Obvio 012
Características do modelo 012:
• A carroceria + chassis integrados formam uma única estrutura monocoque, protegendo completamente os ocupantes contra capotagens e impactos frontais, traseiros, laterais e teto, com características únicas de grande reistência de torsões e flexões, garantida pela construção estrutural integrada com "Anéis Elíticos de Sobrevivência de Niess"
• Carro urbano de três lugares com alta segurança e alta performance do Motor Tritec 1.6 L de 115 HP´s e CVT - Transmissão Contínuamente Variável da ZF. Versões Obvio ! de 170 e 250 HP´s em desenvolvimento
• Mini-esportivo = mede 3.20 metros
• Suspensões dianteiras e traseiras do tipo McPherson com quatro freios à disco super-dimensionados
• Painéis internos e externos da carroceria em “ABS/PMMA”, plástico automotivo multi-camadas da Senoplast - Austria e MMS Plásticos - Brasil, termomoldados em peças duplas e que dispensam pintura, à prova de arranhões e com perfeito acabamento e brilho denominado "superfície classe A", fixados na estrutura Monocoque
• Produção apenas para exportação, com 50.000 unidades/ano pré-vendida para os Estados Unidos e Canadá a partir de 2007, através da ZAP - Zero Air Pollution, com custo previsto de US$28.000 para o 012.
Dimensões: Largura 1,80 m - Entre Eixos 2,25 m - Altura 1,50 m - Comprimento 3,20 m - Peso total 750 Kg - Tanque 50 litros
Um carro urbano de alta segurança com alta performance !
• Os veículos atenderão aos severos padrões de segurança do Departamento de Transportes dos Estados Unidos e Canadá e todas as normas da Comunidade Européia e países Asiáticos;
• A carroceria + chassis integrados formam uma única estrutura monocoque, protegendo completamente os ocupantes contra capotagens e impactos frontais, traseiros, laterais e teto, com características únicas de grande resistência de torsões e flexões, garantida pela construção estrutural integrada;
• Para formar a estrutura Monocoque, o chassis é colocado dentro do molde da carroceria, formando uma única peça com estrutura de alta-proteção, utilizando processo de compósitos especiais reforçados em RTM Light – Resin Transfer Molding.
• Este chassis monocoque forma “célula de sobrevivênvcia” para os passageiros, utilizando tecnologia aeronáutica especial de "Anéis Elíticos de Sobrevivência de Niess", desenvolvida especialmente para aplicação no Projeto Obvio ! pelo reconhecido e pioneiro Engenheiro Aeronáutico Brasileiro, "Sir" Marc William Niess.
• Todos os fornecedores-chave são grandes e sólidas companhias, como a MVC-Marcopolo ( www.mvc-marcopolo.com.br ) - braço de plásticos especiais e maior produtor mundial de peças em fibra de vidro RTM - Resin Transfer Moulding, pertencente as Indústrias Marcopolo - a segunda maior fabricante mundial de ônibus ( www.marcopolo.com.br ) - que possibilitou à Obvio ! o desenvolvimento de inovadoras soluções em plásticos e resinas especiais, através de produtos com alta-tecnologia e processos completamente automatizados.
• Os acabamentos exteriores e interiores da carroceria são feitos em painéis de “ABS/PMMA” colados na estrutura Monocoque da carroceria, um plástico automotivo multi-camadas da Senoplast - Austria e MMS Plásticos - Brasil, de alta tecnologia, termomoldados em peças duplas que dispensam pintura, à prova de arranhões e com perfeito acabamento e brilho denominado "superfície classe A".
• Análises aerodinâmicas em túnel de vento realizadas pela Oreste Berta na Argentina, para o sistema de chassis com uso de efeito-solo e perfeita ventilação do motor e transmissão.
Obvio ! 012: aspectos-chave técnicos
• chassis de metal + super-estutura de compósitos integrada = o chassis entra na fôrma "RTM Light" (Resin Transfer Molding Light) e forma peça única, com a célula de sobrevivência de alta segurança de vida, formada por compósitos estruturados para absorção de impactos, tração, compressão e torsão que recebe na linha de montagem o resto de seus componentes;
• Esta super-estrutura inclui a moldura do parabrisas e barra anti-capotagem integrada como parte estrutural do chassis;
• O chassis não possui túnel central - o design do interior é inovador e funciona como um "lounge" – que permite um excelente e espaçoso chão liso com espaço ergonômico perfeito - em uma excelente ambiência interna, com sofá para três passageiros;
• A alavanca de acionamento da transmissão CVT possui quatro posições – frente, estacionado, neutro e ré - localizada ao lado esquerdo do motorista, entre a porta e o banco, com controle manual das seis marchas esportivas opcional no volante;
• Tração traseira com motor entre-eixos;
Cores: prata, preto, grafite, vermelho e amarelo.
Opcionais:
Ar condicionado e calefação, bancos separados para três passageiros; trio elétrico (espelhos, vidros e travas); interior de couro, intalação pronta para I-POD / Blue Tooth / WiFi, com sistema de amplificadores e acústica planejada pela ASK Sound Systems com antena MiniFin exclusiva.
Pneus e rodas:
Rodas exclusivas Obvio ! Design/Mangels com aros de 17" x 7" e 18”x 8,5" em liga-leve com pneus Continental de alta performance nas medidas 215x45x17 dianteiro e 245x40x18 traseiro.
Tritec Motors
1.6L
Motor Tritec (fábrica de exportação no Paraná do joint-venture BMW / DaimlerChrysler) com injeção multiponto, 16 válvulas, 4 cilindros em linha, com 115 HP´s. Mais informações site www.tritecmotors.com.br. Em desenvolvimento versões Obvio ! de 170 HP´s e 250 HP´s de potência.
Este motor conquistou o prêmio da Revista Ward´s Auto, como um dos 10 melhores do mundo.
Modelo de motor
Ciclo Otto, gasolina e álcool 4 tempos
Indução
Naturalmente aspirado
Layout
4 cilindros em linha, 16 Válvulas
Deslocamento (cc)
1598
Valvetrain Type, Drive & Layout
SOHC, balancins roletados equipados com tuchos hidráulicos. Acionamento por corrente com tensionador hidráulico
Diâmetro x Curso (mm)
77 x 85.8
Taxa de Compressão
10.5:1
Bloco - Material
Ferro Fundido Cinzento
Cabeçote - Material
Liga de Alumínio A319 - Alta Concentração de Silício
Sistema de Alimentação
Injeção de Combustível Multiponto Sequencial
Unidade de Gerenciamento do Motor
Siemens 2000
Diâmetro das válvulas (mm)
30,23 Admissão 23,26 Exaustão
Torque máximo (Nm @ rpm)
Especificações especiais da Obvio ! – original inicia em 149 @ 4500
Potência máxima (kW @ rpm)
Especificações especiais da Obvio ! – original inicia em 85 @ 6000
Dimensões externas Comp.xLarguraxAltura (mm)
590 x 465 x 675
Peso do motor (kg)
104
Características do modelo 012:
• A carroceria + chassis integrados formam uma única estrutura monocoque, protegendo completamente os ocupantes contra capotagens e impactos frontais, traseiros, laterais e teto, com características únicas de grande reistência de torsões e flexões, garantida pela construção estrutural integrada com "Anéis Elíticos de Sobrevivência de Niess"
• Carro urbano de três lugares com alta segurança e alta performance do Motor Tritec 1.6 L de 115 HP´s e CVT - Transmissão Contínuamente Variável da ZF. Versões Obvio ! de 170 e 250 HP´s em desenvolvimento
• Mini-esportivo = mede 3.20 metros
• Suspensões dianteiras e traseiras do tipo McPherson com quatro freios à disco super-dimensionados
• Painéis internos e externos da carroceria em “ABS/PMMA”, plástico automotivo multi-camadas da Senoplast - Austria e MMS Plásticos - Brasil, termomoldados em peças duplas e que dispensam pintura, à prova de arranhões e com perfeito acabamento e brilho denominado "superfície classe A", fixados na estrutura Monocoque
• Produção apenas para exportação, com 50.000 unidades/ano pré-vendida para os Estados Unidos e Canadá a partir de 2007, através da ZAP - Zero Air Pollution, com custo previsto de US$28.000 para o 012.
Dimensões: Largura 1,80 m - Entre Eixos 2,25 m - Altura 1,50 m - Comprimento 3,20 m - Peso total 750 Kg - Tanque 50 litros
Um carro urbano de alta segurança com alta performance !
• Os veículos atenderão aos severos padrões de segurança do Departamento de Transportes dos Estados Unidos e Canadá e todas as normas da Comunidade Européia e países Asiáticos;
• A carroceria + chassis integrados formam uma única estrutura monocoque, protegendo completamente os ocupantes contra capotagens e impactos frontais, traseiros, laterais e teto, com características únicas de grande resistência de torsões e flexões, garantida pela construção estrutural integrada;
• Para formar a estrutura Monocoque, o chassis é colocado dentro do molde da carroceria, formando uma única peça com estrutura de alta-proteção, utilizando processo de compósitos especiais reforçados em RTM Light – Resin Transfer Molding.
• Este chassis monocoque forma “célula de sobrevivênvcia” para os passageiros, utilizando tecnologia aeronáutica especial de "Anéis Elíticos de Sobrevivência de Niess", desenvolvida especialmente para aplicação no Projeto Obvio ! pelo reconhecido e pioneiro Engenheiro Aeronáutico Brasileiro, "Sir" Marc William Niess.
• Todos os fornecedores-chave são grandes e sólidas companhias, como a MVC-Marcopolo ( www.mvc-marcopolo.com.br ) - braço de plásticos especiais e maior produtor mundial de peças em fibra de vidro RTM - Resin Transfer Moulding, pertencente as Indústrias Marcopolo - a segunda maior fabricante mundial de ônibus ( www.marcopolo.com.br ) - que possibilitou à Obvio ! o desenvolvimento de inovadoras soluções em plásticos e resinas especiais, através de produtos com alta-tecnologia e processos completamente automatizados.
• Os acabamentos exteriores e interiores da carroceria são feitos em painéis de “ABS/PMMA” colados na estrutura Monocoque da carroceria, um plástico automotivo multi-camadas da Senoplast - Austria e MMS Plásticos - Brasil, de alta tecnologia, termomoldados em peças duplas que dispensam pintura, à prova de arranhões e com perfeito acabamento e brilho denominado "superfície classe A".
• Análises aerodinâmicas em túnel de vento realizadas pela Oreste Berta na Argentina, para o sistema de chassis com uso de efeito-solo e perfeita ventilação do motor e transmissão.
Obvio ! 012: aspectos-chave técnicos
• chassis de metal + super-estutura de compósitos integrada = o chassis entra na fôrma "RTM Light" (Resin Transfer Molding Light) e forma peça única, com a célula de sobrevivência de alta segurança de vida, formada por compósitos estruturados para absorção de impactos, tração, compressão e torsão que recebe na linha de montagem o resto de seus componentes;
• Esta super-estrutura inclui a moldura do parabrisas e barra anti-capotagem integrada como parte estrutural do chassis;
• O chassis não possui túnel central - o design do interior é inovador e funciona como um "lounge" – que permite um excelente e espaçoso chão liso com espaço ergonômico perfeito - em uma excelente ambiência interna, com sofá para três passageiros;
• A alavanca de acionamento da transmissão CVT possui quatro posições – frente, estacionado, neutro e ré - localizada ao lado esquerdo do motorista, entre a porta e o banco, com controle manual das seis marchas esportivas opcional no volante;
• Tração traseira com motor entre-eixos;
Cores: prata, preto, grafite, vermelho e amarelo.
Opcionais:
Ar condicionado e calefação, bancos separados para três passageiros; trio elétrico (espelhos, vidros e travas); interior de couro, intalação pronta para I-POD / Blue Tooth / WiFi, com sistema de amplificadores e acústica planejada pela ASK Sound Systems com antena MiniFin exclusiva.
Pneus e rodas:
Rodas exclusivas Obvio ! Design/Mangels com aros de 17" x 7" e 18”x 8,5" em liga-leve com pneus Continental de alta performance nas medidas 215x45x17 dianteiro e 245x40x18 traseiro.
Tritec Motors
1.6L
Motor Tritec (fábrica de exportação no Paraná do joint-venture BMW / DaimlerChrysler) com injeção multiponto, 16 válvulas, 4 cilindros em linha, com 115 HP´s. Mais informações site www.tritecmotors.com.br. Em desenvolvimento versões Obvio ! de 170 HP´s e 250 HP´s de potência.
Este motor conquistou o prêmio da Revista Ward´s Auto, como um dos 10 melhores do mundo.
Modelo de motor
Ciclo Otto, gasolina e álcool 4 tempos
Indução
Naturalmente aspirado
Layout
4 cilindros em linha, 16 Válvulas
Deslocamento (cc)
1598
Valvetrain Type, Drive & Layout
SOHC, balancins roletados equipados com tuchos hidráulicos. Acionamento por corrente com tensionador hidráulico
Diâmetro x Curso (mm)
77 x 85.8
Taxa de Compressão
10.5:1
Bloco - Material
Ferro Fundido Cinzento
Cabeçote - Material
Liga de Alumínio A319 - Alta Concentração de Silício
Sistema de Alimentação
Injeção de Combustível Multiponto Sequencial
Unidade de Gerenciamento do Motor
Siemens 2000
Diâmetro das válvulas (mm)
30,23 Admissão 23,26 Exaustão
Torque máximo (Nm @ rpm)
Especificações especiais da Obvio ! – original inicia em 149 @ 4500
Potência máxima (kW @ rpm)
Especificações especiais da Obvio ! – original inicia em 85 @ 6000
Dimensões externas Comp.xLarguraxAltura (mm)
590 x 465 x 675
Peso do motor (kg)
104
Comentário