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Auto-Estradas e Estradas Espanholas Versus Portuguesas

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    Auto-Estradas e Estradas Espanholas Versus Portuguesas

    Viva,

    Nos últimos tempos, ao circular pelas estradas espanholas verifiquei bons e maus exemplos dos quais apresento alguns de seguida. Qual a vossa opinião?

    Tenho usualmente circulado mais pelo sul de Espanha (Andaluzia) e por AE, pelo que não posso generalizar, desconhecendo o que sucede nas outras regiões.

    ** Positivo **
    - AE com rectas longas e curvas suaves, piso usualmente plano, independentemente de se circular em vales ou montanhas (muitas pontes e tuneis para resolver a situação), contrariamente a Portugal onde as curvas são muito acentuadas e com muitas inclinações em alguns casos. Uma brutal diferença é notória quando se viaja na A49 vinda de Sevilha e se entra na A22 (Via do Infante). Após vários km de rectas na AE Espanhola ao entrar em Portugal apanha uma gincana de curvas demasiado apertadas para uma AE. É certo que as AE não devems er rectas para não cansar o condutor e devem apresentar ligeiras curvas para mante ro condutor activo. Mas algumas curvas nas AE Portuguesas apresentam um raio muito pequeno para curvas em AE.

    - Cumprimento dos limites de velocidade. Em 500km em AE espanhola devo ter sido ultrapassado umas 5 vezes, no máximo, circulando sempre a 120km/h. Ao entrar em Portugal, em 100km de AE era o veículo mais lento na via circulando aos mesmos 120km/h.

    - As viaturas guardam um bom espaço de segurança para a viatura que as antecede. Uma pessoa sente-se segura. Em Portugal, mesmo a 120km/h há quem se cole à traseira. E mesmo sem se colar muitos circulam com 3m de distância em AE.

    - Rotundas sempre bem feitas, nos entroncamentos as viaturas cediam passagem a quem não tinha prioridade e estava há algum tempo à espera de entrar.

    - Espaçamento entre as vias de sentido contrario nas AE bem grande (impede que um acidente seja projectado para a via em sentido contrário), e usualmente contendo muita vegetação que impede que a outra via entre no nosso campo de visão (muito útil à noite devido aos encandeamentos).

    - Telefones de emergência muito próximos (por vezes de km a km).

    - (honestamente não sei se é positivo ou negativo) as saídas das AE Espanholas são indicadas pelo km e não pelo número de saída. Ambas as opções têm aspectos positivos. Em Portugal usa-se o número de saída. Por exemplo, se tenho que sair na saída 10 e acabei de passar na 5 posso ir descansado que ainda tenho que passar por 4 até à que pretendo. Mas fico sem saber se terei que fazer 10km ou 100km até lá chegar. Usando o km para indicar as saídas, desconhecemos quantas saídas existem até ao meu destino mas sei que ela só vai surgir após x km.

    - As estradas nacionais que percorri (mais na zona da Andaluzia) eram compostas por rectas, com curvas esporádicas (se bem que algumas apertadas. A velocidade era de 100km/h, e só num par de entroncamentos baixava para 70km/h. As estradas nacionais que percorri em alternativa às AE eram efectivamente uma alternativa.


    ** Negativo **
    - Ausência de Estações de serviço periódicas ou a sua sinalização. Enquanto em Portugal podemos contar com uma ES a cada 40/50km e existe sinalização a informar a distância até à próxima ES, em Espanha as ES aparecem aleatoriamente e não vi qualquer sinalização nesse sentido. Que passa da A22 (via do Infante) para A49 (AE para Sevilha) verifica que na A22 existem ES a cada 40km e na última surge a informação que será a última (passe a redundância) antes de Espanha. Ao entrar em Espanha circula-se quase 60km até aparecer a primeira ES e não existe no meio qualquer informação sobre a sua localização. Passados 10km surge loog outra.

    - Saídas e entradas na AE pelo lado esquerdo, e por vezes simultâneamente pelo esquerdo e pelo direito. Também existe zonas de paragens (de emergência, suponho) do lado esquerdo da AE. É uma boa ideia se existir uma urgência e não for possível atravessar as restantes faixas para o lado direito, mas para entrar na AE é um períogo já que não existe faixa de aceleração e entra-se na faixa mais rápida com pouca velocidade.

    - Portagens. Ah bela Via Verde! Mas além disso, por vezes não é perceptivel quando se entra numa AE com portagens. Uma dúvida: independetemente do que circule pago sempre o mesmo? Fiquei com essa sensação...

    - O piso das AE espanholas não é superior ao das AE nacionaais. Embora não tenham os tradicionais buracoe e constantes remendos é um piso muito rodado.

    - A inexistência, na maioria dos casos, de uma faixa mais à direita para emergência.

    - Muitas AE apresentavam como limite 100km/h durante muitos kms, sendo estranho já que estradas nacionais próximas tinham também esse limite.

    - À noite, muita sinalização nas estradas nacionais não é visível com médios, nem próximos da sinalética.

    - A paisagem! Aquilo é muito árido - pedra, terras, vegetação rasteira, rara e seca. E aquela tara pelos touros nas colinas... (Esta é subjectiva!)

    Marco

    #2
    Ou seja, temos condições iguais ou melhores mas estragamos tudo com a mentalidade..

    Comentário


      #3
      Também fiz muita AE em Espanha este Verão, precisamente na zona de Andaluzia.

      O que de facto mais me impressionou foi:

      - não se pagar portagem em quase nenhuma (eu paguei 0€ de portagem em quase 1000km de AE) pode ter sido sorte, não as conheço todas também

      - cumprimento rigoroso dos limites. Eu não costumo circular a menos de 150~160km/h em AE portuguesas e sinto que estou na média. Em Espanha, se ficava com o pé mais pesado e passava dos 140km/h já me começava a sentir um streetracer, toda a gente anda devagar. Com estradas boas e com grandes distâncias a vencer entre quaisquer duas localidades seria de esperar que os condutores tivessem mais pressa. Parecendo que não influenciou-me na condução, tanto que acabei por fazer medias de 110km/h em AE e ajudou a baixar os consumos.

      - estradas com um traçado muito agradável. A acompanhar o contorno do terreno e com boa visibilidade até um longo alcance. Aqui refiro-me não só às AE mas de uma maneira geral às estradas todas, incluindo as 'nacionais'. Deu-me bastante prazer conduzir por lá

      - a referida falta de estações de serviço é chata. Quer seja para abastecer, para trincar qualquer coisa, ir ao WC ou simplesmente esticar as pernas é difícil encontrar estações como as que temos cá. Apostam mais em saidas de AE em direcção a pequenas localidades. Por vezes chegava a fazer algumas dezenas de km's para conseguir encontrar a bomba de gasolina anunciada na AE.

      Só uma nota, que não tem a ver com AE's mas com Espanha, a sinalização deles dentro das localidades é péssima. Eu sei que as placas são para turistas (quem é que na sua cidade usa as placas...) mas mesmo assim parece que 80% delas são a sinalizar hotéis. Nem sequer os postos de turismo estão bem assinalados, nem tão pouco sítios de interesse ou direcções. Falo dos sítios por onde andei obviamente... Podiam melhorar aí.

      Comentário


        #4
        - Saídas e entradas na AE pelo lado esquerdo, e por vezes simultâneamente pelo esquerdo e pelo direito. Também existe zonas de paragens (de emergência, suponho) do lado esquerdo da AE. É uma boa ideia se existir uma urgência e não for possível atravessar as restantes faixas para o lado direito, mas para entrar na AE é um períogo já que não existe faixa de aceleração e entra-se na faixa mais rápida com pouca velocidade.
        nao estaras a confundir com vias rapidas?

        fartei-me de percorrer espanha e nunca encontrei disso numa AE, mas encontrei em vias rapidas semelhantes a AE.

        - As viaturas guardam um bom espaço de segurança para a viatura que as antecede. Uma pessoa sente-se segura. Em Portugal, mesmo a 120km/h há quem se cole à traseira. E mesmo sem se colar muitos circulam com 3m de distância em AE.
        este ponto, tal como o outro de cedencia de prioridade a quem esta a espera a mt tempo, revelam aquilo que e a maior diferenca entre portugal e o resto da europa (quase toda), e aquilo que torna portugal num pais nada calmo na estrada...MENTALIDADE.

        nao se resolve com radares de 10 em 10metros, limitadores nos carros e 2 policias por cidadao a controlar o alcool e a legalidade das musicas no leitor de cds, resolve-se...mudando a mentalidade

        os espanhois nao sao exemplo pra ninguem em muitas coisas...falta ver se desta vez ha coragem para copiar o que eles fazem de bom e nao o que eles fazem de mal. tal e qual como se copiou o car-jacking dos americanos...mas nao se copiou a forma organizada de se circular numa AE ou sinalizar as manobras

        Comentário


          #5
          Bela exposição com a qual concordo quase na totalidade, acrescento só mais um ponto negativo, nas cidades os espanhóis parecem não saber o que é uma passadeira, eu quando lá ando a pé só passo mesmo depois de todos pararem, gostava de saber o nº de atropelamentos anual naquele país.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
            nao estaras a confundir com vias rapidas?
            Viva,

            Honestamente, admito que talvez até seja essa a razão. Muitas vezes não consegui separar vias rápidas de AE.

            Aliás, como já referi, a sinalização em Espanha é inferior à Portuguesa. Na zona onde moro (Oliv. Hospital) tem existido um grande investimento em termos de sinalização pelo que estou satisfeito com o que existe. No resto do país desconheço. Em Espanha, especialmente dentro das cidades existe um manacial de sinais, com várias formas e cores, um autêntico arco-irís que baralha quem se desloca pela primeira vez.

            Em Portugal, existem regras para a sinalização. A indicação das localizações é disposta em sinais brancos e caracteres pretos, se for algo turístico ou histórico, com fundo castanho, se for farmácia, hospital, polícia, etc., com fundo azul e se forem instalações desportivas com fundo laranja. E esta regra tem se comprido ao longo das estradas nacionais. Ao longe, já conseguimos determinar para onde ir sem chegarmo ao sinal, só pela sua cor. Admito que em Espanha também possa ser assim, embora usem outras regras. Porém não consegui encontrar algo constante. Cada rotunda era uma palete de cores.

            Mais um ponto: enquanto em Portugal usamos sinalética amarela com setas a preto para indicar curvas apertadas ou obstáculos nas saídas de vias rápidas, eles usam sinais azuis com setas brancas. Aquilo fez-me confusão, mas assumo que seja pelo hábito de conduzir em Portugal. No entanto de noite, as cores usadas em Espanha pareceram-me menos visíveis do que as usadas em Portugal.

            Marco

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              #7
              Acrescento mais um ponto positivo:

              - Radares fixos em zonas perigosas. Acontece por exemplo nas auto-estradas entre sevilha e málaga/córdoba em que tens várias zonas com curvas perigosas cujo limite é 100km/h e em todas elas existe um radar fixo (isto é que se chama prevenção).

              Quanto aos traçados espanha tem traçados tão perigosos (ou mais ainda) como os das autoestradas portuguesas, se fores para as Astúrias deparas-te com umas autoestradas com traçados algo sinuosos, isto por causa do terreno acidentado. Ah, e lá (como na galiza e noutras zonas) as AE's são pagas. A andaluzia é um bocado como a A2: quase sempre deserto e uma ou outra montanha muito de vez em quando.

              Quanto ás nacionais depende muito, há umas muito boas e há outras completamente degradadas.

              Comentário


                #8
                [quote=trtl;1635043]Também fiz muita AE em Espanha este Verão, precisamente na zona de Andaluzia.

                O que de facto mais me impressionou foi:

                - não se pagar portagem em quase nenhuma (eu paguei 0€ de portagem em quase 1000km de AE) pode ter sido sorte, não as conheço todas também

                Boas, o pessoal não estará a confundir as Auto Pistas (as nossas AE, com portagens) com as Auto Vias? Nas Auto Pistas paga-se portagens nas Auto Vias não. As Auto Vias serão os nossos IC IP mas com mais qualidade e segurança. Nas Auto Vias concordo que as aréas de serviço na sua maioria encontram-se nas "saidas" para as localidades e que devia haver a informação de km para o próximo posto de combustivel e a marca da mesma bomba (para quem tem o cartão Repsol ou outros)

                Quanto à sinalização para mim a da Espanha bate a nossa 10-0 (também já percorri a Andaluzia "toda" Sevilha, Granada, Cordoba) e por estradas nacionais (estas não têm nada a ver com as nossas; as nacionais deles parecem alguns IC tal a segurança em que se circula) a sinalização é abundante os sinais são de dimensões consideráveis (não há desculpa de não vi) em certas nacionais limite de velocidade de 100 km/h, em resumo sinto bastante segurança a circular em Espanha tal a rede de estradas que têm.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rui Santos Ver Post
                  Boas, o pessoal não estará a confundir as Auto Pistas (as nossas AE, com portagens) com as Auto Vias? Nas Auto Pistas paga-se portagens nas Auto Vias não. As Auto Vias serão os nossos IC IP mas com mais qualidade e segurança. Nas Auto Vias concordo que as aréas de serviço na sua maioria encontram-se nas "saidas" para as localidades e que devia haver a informação de km para o próximo posto de combustivel e a marca da mesma bomba (para quem tem o cartão Repsol ou outros)

                  Quanto à sinalização para mim a da Espanha bate a nossa 10-0 (também já percorri a Andaluzia "toda" Sevilha, Granada, Cordoba) e por estradas nacionais (estas não têm nada a ver com as nossas; as nacionais deles parecem alguns IC tal a segurança em que se circula) a sinalização é abundante os sinais são de dimensões consideráveis (não há desculpa de não vi) em certas nacionais limite de velocidade de 100 km/h, em resumo sinto bastante segurança a circular em Espanha tal a rede de estradas que têm.
                  Viva,

                  isso é bem capaz de ser verdade. Eu próprio, ao ciruclar, tive dúvidas se circulava numa Auto-Pista ou numa Auto-Via. Mas esse facto só dá força às vias rápidas espanholas onde circular numa AE, IP, IC ( e quase me atrevo a dizer, estrada nacional) não há diferença marcante como acontece em Portugal.

                  Aliás, para mim, uma coisa que me frusta em Portugal é existirem n ICs em Portugal mas que nada são mais do que estradas nacionais que passam em localidades, com rotundas, uma faixa em cada sentido, mau piso, permissão de circulação de máquinas agrícolas e afins, e muita sinalização de 50 e semáforos. É certo que uma IC é um Itinerário Complementar, mas existindo ICs como vias rápidas e ICs como simples estradas nacionais a quem simplesmentem alteraram ou acrescentaram o nome, qual a lógica de colocar tudo num mesmo saco?

                  Se circularmos numa IC que também é uma estrada nacional, se não existir um sinal limitador de velocidade (90 ou 100) qual a velocidade máxima? 90, pois se encontra fora de uma localidade ou 100 pois é uma via rápida?

                  Marco

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                    Ou seja, temos condições iguais ou melhores mas estragamos tudo com a mentalidade..
                    Viva,

                    Em parte é isso. Temos coisas melhores e piores. O que existe em Espanha não é manifestamente melhor. Em Portugal há coisas que nos devemos orgulhar na circulação (a Viva Verde, as estações de serviços, a sinalização segundo regras bem definidas), que demonstram uma maior evolução. Não devemos menosprezar a torto e direito o que é "tuga".

                    A cultura nas estradas nacionais é que é diferente, essa sim é a grande diferença.

                    Marco

                    Comentário


                      #11
                      Andei por essas AE na semana passada..

                      Bem.. a unica vez que alguem se encostou à minha traseira adivinhem que matricula apresentava?? Tuga claro .. na sua Passat TDI
                      Limites de velocidade.. fiquei pasmo.. não imaginava que se cumpria tão à regra.. e isto fez-me cumprir tambem os limites por lá, ou seja, se todos cumprem não vou andar aqui armado em fangio.. e não me custou nada andar sempre nos 120 km/h!!
                      Àreas de serviço nas AE espanholas são foleiras e escassas!! As nossas são melhores! E de um modo geral acho que o nosso piso de AE parece melhor.. encontrei zonas com algumas lombitas por lá! Pena que em Portugal não haja o civismo que os Espanhois apresentam na estrada

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                        Acrescento mais um ponto positivo:

                        - Radares fixos em zonas perigosas. Acontece por exemplo nas auto-estradas entre sevilha e málaga/córdoba em que tens várias zonas com curvas perigosas cujo limite é 100km/h e em todas elas existe um radar fixo (isto é que se chama prevenção).

                        Quanto aos traçados espanha tem traçados tão perigosos (ou mais ainda) como os das autoestradas portuguesas, se fores para as Astúrias deparas-te com umas autoestradas com traçados algo sinuosos, isto por causa do terreno acidentado. Ah, e lá (como na galiza e noutras zonas) as AE's são pagas. A andaluzia é um bocado como a A2: quase sempre deserto e uma ou outra montanha muito de vez em quando.

                        Quanto ás nacionais depende muito, há umas muito boas e há outras completamente degradadas.

                        Oi? Lembro de a uns anos ter ido desde Tras os Montes(Fronteira de Chaves) ate Vigo e de seguida Santiago de Compostela, e ter pago 0€.

                        Comentário


                          #13
                          Os espanhois aproveitam os paineis electrónicos de informação para dizerem o número de mortos.

                          Na A55 espanhola (acho eu... ou A52... é continuação da A3) para Vigo, vê várias vezes o painel com:
                          Desde 1 de Janeiro
                          1820 mortos

                          Comentário


                            #14
                            Eu das AE's espanholas cada vez percebo menos. Tinha já a ideia vincada que as Auto-vias eram comos os nossos IC's e IP's c/ dupla faxa para casa sentido (sem portagens mas também sem áreas de serviço) e nas auto-pistas pagava-se portagem.
                            Mas estas férias pelo norte de Espanha e País Basco essa ideia caiu por terra pois andei em auto-vias com áreas de serviço e com portagens (com preços a doer. 60 kms-->9€ ).

                            Comentário


                              #15
                              Sei que tive cá amigos espanhois (uns de Torrejon de Ardoz, junto a Madrid e outros de Almazora, junto a Castellon) e eles ficaram surpreendidos com as nossas auto-estradas, no bom sentido.

                              Disseram que na zona de Valencia, raramente andam carros pela faixa da direita devido a essa faixa tar tão gasta pelos camiões que até parece uma linha de comboio.

                              De destacar que esse meu amigo faz SÓ mais de 50 mil km anuais em Espanha e conhece todas as auto-estradas de lá

                              Comentário


                                #16
                                Após alguns milhares de km em auto-estradas por toda a Espanha, realmente devo opinar que:

                                As autovias (chamadas Axx em q xx é um nº), são de borla, existem em quase todo o sítio e em nada ficam a dever às AE portuguesas excepto no pormenor das estações de serviço.

                                As autopistas (chamadas APxx) são pagas e bem pagas. têm estações de serviço, sim senhor, mas são uma bela ***** em comparação com as tugas. A qualidade da estrada é identica às autovias, em alguns casos pior, noutros melhor. (tal como as AEs tugas e as SCUTs)

                                As "estradas nacionais" espanholas são infinitamente melhores que as portuguesas e constituem realmente uma alternativa às vias rápidas. A maior parte delas é melhor que alguns IPs e ICs portugueses. Há, claro, estradas péssimas, mas em número reduzido comparando com Portugal.

                                Em jeito de conclusão, considero que Espanha tem realmente optimas vias terrestres. Dava jeito algo similar em Portugal, mas nesse canto da península parece sempre difícil sustentar vias de comunicação condignas (parece que as SCUTs vão acabar, n é verdade?)

                                cumps

                                Comentário

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