Em primeiro lugar fiquei na dúvida onde colocar este tópico, pelo que se acharem que é de mudar de sítio: força!
Quando nos sucede ir buscar um carro novo (nem que seja em enésima mão e o conta-kms já tenha dado três voltas, fora os km adulterados) é uma emoção e um friozinho na espinha, pelo menos até à altura de passar o cheque ou de entregar o guito!
Porém, há que estar atento e ser também racional! Não basta sentir o cheirinho a novo (há quem goste e há quem deteste), documentos (importantíssimo, seja o carro novo ou usado) e atenção à inspecção nos usados e ver se está lavadinho! Há que ter muitos outros cuidados!
Vou deixar uma pequena lista que peço que vão completando e partilhem experiências do que já vos aconteceu, de bom e de mal!
O caso que relato diz respeito a um Nissan Qashqai levantado a semana passada (demorou mais de 4 meses a chegar e estava sem postar há várias semanas para que o meu milésimo post coincidisse com a chegada do carro), mas lá chegou...
Exterior:
Convém observar o estado da pintura, das jantes, dos pneus, dos vidros, dos faróis... para não ter dissabores (o kai-kai vinha com duas manchas de cola no pára-choques só para dar um exemplo);
Interior:
Ver o estado dos estofos, testar todos os comandos (ac, luzes, elevadores dos vidros, rádio, gps, alarme, ta...) e não esquecer de dar uma vista de olhos pelo compartimento motor e ver se está tudo ok (o kai-kai tinha o depósito do líquido do radiador quase no mínimo) e ir ao porta-bagagens ver como está roda suplente ou o kit anti-furo e não esquecer de verificar se está lá o macaco, os ganchos de reboque, o triângulo, um colete ou outros detalhes, como este:
Outros:
Não esquecer, em caso algum, de levar já o papelinho do seguro e, se houver retoma, levar uma declaração a ser assinada por quem retomou o carro, no sentido de o responsabilizar por tudo o que ocorra daí por diante.
Outro aspecto que merece também a nossa atenção são os pneus! Não basta saber se estão lá! A pressão é fundamental (a do kai-kai estava perfeita), mas os apertos estavam todos errados (113 nm, segundo o manual) ao chegar a casa peguei numa chave dinamométrica e nem um parafuso estava com o aperto correcto, havendo alguns com aperto a mais e outros a menos! Belo serviço de preparação de viatura para entrega ao cliente!
Cuidado ainda com as chamadas porcas de segurança! Tenho um amigo que comprou um carro usado e não reparou nisso! Um tempo depois teve um furo e verificou que não tinha o "segredo" para sacar a porca de segurança e o vendedor também não sabia dela! Foi uma trabalheira infernal e teve que pedir ajuda e foi necessário inutilizar as 4 porcas de segurança!!!
Bem, o tópico já vai longo! Partilhem as vossas experiências!
Quando nos sucede ir buscar um carro novo (nem que seja em enésima mão e o conta-kms já tenha dado três voltas, fora os km adulterados) é uma emoção e um friozinho na espinha, pelo menos até à altura de passar o cheque ou de entregar o guito!
Porém, há que estar atento e ser também racional! Não basta sentir o cheirinho a novo (há quem goste e há quem deteste), documentos (importantíssimo, seja o carro novo ou usado) e atenção à inspecção nos usados e ver se está lavadinho! Há que ter muitos outros cuidados!
Vou deixar uma pequena lista que peço que vão completando e partilhem experiências do que já vos aconteceu, de bom e de mal!
O caso que relato diz respeito a um Nissan Qashqai levantado a semana passada (demorou mais de 4 meses a chegar e estava sem postar há várias semanas para que o meu milésimo post coincidisse com a chegada do carro), mas lá chegou...
Exterior:
Convém observar o estado da pintura, das jantes, dos pneus, dos vidros, dos faróis... para não ter dissabores (o kai-kai vinha com duas manchas de cola no pára-choques só para dar um exemplo);
Interior:
Ver o estado dos estofos, testar todos os comandos (ac, luzes, elevadores dos vidros, rádio, gps, alarme, ta...) e não esquecer de dar uma vista de olhos pelo compartimento motor e ver se está tudo ok (o kai-kai tinha o depósito do líquido do radiador quase no mínimo) e ir ao porta-bagagens ver como está roda suplente ou o kit anti-furo e não esquecer de verificar se está lá o macaco, os ganchos de reboque, o triângulo, um colete ou outros detalhes, como este:
Outros:
Não esquecer, em caso algum, de levar já o papelinho do seguro e, se houver retoma, levar uma declaração a ser assinada por quem retomou o carro, no sentido de o responsabilizar por tudo o que ocorra daí por diante.
Outro aspecto que merece também a nossa atenção são os pneus! Não basta saber se estão lá! A pressão é fundamental (a do kai-kai estava perfeita), mas os apertos estavam todos errados (113 nm, segundo o manual) ao chegar a casa peguei numa chave dinamométrica e nem um parafuso estava com o aperto correcto, havendo alguns com aperto a mais e outros a menos! Belo serviço de preparação de viatura para entrega ao cliente!
Cuidado ainda com as chamadas porcas de segurança! Tenho um amigo que comprou um carro usado e não reparou nisso! Um tempo depois teve um furo e verificou que não tinha o "segredo" para sacar a porca de segurança e o vendedor também não sabia dela! Foi uma trabalheira infernal e teve que pedir ajuda e foi necessário inutilizar as 4 porcas de segurança!!!
Bem, o tópico já vai longo! Partilhem as vossas experiências!
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