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As reprogramaçoes

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    As reprogramaçoes

    Olá a todos!

    O que venho perguntar aqui não é no que se baseiam as reprogramações, mas sim experiencias e opiniões nestes 2 motores, que existem na família, e nos quais se pretendia mais algum fôlego, principalmente para as grandes viagens, onde muitas vezes numa subida ou ultrapassagem se sente a falta de força (e não para andar sempre na berra).

    Os carros em questão são um 206 1.4 HDI e um Seat Ibiza 1.9 TDI 90cv.

    Passando qualquer tipo de publicidade, vi na Turbotec que uma reprogramação para o 206, passava de 68cv e 160Nm para 90cv e 220Nm. Numeros que permitiram uma muito melhor disponibilidade, voltando a referir que a ideia é aumentar o conforto e em conduçoes mais despachadas nao ser necessário recorrer tanto ao acelerador acabando por se conseguir um andamente semelhante ou superior e medias tao ou mais baixas.

    So por curiosidade, no Ibiza, este passava de 90cv e 210Nm para 120cv e 290Nm.

    Já agora, alguem me sabe dizer se esta motorização do grupo VAG, já está presente a tecnologia de cortar a injecção de combustivel, quando o carro circula com uma mudança engatada sem se pressionar o acelerador?

    Obrigado desde já

    #2
    Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
    Já agora, alguem me sabe dizer se esta motorização do grupo VAG, já está presente a tecnologia de cortar a injecção de combustivel, quando o carro circula com uma mudança engatada sem se pressionar o acelerador?
    a ideia geral é que todos os carros com injecção electrónica fazem isso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
      Olá a todos!

      O que venho perguntar aqui não é no que se baseiam as reprogramações, mas sim experiencias e opiniões nestes 2 motores, que existem na família, e nos quais se pretendia mais algum fôlego, principalmente para as grandes viagens, onde muitas vezes numa subida ou ultrapassagem se sente a falta de força (e não para andar sempre na berra).

      Os carros em questão são um 206 1.4 HDI e um Seat Ibiza 1.9 TDI 90cv.

      Passando qualquer tipo de publicidade, vi na Turbotec que uma reprogramação para o 206, passava de 68cv e 160Nm para 90cv e 220Nm. Numeros que permitiram uma muito melhor disponibilidade, voltando a referir que a ideia é aumentar o conforto e em conduçoes mais despachadas nao ser necessário recorrer tanto ao acelerador acabando por se conseguir um andamente semelhante ou superior e medias tao ou mais baixas.

      So por curiosidade, no Ibiza, este passava de 90cv e 210Nm para 120cv e 290Nm.

      Já agora, alguem me sabe dizer se esta motorização do grupo VAG, já está presente a tecnologia de cortar a injecção de combustivel, quando o carro circula com uma mudança engatada sem se pressionar o acelerador?

      Obrigado desde já
      no caso do modelo do 1.4hdi inicialmente a psa disponibilizava esse motor ja com os 90cv de origem mas resolveu retirar essa motorizaçao i deixar so a 68cv, talvez por questoes de fiabilidade nao sei, mas o que e certo e que esse motor ja tem dado provas que e resistente e existem versoes dess motor reprogramadas.

      quanto ao tdi esse motor tem turbo de geometria fixa o que difere para o de 110cv quanto ao corte de injecçao penso que ainda nao possui, mas nao sei ao certo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por honda_type_r Ver Post
        no caso do modelo do 1.4hdi inicialmente a psa disponibilizava esse motor ja com os 90cv de origem mas resolveu retirar essa motorizaçao i deixar so a 68cv, talvez por questoes de fiabilidade nao sei, mas o que e certo e que esse motor ja tem dado provas que e resistente e existem versoes dess motor reprogramadas.

        quanto ao tdi esse motor tem turbo de geometria fixa o que difere para o de 110cv quanto ao corte de injecçao penso que ainda nao possui, mas nao sei ao certo.
        Errado, existem dois tipos de TDI 90, um com geometria variavel e outro com geometria fixa,

        Comentário


          #5
          Ah em qualquer dos dois motores tens de ter atençao depois a embragem pois vai ter um desgaste muito maior pricipalmente no tdi pois passa de 210nm as1900rpm para 290nm as 1800rpm e devido a disponibilidade de binario ser logo a baixas rotaçoes e capaz de ter um esforço acentuado, enquanto que o 1.4hdi passa de 68cv e 153nm as 1750rpm para 93cv e 199nm as 1660rpm, nao tera um aumento como no tdi sendo que no 1.4hdi aumenta 46nm no 1.9tdi aumenta 80nm.

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            #6
            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
            Errado, existem dois tipos de TDI 90, um com geometria variavel e outro com geometria fixa,
            entao qual e a diferença entre os dois suponho que o user se esteja a referir ao modelo de 1999 ate ao modelo actual.

            se existem os dois tipos de turbo no 1.9tdi desconhecia.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por honda_type_r Ver Post
              no caso do modelo do 1.4hdi inicialmente a psa disponibilizava esse motor ja com os 90cv de origem mas resolveu retirar essa motorizaçao i deixar so a 68cv, talvez por questoes de fiabilidade nao sei, mas o que e certo e que esse motor ja tem dado provas que e resistente e existem versoes dess motor reprogramadas.

              quanto ao tdi esse motor tem turbo de geometria fixa o que difere para o de 110cv quanto ao corte de injecçao penso que ainda nao possui, mas nao sei ao certo.
              O 1.4 HDI de 90cv era 16v e DOHC para além de ter intercooler (esse motor também foi montado no Suzuki Liana).

              Esse motor foi comercializado entre 2003 (finais de 2002) e 2005. Depois veio o 1.6 HDi de 90 substiuti-lo.
              Editado pela última vez por nto; 01 September 2007, 23:12.

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                #8
                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                Errado, existem dois tipos de TDI 90, um com geometria variavel e outro com geometria fixa,
                Sempre é verdade isso? Já tenho ouvido dizer o mesmo, mas ninguém me sabe "provar" isso...
                Não sabes se foi a partir de algum ano especifico que modificaram a geometria?Como posso ver isso sem tirar o turbo?

                Originalmente Colocado por honda_type_r Ver Post
                entao qual e a diferença entre os dois suponho que o user se esteja a referir ao modelo de 1999 ate ao modelo actual.

                se existem os dois tipos de turbo no 1.9tdi desconhecia.
                Sei que a partir do bloco de 110cv é tudo geo variavel...

                O motor actual de 105cv tambem é geo variavel..

                Cumprimentos

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