Tenho um problema na minha Mercedes Classe E 220cdi de 2003.
Resolvi fazer a revisão da minha carrinha no meu conceituado mecanico, onde faço todas as revisões de todos os meus veiculos.
Comprei o oleo e todos os filtros na mercedes, e o mecanico mudou-me tudo e só me levou o preço da mão-de-obra.
Resultado: Levantou a carrinha no elevador, tirou o resguardo do motor, desapertou o bojon e lá tirou o oleo velho do motor.
Depois desapertou o filtro do oleo que é de elemento, e esperamos uns bons minutos até que todo o resto do oleo escorre-se completamente do motor.
Seguido a esta tarefa, entro na carrinha, e com um codigo que aprendi, entrei num menu oculto no computador de bordo onde apareçe os litros de oleo que o carro tem ( como sabem a mercedes não tem vareta de oleo, tem que ser assim atraves do computador de bordo), qual é o meu espanto que acusa no CB, 1,9L de oleo no motor. Se o oleo saiu todo, se esta carrinha de 2003 ainda não tem filtro de particulas, se tiramos o filtro do oleo, escureu-se o oleo todo do carter, porquê que acusa 1,9L de oleo ainda??? LOL
É impossivel que o motor conserve 1,9L de oleo sem que saia pelo carter!! LOL
O fabricante diz que este motor leva 6.5L de oleo, pelo sim e pelo não, o oleo velho ainda não tinha sido deitado para um bidon de reciculação de oleos usados, fizemos uma medida dele, resultado, tinha 6,3L de oleo, mais algum que caiu para o chão e mais algum que pingou quando o filtro do oleo saiu, deveria ter os tais 6,5 L ou um pouco menos por causa de desgaste.
Resolvemos colocar o filtro do oleo, apertar a rosca, colocar uma anilha nova do bojon e apertar o parafuso. Colocou-se os 6,5L de oleo que o fabricante indica, oleo esse que foi um da marca LIQUI-MOLY 5W-40 Sintetico, norma 229.3 aconselhado para este tipo de motor. Resultado, com o ''bug'' que pensamos que o CB tem em relação á medição dos litros de oleo, em vez de marcar agora 8,4L, ou seja, 1,9L que marcava com o motor vazio, mais os 6,5L que metemos, marcava 7,5 L e esperamos um bom tempo e não passou disso, liguei o carro teve a trabalhar uns minutos, desliguei e ao final de uns minutos, no CB marcava novamente os 7,5 L e não os 8,4L que tinha que marcar.
Agora o meu problema é que quando ando com a carrinha e acontece só em AE, acende-me no computador de bordo em Vermelho e a apitar para reduzir o nivel de oleo
É esquisito esta situação não acham?, Se a carrinha não tinha mais oleo nenhum, porque é que marcava 1,9L no CB, e se metemos 6,5L de oleo no motor, porque é que acende a luz vermelha no CB de bordo para reduzir o nivel de oleo???
Agradecia uma ajuda tecnica a quem percebe do assunto, obrigado
Abraço
Resolvi fazer a revisão da minha carrinha no meu conceituado mecanico, onde faço todas as revisões de todos os meus veiculos.
Comprei o oleo e todos os filtros na mercedes, e o mecanico mudou-me tudo e só me levou o preço da mão-de-obra.
Resultado: Levantou a carrinha no elevador, tirou o resguardo do motor, desapertou o bojon e lá tirou o oleo velho do motor.
Depois desapertou o filtro do oleo que é de elemento, e esperamos uns bons minutos até que todo o resto do oleo escorre-se completamente do motor.
Seguido a esta tarefa, entro na carrinha, e com um codigo que aprendi, entrei num menu oculto no computador de bordo onde apareçe os litros de oleo que o carro tem ( como sabem a mercedes não tem vareta de oleo, tem que ser assim atraves do computador de bordo), qual é o meu espanto que acusa no CB, 1,9L de oleo no motor. Se o oleo saiu todo, se esta carrinha de 2003 ainda não tem filtro de particulas, se tiramos o filtro do oleo, escureu-se o oleo todo do carter, porquê que acusa 1,9L de oleo ainda??? LOL
É impossivel que o motor conserve 1,9L de oleo sem que saia pelo carter!! LOL
O fabricante diz que este motor leva 6.5L de oleo, pelo sim e pelo não, o oleo velho ainda não tinha sido deitado para um bidon de reciculação de oleos usados, fizemos uma medida dele, resultado, tinha 6,3L de oleo, mais algum que caiu para o chão e mais algum que pingou quando o filtro do oleo saiu, deveria ter os tais 6,5 L ou um pouco menos por causa de desgaste.
Resolvemos colocar o filtro do oleo, apertar a rosca, colocar uma anilha nova do bojon e apertar o parafuso. Colocou-se os 6,5L de oleo que o fabricante indica, oleo esse que foi um da marca LIQUI-MOLY 5W-40 Sintetico, norma 229.3 aconselhado para este tipo de motor. Resultado, com o ''bug'' que pensamos que o CB tem em relação á medição dos litros de oleo, em vez de marcar agora 8,4L, ou seja, 1,9L que marcava com o motor vazio, mais os 6,5L que metemos, marcava 7,5 L e esperamos um bom tempo e não passou disso, liguei o carro teve a trabalhar uns minutos, desliguei e ao final de uns minutos, no CB marcava novamente os 7,5 L e não os 8,4L que tinha que marcar.
Agora o meu problema é que quando ando com a carrinha e acontece só em AE, acende-me no computador de bordo em Vermelho e a apitar para reduzir o nivel de oleo
É esquisito esta situação não acham?, Se a carrinha não tinha mais oleo nenhum, porque é que marcava 1,9L no CB, e se metemos 6,5L de oleo no motor, porque é que acende a luz vermelha no CB de bordo para reduzir o nivel de oleo???
Agradecia uma ajuda tecnica a quem percebe do assunto, obrigado
Abraço
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