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Será o vacuo?

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    Será o vacuo?

    Boas,

    Eu tenho um fiat tipo de 89 1.1, é a carburador. Ele ultimamente tem um sintoma um bocado estranho, ele acelera-se sozinho e quando está nesse estado faz uma ruideira estranha. Fui ao meu mecanico e ele diz que não nota nada de especial e que o relanti está bom. O problema é que nem sempre tem esse sintoma.

    Contudo, um mecanico que conheço disse-me que era possível ser o vacuo. Será?

    Outro sintoma associado isso ou não é que em andamento as vezes o carro falha-me ao ponto de desligar, mesmo acelerando, uma falha momentanea é certo, mas chata. Ontem até fiz uns km a puxar a 3ª para andar em rotaçã alta e ver o que dá.

    Aguém me poderá explicar a importancia do vacuo no motor?E se será isso que está a causar o problema?..

    Obrigado

    #2
    Havendo fugas nos tubos de vácuo (mau estado dos tubos, tubos largos no encaixe), no tubo que vai ao avanço de vácuo (acoplado ao distribuidor), no que alimenta o servo-freio, vindo dos colectores de admissão, pode haver alterações no ralenti.
    Também é possivel que o próprio carburador esteja aliviado na sua fixação (é comum acontecer), originando uma entrada de ar suplementar que faz o motor acelerar sozinho.

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      #3
      Ser do carburador é que é chato, é preciso substituir?Ou basta ajustar alguma coisa?

      Existe algum site onde explique estas coisas?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Atseer Ver Post
        Ser do carburador é que é chato, é preciso substituir?Ou basta ajustar alguma coisa?

        Existe algum site onde explique estas coisas?
        SSE for a carburador desapertado, é só apertar os 4 parafusos que o encostam aos colectores de admissão.
        Trazem pouco aperto de origem e vão aliviando com o tempo (vibrações, etc.)
        Mas não tenho o carro à frente...
        Se vai abaixo também pode ser sujidade no gigler electromagnético do ralenti...

        Comentário


          #5
          Amanhã já vou ver isso. Eu tinha um guia de manutenção automovel, mas o sacana sumiu. Dizes que são 4 parafusos? E que tubos de vacuo são esses?Ligam ao carburador?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Atseer Ver Post
            Amanhã já vou ver isso. Eu tinha um guia de manutenção automovel, mas o sacana sumiu. Dizes que são 4 parafusos? E que tubos de vacuo são esses?Ligam ao carburador?
            Tubos de vácuo são finos.
            As 2 mangueiras da gasolina, alimentação e retorno não contam.
            O carburador por vezes basta abanar com ele. Ou gasta 2 parafusos? Era um É um Weber? Uno 60? já tou baralhado.
            O mecânico vê isso em 10 min....

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              #7
              O tubo de vácuo parece-se com aqueles tubos da gasolina das motorizadas. Liga o carborador a uma peça metálica redonda (parece uma buzina das motoretas) que ao que me parece se chama pressostacto (válvula de pressão) - não sei se se chama mesmo pressostacto, mas para o caso o nome é irrelevante...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                O tubo de vácuo parece-se com aqueles tubos da gasolina das motorizadas. Liga o carborador a uma peça metálica redonda (parece uma buzina das motoretas) que ao que me parece se chama pressostacto (válvula de pressão) - não sei se se chama mesmo pressostacto, mas para o caso o nome é irrelevante...
                A peça metálica redonda agarrada ao distribuidor chama-se avanço de vácuo! Complementa o avanço centrífugo do distribuidor, quando se acelera, enquanto não vem o avanço centrífugo (incorporado no distribuidor) que é proporcional às rotações.
                É um avanço "extra".... para as baixas e médias rotações...

                Comentário


                  #9
                  Para que serve o vacuo no motor afinal?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Atseer Ver Post
                    Para que serve o vacuo no motor afinal?
                    O vácuo existe no motor porque é gerado pelo próprio funcionamento deste, pois ele "suga" ar pela admissão.
                    Num carro a gasolina o vácuo é aproveitado para fazer funcionar o servofreio (travões) e avanço de ignição nos carros mais antigos, para optimizar o funcionamento do motor e para uma série de coisas nos motores mais modernos.

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                      #11
                      Então um problema no vacuo tenho baixo rendimento (barulho forte e perda de alguma potência -> quando o relanti fica acelerado sem eu ter causado) mas também uma perda da eficacia dos travões?

                      Inda não tive tempo para ver isto, na volta vou ao mecanico pois este problema está a ficar cada vez mais frequente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Atseer Ver Post
                        Então um problema no vacuo tenho baixo rendimento (barulho forte e perda de alguma potência -> quando o relanti fica acelerado sem eu ter causado) mas também uma perda da eficacia dos travões?

                        Inda não tive tempo para ver isto, na volta vou ao mecanico pois este problema está a ficar cada vez mais frequente.
                        Não é bem isso...
                        O melhor é ir à oficina que essa mecânica é super simples, em qualquer lado te resolvem o problema.
                        As causas podem ser várias, só com o carro à frente....

                        Comentário


                          #13
                          existe um teste super simples. tiras a mangueira dessa peça dourada em agarrada ao distribuidor e suga o ar, se a lingua prender na entrada, é porque está bom. è uma peça relativamente frágil k a fiat muda várias vezes nas manutenções. Já agora como está a tampa do distribuidor, ou mesmo um rotor que aparece quando se tira a tampa?!
                          Conselho de amigo, vai à fiat que eles conhecem isso como ninguém e não é caro a manutenção desse carro lá.

                          Comentário


                            #14
                            O distribuidor foi substituido para ai á 30mil km. Acho que deve estar bom.

                            Sendo assim amanhã de tarde dou um salto ao meu mecanico e explico-lhe. O meu problema é que já uma vez lhe falei que o carro acelerava sozinho e ele não viu problema nenhum...mas agora digo-lhe que pode ser do vacuo.

                            Obrigado pela ajuda e assim que estiver resolvido eu posto aqui.

                            Comentário


                              #15
                              Fui agora ao meu mecânico. Ele teve-me a dizer que o problema está no carburador. Ele diz que é preciso substituír. Será verdade?

                              Contudo ele falou-me que não vale a pena estar a gastar dinheiro num carburador da sucata até porque pode haver também um desajuste nas valvulas o que faz com que seria necessário abrir o motor. Vou deixar o carro para a semana lá para ele dar um jeito. Ele falou-me no jigler...mas isso não é corte de gasolina quando existe um acidente?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Atseer Ver Post
                                Fui agora ao meu mecânico. Ele teve-me a dizer que o problema está no carburador. Ele diz que é preciso substituír. Será verdade?

                                Contudo ele falou-me que não vale a pena estar a gastar dinheiro num carburador da sucata até porque pode haver também um desajuste nas valvulas o que faz com que seria necessário abrir o motor. Vou deixar o carro para a semana lá para ele dar um jeito. Ele falou-me no jigler...mas isso não é corte de gasolina quando existe um acidente?
                                O que ele quis dizer é que não valia a pena comprar um carburador na sucata porque não tem a certeza que esteja aí o problema, o gigler fica no carburador é dá para fazer esse falhanço.
                                Como suspeita que pode ser válvulas desafinadas e esse motor é de touches hidráulicas que teriam de ser substituídas não compensa a despesa...

                                Comentário


                                  #17
                                  O ideal era manda-lo para a sucata...lol

                                  Motor de touches hidráulicas??Como assim?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só agora é que pude tratar disto pois o problema estava a agravar-se.

                                    Fui ao mecanico na 2ª e fui busca-lo hoje. Ele disse-me que o diafragama do vacuo da distribuição estava partido, substituiu e que tinha um mal contacto numa ficha qualquer. Ele disse-me também que levou a um banco de diagnostico e que não viu nada e que aparentemente o carburador está bom.

                                    Espero ter o problema resolvido.

                                    Comentário


                                      #19
                                      ponto 1: qualquer k seja esse motor, FIRE ou Não n usa touches hidraulias (tem afinação)!

                                      ponto 2:aponto pra falange do carburador se for o 60....


                                      boa sorte com o chaço


                                      cumps \m/

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por extremist Ver Post
                                        ponto 1: qualquer k seja esse motor, FIRE ou Não n usa touches hidraulias (tem afinação)!

                                        ponto 2:aponto pra falange do carburador se for o 60....


                                        boa sorte com o chaço


                                        cumps \m/
                                        Sim, é o motor é FIRE, mas é o de 55CV. O que faz essa falange?

                                        O mecânico disse que o carburador estava bom. Hoje andei com ele, no ralenti está muito bom, não falha mesmo com esta humidade. Acho que tinha o avanço do vacuo partido á muito tempo. Contudo, ele cortou-me um pouco na gasolina, e por acaso sinto o carro um pouco preso. Mas o que me importa é que ele gaste pouco. lol

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                                          #21
                                          o que também poderá ser é o facto de ser um fiat... de 89... com algum desgaste...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por amon293 Ver Post
                                            o que também poderá ser é o facto de ser um fiat... de 89... com algum desgaste...
                                            sim pq se fosse de outra marca qlq até podia ser de 1919 que ainda n tinha desgaste nenhum

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                                              sim pq se fosse de outra marca qlq até podia ser de 1919 que ainda n tinha desgaste nenhum
                                              Essa tá boa...lol

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                                                sim pq se fosse de outra marca qlq até podia ser de 1919 que ainda n tinha desgaste nenhum
                                                tu entendeste o q eu quis dizer ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por amon293 Ver Post
                                                  tu entendeste o q eu quis dizer ;)


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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Atseer Ver Post
                                                    Sim, é o motor é FIRE, mas é o de 55CV. O que faz essa falange?

                                                    O mecânico disse que o carburador estava bom. Hoje andei com ele, no ralenti está muito bom, não falha mesmo com esta humidade. Acho que tinha o avanço do vacuo partido á muito tempo. Contudo, ele cortou-me um pouco na gasolina, e por acaso sinto o carro um pouco preso. Mas o que me importa é que ele gaste pouco. lol

                                                    essa falange só existe no motor mais antigo k n o FIRE e sereve de união do carburador ao colector de admissão.... acontece k quando a borracha da mesma fica desvulcanizada deixa passar ar (entrada de ar suplementar) e origina os sintomas k referiste.


                                                    cumps \m/

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por extremist Ver Post
                                                      essa falange só existe no motor mais antigo k n o FIRE e sereve de união do carburador ao colector de admissão.... acontece k quando a borracha da mesma fica desvulcanizada deixa passar ar (entrada de ar suplementar) e origina os sintomas k referiste.


                                                      cumps \m/
                                                      Hum...por acaso o mecânico onde fui disse que havia lá uma união nos 1400cc que fazia isso, mas que no 1100 já não havia esse problema.

                                                      Para já está a portar-te bem, eu devia ter mesmo o avanço do vacuo lixado à muito tempo mesmo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ainda bem que se resolveu facilmente! ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Ainda bem que se resolveu facilmente! ;)
                                                          Por acaso agora o problema é outro...:S...e acho que derivado da aceleração. Tipo, ia eu na A3 em direcção ao porto, e o carro dá-me um solavanco, continuei, entrei na VCi direcção hospital e tipo, o carro simplesmente morre-me, encostei...desliguei a chave...ligo, tá acelerado...e lá andou.

                                                          Será que isto é da borboleta?Já ouvi falar de fiat com problemas de desligarem-se em andamento, no caso que conheço é o punto cabrio, 1600. Será do mesmo problema?

                                                          Tou mesmo lixado com isto:S

                                                          Comentário

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