Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diferenças nº válvulas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diferenças nº válvulas

    Boas,

    sabem-me dizer qual a diferença entre os motores com 8v, 12v, 16v?
    Quais os que têm melhores performances e porque as várias marcas optam por estas várias versões?

    Obrigado.
    Abraços.

    #2
    Assumindo que estas a falar em motores de 4 cilindros, significa que 8V = 2 válvulas por cilindro, 12V = 3 válvulas por cilindor, 16V = 4 válvulas por cilindro.

    O número de válvulas depende da filosofia do próprio motor, e também de questões de marketing.
    Mas em princípio relaciona-se com a velocidade com que se pretende efectuar o enchimento/esvaziamento da câmara de combustão.
    Um motor 16V em princípio terá mais espaço para os gases frescos (quiemados) entrarem (e sairem) o que pode proporcionar uma melhor performance. Mas lá está, também depende do cruzamento de válvulas, tamanho condutas de admissão, tamanho dos injectores (ou diâmetro dos carburadores-ainda sou do tempo dos carburadores Eh!Eh!Eh!) etc..
    Por utro lado um motor 16V também é mais complexo de produzir, tem mais peças em movimento (=maior probailidade de alguma coisa falhar).

    Este tema é um bocado complexo.

    Comentário


      #3
      Em termos práticos, os 8v até costumam ter umas baixas e principalmente médias rotações melhores que os 16v.

      Em altas, o facto do motor respirar melhor faz com que os 16v sejam melhores.

      No entanto, um carro 16v consegue ser mais suave a baixos regimes (e até funcionar melhor) do que um 8v.

      Comentário


        #4
        8 valvulas, 1 admissao uma escape, sistema muito antigo
        12valvulas - 2 admissao 1 escape, começou-se a usar
        16V - 2 escape 2 admissao - mais recente, penso que surgiu pois um motor com 16V costuma ser mais meigo, melhores consumos, mais cavalagem, mais caro. mas isto é relativo pq existem motorores 8v com os mmo cm3 que têm mt mais poder que os 16V

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por davidp Ver Post
          8 valvulas, 1 admissao uma escape, sistema muito antigo
          12valvulas - 2 admissao 1 escape, começou-se a usar
          16V - 2 escape 2 admissao - mais recente, penso que surgiu pois um motor com 16V costuma ser mais meigo, melhores consumos, mais cavalagem, mais caro. mas isto é relativo pq existem motorores 8v com os mmo cm3 que têm mt mais poder que os 16V
          Vinha perguntar isto, alias, se é assim em todos os 12v.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X