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Dúvida sobre Radiador

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    Dúvida sobre Radiador

    Se eu quiser mudar o líquido do radiador basta-me esvaziar o radiador e voltar a enchê-lo pondo depois o motor a funcionar com a tampa do radiador aberta para sair o ar ou tenho mesmo de tirar o ar?

    #2
    Tens de sangrar o circuito...

    Comentário


      #3
      Nem em todos os motores é necessário sangrar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
        Nem em todos os motores é necessário sangrar.
        Não? Pensava que era...

        Os que vi foram sempre sangrados.

        Podes explicar melhor, pf.

        Comentário


          #5
          Trata-se do motor 1.1 do grupo PSA

          Comentário


            #6
            O sangramento nos carros actuais é automático porque a tampa do radiador permite a passagem de ar à pressão.

            Deve-se por o solfage no quente (para abrir a torneira do radiador de interior) e deves acrescentar lentamente o anti-congelante (nunca agua) até à marca prevista. Depois andas com o carro e verificas se não precisa de mais (normalmente precisa de mais um bocadinho) e acertas o nivel.
            Editado pela última vez por MadDragon; 23 August 2007, 10:57.

            Comentário


              #7
              No fundo do radiador há uma torneira e em alguns carros, em alguns carros (não sei se em todos), há também uma torneira no bloco do motor.

              Esvazia-se e depois com as torneiras abertas e uma mangueira faz-se circular água até esta sair limpa. Em toda esta operação a chaufagem está ligada, para que não haja nenhuma parte do circuito fechada.

              Deixa-se sair a água toda e enche-se com anticongelante. Pões-se o motor a trabalhar, leva-se à temperatura de funcionamento para o termostato abrir e então verificar o nível.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PauloCaldas Ver Post
                Trata-se do motor 1.1 do grupo PSA
                esse motor tem no mínimo 2 purgas...


                cumps \m/

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por extremist Ver Post
                  esse motor tem no mínimo 2 purgas...


                  cumps \m/
                  Obrigado
                  tou lixado

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LM Ver Post
                    No fundo do radiador há uma torneira e em alguns carros, em alguns carros (não sei se em todos), há também uma torneira no bloco do motor.

                    Esvazia-se e depois com as torneiras abertas e uma mangueira faz-se circular água até esta sair limpa. Em toda esta operação a chaufagem está ligada, para que não haja nenhuma parte do circuito fechada.

                    Deixa-se sair a água toda e enche-se com anticongelante. Pões-se o motor a trabalhar, leva-se à temperatura de funcionamento para o termostato abrir e então verificar o nível.
                    No meu clio 1.9D não encontro nada disso
                    Pelo menos no radiador não há.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PauloCaldas Ver Post
                      Obrigado
                      tou lixado

                      n tás nada, isso é facil...

                      as purgas encontras facilmente nos tubos de água, basta tares atento k as Vês facilmente, tem o aspecto de uma valvula de ar do pneu de uma bicicleta, uma está num dos tubos k vão ao radiador da shaufage e a outra á entrada do termostato num tubo mais largo. metes o anti-congelante com as purgas abertas e mantens até sair só liquido sem ar.isto com o motor parado e frio.

                      dps é só pores a trabalhar até disparar 2 ou 3 vezes a ventoinha e voilá está feito


                      espero ter sido minimamente perceptivel

                      cumps \m/

                      Comentário


                        #12
                        liga-se o motor com a tampa do radiador fechada?
                        depois de ligar é preciso acrescentar mais , ou pelo contrário aquilo joga fora o excesso?

                        Comentário


                          #13
                          100do

                          Eu quando me refiro a torneiras, estou a generalizar um pouco quanto ao aspecto que pode ter.

                          Hoje em dia os compartimento do motor está tão cheio que é difícil encontrar seja o que for que não esteja em cima.

                          Comentário


                            #14
                            pões a trabalhar e á medida k vai aquecendo podes desapertar a tampa de água e voltar a apertar para sair alguma pressão k tenha no circuito. dps de disparar a ventoinha umas vezes paras o mõtor e esperas k arrefeça por completo para então aí meter o liquido a nível.
                            cumps \m/

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                              No meu clio 1.9D não encontro nada disso
                              Pelo menos no radiador não há.

                              Boas,

                              És tu e eu...

                              No meu Clio 2 1.9D queria mudar o liquido e não sei onde faço a purga...

                              Já conseguis-te resolver?

                              Cumprs

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                Nem em todos os motores é necessário sangrar.

                                Será que no meu Clio 2 1.9D é assim?

                                É que não encontro nada onde possa fazer a purga...

                                Cumprs

                                Comentário

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