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Barulho na roda direita frontal ao virar a direcção

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    Barulho na roda direita frontal ao virar a direcção

    Alguém manda bitaites em relação ao que pode ser um barulho que tenho no meu carro na roda frontal direita.
    O barulho aparece por vezes quando viro a direcção, especialmente a andar devagarinho, a abrandar, viro o guiador e faz um barulho tipo algo a bater. Não sinto nada preso, é só mesmo o barulho...

    #2
    Já me aconteceu num Corsa e foi uma ponteira de transmissão. Também pode ser rolamentos.

    Comentário


      #3
      Tambem mando um "bitaite" para ponteria da transmissão

      Tive um fiat Ritmo que fazia um barulho tipo toc, toc, toc a virar com a direccao virada e era isso

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
        Alguém manda bitaites em relação ao que pode ser um barulho que tenho no meu carro na roda frontal direita.
        O barulho aparece por vezes quando viro a direcção, especialmente a andar devagarinho, a abrandar, viro o guiador e faz um barulho tipo algo a bater. Não sinto nada preso, é só mesmo o barulho...
        Cá para mim andas a pensar em motos ! (ainda andas a pensar em tirar a carta?)


        Agora a sério, também aponto para as ponteiras de direcção.

        É o GTI? Se fôr, é ires à VW quanto antes e a garantia paga.
        Acho que não é um problema grave, que te deixe apeado... Mas é sempre melhor resolver rapidamente.
        Editado pela última vez por TiagoLeal; 23 August 2007, 01:35.

        Comentário


          #5
          Parece ser a junta homocinetica da transmissão, de um dos semi-eixos.

          Tens algum fole de transmissão roto?

          Comentário


            #6
            Jetboy,

            Chegaste a algo que já tive.... naquela roda rompeu uma das protecções... será que mais alguma coisa rompeu?

            Já agora, hoje reparei que por volta dos 120km/h com o volante em frente há um barulho de rolamento vindo daquela zona... mal viro para qualquer um dos lado este desaparece...

            Comentário


              #7
              Rolamentos não me parece ser, até porque neste caso faria sempre ruído e não apenas quando viras.

              Comentário


                #8
                Se rompes-te uma das protecções... pode ter danificado a junta homocinetica quase de certeza.

                Andas-te muito tempo sem ela?
                Com tempo de chuva? ( água e areia)

                Comentário


                  #9
                  Tudo indica que seja a ponteira de transmissão....

                  Comentário


                    #10
                    Mas a ponteira não deveria dar uma folga no volante?

                    Comentário


                      #11
                      A minha da direita já faz tac tac há 40000km....mas tudo funciona impec, inclusive a direcção. Desde que o fole não esteja roto e que tenha massa não há problema...desde que tb não forces! Mas no teu caso se for mm a ponteira mais vale trocar!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PedroUMM Ver Post
                        Já me aconteceu num Corsa e foi uma ponteira de transmissão. Também pode ser rolamentos.
                        A esta hora o meu Corsa B está na oficina por causa disso.
                        O mecânico disse-me logo que deviam ser as ponteiras de transmissão. Daqui a nada vou buscá-lo.

                        Taveirada não é um "rooccc" metálico que ouves? Um roçar seco. O meu faz da roda direita da frente, quando estou por exemplo a estacionar e viro a direcção para o lado esquerdo.

                        Daqui a um bocado dou novidades.


                        P.S. - Hoje já não o vou buscar...tou extremamente lixado pois enganam-me sempre...o carro estava pronto hoje depois do almoço...agora só amanhã depois do almoço é que "deve" estar pronto. Enganam-me sempre, porque é que raio não me dizem logo quanto tempo demora? Será que custa assim tanto?argh!!
                        Editado pela última vez por ; 23 August 2007, 15:45.

                        Comentário


                          #13
                          Mas a ponteira não deveria dar uma folga no volante?
                          não, o volante está ligado à direcção, e a ponteira é de transmissão

                          se tiveste um fole roto deve ter sido por causa disso

                          por acaso as ponteiras da VW são muito boas, para isso ter acontecido deve estar sem massa nenhuma!

                          no entanto o melhor mesmo é verificares a situação rapidamente, se for mesmo a ponteira, talvez pondo massa ela dure mais um anito sem ser preciso trocar!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                            A esta hora o meu Corsa B está na oficina por causa disso.
                            O mecânico disse-me logo que deviam ser as ponteiras de transmissão. Daqui a nada vou buscá-lo.

                            Taveirada não é um "rooccc" metálico que ouves? Um roçar seco. O meu faz da roda direita da frente, quando estou por exemplo a estacionar e viro a direcção para o lado esquerdo.

                            Daqui a um bocado dou novidades.


                            P.S. - Hoje já não o vou buscar...tou extremamente lixado pois enganam-me sempre...o carro estava pronto hoje depois do almoço...agora só amanhã depois do almoço é que "deve" estar pronto. Enganam-me sempre, porque é que raio não me dizem logo quanto tempo demora? Será que custa assim tanto?argh!!
                            Não... é só uma pancada...

                            Comentário


                              #15
                              já viste se não tens algum plástico solto?

                              em que ao virar bata nesse plastico e faça barulho?

                              quando é da ponteira nota-se perfeitamente quando se vira a direcção ao máximo, faz tac-tac-tac...

                              Comentário


                                #16
                                Descobri algo novo...

                                Faz o tal toc quando travo em curva... mas quando já estou quase a parar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Experimenta virar a direcção toda e começa de andar, se fizer esse barulho tipo a "bater", é um "cardan".

                                  Não é muito grave , mas convém substituir. Possivelmente um dos foles de protecção rompeu-se, a lubrificação desapareceu, e desgastou.

                                  Comentário


                                    #18
                                    num honda crx que tive eu mudei as cardans aos 200mil km nao sei se eram aínda as de origem mas pelo menos rodaram 85mil mas minhas maos mas quando mudei eu mudei as duas embora fosse só uma que estava fazendo barulho e aconselho a toda a gente se o carro ja tiver muitos km a mudarem as duas embora seja só uma que esteja a bater porque mais hora menos hora a outra vai pifar também e tambem digo o mesmo com respeito aos rolamentos, no teu caso tambem aponto para as cardans mas se só agora comecaram a bater aínda aguenta uns tempos

                                    Comentário


                                      #19
                                      O peugeot 106 1.5D do meu irmão faz o mesmo, mas só quando se vira pra um lado (o direito, se bem me recordo) e se está a acelerar ao mesmo tempo.
                                      Um mecânico da Peugeot conhecido de um conhecido (LOL) diz que não é motivo para preocupações, os 106 1.5D é hábito fazerem isso...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                        Jetboy,

                                        Chegaste a algo que já tive.... naquela roda rompeu uma das protecções... será que mais alguma coisa rompeu?

                                        Já agora, hoje reparei que por volta dos 120km/h com o volante em frente há um barulho de rolamento vindo daquela zona... mal viro para qualquer um dos lado este desaparece...
                                        Então está explicado.

                                        Se andou com o fole roto, poderá ter sido suficiente para entrarem areias e outros detritos para o cardã do semi-eixo.

                                        Sabes se quando da colocação do fole novo, a zona foi toda limpa e posteriormente lubrificada, ou se apenas trocaram a protecção?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quanto ao barulho por mim reportado.

                                          Resolvido.

                                          Hoje dei uma saltada à Vw e dei uma volta com o mecanico, o barulho apareceu como nunca tinha aparecido... O homem levou logo o carro ao elevador e viu o problema e esta resolvido.

                                          O problema parece que era de um parafuso que segura a junta homocinetica... ... estava desapertado.

                                          Mas esta resolvido.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                            Quanto ao barulho por mim reportado.

                                            Resolvido.

                                            Hoje dei uma saltada à Vw e dei uma volta com o mecanico, o barulho apareceu como nunca tinha aparecido... O homem levou logo o carro ao elevador e viu o problema e esta resolvido.

                                            O problema parece que era de um parafuso que segura a junta homocinetica... ... estava desapertado.

                                            Mas esta resolvido.
                                            Então já teria sido desapertada... (desmontagem)
                                            É que essa fêmea vem de fábrica travada de modo a não se desapertar.
                                            E cada vez que há desmontagem tem de ser novamente travada (com uma pancada que deforma o bordo da fêmea e a faz travar contar o sulco existente na ponteira).
                                            Ao andar assim os rolamentos estiveram em esforço, se aparecer agora uma zoada, o rolamento sofreu e terá de ser substituído.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Foi o que ele disse... talvez seja necessário, mas naõ tão cedo.

                                              Mas diga-se... o barulho nem uma semana durou. ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quando viro demasiado para a direita, também me está a surgir um ligeiro "tok-tok-tok" , mas é apenas quando viro muito á direita (em condução normal, excepto rotundas não faz) e não noto diferenças de comportamento na direcção...

                                                A reparação disto acham que é muito cara, vendo assim por alto...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  deve ser um cardã com folga devido a um fole roto

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                                                    deve ser um cardã com folga devido a um fole roto
                                                    Supondo que era isso, e respondendo à pergunta que fiz, esse tipo de reparação costuma ser cara ?

                                                    Cumps.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se tens um fole roto, cheira-me a cardans... se for um Renault, penso que tens de substituir o semi-eixo!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                        Se tens um fole roto, cheira-me a cardans... se for um Renault, penso que tens de substituir o semi-eixo!
                                                        Eu ainda nem sei o que tem, só sei que oiço aquele toc-toc-toc se fizer curvas muito apertadas à direita.

                                                        Apenas estava a tentar perceber do que poderia ser e se a reparação seria muito cara, visto ser um problema que parece que afecta vários carros, pelas pesquisas que fiz aqui no fórum e mesmo através do Google.

                                                        No entanto, na direcção e trajecto do carro não se notam diferenças, nem mesmo em curva...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os cardans não implicam desvios na direcção; apenas o ruído e a prazo, no limite, ficares sem tracção.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                            Os cardans não implicam desvios na direcção; apenas o ruído e a prazo, no limite, ficares sem tracção.
                                                            E reparar isto pode ser brincadeira aí para que valores, na tua opinião ....

                                                            Comentário

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