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Trocar Clio 1.9D por Clio 1.5 DCI

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    Trocar Clio 1.9D por Clio 1.5 DCI

    Estou a pensar trocar o meu Clio 1.9D de 99 com 160.000Km por um Clio 1.5DCI ou eventualmente por um Corsa 1.3 CDTI ou um C3 1.4.
    Mas estou com receio de estar a fazer asneira, uma vez que com o meu motor de 1900cc sei que possso fazer 250.000 ou 300.000Km sem problemas e com motores de baixa cilindrada destes modelos mais recentes, se calhar com 160.000Km já estão bosn para encostar. O que acham ????

    Uma das razões que me leva a trocar o meu 1.9D é o facto de bloquear as rodas muito rapidamente em travagem, principalmente no piso molhado, e consequente derrapagem, o que já me causou disabores. Acho que o ABS dos modelos recentes ajudaria! Se optar por não trocar vou montar umas jantes de 14'' e pneus novos para tentar minimizar o problema.

    Obrigado

    #2
    Tenho um clio 1.9D com 150 mil km.
    Para o trocar por um corsa cdti acho que tinham que me devolver dinheiro e mesmo pelo 1.5dci, duvido que algum dia trocasse.

    Que medida de pneus tens?
    O meu tinha os 165/70R13 e sentia o carro pouco seguro. Com os 185/55R14 melhorou muito. Em todo o caso acho que isso não é razão para trocar de carro. Experimenta conduzir mais devagar.
    Também já tive um acidente em que não consegui segurar o carro mas acredita que se ele tivesse abs era igual ou pior.

    Comentário


      #3
      Se o carro não dá problemas, eu deixava estar o dinheiro quieto!

      Quanto ao problema das derrapagens, isso resove-se com:
      - Pneus melhores;
      - Menos pressão no pedal da direita, para depois não teres que carregar tão forte no do meio;

      Comentário


        #4
        O 1.3 CDTI, 1.4 TDCI/HDI e 1.5 DCI fazem tantos km como o 1.9D, desde que sejam bem tratados.

        Anda por aí um Fiesta 1.4 TDCI que rola sem problemas com 350.000km. Pessoalmente conheço um TDCI com 200.000 sem problemas, uma Combo com motor 1.3 CDTI com 230.000, sem problemas.

        Ambos são bons motores. Se comprares um modelo de 2003 para a frente, já trazem ABS com EDS, que ajudam no piso molhado.

        O Clio 1.9d, prepara-te para um valor de retoma muito abaixo dos 5.000 euros, portanto há que fazer bem as contas.

        Mas um 1.5 DCI ou um 1.4 TDCI fazem bem 300.000 sem chatisses.

        Comentário


          #5
          Se queres mesmo trocar... Vai para o Fiesta

          Comentário


            #6
            o 1.9d do clio é um bocado morto...e com pneus mais largos ainda mais morto fica...
            Se tens a possibilidade por mais algum€ trocares por algo melhor...
            Os novos turbodiesel, mesmo de baixa cilindrada...com boa manutenção, necessária em qq carro...faz os mesmos kms ou mais...

            Cumps

            Comentário


              #7
              Não é a velocidade

              Meus caros,

              o problema não é a velocidade, na ultima vez, ia a fazer uma rotunda a uns 50Km/h, tive que travar, aí fui eu, parecia que estava a acelarar. Tenho um vizinho bate-chapas, foi ver 2 iguais ao meu, batidos de frente, quando apareceram estes primeiros dias de chuva !!

              Acham que trocar os 165/70R13 por 165/65R14 resolve alguma coisa? Fora destas medidas já não estará legal no livrete...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nfilipe Ver Post
                Meus caros,

                o problema não é a velocidade, na ultima vez, ia a fazer uma rotunda a uns 50Km/h, tive que travar, aí fui eu, parecia que estava a acelarar. Tenho um vizinho bate-chapas, foi ver 2 iguais ao meu, batidos de frente, quando apareceram estes primeiros dias de chuva !!

                Acham que trocar os 165/70R13 por 165/65R14 resolve alguma coisa? Fora destas medidas já não estará legal no livrete...
                185/60/14 deves conseguir licença... =P
                Fica todo racing...anda menos...mas agarra bem

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nfilipe Ver Post
                  Meus caros,

                  o problema não é a velocidade, na ultima vez, ia a fazer uma rotunda a uns 50Km/h, tive que travar, aí fui eu, parecia que estava a acelarar. Tenho um vizinho bate-chapas, foi ver 2 iguais ao meu, batidos de frente, quando apareceram estes primeiros dias de chuva !!

                  Acham que trocar os 165/70R13 por 165/65R14 resolve alguma coisa? Fora destas medidas já não estará legal no livrete...
                  Para isso terias que comprar jantes e o resto ficava precisamente igual.

                  Podes tentar homologar os 185/55R14 mas aviso já que duvido muito que consigas. Eu pedi isso e a Renault enviou 185/60R14
                  Na altura fui eu que pedi por carta e por isso não tive que pagar. Só paguei na DGV. Homologuei os /60 mas anda com /55.
                  Com os /60 fica muito mais preso, principalmente em AE.
                  O meu faz as AE quase sempre nos 140, não o considero nada preso.

                  Comentário


                    #10
                    Quem diz aí que o clio 1.9D é morto, não deve saber o que é um carro morto .
                    É um bom carro tem força, mas realmente a estabilidade com jante 13" não é lá grande coisa.
                    Se fosse a ti pensava bem, pois vais perder muito dinheiro na troca, a não ser que encontres aí um grande negócio com um dci/hdi/tdci

                    Realmente o motor 1.9D é um tanque de guerra

                    Comentário


                      #11
                      boas vistoestares te queixando de falta de estabilidade/ segurança vou te aconselhar algumas coisas que tive de fazer no meu saxo 1.5D para que se torna-se mais seguro....

                      1º tinha jantes r13 com pneus 165/65 r13 --> mudei para 185/55 r14.
                      (vais a uma oficina da renault e pedes informações pra saberes proceder com a homolgação da medida desejada... (não sejas exagerado... explica que já tens a tal medida na viatura de modo a que lha incluem.. parece vicio mas eles gostam de dar quase todas as que não usamos....)

                      2ª ao mudares de pastilhas dos travoes compra uma eficientes... e quando procederes á compra de novos discos mete lá uns mais decentes... eu no meu saxo para alêm de me sentir mais seguro... o carro ta mais estavel e a distancia de travagem se tornou mt menor.....

                      cumps e vai actualizando...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nfilipe Ver Post
                        Meus caros,

                        o problema não é a velocidade, na ultima vez, ia a fazer uma rotunda a uns 50Km/h, tive que travar, aí fui eu, parecia que estava a acelarar. Tenho um vizinho bate-chapas, foi ver 2 iguais ao meu, batidos de frente, quando apareceram estes primeiros dias de chuva !!

                        Acham que trocar os 165/70R13 por 165/65R14 resolve alguma coisa? Fora destas medidas já não estará legal no livrete...
                        Nesse caso, trocares o 1.9D pelo 1.5dCi ficas basicamente com o mesmo chassis e, portanto, o mesmo comportamento em travagem e curva. Olha que 50km/h não é p/ qq rotunda...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Soldarier Ver Post
                          boas vistoestares te queixando de falta de estabilidade/ segurança vou te aconselhar algumas coisas que tive de fazer no meu saxo 1.5D para que se torna-se mais seguro....

                          1º tinha jantes r13 com pneus 165/65 r13 --> mudei para 185/55 r14.
                          (vais a uma oficina da renault e pedes informações pra saberes proceder com a homolgação da medida desejada... (não sejas exagerado... explica que já tens a tal medida na viatura de modo a que lha incluem.. parece vicio mas eles gostam de dar quase todas as que não usamos....)

                          2ª ao mudares de pastilhas dos travoes compra uma eficientes... e quando procederes á compra de novos discos mete lá uns mais decentes... eu no meu saxo para alêm de me sentir mais seguro... o carro ta mais estavel e a distancia de travagem se tornou mt menor.....

                          cumps e vai actualizando...
                          Duvido que o carro dele trave mal. O meu apenas peca por travar facilmente. Quem não está habituado ao carro a primeira vez que trava bloqueia-lhe logo as rodas.
                          São travões muito eficientes.
                          Estes carros, apesar de serem pequenos e comerciais, são bastante pesados e o peso está mal distribuído. São 1050Kg e a maioria está no eixo da frente. Quando se trava a fundo só as rodas da frente é que bloqueiam.
                          Isso já me aconteceu várias vezes e numa delas tive um acidente. Felizmente só foi o carro...
                          Há que prevenir... E abrandar antes de ter que travar a fundo. Desde esse acidente mentalizei-me que não é carro para abusos. Sempre que acho que pode haver perigo, abrando para não me assustar.

                          Quando o carro tem carga é que trava bem

                          Mas aconselho os 185/55R14. Os /60 são demasiado altos. O problema é a homologação. A mim não ma fizeram

                          Comentário


                            #14
                            Alguem que me percebe

                            Ora finalmente alguem que me entende. Realmente o carro não trava mal, trava até bem demais, muito facilmente, como referiu o 100do, e o comportamento que ele descreveu é o que realmente parece passar-se, as rodas da frente bloqueam com demasiada facilidade.

                            Tambem alguem já me tinha dito, meio a brincar, mas se calhar para levar a sério, para colocar um saco de cimento atrás ...

                            De qualquer modo, acho que já decidi ficar com o carro, estive a analisar melhor os pneus e estão um bocado carecas e ressequidos o que tb ajuda no problema, fui a uma oficina de pneus que tb me disse que assim que trocasse os pneus ficava com o problema da travagem resolvido, que o bloqueio fácil se devia ao facto dos pneus estarem ressequidos e não terem aderencia sufciente ao piso, espero que assim seja... acho que vou montá-los amanhã...

                            Comentário


                              #15
                              Eu não trocava, punha as jantes com pneus mais largos no Clio e pronto... tenho um Renault 19 Manager com esse 1.9D e tem 316 mil, não gasta oleo, não faz fumo e tem uma força incrivel.

                              Comentário


                                #16
                                epá nao levem a mal, mas kers msm um conselho?? se trocares nao te metas noutro renault..varia um cadito compra logo um bmw535d..é a diesel e é potente..confia

                                Comentário


                                  #17
                                  Tudo bem monteiro-ribas, financias a 0% de juro?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há bocado vi um carro á venda bom para ti , um Clio RS 2.0 usado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como deves saber podes homologar a medida 195/50r15.
                                      De certeza que o carro ficaria mais seguro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                                        Como deves saber podes homologar a medida 195/50r15.
                                        De certeza que o carro ficaria mais seguro
                                        Pois, mas já existem vários testemunhos que nem sempre as coisa correm bem.

                                        Disseram-me que podia colocar uns pneus de largura superior sem ter problemas, uma vez que a lei diz que podemos usar pneus de outras medidas desde que a margem de diferença não ultrapasse 5%. Ou seja podia colocar por exemplo 185/55/R14 sem problemas, fica a observação na inspecção mas passa e a policia tb não pode multar, pois está assim legislado, pode é haver algum policia menos informado que conheça a legislação, e nesse caso é necessário reclamar depois junto da DGV.
                                        Alguem sabe se será assim ou não ??? Andei à procura da legislação mas não encontrei nada sobre isto no código da estrada e noutros documentos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Trocar um clio 1.9D por um 1.5dci é ir de cavalo para burro...

                                          andei com um clio 1.9D e gostei do carro anda bem é fiavel e provavelmente um dos poucos renaults que gostei.

                                          quanto a derrapar nao achei..usava pneus novos 165(michelin), e amortecedores bons, com chuva ou sem chuva era ve-lo rolar sem problema.

                                          a largura naos pneus nao é ela k evita o carro de derrapar mas se gostam de gastar dinheiro força

                                          Comentário


                                            #22
                                            Queres um conselho? Não troques. Tens aí motor e carro de guerra se fosses para um carro usado, não o conheces, não sabes o tratamento que levou, muito provavelmente era de uma empresa e o mais provável é terem sido puxados e sabes bem que estes novos motores com turbo são bem mais sensíveis a essas questões e é preciso ter mais cuidado com o tratamento, se não nem 200000km fazem. Para fazer quilómetros nada melhor que os bons atmosféricos 1.8/1.9/2.0.

                                            Comentário


                                              #23
                                              se for só por isso eu não trocaria preferia gastar uns trocos a melhora-lo, arranjava uma jante 15" e homolgava pneus 195/50r15 nele e se mesmo assim não chegar meter uns belos bilstein no bicho com umas molas da linha desportiva tipo eibach ou apex, fica logo outro acredita

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não escolhas o 1.5dci, tenho um e é só prblmas, e muitas pessoa amigas k tb se fartam rapidamente dakilo, e um conselho de amigo!

                                                Compra um 1.3cdti parece-me bastante bom e o carro tb.

                                                Abraço

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Prodrive Ver Post
                                                  Não escolhas o 1.5dci, tenho um e é só prblmas, e muitas pessoa amigas k tb se fartam rapidamente dakilo, e um conselho de amigo!

                                                  Compra um 1.3cdti parece-me bastante bom e o carro tb.

                                                  Abraço
                                                  O 1.3 cdti não é melhor que o 1.5 dci em nada. Se se fartam do dci então conduzir um 1.3 cdti é um tédio. Problemas todos podem ter, noutro tópico aqui ao ado alguem queixa-se que na sua empresa existem 3 corsas com este motor e todos dão problemas. Nessa questão estão todos em pé de igualdade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nfilipe Ver Post
                                                    Pois, mas já existem vários testemunhos que nem sempre as coisa correm bem.

                                                    Disseram-me que podia colocar uns pneus de largura superior sem ter problemas, uma vez que a lei diz que podemos usar pneus de outras medidas desde que a margem de diferença não ultrapasse 5%. Ou seja podia colocar por exemplo 185/55/R14 sem problemas, fica a observação na inspecção mas passa e a policia tb não pode multar, pois está assim legislado, pode é haver algum policia menos informado que conheça a legislação, e nesse caso é necessário reclamar depois junto da DGV.
                                                    Alguem sabe se será assim ou não ??? Andei à procura da legislação mas não encontrei nada sobre isto no código da estrada e noutros documentos...

                                                    Não corre bem porquê?
                                                    A marca dá a autorização e a dgv procede á homologação, e gastas 60€ com todo o processo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Prodrive Ver Post
                                                      Não escolhas o 1.5dci, tenho um e é só prblmas, e muitas pessoa amigas k tb se fartam rapidamente dakilo, e um conselho de amigo!

                                                      Compra um 1.3cdti parece-me bastante bom e o carro tb.

                                                      Abraço
                                                      Dizes isso porque não o conheces, só pode
                                                      Dci e cdti até podem ser bons, mas são uma amostra do que é um 1.9.
                                                      Aqui não se discute entre cdti e dci, é mais entre estes e 1.9D, e acho que aqui não há duvidas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                                                        Não corre bem porquê?
                                                        A marca dá a autorização e a dgv procede á homologação, e gastas 60€ com todo o processo
                                                        Ele falava em circular sem eles homologados.
                                                        A verdade é que têm mesmo que estar homologados. Por vezes não implicam com isso mas se quizerem podem multar. É um risco e a multa é pesada.
                                                        Por isso é que eu não sei o que fazer. Ando indeciso entre meter 4 185/55R14 ou 4 185/60R14
                                                        Os primeiros não estão homologados, são mais caros mas o carro circula bem.
                                                        Os segundos estão homologados, são bem mais baratos mas o carro anda em esforço, são demasiado grandes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tinha tomado a decisão às uns posts atrás de não trocar.
                                                          Meti hoje uns Brigstone 165/65R14, uma vez que o meu maior problema é a aderência em travagem e não a estabilidade do carro, por isso acho que não teria vantagem em colocar pneus mais largos, e assim evito de homologar.
                                                          À primeira vista o carro pareceu-me um pouco mais seguro a curvar, uma vez que não adorna tanto, a próxima vez que chover testarei a eficácia da travagem e se o meu problema ficou resolvido...

                                                          Obrigado pelas opiniões.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Trocaste de jantes e mantiveste a mesma largura de pneu então, certo?

                                                            Comentário

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