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Mudança estratégia na SAAB

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    Mudança estratégia na SAAB

    Notícia:
    http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/6992369.stm

    Penso que a estratégia actual não está de toda má, falta algumas coisas no entanto:
    - qualidade a nível de materiais no interior
    - motores a diesel decentes (mesmo problema que a Opel tem) mas no caso da SAAB têm que ser bem decentes se querem competir com os Premium alemães.
    - Não fazerem 9-5's como este último a nível estético
    - Tornar o produto mais competitivo (pede-se quase os mesmos € que os alemães por um produto inferior)

    Estão bem em:
    - Carros diferenciados
    - Interiores muito bem conseguidos a nível estético
    - Comportamento
    - Motores a gasolina
    - pouco mais...

    Eu penso que a SAAB com mais atributos (motores e qualidade) e um aprumo estético conseguiria melhores resultados.

    A parte que diz na noticia de "Saab's new low-volume cost structure relies heavily on factory and parts-sharing with other GM marques, a strategy that will do little on its own to support Saab's efforts to build its brand as a distinct entity." para mim é curiosa, eu acho que algo de errado se passa com a SAAB e não tem a ver com a Opel, a qualidade dos SAAB em algumas coisas é incrivelmente baixa, leia-se bem pior que um Vectra, o 9-3 actual tem manetes e cinzeiros que rangem, os plásticos fazem barulhos, enfim.

    Eu acho que o produto já está suficientemente diferenciado...até demais, veja-se o caso do 9-5.

    #2
    O problema da SAAB é pertencer ao grupo GM. Mas é uma marca com potencial.


    A solução passa por ser comprada por um grupo, como a Renault ou a PSA.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
      O problema da SAAB é pertencer ao grupo GM. Mas é uma marca com potencial.


      A solução passa por ser comprada por um grupo, como a Renault ou a PSA.

      isso era passar de cavalo para burro...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
        isso era passar de cavalo para burro...
        Então explica lá.



        Bastava o Ghosn fazer à SAAB metade daquilo que fez com a Nissan, para os suecos começarem a lucrar...





        .
        Editado pela última vez por Morrison; 14 September 2007, 02:40.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
          isso era passar de cavalo para burro...
          Não sei porquê...
          A Nissan esteve mal e a união com a Renault tem feito sucesso.
          De qualquer forma acho que a questão é ao contrário, mesmo que a GM se quisesse livrar da Saab não há ninguém que a queira...
          Acho que mesmo no mercado de marcas auto há outras marcas que vale bem mais a pena recuperar, tenho mais saudades ou curiosidade num renascimento de uma MG Rover ou de uma Lancia do que propriamente da Saab, que sempre foi mais uma marca de nicho...

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
            Então explica lá.
            é simples... iam começar a usar a saab como cobaia para experimentar os flops nos segmentos mais altos. (Velsatis, C6, etc)

            A saab já tem sofrido que baste é escusado levar com a fraca imagem de marca nestes segmentos dos franceses.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
              é simples... iam começar a usar a saab como cobaia para experimentar os flops nos segmentos mais altos. (Velsatis, C6, etc)

              A saab já tem sofrido que baste é escusado levar com a fraca imagem de marca nestes segmentos dos franceses.
              Enfim, já vi que estou a falar com alguem que percebe tanto de marcas como eu de maquinas de costura.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                Enfim, já vi que estou a falar com alguem que percebe tanto de marcas como eu de maquinas de costura.
                mas é mentira alguma coisa do que eu disse?

                as marcas francesas têm uma imagem de marca do caraças nos segmentos onde a saab entra.

                não tenho culpa que te custe ver a realidade, mas é assim quer queiras, quer não.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                  mas é mentira alguma coisa do que eu disse?

                  as marcas francesas têm uma imagem de marca do caraças nos segmentos onde a saab entra.

                  não tenho culpa que te custe ver a realidade, mas é assim quer queiras, quer não.
                  Mas o que raio é que isso tem a ver?

                  A Ford é uma marca premium? E no entanto a Volvo que faz parte do Grupo Ford é um caso de sucesso.


                  As pessoas olham para a marca da gelha, não para o Grupo do qual faz parte a marca.

                  A Audi é outro caso, a VW não é uma marca premium no entanto a Audi compete com a BMW e Mercedes.

                  Comentário


                    #10
                    Se a Toyota tem a Lexus, se a Nissan tem a Infiniti, se a VAG tem a Audi, porque razão a PSA não poderia fazer a Saab a sua marca de elite?

                    Comentário


                      #11
                      Tambem podemos falar da Lexus da Infiniti ou da Acura. Todas marcas que pretencem a constructores generalistas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Morrison Ver Post

                        As pessoas olham para a marca da gelha, não para o Grupo do qual faz parte a marca.
                        achas que sim?

                        eu vejo N pessoal a ficar escandalizado quando sabem que um 9-3 não é mais que um vectra camuflado com motor fiat.

                        Imagino quando soubessem que o 9-3 ia passar a ser um C5 hdi ou um laguna deceii.

                        Mas claro... partilhar componentes mas dar autonomia à marca é meio caminho andado para ter sucesso. Depende da politica da marca mãe em relação à outra.

                        De qualquer maneira continuo a achar que as pessoas são demasiado desconfiadas em relação às marcas francesas para este segmento.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                          Não sei porquê...
                          A Nissan esteve mal e a união com a Renault tem feito sucesso.
                          De qualquer forma acho que a questão é ao contrário, mesmo que a GM se quisesse livrar da Saab não há ninguém que a queira...
                          Acho que mesmo no mercado de marcas auto há outras marcas que vale bem mais a pena recuperar, tenho mais saudades ou curiosidade num renascimento de uma MG Rover ou de uma Lancia do que propriamente da Saab, que sempre foi mais uma marca de nicho...

                          Cumprimentos
                          A Lancia não está morta.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                            achas que sim?

                            eu vejo N pessoal a ficar escandalizado quando sabem que um 9-3 não é mais que um vectra camuflado com motor fiat.

                            Imagino quando soubessem que o 9-3 ia passar a ser um C5 hdi ou um laguna deceii.

                            Mas claro... partilhar componentes mas dar autonomia à marca é meio caminho andado para ter sucesso. Depende da politica da marca mãe em relação à outra.

                            De qualquer maneira continuo a achar que as pessoas são demasiado desconfiadas em relação às marcas francesas para este segmento.
                            E diz lá quem é que sabe que um SAAB é um Vectra com motor Fiat? Não é por isso que ele não vende, é porque ninguem sequer sabe que o 9-3 existe... É o tipico deixa andar do Grupo GM. E é nisto que as marcas francesas são fortes, no marketing.

                            Ninguem liga a isso dos grupos, senão a Volvo não vendia, a Audi não competia com a BMW e Merecedes, a Lexus e a Infiniti idem.

                            Ninguem quer dizer que tem um Ford ou um Opel ou um Renault quando deu 60000€ por um carro.


                            Se existisse um Ford S40 ou C30 ou um Toyota IS200 simplesmente vendiam zero.
                            Editado pela última vez por Morrison; 14 September 2007, 02:55.

                            Comentário


                              #15
                              Penso que uma mudança de aliança não é a solução, muito menos com a Renault, ainda se fosse com o grupo PSA ainda era uma coisa. Mas o problema não é que a SAAB seja um cancro como a Jaguar é para a Ford, mas sim um afinar de estratégia.

                              Diga-se que a GM já está a recuperar da crise, por isso não creio que esteja interessada em vender a SAAB.

                              Comentário


                                #16
                                Não usa a Jaguar motores da PSA? Qual é o problema?

                                Marcas como a Jaguar, a Volvo e a Saab, não conseguiriam sobreviver que tivessem de criar motores novos só para si. Para não irem a falência e para podermos continuar a ver estas marcas nas nossas estradas, então tiveram de usar motores de outros construtores.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                                  E diz lá quem é que sabe que um SAAB é um Vectra com motor Fiat? Não é por isso que ele não vende, é porque ninguem sequer sabe que o 9-3 existe... É o tipico deixa andar do Grupo GM. E é nisto que as marcas francesas são fortes, no marketing.

                                  Ninguem liga a isso dos grupos, senão a Volvo não vendia, a Audi não competia com a BMW e Merecedes, a Lexus e a Infiniti idem.
                                  Bom... se ninguém soubesse mesmo, desconfio que venderia bem mais.

                                  As outras marcas a que falas, excepto a volvo, são casos bem diferentes.

                                  A vw sempre teve a fama de ter mais qualidade do que os outros. Daí a implementar a Audi como premium foi um pequeno passo.

                                  As japonesas por outro lado vivem da fiabilidade que se fala por aí, aliado a que são marcas recentes, criadas única e exclusivamente com esse propósito. Ser premium.

                                  Mas ainda assim, não me parece que as vendas dessas marcas japonesas na europa tenham grande expressão face aos alemães.

                                  Anyway, não sou ninguém para dizer que não iria funcionar uma aliança com um grupo francês, mas não me parece ser a melhor opção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                    Penso que uma mudança de aliança não é a solução, muito menos com a Renault, ainda se fosse com o grupo PSA ainda era uma coisa. Mas o problema não é que a SAAB seja um cancro como a Jaguar é para a Ford, mas sim um afinar de estratégia.

                                    Diga-se que a GM já está a recuperar da crise, por isso não creio que esteja interessada em vender a SAAB.
                                    Com a Renault isso não vai acontecer porque o grupo pretende atacar na Europa os premium com a marca Infiniti. Logo não haveria espaço de manobra para a SAAB. No entanto para a SAAB era das melhores coisas que podiam acontecer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                      Bom... se ninguém soubesse mesmo, desconfio que venderia bem mais.

                                      As outras marcas a que falas, excepto a volvo, são casos bem diferentes.

                                      A vw sempre teve a fama de ter mais qualidade do que os outros. Daí a implementar a Audi como premium foi um pequeno passo.

                                      As japonesas por outro lado vivem da fiabilidade que se fala por aí, aliado a que são marcas recentes, criadas única e exclusivamente com esse propósito. Ser premium.

                                      Mas ainda assim, não me parece que as vendas dessas marcas japonesas na europa tenham grande expressão face aos alemães.

                                      Anyway, não sou ninguém para dizer que não iria funcionar uma aliança com um grupo francês, mas não me parece ser a melhor opção.
                                      Mas qual fiabilidade...

                                      Isso são coisas que uma pessoa que compra um carro premium nem sequer pensa. A obrigação do carro é ser fiavel logo nem sequer existe espaço de manobra.

                                      Para um cliente premium existem as premium e as outras. Isso de serem japonesas ou europeias pouco interessa.

                                      Quanto à VW em todo o lado é uma simples marca generalista, no Brasil vende carros low cost, e na Europa os carros não são mais caros que a Renault a Ford ou a Opel. Em Portugal devido aos preços elevados é algo vista como uma "mini premium"
                                      Editado pela última vez por Morrison; 14 September 2007, 03:05.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                                        Mas qual fiabilidade...

                                        Isso são coisas que uma pessoa que compra um carro premium nem sequer pensa.
                                        A obrigação do carro é ser fiável logo ne sequer existe espaço de manobra.


                                        Quanto à VW é uma simples marca generalista, apesar de em Portugal devido aos preços elevados ser algo vista como uma "mini premium"


                                        não... as pessoas querem é pagar fortunas por carros para avariarem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post


                                          não... as pessoas querem é pagar fortunas por carros para avariarem.
                                          Não percebes-te, vou tentar de novo, mas se calhar as tuas capacidades não dão para mais...


                                          As pessoas não admitem que um premium avarie.

                                          Por isso é que o Grupo VW, com a Audi, vem a perder terreno nos EUA, e talvez venha mesmo a sair desse mercado. É um mercado exigente e como se sabe varios produtos dessa marca têm vindo a dar muitos problemas para uma marca premium.

                                          A melhor fiabilidade é algo que uma pessoa que dá 50000€ por um carro exige. Os clientes premium são exigentes e não existe margem de manobra para as marcas.
                                          Editado pela última vez por Morrison; 14 September 2007, 03:17.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Outros casos são o das marcas de super desportivos e de luxo.


                                            Com excepção da Porsche todas as marcas como a Ferrari, a Lamborghini, a Bentley, a Rolls Royce, a Jaguar, etc, pertencem a grupos de marcas que não tem nada a ver com a imagem destas. No entanto não é por isso que elas deixam de vender.



                                            Hoje em dia, com excepção da Porsche, todas as marcas premium e de luxo fazem parte de grupos de generalistas. Pela vossa ideia isso seria impensavel.


                                            Vejam lá se acordam um bocado. Por vezes, vêm-se opiniões dignas de um puto de 10 anos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                              Não usa a Jaguar motores da PSA? Qual é o problema?

                                              Marcas como a Jaguar, a Volvo e a Saab, não conseguiriam sobreviver que tivessem de criar motores novos só para si. Para não irem a falência e para podermos continuar a ver estas marcas nas nossas estradas, então tiveram de usar motores de outros construtores.
                                              Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                                              Outros casos são o das marcas de super desportivos e de luxo.


                                              Com excepção da Porsche todas as marcas como a Ferrari, a Lamborghini, a Bentley, a Rolls Royce, a Jaguar, etc, pertencem a grupos de marcas que não tem nada a ver com a imagem destas. No entanto não é por isso que elas deixam de vender.



                                              Hoje em dia, com excepção da Porsche, todas as marcas premium e de luxo fazem parte de grupos de generalistas. Pela vossa ideia isso seria impensavel.


                                              Vejam lá se acordam um bocado. Por vezes, vêm-se opiniões dignas de um puto de 10 anos.
                                              Isso vai ao encontro do meu anterior post.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                                Não usa a Jaguar motores da PSA? Qual é o problema?

                                                Marcas como a Jaguar, a Volvo e a Saab, não conseguiriam sobreviver que tivessem de criar motores novos só para si. Para não irem a falência e para podermos continuar a ver estas marcas nas nossas estradas, então tiveram de usar motores de outros construtores.
                                                A Volvo sempre uma especie de aliada da Renault. Já nos anos 80 existia um modelo, que partilhava plataformas e motores com um Renault, penso que era o 11. E foi um carro de sucesso para a Volvo.

                                                Hoje em dia o S40 tem a plataforma do Focus, o S60 do Mondeo e não por isso que as pessoas deixam de comprar.

                                                O mesmo para o A3/Golf, ou Passat/A4.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                                                  A Volvo sempre uma especie de aliada da Renault. Já nos anos 80 existia um modelo, que partilhava plataformas e motores com um Renault, penso que era o 11. E foi um carro de sucesso para a Volvo.

                                                  Hoje em dia o S40 tem a plataforma do Focus, o S60 do Mondeo e não por isso que as pessoas deixam de comprar.

                                                  O mesmo para o A3/Golf, ou Passat/A4.
                                                  Perfeitamente. Se uma plataforma e/ou motor são fiáveis e bons, para quê criar outra plataforma e/ou motor para outra marca do mesmo grupo? Não faria sentido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Morrison Ver Post
                                                    A Volvo sempre uma especie de aliada da Renault. Já nos anos 80 existia um modelo, que partilhava plataformas e motores com um Renault, penso que era o 11. E foi um carro de sucesso para a Volvo.

                                                    Hoje em dia o S40 tem a plataforma do Focus, o S60 do Mondeo e não por isso que as pessoas deixam de comprar.

                                                    O mesmo para o A3/Golf, ou Passat/A4.
                                                    A partilha de plataformas em Volvos, resume-se ao 66 (com a DAF), S40/V40 -1996 (Mitsubishi Carisma) e S40/V50/C30/C70 (Ford Focus)

                                                    Partilhas com os Renault 11 e 21, existiram no 340 para os motores 1.4, 1.7 e 1.6d, nos 440/460/480 nos motores 1.7 e 1.9TD, e por fim nos S40/V40 com o 1.9 diesel em todas as evoluções. As plataformas dos primeiros são Volvo.

                                                    A Plataforma do S60 é mesmo Volvo, encurtada da do anterior S80, nascido antes da aliança com a Ford, mas que esta passou a utilizar noutras marcas do grupo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Saab? É a proxima a acabar segundo as minhas previsões. Não tem espaço neste mercado saturado...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                                        achas que sim?

                                                        eu vejo N pessoal a ficar escandalizado quando sabem que um 9-3 não é mais que um vectra camuflado com motor fiat.

                                                        Imagino quando soubessem que o 9-3 ia passar a ser um C5 hdi ou um laguna deceii.

                                                        Mas claro... partilhar componentes mas dar autonomia à marca é meio caminho andado para ter sucesso. Depende da politica da marca mãe em relação à outra.

                                                        De qualquer maneira continuo a achar que as pessoas são demasiado desconfiadas em relação às marcas francesas para este segmento.
                                                        Diz-me que carro conduzes que dirte-ei que outra marca as fabricou!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                                                          Diz-me que carro conduzes que dirte-ei que outra marca as fabricou!

                                                          Não vais ter sorte...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jorge_M Ver Post
                                                            A partilha de plataformas em Volvos, resume-se ao 66 (com a DAF), S40/V40 -1996 (Mitsubishi Carisma) e S40/V50/C30/C70 (Ford Focus)

                                                            Partilhas com os Renault 11 e 21, existiram no 340 para os motores 1.4, 1.7 e 1.6d, nos 440/460/480 nos motores 1.7 e 1.9TD, e por fim nos S40/V40 com o 1.9 diesel em todas as evoluções. As plataformas dos primeiros são Volvo.

                                                            A Plataforma do S60 é mesmo Volvo, encurtada da do anterior S80, nascido antes da aliança com a Ford, mas que esta passou a utilizar noutras marcas do grupo.

                                                            O motor do R5 Gt Turbo não foi utilizado no 440Turbo tb??

                                                            Comentário

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