é em tudo igual ás outras automática, sem saltos e "suave". No caso da CMP6 o suave passa pelo dosear no pedar da embaiagem... Com o hábito e a curva de aprendizagem facilmente lá se chega.
                                        A selespeed também é robotizada. Apenas faz ela propria o doseamento do acelerador nas passagens de caixa.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por alpinista Ver Post
                                          Eu tenho uma com a CMP6. Acho que a escolha também tem a ver com o tipo de percurso que se vai fazer com o carro. Se fizer percursos citadidos, a vantagem da CMP6 é grande. Se não, e se não se encarar nos tests-drives com a utilização da caixa, a escolha deve recair na manual de 5.
                                          Eu pessoalmente, dei-me bem com ela logo no primeiro test-drive e não hesitei, pois mesmo para que não gosta que o carro tome as decisões por si, pode utilizar o modo manual da passagem de relações, além do ganho dos epaços de arrumação já mencionados. Claro que exige alguma habituação, mas passado esse tempo, não queres outra coisa.
                                          Sou da mesma opinião! Se for para andar na autoestrada é para andar sempre em 5ª e em estrada nacional em 4ª... Eu vou de Braga ao Algarve quase sempre em 5ª! Enquanto em ritmos urbanos é preciso andar sempre a mexer na caixa, que se torna fatigante.

                                          Uma pergunta aos entendidos, é fácil estacionar esse monovolume com CMP6? Tipo dosear a aceleração em curtos espaços, depois meter marcha atrás e voltar a andar para a frente sem usar o pára-choques? É confortável fazer esse tipo de manobra?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Apesar de alguns pequenos defeitos que possam ter, as caixas pilotadas compensam enormemente.

                                            Porque têm que se convencer definitivamente de uma coisa. A condução de um VERDADEIRO desportivo não tem nada, mesmo nada a ver com a condução de um familiar compacto, ainda por cima no pára e arranque da cidade. Portanto, o tal argumento que leram sobre as caixas automáticas ou robotizadas não servirem para uma condução desportiva, coloquem-nos no Eco-Ponto da vossa mente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                              Sou da mesma opinião! Se for para andar na autoestrada é para andar sempre em 5ª e em estrada nacional em 4ª... Eu vou de Braga ao Algarve quase sempre em 5ª! Enquanto em ritmos urbanos é preciso andar sempre a mexer na caixa, que se torna fatigante.

                                              Uma pergunta aos entendidos, é fácil estacionar esse monovolume com CMP6? Tipo dosear a aceleração em curtos espaços, depois meter marcha atrás e voltar a andar para a frente sem usar o pára-choques? É confortável fazer esse tipo de manobra?
                                              Sim, estacionar é bastante fácil, o pedal do acelarador é fácil de dosear e a função de hill-holder funciona bastante bem em situações de desnível . O que me custou um pouco a habituar, mas ao fim de 2 ou 3 vezes fiquei rotinado, é quando tens que subir uma rampa de passeio p.ex. de uma garagem com acesso estreito e tens que controlar direcção e acelarador para não bateres com os espelhos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por alpinista Ver Post
                                                Sim, estacionar é bastante fácil, o pedal do acelarador é fácil de dosear e a função de hill-holder funciona bastante bem em situações de desnível . O que me custou um pouco a habituar, mas ao fim de 2 ou 3 vezes fiquei rotinado, é quando tens que subir uma rampa de passeio p.ex. de uma garagem com acesso estreito e tens que controlar direcção e acelarador para não bateres com os espelhos.
                                                Melhor q isso nao há

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Alguém me pode explicar qual a diferença entre uma caixa manual pilotada e uma caixa automática tipo DSG da VW ?

                                                  Comentário

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