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    Camber Alfa GT

    Boa noite a todos.

    tenho um alfa gt 1.9jtd-m e quando meti um jogo de pneus novos, isto duas semanas atrás, deparei-me com a análise do alinhamento da direcção onde o camber do gt possuía todas as rodas a, se não estou em erro, -1,3º mais ou menos em todos as rodas. Ora o problema é que consegui arranjar o parâmetros da marca (alfa romeo) onde o camber, por exemplo, das rodas da frente indicava um camber de -0,4º... como já tinha notado que o carro "comia" os pnus por dentro pedi que me alinhassem o carro pelos parâmetros da marca, mas, para meu espanto, recebi a resposta de que o camber que nas rodas anteriores quer nas posteriores não dava pa modificar, ou seja, que todos o sistema de suspensão não permitia afinação de camer das rodas... ora com este tópico pedia a todos os donos de alfa gt's e entendidos que me digam o que é possível fazer quanto a isto, e se devo reclamar, pois tal situação já tinha sido detectado pela oficina antes da garantia acabar mas nunca me alertaram só tendo tido conhecimento no mês passado... o carro é de maio de 2005.

    Peço que me deiam ideias ou soluções para esta situação,

    Desde já o meu obrigado a todos

    #2
    ninguém sabe como posso corrigir isto? ou que devo fazer?

    Cumprimentos a todos

    Comentário


      #3
      Penso que realmente o camber nos GT´s não é modificavel.
      O carro com o passar dops km´s e à medida que as molas vão "pasmando" e o carro fica mais baixo, o camber negativo aumenta.
      Tens o carro rebaixado?!

      Comentário


        #4
        Mas em termos de segurança e estabilidade em curva nao é melhor um camber negativo? Claro que as vezes ve-se cada xuning com as rodas quase "deitadas" mas um pouco so nao pode ser benefico?

        Eu nao entendo nada disso é so mesmo curiosidade...

        Abraço

        Comentário


          #5
          Só posso dizer uma coisa: perguntem ao Dio. ele é que percebe disso.

          Comentário


            #6
            boas
            o carro está todo de origem.
            quanto ao camber ser negativo, é melhor em termos dinâmicos, mas quando começa a gastar os pneus em 10kkm deixa de ser engraçado prestigiar a dinâmica em vez dos €€ dos pneus

            cumprimentos a todos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por apokalypsis Ver Post
              boas
              o carro está todo de origem.
              quanto ao camber ser negativo, é melhor em termos dinâmicos, mas quando começa a gastar os pneus em 10kkm deixa de ser engraçado prestigiar a dinâmica em vez dos €€ dos pneus

              cumprimentos a todos
              Em 10km???? Bem isso realmente que se lixe a estabilidade..

              Ja agora... E é assim em todos os carros esse desgaste devido ao camber?

              Abraço

              Comentário


                #8
                Isto é assim.
                No 156 Sport, das primeiras series (entre os anos 1997 e 2000), foram os carros com maior camber negativo da plataforma "tipo".
                Têm cerca de -1.9º o que já é um camber negativo bastante significativo.Isto em termos de desgaste de pneus,a representa uns pneus a cada 15-20mil em condições normais.Contudo, podem tomar-se algumas medidas para prevenir este desgaste permaturo.Eu rodo os pneus de 5 em 5 mil.Além disso compro pneus direccionais e simétricos para poder ir alternando o lado exterior com o interior.Assim faço cerca de 40mil com cada jogo de pneus, usando borrachas topo de gama (mais macias).
                O Gt, usa o chassi do 147, com algumas modificações, e não tem um camber tão agressivo como o 156 sport.Alias, mesmo os ultimos 156 sport são menos agressivos nas afinações.Os valores que indicaste não são de todo normais, daí ter perguntado se tinhas rebaixado o carro.O Gt deveria andar nos -1.5 a -1º.Qts km tem o carro?!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                  Isto é assim.
                  No 156 Sport, das primeiras series (entre os anos 1997 e 2000), foram os carros com maior camber negativo da plataforma "tipo".
                  Têm cerca de -1.9º o que já é um camber negativo bastante significativo.Isto em termos de desgaste de pneus,a representa uns pneus a cada 15-20mil em condições normais.Contudo, podem tomar-se algumas medidas para prevenir este desgaste permaturo.Eu rodo os pneus de 5 em 5 mil.Além disso compro pneus direccionais e simétricos para poder ir alternando o lado exterior com o interior.Assim faço cerca de 40mil com cada jogo de pneus, usando borrachas topo de gama (mais macias).
                  O Gt, usa o chassi do 147, com algumas modificações, e não tem um camber tão agressivo como o 156 sport.Alias, mesmo os ultimos 156 sport são menos agressivos nas afinações.Os valores que indicaste não são de todo normais, daí ter perguntado se tinhas rebaixado o carro.O Gt deveria andar nos -1.5 a -1º.Qts km tem o carro?!
                  Não é o chassi do 147 GTA?
                  Não sei se o mesmo é igual ao chassi do 147 com modificações, é só uma duvida minha, já agora se me poderem esclarecer, agradeço.
                  Já andei com ideias de adquirir um GT, e apercebi-me que uma das queixas com o carro é de facto o desgaste prematuro dos pneus por ter um camber muito agressivo.

                  Comentário


                    #10
                    Penso que o GT tem o chassis do 156 e não do 147.
                    O meu historial com pneus é grande, mas nada que se compare com 10.000kms. De princípio tive problemas com os direccionais e assimétricos. Como tinham uma estrutura mais rija, acabava por ser esta a ter maior contacto que o centro do pneu, e por isso era desconfortável e barulhento.
                    Passei a usar michelin pilot e tem um desgaste por todo, gastando 2 jogos de pneus à frente por cada 1 atrás.
                    Mas, um desalinhamento de direcção, jante tocada, etc...faz chegar o fim do pneu em menos de nada. Uma vez que começe a desgastar mais em algum ponto, é o fim.
                    Vou verificar quantos kms já têm estes, mas dificilmente chegam ao fim do ano.
                    Quanto ao camber, desconheço, mas na próxima revisão que será ainda este mês, posso perguntar ao especialista.

                    Comentário


                      #11
                      boas
                      o carro tem cerca de 53kkm, e pelo q sei o camber na frente deveria rondar os -0,4º e n os cerca de -1,3º que o meu gt apresenta. como consegui a por nas setas uns pneus com 10kkm coloquei este tópico e também porque na alfa me dizem q n podem fazer nada...
                      cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Vou-te aconselhar uns pneus que são uma maravilha.....pões uns Kormoran que são prduzidos na fábrica da Bridgstone na Turquia. ( ou pelo menos é o que se diz por ai ).
                        Com estes pneus fazes na boa 50000km mesmo com essa camber negativo e agarram de caraças....... e em piso molhado são uma maravilha.

                        Fica bem

                        Comentário


                          #13
                          lol lol eu conheço esses pneus :p
                          tomara muita gente não os ter lol
                          mas de qualquer forma preferia um pneus porreiros e que o camber do carro não os comesse todos.

                          abraço

                          Comentário


                            #14
                            Se não dá para afinar é bem chato, mas vê por este prisma, assim tens mais segurança nas curvas .

                            Eu tenho os meus, bem "inclinados" os meus pneus da frente (atrás ainda são novos), o interior já está liso , e o exterior ainda está "novo" , resultado, trocar uns pneus a cada 10.000 km´s, esses mesmo que custam, entre 160 euros(frente) e 190 euros(atrás) cada um .

                            Se não dá mesmo a afinação, tenta encontrar um pneu se adapte a essa situação ...

                            Comentário


                              #15
                              Experimenta os pirelli p-zero rosso, pois os pirelli tem o lado interior do pneu mais duro que o exterior.Os alfas normalmente dão-se bem com este pneu.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                Experimenta os pirelli p-zero rosso, pois os pirelli tem o lado interior do pneu mais duro que o exterior.Os alfas normalmente dão-se bem com este pneu.
                                Por acaso desconhecia, mas são exactamente esses que eu tenho e mesmo assim duram 10.000 km´s e estão lisos (os da frente) no interior e no exterior estão como "novos"...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho que já usei Bridgestone (mas podem ter sido Pirelli).
                                  Neste momento os michelin fazem mais de 30.000. Vou conferir a data da última factura.
                                  Se gastasse de 10k em 10k...já tinha trocado de carro, pq em 3 anos já tinha posto 14 vezes pneus.
                                  Os Michelin dão-se lindamente, curva bem, confortável, mas admito que mudou ligeiramente as características do carro.

                                  Este assunto é delicado, pq estou na eminência de encarar a compra de mais 4.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Compreendo, mas sendo o meu um Honda S2000, que posso eu fazer , lá tenho de trocar de 10.000 em 10.000 km´s...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                      Compreendo, mas sendo o meu um Honda S2000, que posso eu fazer , lá tenho de trocar de 10.000 em 10.000 km´s...
                                      Boas,


                                      não necessariamente!

                                      depende do comportamento que pretendas. Ao contrário de muitos nesse automovel podes afinar à decima mm que pretendas e consegues controlar esse desgaste interior apesar de ser um mau necessário .
                                      Repara que geralmente vão se embora primeiro os de tras do que as da frente, parece-me que o club s2000 não te está passar a informação correcta :

                                      Saudações pneumáticas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Que tás a dizer moço? queres melhor que kormoran? tou a ver é que não tens maozinhas nenhumas e andas a gastar pneu em recta...

                                        Comentário


                                          #21
                                          lol quem não te conhecer que te compre :P
                                          podem ser muito bons, mas de qualquer forma prefiro pneus de outras marcas... :P

                                          Comentário


                                            #22
                                            boas
                                            acham que se pedir na próxima revisão para mexerem nas suspensões e + alguma coisa eles me conseguem por o camber nos valores de origem? outro problema é q a garantia acabou em junho... mas tenho comprovativos de que em maio o alinhamento já estava como está agora.

                                            desde já obrigado pela a ajuda

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por apokalypsis Ver Post
                                              Boa noite a todos.

                                              tenho um alfa gt 1.9jtd-m e quando meti um jogo de pneus novos, isto duas semanas atrás, deparei-me com a análise do alinhamento da direcção onde o camber do gt possuía todas as rodas a, se não estou em erro, -1,3º mais ou menos em todos as rodas. Ora o problema é que consegui arranjar o parâmetros da marca (alfa romeo) onde o camber, por exemplo, das rodas da frente indicava um camber de -0,4º... como já tinha notado que o carro "comia" os pnus por dentro pedi que me alinhassem o carro pelos parâmetros da marca, mas, para meu espanto, recebi a resposta de que o camber que nas rodas anteriores quer nas posteriores não dava pa modificar, ou seja, que todos o sistema de suspensão não permitia afinação de camer das rodas... ora com este tópico pedia a todos os donos de alfa gt's e entendidos que me digam o que é possível fazer quanto a isto, e se devo reclamar, pois tal situação já tinha sido detectado pela oficina antes da garantia acabar mas nunca me alertaram só tendo tido conhecimento no mês passado... o carro é de maio de 2005.

                                              Peço que me deiam ideias ou soluções para esta situação,

                                              Desde já o meu obrigado a todos
                                              Sempre podes colocar um parafusos excentricos nos amortecedores da frente para minimizar isso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                ola boas.
                                                obrigado pela ideia mas o mecanico lá da alfa onde vou também me propôs essa solução dos parafusos excêntricos, mas disse que ia estar a alterar uma boa suspensão e estar a mexer em toda uma suspensão não era a minha intenção. queria era mesmo saber se por exemplo desapertando a suspensão e uns braços, daria para realinhar o camber das rodas.

                                                De qualquer forma obrigado pela ajuda

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por apokalypsis Ver Post
                                                  ola boas.
                                                  obrigado pela ideia mas o mecanico lá da alfa onde vou também me propôs essa solução dos parafusos excêntricos, mas disse que ia estar a alterar uma boa suspensão e estar a mexer em toda uma suspensão não era a minha intenção. queria era mesmo saber se por exemplo desapertando a suspensão e uns braços, daria para realinhar o camber das rodas.

                                                  De qualquer forma obrigado pela ajuda
                                                  Em todo o lado e em todo o mundo se utilizam esses parafusos, eu tenho uns no meu...mas não é um Alfa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    sim concordo que o uso de parafusos excêntricos existam em muitos modelos de plataformas, mas isso seria uma última solução (intervir na suspensão do carro). primeiro gostaria de saber se exitem outras soluções menos invasivas do que colocar lá uns parafusos excêntricos.
                                                    De qualquer forma obrigado pela ajuda

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por apokalypsis Ver Post
                                                      sim concordo que o uso de parafusos excêntricos existam em muitos modelos de plataformas, mas isso seria uma última solução (intervir na suspensão do carro). primeiro gostaria de saber se exitem outras soluções menos invasivas do que colocar lá uns parafusos excêntricos.
                                                      De qualquer forma obrigado pela ajuda
                                                      Uma coisa te garanto, abrir o buraco da manga de eixo não é a solução acertada.

                                                      Para tu teres uma ideia da diversidade de coisas que existem:

                                                      http://images.google.pt/images?gbv=2...nt+kit&spell=1

                                                      http://images.google.pt/images?hl=pt...+imagens&gbv=2

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        boas.

                                                        PMCB estive a ver os kits que me disseste e, se souber, gostava de saber se aquilo se pode aplicar a qualquer carro, neste caso o alfa gt 1.9jtdm. e se não for pedir pedir muito se aquilo é de fácil instalação ou se é bastante complicado...

                                                        Obrigado desde já.
                                                        Cumprimentos

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por apokalypsis Ver Post
                                                          boas.

                                                          PMCB estive a ver os kits que me disseste e, se souber, gostava de saber se aquilo se pode aplicar a qualquer carro, neste caso o alfa gt 1.9jtdm. e se não for pedir pedir muito se aquilo é de fácil instalação ou se é bastante complicado...

                                                          Obrigado desde já.
                                                          Cumprimentos

                                                          Boas.

                                                          Aquilo existe para todas as viaturas, mas eu vou ver e depois digo qualquer coisa.

                                                          A montagem é super fácil, basta tirar o parafuso superior e substituir por esse e depois mandar alinhar.

                                                          Quando tiver informações eu mando-te PM.

                                                          Comentário

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