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    quem tem vantagem??

    hoje lembrei-me de uma coisa

    imaginem 2 carros um diesel outro gasolina (carros ficticios iguais )

    diesel 175cv e 400Nm turbo
    gasolina 200cv e 320Nm turbo
    (os dois com peso igual e mesmo cx )

    qual destes carros e mais rapido no arranque?
    qual tera mais velocidade de ponta ?
    Editado pela última vez por joaoabreu; 28 August 2007, 19:20.

    #2
    Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
    hoje lembrei-me de uma coisa

    imaginem 2 carros um diesel outro gasolina (carros ficticios)

    diesel 175cv e 40Nm turbo
    gasolina 200cv e 32Nm turbo
    (os dois com peso igual e mesmo cx )

    qual destes carros e mais rapido no arranque?
    qual tera mais velocidade de ponta ?
    Põe poll.
    Falta um 0 nas indicações Nm provavelmente.

    Comentário


      #3
      Fica melhor assim:

      Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
      hoje lembrei-me de uma coisa

      imaginem 2 carros um diesel outro gasolina (carros ficticios)

      diesel 175cv e 400 Nm turbo
      gasolina 200cv e 320 Nm turbo
      (os dois com peso igual e mesmo cx )

      qual destes carros e mais rapido no arranque?
      qual tera mais velocidade de ponta ?
      Em relação á tua duvida creio ser o carro a gasolina em aceleração devido a maior gama de rotações. No entanto e sobre carga e esforço, tipo subidas e reboque, o carro a gasoleo terá melhor performance devido ao seu binário.

      Comentário


        #4
        o arranque e a velocidade de ponta não dependem só da potencia ou do binario...

        existem muitas mais variaveis a ter em conta...

        mas só com esses dados, diria que o que tem mais binario tem mais arranque e o que tem mais potencia, mais velocidade de ponta!

        Comentário


          #5
          ja ta corrigido ,obrigado

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por chasdegua Ver Post
            o arranque e a velocidade de ponta não dependem só da potencia ou do binario...

            existem muitas mais variaveis a ter em conta...

            mas só com esses dados, diria que o que tem mais binario tem mais arranque e o que tem mais potencia, mais velocidade de ponta!
            Caixa de velocidades por exemplo

            Comentário


              #7
              epa imaginem que os 2 carros sao iguais so o motor e que muda,bem sei que a nivel da caixa e muito diferente mas supondo que e possivel ser igual

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                epa imaginem que os 2 carros sao iguais so o motor e que muda,bem sei que a nivel da caixa e muito diferente mas supondo que e possivel ser igual
                penso que a minha resposta responde á tua pergunta!!!

                Comentário


                  #9
                  Percebo o que queres saber!
                  Na minha misera opinião acho que o gasolina ganhava em tudo. Embora numa recupração pense que o diesel começe com uma vantagem visto ter maior binario mas que depois as mais altas rotações do outro vão concerteza fazer com que o gasolina seja superior

                  Comentário


                    #10
                    Sem caixa... nada feito.

                    Comentário


                      #11
                      em arranque o zagolina seria mais rápido.... mais nervoso

                      em ponta, o gasoil é mais possante, tem mais força bruta...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                        em arranque o zagolina seria mais rápido.... mais nervoso

                        em ponta, o gasoil é mais possante, tem mais força bruta...
                        tas te a referir a velocidade de ponta??
                        em vel de ponta o gasolina é superior penso eu..

                        Comentário


                          #13
                          depende muito do condutor e de como faz as passagens de caixa e como explora a rotaçao mas a partida o de maior binario ganha no arranque mas a partir de ums metros começa a ficar para tarz em especial se o a gasolina manter sempre a rotaçao favoravel ao pico de potencia agora em ponta o a diesel nao tem hipotese em relaçao ao a gasolina.

                          Comentário


                            #14
                            em arranque e tudo muito subjactivo depende dos condutores e se ambos arrancarem no pico de rotaçao favoravel fica ela por ela ou o a diesel ganha por poucos metros mas nao consegue fuzir ao a gasolina pelo contrario o diesel vai e ficando para traz, e chegando a certa velocidade o diesel começa a estancar e o a gasolina ainda avança.

                            Comentário


                              #15
                              Mazda Rulez

                              palpite
                              o arranque ia ser ela por ela e depois era ver o gasolina distanciar-se em ponta

                              Comentário


                                #16
                                Penso que o carro a gasolina será mais rápido nas acelerações e em velocidade máxima.

                                Convém não esquecer que em termos reais, possívelmente o motor diesel se torna mais pesado.

                                Mas eu nem percebo o porquê de por o carro a gasolina com mais cavalos.

                                Eu andei anos com um rover 200 de 99 com o motor 1.4 de 104 cv, e passei a andar com um C4 de 92 cavalos.

                                O facto é que eu tenho uma zona de referência no ic 16, onde por experiência (e se não houver trânsito) consigo fazer uma aceleração `'começando' nos 60 km/h e puxando até um determinado ponto de referência.

                                Onde o rover chegava a quase 150 km/h, o C4 chega a 135 km/h (ambos todos espremidos), ou seja, apesar do turbo e binário do C4 dar a sensação de que vai a acelerar mais, o rover era na prática mais rápido. Este 'teste' é um misto de aceleração com recuperação.

                                Também em velocidade máxima o C4 para chegar aos 200 km/h tem de ser embalado do Porto a Lisboa, enquanto que o Rover chegou a encostar aos 210 km/h, mesmo com 200.000 kms...

                                O binário dos diesel engana muito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por chasdegua Ver Post
                                  mas só com esses dados, diria que o que tem mais binario tem mais arranque e o que tem mais potencia, mais velocidade de ponta!
                                  Partilho da mesma opinião.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que o mais parecido que foi alguma vez feito foi isto.

                                    535d: 272cv 560Nm

                                    545i: 333cv 450Nm

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                                      hoje lembrei-me de uma coisa

                                      imaginem 2 carros um diesel outro gasolina (carros ficticios iguais )

                                      diesel 175cv e 400Nm turbo
                                      gasolina 200cv e 320Nm turbo
                                      (os dois com peso igual e mesmo cx )

                                      qual destes carros e mais rapido no arranque?
                                      qual tera mais velocidade de ponta ?

                                      A eterna questão...

                                      Se conseguires arranjar (ou alguém) um diagrama potência / binário desses motores, ver-se-ia melhor o "problema".
                                      Há ainda a questão da caixa de velocidades e se também conseguires arranjar as velocidades por cada 1000 rpm's, era mesmo o ideal para responder as tuas questões.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Penso que o carro a gasolina será mais rápido nas acelerações e em velocidade máxima.

                                        Convém não esquecer que em termos reais, possívelmente o motor diesel se torna mais pesado.

                                        Mas eu nem percebo o porquê de por o carro a gasolina com mais cavalos.

                                        Eu andei anos com um rover 200 de 99 com o motor 1.4 de 104 cv, e passei a andar com um C4 de 92 cavalos.

                                        O facto é que eu tenho uma zona de referência no ic 16, onde por experiência (e se não houver trânsito) consigo fazer uma aceleração `'começando' nos 60 km/h e puxando até um determinado ponto de referência.

                                        Onde o rover chegava a quase 150 km/h, o C4 chega a 135 km/h (ambos todos espremidos), ou seja, apesar do turbo e binário do C4 dar a sensação de que vai a acelerar mais, o rover era na prática mais rápido. Este 'teste' é um misto de aceleração com recuperação.

                                        Também em velocidade máxima o C4 para chegar aos 200 km/h tem de ser embalado do Porto a Lisboa, enquanto que o Rover chegou a encostar aos 210 km/h, mesmo com 200.000 kms...

                                        O binário dos diesel engana muito.

                                        Penso que seja o factor peso o responsável por isso.
                                        Talvez ainda associado a algum erro do conta quilómetros, pois o mostrador digital do C4 aparenta ser muito preciso.

                                        Os maiores binários à partida dos Diesel, são sempre diluidos por um escalonamento de caixa, que é sempre mais longa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Com esses dados na minha opinião o gasolina é o mais rápido no arranque e na velocidade de ponta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                                            hoje lembrei-me de uma coisa

                                            imaginem 2 carros um diesel outro gasolina (carros ficticios iguais )

                                            diesel 175cv e 400Nm turbo
                                            gasolina 200cv e 320Nm turbo
                                            (os dois com peso igual e mesmo cx )

                                            qual destes carros e mais rapido no arranque?
                                            qual tera mais velocidade de ponta ?
                                            falas de binario e potencia maximos. esqueceste-te de por o resto (o mais importante), e tb as relacoes de caixa.

                                            sem estes factores, por mais voltas que se de, e impossivel dar uma resposta aproximada.

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