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Cuidados ao ir levantar carro novo

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    Cuidados ao ir levantar carro novo

    Em primeiro lugar fiquei na dúvida onde colocar este tópico, pelo que se acharem que é de mudar de sítio: força!

    Quando nos sucede ir buscar um carro novo (nem que seja em enésima mão e o conta-kms já tenha dado três voltas, fora os km adulterados) é uma emoção e um friozinho na espinha, pelo menos até à altura de passar o cheque ou de entregar o guito!

    Porém, há que estar atento e ser também racional! Não basta sentir o cheirinho a novo (há quem goste e há quem deteste), documentos (importantíssimo, seja o carro novo ou usado) e atenção à inspecção nos usados e ver se está lavadinho! Há que ter muitos outros cuidados!

    Vou deixar uma pequena lista que peço que vão completando e partilhem experiências do que já vos aconteceu, de bom e de mal!

    O caso que relato diz respeito a um Nissan Qashqai levantado a semana passada (demorou mais de 4 meses a chegar e estava sem postar há várias semanas para que o meu milésimo post coincidisse com a chegada do carro), mas lá chegou...

    Exterior:
    Convém observar o estado da pintura, das jantes, dos pneus, dos vidros, dos faróis... para não ter dissabores (o kai-kai vinha com duas manchas de cola no pára-choques só para dar um exemplo);

    Interior:
    Ver o estado dos estofos, testar todos os comandos (ac, luzes, elevadores dos vidros, rádio, gps, alarme, ta...) e não esquecer de dar uma vista de olhos pelo compartimento motor e ver se está tudo ok (o kai-kai tinha o depósito do líquido do radiador quase no mínimo) e ir ao porta-bagagens ver como está roda suplente ou o kit anti-furo e não esquecer de verificar se está lá o macaco, os ganchos de reboque, o triângulo, um colete ou outros detalhes, como este:


    Outros:
    Não esquecer, em caso algum, de levar já o papelinho do seguro e, se houver retoma, levar uma declaração a ser assinada por quem retomou o carro, no sentido de o responsabilizar por tudo o que ocorra daí por diante.
    Outro aspecto que merece também a nossa atenção são os pneus! Não basta saber se estão lá! A pressão é fundamental (a do kai-kai estava perfeita), mas os apertos estavam todos errados (113 nm, segundo o manual) ao chegar a casa peguei numa chave dinamométrica e nem um parafuso estava com o aperto correcto, havendo alguns com aperto a mais e outros a menos! Belo serviço de preparação de viatura para entrega ao cliente!
    Cuidado ainda com as chamadas porcas de segurança! Tenho um amigo que comprou um carro usado e não reparou nisso! Um tempo depois teve um furo e verificou que não tinha o "segredo" para sacar a porca de segurança e o vendedor também não sabia dela! Foi uma trabalheira infernal e teve que pedir ajuda e foi necessário inutilizar as 4 porcas de segurança!!!

    Bem, o tópico já vai longo! Partilhem as vossas experiências!

    Editado pela última vez por petrus; 28 August 2007, 10:07.

    #2
    Originalmente Colocado por petrus Ver Post


    Não me parece que isto seja um problema de preparação...

    Comentário


      #3
      Belo carro que tens aí,mto bem,se fôr tão confortável como o X-Trail que eu ando

      Essa versão á 4x4 ou 4x2???

      Mtos e bons km's com ele

      Comentário


        #4
        Não tenho grandes preocupações ao levantar um carro novo para além de me certificar que o carro não tem riscos ou pancadas. Para resolver outros problema conto com a garantia.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
          Não me parece que isto seja um problema de preparação...
          Boas.

          De facto não é um problema de preparação mas sim de fabrico/acondicionamento, agora que deveria ter sido reparado aquando da fase de preparação lá isso deveria. Não se devia entregar algo assim ao cliente.

          Abraço,
          McDriver

          Comentário


            #6
            Já andei 10 mil kms com o meu C3, por isso as rodas deviam estar bem apertadas

            Comentário


              #7
              Nos kai-kai, como o pessoal já desespera por ele, já nem olha para o carro... entra e põe-se a andar para casa...

              Boa compra, e bons conselhos!

              Comentário


                #8
                Boas.

                Aqui temos um bom tópico.
                Quando fui buscar o ClioIII em Março não tive tantos cuidados, limitei-me a analisar o carro exteriormente e descobri uma ligeira mossa e um defeito na pintura do párachoques.

                Optei por não reclamar porque sabia que se me acedessem ao pedido iam encher os defeitos com betume e betume num carro novinho não é coisa que me entusiasmasse.

                Quanto ao defeito do Cascais diga-se de passagem que não há-de ser um problema muito grave de resolver, em todo caso as "inspecções" que fazem antes de entregar o veículo deviam ter sido mais rigorosas.


                PS: Petrus, onde arranjaste a chave dinamométrica?

                Comentário


                  #9
                  olá,

                  Sei de fonte segura que estes novos Qashqais não chegam totalmente novos aos clientes... fazem-lhes o diabo, não sei se são todos mas que uma grande parte vêm com mais quilometros que os que aparecem no contador lá isso é....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por S2 Ver Post
                    olá,

                    Sei de fonte segura que estes novos Qashqais não chegam totalmente novos aos clientes... fazem-lhes o diabo, não sei se são todos mas que uma grande parte vêm com mais quilometros que os que aparecem no contador lá isso é....

                    Desenvolve, sff.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por S2 Ver Post
                      olá,

                      Sei de fonte segura que estes novos Qashqais não chegam totalmente novos aos clientes... fazem-lhes o diabo, não sei se são todos mas que uma grande parte vêm com mais quilometros que os que aparecem no contador lá isso é....

                      Qual fonte? Quem faz os km e onde?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por S2 Ver Post
                        olá,

                        Sei de fonte segura que estes novos Qashqais não chegam totalmente novos aos clientes... fazem-lhes o diabo, não sei se são todos mas que uma grande parte vêm com mais quilometros que os que aparecem no contador lá isso é....

                        Olha que o tio Alberto não é de fiar, principalmente quando está com a pinga:P

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por S2 Ver Post
                          olá,

                          Sei de fonte segura que estes novos Qashqais não chegam totalmente novos aos clientes... fazem-lhes o diabo, não sei se são todos mas que uma grande parte vêm com mais quilometros que os que aparecem no contador lá isso é....

                          Qualquer carro que seja não chega totalmente novo ao cliente a não ser que ele esteja no fim da linha de montagem à espera e entre à pendura com o responsável pelo test-drive inicial

                          Um carro depois de fabricado até chegar ao cliente final passa por muitas mãos, não é só o Qashqai

                          Comentário


                            #14
                            Não sei quem são os responsáveis mas antes de chegarem ao cliente já andaram uns quilometros e ás vezes por caminhos de terra, são lavados e ligados à máquina e como novo.

                            Não vou revelar qual a fonte para não prejudicar o meu colega mas acredito tendo em conta a empresa que ele trabalha, que é verdade.

                            Ele também conhece 2 casos com Pathfinders. Um deles num mês já foi à oficina 3 vezes, devido ao tratamento que levou antes...

                            Comentário


                              #15
                              É verdade.... é preciso ter muito cuidado.

                              Quando eu e o meu pa fomos buscar o S, este vinha com um ligerio risco na pintura. E por acaso reparei, pois se não tivesse reparado teriamos de pagar o arranjo. o vendedor prontamene disse que faria tudo, sem custos claro.

                              Os tapetes não pertenciam ao carro em questão, mas sim a um outro, não me perguntem qual (mas do mesmo modelo). Os da frente estão correctos, mas os de trás não.

                              Coisas assim.......

                              Agora com tano QQ a ser entregue e com tanto por entregar eles não têm mão a medir e fazem tudo mais á pressa....

                              Comentário


                                #16
                                Falei com o meu amigo agora para ele me esclarecer melhor e disse-me que foram as primeiras unidades, em que emprestavam a revistas e ou eram carros de serviço.

                                Como é um carro alto o pessoal levava a fazer todo o terreno para experimentar, ele mesmo experimentou um e viu ser entregue como novo.

                                Mas ele diz que agora já acabou isso e que agora vêm todos mesmo novos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Conheço uma pessoa que ja trabalhou no Entreposto e conta com cada história que se passava nos parques, desde Terranos capotados e Imprezas serem esmilhafrados até a gasosa acabar...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso é em todo o lado....Vi um Lexus IS220d a ser usado como carro de serviço, esminfrado até á ultima (até burnouts se fazia com ele dentro da oficina) durante +/- 1 mes antes de ser entregue ao cliente como novo, e fala-se de um carro premium.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isso deve ser mal geral... os carros são novos, o pessoal estica-se, depois limpa-se e vende-se...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Gostava de perceber o porquê de fazerem isso aos carros. São esses e são os carros de aluguer. Será que a mentalidade é: "se não é meu, toca a estragar"?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                          Gostava de perceber o porquê de fazerem isso aos carros. São esses e são os carros de aluguer. Será que a mentalidade é: "se não é meu, toca a estragar"?
                                          É a educação que recebem

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por João_Bráz Ver Post
                                            Gostava de perceber o porquê de fazerem isso aos carros. São esses e são os carros de aluguer. Será que a mentalidade é: "se não é meu, toca a estragar"?
                                            A a sensação de terem nas mãos um carro novo, que até é uma rica bomba, e de fazerem nesse carro o que não fazem nos seus Fiat Unos, AX, Starlets, etc, etc...

                                            Comentário


                                              #23
                                              e uma cambada de atrazados mentais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post

                                                Outro aspecto que merece também a nossa atenção são os pneus! Não basta saber se estão lá! A pressão é fundamental (a do kai-kai estava perfeita), mas os apertos estavam todos errados (113 nm, segundo o manual) ao chegar a casa peguei numa chave dinamométrica e nem um parafuso estava com o aperto correcto, havendo alguns com aperto a mais e outros a menos!

                                                Explica lá isso melhor.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado pelas respostas/comentários.

                                                  Trata-se de um Qashqai, versão Acenta 1.5 dci com 106 póneis e 240 nm, o que chega perfeitamente para a patroa e eu não desgosto...

                                                  Quanto à chave dinamométrica (torque wrench), não é mais que um apetrecho que serve para medir com rigor os apertos em nm (Newton Metros), com grande utilidade, mesmo para quem não é mecânico. Eu tenho duas e uso mais para a mota que para os carros. Uma para apertos pequenos, tipo 5 a 40 nm e outra daí até aos 200 nm.

                                                  Os preços variam muito. Deixo um exemplo de uma baratinha:

                                                  http://www.bikezone.pt/loja/index.ph...11136&vmcchk=1

                                                  As minhas foram trazidas da Alemanha por um amigo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                    Obrigado pelas respostas/comentários.

                                                    Trata-se de um Qashqai, versão Acenta 1.5 dci com 106 póneis e 240 nm, o que chega perfeitamente para a patroa e eu não desgosto...

                                                    Quanto à chave dinamométrica (torque wrench), não é mais que um apetrecho que serve para medir com rigor os apertos em nm (Newton Metros), com grande utilidade, mesmo para quem não é mecânico. Eu tenho duas e uso mais para a mota que para os carros. Uma para apertos pequenos, tipo 5 a 40 nm e outra daí até aos 200 nm.

                                                    Os preços variam muito. Deixo um exemplo de uma baratinha:

                                                    http://www.bikezone.pt/loja/index.ph...11136&vmcchk=1

                                                    As minhas foram trazidas da Alemanha por um amigo.
                                                    e como se introduz a força de aperto desejada?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quando levantei o meu carro em Abril, também tinha a "prateleira" de arrumação (por baixo do tablier) forçada e desencaixada... por acaso até foi o vendedor que reparou ao entregar-me o carro e pediu-me para passar por lá outro dia, quando pudesse; o bonito foi depois quando cheguei ao concessionário e o "chefe" da oficina alegou que já tinha sido na minha mão que aquilo tinha acontecido: "... ah e tal, isso deve ter sido biqueirada ou pontapé de alguém", ao qual eu respondi prontamente: "Se foi biqueirada ou pontapé, podem ter a certeza absoluta que foi aqui dentro, uma vez que quem se apercebeu foi o Sr. Xpto, vosso vendedor, aquando da entrega do carro"... chamei o vendedor e ele confirmou a anomalia; imaginem a cara do "Chefe".

                                                      Comentário

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