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    Olá,

    O meu carro está na altura de mudar o óleo,e queria aproveitar para dar uma pequena revisão, o motor foi mudado à 10mKms, mas já mudei o óleo uma vez, como o óleo é um 15W40 (de 5 em 5 mKms) é este o tempo de muda aconselhavel..... o que vocês recomendam, mudar o quê? ou seja,o que acham aconselhvel mudar?Já agora de quantos em quantos Kms se muda cada filtro (filtro gasóleo, filtro de óleo, filtro do ar,....)?O carro é um citroen AX 1.5D.
    Aceitam-se sujestões...

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
    Olá,

    O meu carro está na altura de mudar o óleo,e queria aproveitar para dar uma pequena revisão, o motor foi mudado à 10mKms, mas já mudei o óleo uma vez, como o óleo é um 15W40 (de 5 em 5 mKms) é este o tempo de muda aconselhavel..... o que vocês recomendam, mudar o quê? ou seja,o que acham aconselhvel mudar?Já agora de quantos em quantos Kms se muda cada filtro (filtro gasóleo, filtro de óleo, filtro do ar,....)?O carro é um citroen AX 1.5D.
    Aceitam-se sujestões...

    Obrigado
    Agora isso já merece manutenção, com esse motor já é um carro.
    Portanto podes mudar aos 7.500 o óleo pois esse motor não o gasta, mudando sempre o filtro para não ficar óleo velho misturado.
    O tempo dos motores que "queimavam" o óleo em 5000 km já lá vai.
    O de gasóleo se foi metido novo aquando da troca de motor, é ao fazer 20.000
    O de ar podes dar uma limpeza e verificar o estado aos 10.000 e mudar aos 20.000.
    Que tal se tem portado a máquina?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
      Agora isso já merece manutenção, com esse motor já é um carro.
      Portanto podes mudar aos 7.500 o óleo pois esse motor não o gasta, mudando sempre o filtro para não ficar óleo velho misturado.
      O tempo dos motores que "queimavam" o óleo em 5000 km já lá vai.
      O de gasóleo se foi metido novo aquando da troca de motor, é ao fazer 20.000
      O de ar podes dar uma limpeza e verificar o estado aos 10.000 e mudar aos 20.000.
      Que tal se tem portado a máquina?
      E eu que o diga,não há comparações de motores, este á bem melhor.
      Então posso aguentar com este óleo mais 2500kms?Que é quando faz 7500Kms.
      Para já não tenho razão de queixa, tem-se portado muito bem, estou muito satisfeito com a mudança, se soubesse já o teria feito à mais tempo, são motores que não se podem comparar,Tinhas razão que a solução do problema estava na mudança do motor.....
      Agora sim, estou a tirar partido do carro, e gozo de andar nele sem receios e sem medos...

      Comentário


        #4
        Se meteres um oleo semi sintético (10-40) não deves ter problemas em fazer 10 mil kms...


        Cump.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ice Ver Post
          Se meteres um oleo semi sintético (10-40) não deves ter problemas em fazer 10 mil kms...


          Cump.
          Se o motor tem levado 15w40, deve continuar assim.
          Os segmentos por vezes não apreciam a mudança de tipo de óleo e pode ficar a consumi-lo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
            E eu que o diga,não há comparações de motores, este á bem melhor.
            Então posso aguentar com este óleo mais 2500kms?Que é quando faz 7500Kms.
            Para já não tenho razão de queixa, tem-se portado muito bem, estou muito satisfeito com a mudança, se soubesse já o teria feito à mais tempo, são motores que não se podem comparar,Tinhas razão que a solução do problema estava na mudança do motor.....
            Agora sim, estou a tirar partido do carro, e gozo de andar nele sem receios e sem medos...
            7500 sem nenhum problema, os 15w40 com as especificações actuais dão pra isso à vontade.
            Se nos 5000 kms já feitos o nível não desceu abaixo do meio entre as marcas, nem penses duas vezes.
            E é o ideal para esse carro, alternas uma mudança de óleo, ver luzes e níveis aos 7500 km com uma revisão mais completa de 15 em 15.000.
            Se fosse óleo para 10.000 aí fazias a revisão maior aos 20.000.
            Mas a diferença de preço do óleo não compensa, mantém o 15w40.
            Quanto mais vezes o carro for visto na oficina, melhor, isso pode poupar por vezes reparações mais caras, como por exemplo foles de cardan rotos que depois implicam substituição da transmissão.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
              7500 sem nenhum problema, os 15w40 com as especificações actuais dão pra isso à vontade.
              Se nos 5000 kms já feitos o nível não desceu abaixo do meio entre as marcas, nem penses duas vezes.
              E é o ideal para esse carro, alternas uma mudança de óleo, ver luzes e níveis aos 7500 km com uma revisão mais completa de 15 em 15.000.
              Se fosse óleo para 10.000 aí fazias a revisão maior aos 20.000.
              Mas a diferença de preço do óleo não compensa, mantém o 15w40.
              Quanto mais vezes o carro for visto na oficina, melhor, isso pode poupar por vezes reparações mais caras, como por exemplo foles de cardan rotos que depois implicam substituição da transmissão.

              Pelo contrário, o mecânico ficou espantado como o carro não gastou uma pinta de óleo, e tinha um pouco de óleo a mais, que quando é assim o carro tem tendência a consumir um pouco, foi o que ele disse,mas não consumiu nada, e ainda outro dia fui ver o nivel de óleo e estava igual....
              Por acaso é uma coisa que tenho de mudar é as transmissões, o antigo dono não se preocupou em mudar os foles e eu agora é que vou ter o prejuízo maior, pois se ele tem mudado que pelo que sei é barato os foles,eu agora não precisava de ter esta grande despesa....Já agora qual aconselhas?transmissões novas (reconstruídas) ou usadas?

              Obrigado por tudo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
                Pelo contrário, o mecânico ficou espantado como o carro não gastou uma pinta de óleo, e tinha um pouco de óleo a mais, que quando é assim o carro tem tendência a consumir um pouco, foi o que ele disse,mas não consumiu nada, e ainda outro dia fui ver o nivel de óleo e estava igual....
                Por acaso é uma coisa que tenho de mudar é as transmissões, o antigo dono não se preocupou em mudar os foles e eu agora é que vou ter o prejuízo maior, pois se ele tem mudado que pelo que sei é barato os foles,eu agora não precisava de ter esta grande despesa....Já agora qual aconselhas?transmissões novas (reconstruídas) ou usadas?

                Obrigado por tudo

                Já agora aproveito para perguntar a todos, preciso pôr umas transmissoes novas, qual será melhor, peças reconstruidas ou usadas de sucata?
                Já agora existe algum problema andar com as transmissões gastas?Existe algum risco acrescido?pode provocar estragos...?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
                  Já agora aproveito para perguntar a todos, preciso pôr umas transmissoes novas, qual será melhor, peças reconstruidas ou usadas de sucata?
                  Já agora existe algum problema andar com as transmissões gastas?Existe algum risco acrescido?pode provocar estragos...?
                  Usadas vai ser difícil, pois isso é AX diesel de 3 furos, são antigas, já costumam estar em mau estado e com muitos kms.
                  Se fosse saxo ou 106 2.º modelo (4 furos) era um pouco mais fácil.
                  Se o carro agora é para durar uns anos (já tem motor para isso) o melhor é meter umas reconstruídas.
                  Andar assim, se só faz barulho a curvar e não incomoda, perigo propriamente dito não tem, a não ser de partir e ficar parado o que mesmo assim é difícil de acontecer. Já os rolamentos é que não agradecem o calor que levam por estar encostados à ponteira a trabalhar seca, caso os foles estajam rotos e tendo perdido a lubrificação.

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