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O efeito das duas vias num sentido

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    O efeito das duas vias num sentido

    Viva,

    Há um efeito muito curioso quando existem duas vias num sentido.

    Usualmente, quando só existe uma via, também existe alguém a "pastar" (por exemplo a 70km/h numa IP). Porém, quando passa a 2 vias nesse sentido, todos aceleram e o andamento pode subir mesmo aos 110/120km/h. Mesmo aquele(s) que antes "pastavam" aceleram loucamente. Quando as duas vias se unem novamente numa só via, lá se volta a "pastar" e de 110km/h passamos novamente a 70km/h. Porquê este efeito?

    Usualmente também sucede quando se tenta ultrapassar alguém que ao aperceber-se tem tendência a acelerar.

    Outro efeito nas duas vias num sentido é quando a via mais à direita está a terminar e os veículos dessa via têm que passar para a via da esquerda, existe uma grande falta de bom senso e de civismo, pois ao invés de facilitarem a manobra de quem circula à direita explicitamente dificultam-na, acelerando ainda mais e impedindo a sua entrada, obrigando por vezes à imobilização dos veículos que circulam à direita. Aliás, muito comum é circular à direita, fazer sinal de mudança para a via da esquerda (pois a via da direita vai terminar) e alguém, a circular a 100/200m mais atrás na via da esquerda, bem lançado, muitos sinais de luzes faz.

    Posso interpretar incorrectamente, mas a cedência que os veículos que circucam na via da direita devem fazer ocorre se no instante em que pretendem mudar de via alguém já circula ao seu lado na via esquerda. Não implica que tenham que aguardar que um veículo que circula na via da esquerda 30m antes (venha lançado ou não) passe e só então entrem na via da esquerda.

    A situação anterior é comparável àquela em que o pessoal nos cruzamentos avança para o meio cruzamento mesmo sabendo que vai ficar imobilizado pela fila que se forma e impedindo assim a passagem de outros veículos que circulem noutros sentidos e necessitem de mudar de direcção nesse cruzamento. Irritante especialmente em cruzamentos com semáforos, pois quando o semáforo fica verde num sentido, os veículos nesse sentido não podem avançar pois alguém ocupa o cruzamento. O semáforo passa a vermelho e os carros que deveriam ter passado continuam no mesmo local. Mesmo com semáforo verde não se pode avançar se existirem riscos ou condições de o carro ficar imobilizado no meio da via. Nem é necessário desenhar a "gaiola amarela" no meio do cruzamento, pois esta regra já é contemplada no CE.

    São mais 2 casos que com um pouco de civismo tudo se resolveria, mas demonstram que muitas vezes este não existe.

    Marco

    #2
    O efeito do aumento da velocidade é para não serem ultrapassados.

    Quando as duas faixas terminam, normalmente a dá direita é que perde prioridade. O que acho muito mal, porque isso provoca que as pessoas circulem sempre pela faixa da esquerda. (Ou central no caso de 3 faixas).

    Deviam optar por sempre que exista alargamento de 1 para 2 faixas, ou de 2 para 3 a faixa da esquerda ser sempre a "suplementar". Perdendo a prioridade no fim. Isso iria obrigar os gajos teimosos a circular mais á direita.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fililipe Ver Post
      Quando as duas faixas terminam, normalmente a dá direita é que perde prioridade. O que acho muito mal, porque isso provoca que as pessoas circulem sempre pela faixa da esquerda. (Ou central no caso de 3 faixas).
      Se fores a ultrupassar um camião o sinal vertical está à direita, o camião vê-o, tu não. Se fosse a esquerda a perder prioridade terias um sinal horizontal que nas estradas portuguesas estará mais preto que branco

      Isto no caso das nacionais onde exitem aquelas duas faixas a subir. Não iriam colocar o sinal vertical no meio da estrada. Por isso o sinal é colocado na berma para o da direita perder a prioridade

      Comentário


        #4
        Usualmente também sucede quando se tenta ultrapassar alguém que ao aperceber-se tem tendência a acelerar.
        este e um comportamento normal em portugal, aceite por todos sem restriccoes.

        estranho...se passares a fronteira e fores apanhado a fazer o mesmo, a carta ja era
        e que so em portugal e que ninguem acha que e comportamento perigoso (apesar da lei o dizer).

        o facto de nao gostar de ser ultrapassado tem a ver com o facto de muitos terem a certeza absoluta que sao super-pilotos e estao SEMPRE em corrida.
        e outro comportamento criminoso...facilmente "filtrado" na altura de tirar a carta

        deve ser por isso que a malta nao quer que o ensino de conducao evolua para algo mais proximo das necessidades do seculo XXI.....

        Comentário


          #5
          Viva,

          De realçar que os motoristas de veículos pesados são os que mais respeitam nestas situações. Quem apresenta uma grande falta de civismo são os condutores de ligeiros.

          Marco

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
            Viva,

            De realçar que os motoristas de veículos pesados são os que mais respeitam nestas situações. Quem apresenta uma grande falta de civismo são os condutores de ligeiros.

            Marco
            Não deves passar pelas mesmas estradas que eu...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
              Não deves passar pelas mesmas estradas que eu...
              Viva,

              Pois...Depende!
              Já referi que os camionistas de pesados têm boas e más atitudes. Uma das piores, como já referi noutro tópico, é quando teimam ultrapassar outro camião nas subidas embora apenas circulem a um par de km a mais do que o outro veículo que pretendem ultrapassar. Logo, vão a par durante umas boas centenas de metros, senão quilómetros.

              No entanto, quando uma das duas vias termina (usualmente a da direita) eles tendem a avisar com antecedências que necessitam de passar para a esquerda e por vezes circulando na direita até ao limite para permitir que outros ligeiros os passem. E quando circulam à esquerda (menos habitual) tendem a dar passagem a quem circula à direita. Pelo menos é que o tenho observado pela zona de Coimbra...

              Marco

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pmml Ver Post
                Se fores a ultrupassar um camião o sinal vertical está à direita, o camião vê-o, tu não. Se fosse a esquerda a perder prioridade terias um sinal horizontal que nas estradas portuguesas estará mais preto que branco

                Isto no caso das nacionais onde exitem aquelas duas faixas a subir. Não iriam colocar o sinal vertical no meio da estrada. Por isso o sinal é colocado na berma para o da direita perder a prioridade
                Viva,

                O Filipe frisou um aspecto importante: um dos grandes problemas é a tendência de as pessoas teimarem em circular pela via da esquerda. Cerca de 400m antes do encerramento de uma das vias já se encontram do lado esquerdo e isso faz com que quem cumpra e circule à direita, mais à frente verá a sua cirulação impedida, pois todos circulam à esquerda e ninguém terá a bondade de lhe ceder a passagem.

                Marco

                Comentário


                  #9
                  É isso e a cena dos radares na VCI: 90km/h.

                  Os carros vão a 80 na boa e reduzem sempre para 50 km/h mesmo antes de passar nos radares. Passam os radares e sobem novamente de velocidade.


                  Devem achar que ganham 40 euros por irem 40km/h abaixo do limite...


                  Os tugas têm comportamentos mesmo estranhos.

                  Comentário


                    #10
                    É isso e aqueles débeis mentais que circulam numa EN a 40 kmh e quando vêem o sinal de "Velocidade Controlada - 50 kmh" aceleram até aos 60 e fecham o sinal. Apanho tantos assim...

                    Fala-se muito da falta de civismo do condutor português, ela existe sim, mas creio que o principal problema reside na falta de inteligência de quem anda a conduzir.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                      Já referi que os camionistas de pesados têm boas e más atitudes. Uma das piores, como já referi noutro tópico, é quando teimam ultrapassar outro camião nas subidas embora apenas circulem a um par de km a mais do que o outro veículo que pretendem ultrapassar. Logo, vão a par durante umas boas centenas de metros, senão quilómetros.
                      e quando é que querias que eles se ultrapassassem? nunca?
                      se nas descidas é perigoso por causa do peso (não podem embalar), e nas zonas planas só há uma faixa de cada lado, quando queres que se ultrapassem?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                        e quando é que querias que eles se ultrapassassem? nunca?
                        se nas descidas é perigoso por causa do peso (não podem embalar), e nas zonas planas só há uma faixa de cada lado, quando queres que se ultrapassem?
                        Quando garantam um mínimo de 5 kmh de diferença em relação ao camião que estão a ultrapassar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                          e quando é que querias que eles se ultrapassassem? nunca?
                          se nas descidas é perigoso por causa do peso (não podem embalar), e nas zonas planas só há uma faixa de cada lado, quando queres que se ultrapassem?

                          Por isso já gramei por várias vezes ultrapassagens a durarem alguns quilómetros! E depois de ultrapassarem, parece até que reduzem a velocidade e vão a pastar à frente do ultrapassado. Mesmo assim ainda não entendi que, tendo os pesados limitadores de velocidade, a razão de tentarem ultrapassar alguém que já vai em cima do limite (vê-se isso muitas vezes) acabando por vezes por desistir do raio da ultrapassagem!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                            Viva,

                            Há um efeito muito curioso quando existem duas vias num sentido.

                            Usualmente, quando só existe uma via, também existe alguém a "pastar" (por exemplo a 70km/h numa IP). Porém, quando passa a 2 vias nesse sentido, todos aceleram e o andamento pode subir mesmo aos 110/120km/h. Mesmo aquele(s) que antes "pastavam" aceleram loucamente. Quando as duas vias se unem novamente numa só via, lá se volta a "pastar" e de 110km/h passamos novamente a 70km/h. Porquê este efeito?

                            (...)
                            Marco
                            eu faço muitas vezes isso em pleno IP3 e explico porquê:

                            quem conheçe a estrada sabe que neste momento é raro o local de ultrapassagem que não seja qd abrem as duas faixas.
                            então com que razão é que eu tenho de ir a "cheirar" os gases emanados do veiculo à minha frente? claro que depois qd está para abrir a 2ª faixa eu já estou perto dele para o passar.


                            outro local onde tb faço isso é na descida do botão. sou capaz de vir antes a 1*0km/h e depois fazer desde o nó do lorvão até ao inicio da descida sempre a 80-90km/h (ou menos) e com carros "colados" atrás de mim. isto porque normalmente tenho carros/camiões à minha frente que já sei que vão fazer a descida a 60-70km/h e não vale a pena ir ali a queimar ferodo...

                            o ambiente agradeçe...
                            Editado pela última vez por panpipe; 08 October 2007, 17:34.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Opera_Phantom Ver Post
                              É isso e a cena dos radares na VCI: 90km/h.
                              Os carros vão a 80 na boa e reduzem sempre para 50 km/h mesmo antes de passar nos radares. Passam os radares e sobem novamente de velocidade.
                              Devem achar que ganham 40 euros por irem 40km/h abaixo do limite...
                              Os tugas têm comportamentos mesmo estranhos.
                              em lisboa é igual

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                e quando é que querias que eles se ultrapassassem? nunca?
                                se nas descidas é perigoso por causa do peso (não podem embalar), e nas zonas planas só há uma faixa de cada lado, quando queres que se ultrapassem?
                                Viva,

                                A resposta é nunca. Não são obrigados a ultrapassar. Aliás, nenhum veículo pode realizar uma manobra que embarace o trânsito. Se um pesado inicia uma ultrapassagem de outro, e mantém essa manobra durante um grande período temporal, por vezes por vários kms, obrigando ao congestionamento do trânsito atrás dele, não pode fazê-lo, na minha opinião. Aliás, o CE refere que se deve retomar a via de circulação inicial o mais rapidamente possível. O mais rapidamente possível não é após 2 minutos.

                                Se um pesado não tiver potência suficiente para ultrapassar o que o antecede, não o faz.

                                O caricato é observar situações em que um pesado ao ultrapassar outro pesado que o antecede, ambos em marcha lenta, atinge um ponto que não consegue desenvolver mais o motor, por vezes perde embalamento e potência, ficam ambos os pesados a cirular paralelamente, lado a lado, e o pesado que estava a ser ultrapassado afasta-se, deixando para trás o pesado que tinha pretensão de ultrapassar na via esquerda. E embora seja "engraçado" relatado, não o é para quem tem de presenciar in loco a pastar atrás de ambos os pesados.

                                Marco

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                  O caricato é observar situações em que um pesado ao ultrapassar outro pesado que o antecede, ambos em marcha lenta, atinge um ponto que não consegue desenvolver mais o motor, por vezes perde embalamento e potência, ficam ambos os pesados a cirular paralelamente, lado a lado, e o pesado que estava a ser ultrapassado afasta-se, deixando para trás o pesado que tinha pretensão de ultrapassar na via esquerda. E embora seja "engraçado" relatado, não o é para quem tem de presenciar in loco a pastar atrás de ambos os pesados.o
                                  quantas vezes eu vejo isso a acontecer com ligeiros... começam a ultrapassagem, mas depois não aguentam a subida e ficam para trás

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                    eu faço muitas vezes isso em pleno IP3 e explico porquê:

                                    quem conheçe a estrada sabe que neste momento é raro o local de ultrapassagem que não seja qd abrem as duas faixas.
                                    então com que razão é que eu tenho de ir a "cheirar" os gases emanados do veiculo à minha frente? claro que depois qd está para abrir a 2ª faixa eu já estou perto dele para o passar.


                                    outro local onde tb faço isso é na descida do botão. sou capaz de vir antes a 1*0km/h e depois fazer desde o nó do lorvão até ao inicio da descida sempre a 80-90km/h (ou menos) e com carros "colados" atrás de mim. isto porque normalmente tenho carros/camiões à minha frente que já sei que vão fazer a descida a 60-70km/h e não vale a pena ir ali a queimar ferodo...

                                    o ambiente agradeçe...
                                    Viva,

                                    Esse comportamento é normal e recomendável. Se eu sei que vou ter que reduzir daqui a 200m porque razão hei-de esticar o motor para alguns segundos depois ter que travar e assim desperdiçar energia? Como já foi dito no fórum, sempre que tivermos de usar o travão estamos a desperdiçar energia. O ideal é conseguirmos reduzir e quase imobilizar o veículo sem tocar no travão.

                                    Se se vislumbra, numa única via, alguns pesados mais à frente escusamos de acelerar brutamente para após algumas dezenas de metros termos que reduzir brutamente. Eu referia-me aos veículos que "entopem" a circulação, não tendo nenhum obstáculo ou veículo à sua frente e movem-se a baixa velocidade quando existe uma só via. Depois, quando abre uma segunda via aceleram, por vezes de tal forma que impedem quem circulava atrás deles de os ultrapassar, para logo a seguir, quando uma das vias encerra e não há ninguém a circular à sua frente voltarem a reduzir. Este é que é o comportamento não não compreendo.

                                    Marco
                                    Editado pela última vez por MarcoVeloso; 08 October 2007, 20:49.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      quantas vezes eu vejo isso a acontecer com ligeiros... começam a ultrapassagem, mas depois não aguentam a subida e ficam para trás
                                      Viva,

                                      Sim, com pesados também! É gula que as pessoas possuem, e como alguém referiu muitos circulam na estrada como de uma corrida se tratasse. E tendo mais olhos que barriga (aliás, que potência) fazem destas "comédias".

                                      Da mesma maneira que muitos condutores não olham para o espelho retrovisor e assegurar-se que podem avançar em segurança, outros não se apercebem que não têm embalamento/potência suficientes, mas mesmo assim, "aqui vai disto".

                                      Marco

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quanto aos pesados não concordo pessoal! Eles têm de se ultrapassar mais tarde ou mais cedo! Os camiões não têm todos a mesma potência também!!!!
                                        Eles têm limite? Sim são limitados eletrónicamente mas quando se está a subir 480cv ou 5**cv sobem mais depressa do que 380cv ou 430cv! Mas depois também vem ao caso a carga que cada um deles transporta! Agora quem diz que não deviam ultrapassar porque demora é porque nunca andou de camião!
                                        Geralmente são viagens de longo curso o que faz com que cada subida atrás de um camião lento signifique tempo perdido para quem vai fazer MILHARES de quilometros! Esses metros que vai ganhado vão-se tornando em quilometros. E se estivermos a falar de serras pelas quais muitas das vezes têm de atravessar significam muitos quilometros rápidamente!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                          Viva,

                                          Esse comportamento é normal e recomendável. Se eu sei que vou ter que reduzir daqui a 200m porque razão hei-de esticar o motor para alguns segundos depois ter que travar e assim desperdiçar energia? Como já foi dito no fórum, sempre que tivermos de usar o travão estamos a desperdiçar energia. O ideal é conseguirmos reduzir e quase imobilizar o veículo sem tocar no travão.

                                          Se se vislumbra, numa única via, alguns pesados mais à frente escusamos de acelerar brutamente para após algumas dezenas de metros termos que reduzir brutamente. Eu referi-me é aos veículos que "entopem" a circulação, não tendo nenhum obstáculo ou veículo à sua frente e movem-se a baixa velocidade quando existe uma só via. Depois, quando abre uma segunda via aceleram, por vezes de tal forma que impedem quem circulava atrás deles de os ultrapassar, para logo a seguir, quando uma das vias encerra e não há ninguém a circular à sua frente voltarem a reduzir. Este é que é o comportamento não não compreendo.

                                          Marco
                                          para não falar no outro fenómeno de acelerar nas rectas e travar nas curvas...mesmo em AE

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por UnlimitedGamer Ver Post
                                            Quanto aos pesados não concordo pessoal! Eles têm de se ultrapassar mais tarde ou mais cedo! Os camiões não têm todos a mesma potência também!!!!
                                            Eles têm limite? Sim são limitados eletrónicamente mas quando se está a subir 480cv ou 5**cv sobem mais depressa do que 380cv ou 430cv! Mas depois também vem ao caso a carga que cada um deles transporta! Agora quem diz que não deviam ultrapassar porque demora é porque nunca andou de camião!
                                            Geralmente são viagens de longo curso o que faz com que cada subida atrás de um camião lento signifique tempo perdido para quem vai fazer MILHARES de quilometros! Esses metros que vai ganhado vão-se tornando em quilometros. E se estivermos a falar de serras pelas quais muitas das vezes têm de atravessar significam muitos quilometros rápidamente!
                                            Viva,

                                            Pois, reconheço e admito que nunca conduzi ou viajei num pesado em viagens de longo curso...

                                            Marco

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                              para não falar no outro fenómeno de acelerar nas rectas e travar nas curvas...mesmo em AE
                                              Típica condução portuguesa.

                                              Vejo isso todos os dias no ip4, chego a chatear-me e ultrapassar novamente o carro que me ultrapassou devido às travagens estúpidas e sem sentido efectuada por a maioria.

                                              Mas a que realmente mais me incomoda é a mania generalizada de conduzir com mínimos e faróis de nevoeiro numa zona onde é obrigatório o uso de médio (IP4), acho de uma estupidez atroz.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                                Viva,

                                                A resposta é nunca. Não são obrigados a ultrapassar. Aliás, nenhum veículo pode realizar uma manobra que embarace o trânsito. Se um pesado inicia uma ultrapassagem de outro, e mantém essa manobra durante um grande período temporal, por vezes por vários kms, obrigando ao congestionamento do trânsito atrás dele, não pode fazê-lo, na minha opinião. Aliás, o CE refere que se deve retomar a via de circulação inicial o mais rapidamente possível. O mais rapidamente possível não é após 2 minutos.

                                                Se um pesado não tiver potência suficiente para ultrapassar o que o antecede, não o faz.

                                                O caricato é observar situações em que um pesado ao ultrapassar outro pesado que o antecede, ambos em marcha lenta, atinge um ponto que não consegue desenvolver mais o motor, por vezes perde embalamento e potência, ficam ambos os pesados a cirular paralelamente, lado a lado, e o pesado que estava a ser ultrapassado afasta-se, deixando para trás o pesado que tinha pretensão de ultrapassar na via esquerda. E embora seja "engraçado" relatado, não o é para quem tem de presenciar in loco a pastar atrás de ambos os pesados.

                                                Marco
                                                em agosto a ir po algarve, tive que parar o carro mm, o camiao vinha em contra mão a ultrapassar outro....demorou pai 2 min....ja o tava a ver ao longe...

                                                fdp's

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SpiffWS Ver Post
                                                  Típica condução portuguesa.
                                                  (...)
                                                  Mas a que realmente mais me incomoda é a mania generalizada de conduzir com mínimos e faróis de nevoeiro numa zona onde é obrigatório o uso de médio (IP4), acho de uma estupidez atroz.
                                                  Viva,

                                                  Este é outro problema comum nas estradas. Em muitas situações os faróis devem ser ligados, não para nós vermos, mas para os outros nos vejam. Exemplo disso são dias de chuva, o crepúsculo ao final da tarde ou estradas com imenso arvoredo que crie sombra sobre a estrada, entre outros. Nesta situação ligar os médios não aumenta a nossa visibilidade, mas permite que os outros veículos se apercebam mais rapidamente da nossa passagem. Melhora imenso a segurança. Os mínimos não fazem qualquer efeito (apenas auxiliam quem circula à nossa retaguarda). Embora o CE refira algumas situações para o uso de mínimo (como quando se estacione sem visibilidade a mais de 150m ou numa paragem de uma passagem de nível) eu uso invariavelmente sempre os médios.

                                                  Muitos condutores só ligam os seus faróis quando está escuro em demasia e não conseguem ver. Em dias chuva, ligo os faróis e quando circulo na minha aldeia há sempre alguém que, na sua boa intenção, me avisa do facto de circular com os faróis ligados.

                                                  Nas situações anteriores (crepúsculo e chuva, por exemplo) ligar os máximos não melhora a nossa visão, como já referi. Por isso é que muitos ligam os faróis de nevoeiro. Porém, mesmo com estes não melhoram substancialmente a sua visão e provocam cansaço nos condutores que circulam na via contrária. Eu circulo muito pela IP3 de noite, e após um dia de trabalho (ou seja, já com alguam fadiga) os médios e os farois de nevoiro de um veículo que circule em sinto contrário, ao longe/meia distância fundem-se num grande clarão e ofuscam. Embora aparente que os faróis de nevoeiro não fazem qualquer dano quando usados sem ser em situações de nevoiro, o facto é que fazem, podendo ofuscar ou cansar a visão de quem circula em sentido contrário.

                                                  Marco

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                                    Viva,

                                                    Este é outro problema comum nas estradas. Em muitas situações os faróis devem ser ligados, não para nós vermos, mas para os outros nos vejam. Exemplo disso são dias de chuva, o crepúsculo ao final da tarde ou estradas com imenso arvoredo que crie sombra sobre a estrada, entre outros. Nesta situação ligar os médios não aumenta a nossa visibilidade, mas permite que os outros veículos se apercebam mais rapidamente da nossa passagem. Melhora imenso a segurança. Os mínimos não fazem qualquer efeito (apenas auxiliam quem circula à nossa retaguarda). Embora o CE refira algumas situações para o uso de mínimo (como quando se estacione sem visibilidade a mais de 150m ou numa paragem de uma passagem de nível) eu uso invariavelmente sempre os médios.

                                                    Muitos condutores só ligam os seus faróis quando está escuro em demasia e não conseguem ver. Em dias chuva, ligo os faróis e quando circulo na minha aldeia há sempre alguém que, na sua boa intenção, me avisa do facto de circular com os faróis ligados.

                                                    Nas situações anteriores (crepúsculo e chuva, por exemplo) ligar os máximos não melhora a nossa visão, como já referi. Por isso é que muitos ligam os faróis de nevoeiro. Porém, mesmo com estes não melhoram substancialmente a sua visão e provocam cansaço nos condutores que circulam na via contrária. Eu circulo muito pela IP3 de noite, e após um dia de trabalho (ou seja, já com alguam fadiga) os médios e os farois de nevoiro de um veículo que circule em sinto contrário, ao longe/meia distância fundem-se num grande clarão e ofuscam. Embora aparente que os faróis de nevoeiro não fazem qualquer dano quando usados sem ser em situações de nevoiro, o facto é que fazem, podendo ofuscar ou cansar a visão de quem circula em sentido contrário.

                                                    Marco
                                                    Subscrevo inteiramente o que referiste.


                                                    um fenómeno que me acontece maioritáriamente no IP4 é a mania de alguns (muitos) condutores ligarem os máximos (de noite) quando estão a sensivelmente 2 metros do meu carro em sentido contrário (claro). Não percebo este comportamento. Custará assim tanto esperar mais 2 segundos?

                                                    Quando se estão a aproximar de uma curva ou de algum obstáculo ainda admito, mas numa recta acho simplesmente estupido e falta de civismo.

                                                    Quando me lembrar de mais alguma posto :D

                                                    Comentário

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