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1.9D vs 1.6 Hdi

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    1.9D vs 1.6 Hdi

    Um amigo meu vai trocar um Focus de 2002 por um C4 novo. Ontem ele dizia-me que espera não notar nenhuma perda de potência e comportamento, pq vai passar de um motor 1.9D de 115cv (penso que é o mesmo que equipava os volvos s40 e v50) para um 1.6 Hdi de 110cv.
    Eu até acho que é uma troca para um motor melhor, já que os Hdi são de uma geração mais recente. O que acham?

    #2
    O motor dos Volvo são os 1.6 Hdi

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Karl Ver Post
      Um amigo meu vai trocar um Focus de 2002 por um C4 novo. Ontem ele dizia-me que espera não notar nenhuma perda de potência e comportamento, pq vai passar de um motor 1.9D de 115cv (penso que é o mesmo que equipava os volvos s40 e v50) para um 1.6 Hdi de 110cv.
      Eu até acho que é uma troca para um motor melhor, já que os Hdi são de uma geração mais recente. O que acham?
      Os 1.9 dos Volvo eram Renault.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
        O motor dos Volvo são os 1.6 Hdi
        mas só a partir de 2004 ou 2005, com os MKII, não é?

        Comentário


          #5
          Esse motor do Focus não 1.9 mas sim 1.8 e preferia o motor do focus ao do citro

          Comentário


            #6
            penso que eram os 1.9dti, certo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
              Os 1.9 dos Volvo eram Renault.
              tens razão. e já agora, entre esses renault 1.9D e os 1.6 Hdi actuais?

              Comentário


                #8
                O 1.9 CR 115cv utilizado no S40/V40 era de origem Renault

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karl Ver Post
                  Um amigo meu vai trocar um Focus de 2002 por um C4 novo. Ontem ele dizia-me que espera não notar nenhuma perda de potência e comportamento, pq vai passar de um motor 1.9D de 115cv (penso que é o mesmo que equipava os volvos s40 e v50) para um 1.6 Hdi de 110cv.
                  Eu até acho que é uma troca para um motor melhor, já que os Hdi são de uma geração mais recente. O que acham?
                  Esse motor 1.9 a diesel era de origem Renaul. Equipou os S40 / V40 da Volvo. Não tem nada a ver com o motor diesel da Ford. Esse era um 1.8 tdci com esses tais 115 CV. Os actuais motores diesel da Volvo (para essa potência) são de origem PSA / Ford e são os 1.6 de 110 CV.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Karl Ver Post
                    tens razão. e já agora, entre esses renault 1.9D e os 1.6 Hdi actuais?
                    Nao sei porque nunca conduzi esses motores nos Volvo. So conduzi uma V50 das antigas mas 1.8 otto, tambem motor Renault.


                    E o motor do Focus teu amigo deve ser o 1.8 TDdi não?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                      O 1.9 CR 115cv utilizado no S40/V40 era de origem Renault
                      E tanto quanto me lembro eram basicamente um 1.9dCi pois já eram-common rail.
                      O 19dTi da Renault não era common-rail...
                      Curiosamente conheço um S40 com esse motor, e independentemente das revisões serem muito caras (o dono queixa-se que nunca deixa lá menos de 500€) o motor tem sido muito fiável, está agora a chegar aos 200 mil kms penso eu de que...

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                        Nao sei porque nunca conduzi esses motores nos Volvo. So conduzi uma V50 das antigas mas 1.8 otto, tambem motor Renault.


                        E o motor do Focus teu amigo deve ser o 1.8 TDdi não?
                        deve ser. é o Focus a diesel, eu é que fiz confusão

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karl Ver Post
                          tens razão. e já agora, entre esses renault 1.9D e os 1.6 Hdi actuais?
                          Eu prefiro os actuais 1.6 HDI / TDCI.
                          O 1.9 já tinha uma base de concepção bem antiga.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                            E tanto quanto me lembro eram basicamente um 1.9dCi pois já eram-common rail.
                            O 19dTi da Renault não era common-rail...
                            Curiosamente conheço um S40 com esse motor, e independentemente das revisões serem muito caras (o dono queixa-se que nunca deixa lá menos de 500€) o motor tem sido muito fiável, está agora a chegar aos 200 mil kms penso eu de que...

                            Cumprimentos
                            certo, então o volvo 2.0d tambem é origem renault?

                            Comentário


                              #15
                              fica a perder...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                certo, então o volvo 2.0d tambem é origem renault?

                                Esse é PSA, tal e qual como o 1.6.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                                  Nao sei porque nunca conduzi esses motores nos Volvo. So conduzi uma V50 das antigas mas 1.8 otto, tambem motor Renault.


                                  E o motor do Focus teu amigo deve ser o 1.8 TDdi não?

                                  Se for o de 115 CV era o TDCI, já com CR.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                    Eu prefiro os actuais 1.6 HDI / TDCI.
                                    O 1.9 já tinha uma base de concepção bem antiga.
                                    era aí que eu agora queria chegar. os actuais 1.6 Hdi podem considerar-se melhores que os "antigos" 1.9D (ou 1.8tdi, ou 1.9Dci), dado que têm tecnologia mais recente? ou há sempre perda de potência?
                                    e a manutenção de um Hdi também é mais baixa, certo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Karl Ver Post
                                      era aí que eu agora queria chegar. os actuais 1.6 Hdi podem considerar-se melhores que os "antigos" 1.9D (ou 1.8tdi, ou 1.9Dci), dado que têm tecnologia mais recente? ou há sempre perda de potência?
                                      e a manutenção de um Hdi também é mais baixa, certo?

                                      A meu ver, podem!

                                      O 1.9 da Renault nasceu como diesel à moda antiga. Andou por aí anos seguidos como um motor atmosférico de injecção indirecta. E era bem bem. Pouco depois levou o turbocompressor, mas manteve-se de injecção indirecta. Só mais tarde levou toda a tecnologia da injecção directa. Em várias fases.

                                      O 1.6 nasceu para ter essa tecnologia. Foi criado de raiz para funcionar segundo esse principio. As diferenças que existem entre as duas (por agora) versões, 90 e 110 CV, têm a ver apenas com elementos periféricos, turbocompressor e intercooler (este último não tenho a certeza).

                                      Tem cabeça multiválvulas, acho que é integralmente constituido por ligas de alumínio, deverá ser mais leve, é mais económico.... As vantagens estão praticamente todas do lado dele.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                        A meu ver, podem!

                                        O 1.9 da Renault nasceu como diesel à moda antiga. Andou por aí anos seguidos como um motor atmosférico de injecção indirecta. E era bem bem. Pouco depois levou o turbocompressor, mas manteve-se de injecção indirecta. Só mais tarde levou toda a tecnologia da injecção directa. Em várias fases.

                                        O 1.6 nasceu para ter essa tecnologia. Foi criado de raiz para funcionar segundo esse principio. As diferenças que existem entre as duas (por agora) versões, 90 e 110 CV, têm a ver apenas com elementos periféricos, turbocompressor e intercooler (este último não tenho a certeza).

                                        Tem cabeça multiválvulas, acho que é integralmente constituido por ligas de alumínio, deverá ser mais leve, é mais económico.... As vantagens estão praticamente todas do lado dele.
                                        Bela análise!

                                        Comentário


                                          #21
                                          A ser o Focus 1.8 tddi tem 90cv, o tdci é que tem 115cv.
                                          Corrijam-se se estiver enganado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por waxo Ver Post
                                            A ser o Focus 1.8 tddi tem 90cv, o tdci é que tem 115cv.
                                            Corrijam-se se estiver enganado.
                                            É isso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              É isso.
                                              é o tdci

                                              Comentário


                                                #24
                                                Além de base antiga, o motor do Focus deve ser bem mais barulhente do que o 1.6 HDI.

                                                Além que os consumos deste, deverão ser bem melhores.

                                                Um abraço, by Filas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O focus não montou motor diesel 1.9.
                                                  Como já foi dito, se tinha 115cv era o 1.8 tdci, com CR. Sendo de 2002 é da altura q surgiu esse motor, aquando do facelift do focus I.

                                                  O Volvo S40 o primeiro diesel q teve foi o 1.9 td da Renault, com 90cv. Morou um cá em casa. Era barulhento e gastador, um diesel à antiga! Até aos 160000km não deu problemas, dps foi vendido. Até andava bem, mas o meu 1.6hdi de agora no global é melhor, como é natural na evolução destas coisas.

                                                  Em relação a focus 1.8 tdci 115cv vs 1.6 hdi 110cv:

                                                  Nunca andei no focus, mas pelo q vejo na estrada (e li na minha revista referência, a SUPERMOTORES) o motor do focus é mais rápido (aqui tb conta a caixa curta q tem montada, pois é normal os donos queixarem-se de chegar ao limite do motor rapidamente). Como resultado acredito q o focus tem melhores acelerações e recuperações, mas os consumos não são o ponto forte deste motor. O 1.8 tdci tb tem alguns problemas na gestão electrónica do motor, com perdas de potência em dias de calor. Em termos de ruído, devem-se equivaler, o 1.6hdi não é nenhuma referência, ao contrário do 1.4 hdi q eu tive no 307, esse mal se ouvia!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No 1º post o KARL refere também o comportamento...

                                                    O Focus I dá baile ao C4 nesse aspecto!!! Sem dúvidas!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                      No 1º post o KARL refere também o comportamento...

                                                      O Focus I dá baile ao C4 nesse aspecto!!! Sem dúvidas!!!
                                                      o focus foi algo de inédito no segmento

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                        o focus foi algo de inédito no segmento
                                                        Inédito em que? Comportamento? Inedito? Deves-te estar a esquecer do 306.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                                                          Inédito em que? Comportamento? Inedito? Deves-te estar a esquecer do 306.
                                                          Eu tive 2 pug 306, e o focus no geral era superior sim. Apenas nas versões mais desportivas o 306 era igual ou superior!

                                                          Já tive 307 e agora tenho c4, e garanto-vos que o 306 era muito mais ágil e fácil de conduzir q qualquer destes dois! A vantagem do 307 e c4 é a estabilidade, não pregam sustos qd travamos de emergência em curva! Mas são mais lentos a virar, e não são nada divertidos qd comparados com o 306.

                                                          Eu preferia os 306! Então com o chassis do gti (montado no 2.0hdi xs Van tb) era sem dúvida alguma um dos melhores carros do segmento. Tenho pena de não ter encontrado um em boas condições pra comprar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                            Curiosamente conheço um S40 com esse motor, e independentemente das revisões serem muito caras (o dono queixa-se que nunca deixa lá menos de 500€) o motor tem sido muito fiável, está agora a chegar aos 200 mil kms penso eu de que.
                                                            Gostava de saber onde faz as revisões... para não ir lá



                                                            A minha chegou aos 200 euros, não tive a mesma sorte da AH confesso

                                                            Para chegar aos 500 euros não é só o valor da revisão normal certamente.

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