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Qual o melhor método para avaliar o "risco" associado a um condutor?

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    Qual o melhor método para avaliar o "risco" associado a um condutor?

    Na aeronáutica avalia-se um piloto pelo número de horas de voo, é simples e eficaz. Com os carros um condutor é avaliado pelo número de anos de carta e acidentes nesses anos. Consideram este sistema justo?

    Por exemplo: eu tenho menos de 25 anos e como tal tive uma penalização por esse facto no meu seguro, no entanto nos 6 anos de carta que tenho fiz cerca de 200.000km sem ter um acidente (com culpa). Pelo contrário uma pessoa que também tem 6 anos de carta mas tem 25 anos e nunca pegou num carro (ou pegou muito raramente) e como tal também nunca teve um acidente aos olhos de uma seguradora é uma condutora com menos risco associado do que eu. Acham isto justo?

    Não seria muito melhor optar pelo método usado na aeronáutica (km/s ou horas ao volante) em vez de usar o tempo para aferir a experiência e risco associados a um condutor?

    #2
    Justo não é, mas tens que usar um critério que seja aferível pelas seguradoras. Não se podem fiar na palavra de "eu cá já conduzi 1.250.987 km".

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Justo não é, mas tens que usar um critério que seja aferível pelas seguradoras. Não se podem fiar na palavra de "eu cá já conduzi 1.250.987 km".

      Exacto.

      Comentário


        #4
        A ideia até está boa, agora diz-me qual são as provas que tens para dizer que fizeste X km?

        Não existe nenhum controlo que permita dizer que o condutor X fez y horas/Km de condução, onde ainda podia existir é nos condutores de pesados...


        Axo o sistema injusto, porque tb secalhar eu, com o meu tempo de condução, conduzo melhor do que certas pessoas com anos de carta, q raramente pegam no carro, e elas tb pagam menos de seguro, do q se fosse eu a pagar.

        Comentário


          #5
          Mas como é que as seguradoras iam saber as horas de conduçao de cada condutor?? seria complicado nao??
          A forma mais facil para eles foi a idade de carta

          Comentário


            #6
            Sim eu sei que as seguradoras não podem confiar na palavra dos condutores, e não estou a dizer que teria que passar só por elas.

            Uma solução? Tacógrafos digitais associados à carta de condução, com um género de um chip card. Seria muito útil também para controlar quem conduz sem carta ou com ela caducada.

            Comentário


              #7
              O que interessa às seguradoras é o risco, avaliando se houve ou não acidentes.

              É que ao fazeres muitos kms também aumentas o risco substancialmente !

              O individuo que faz menos kms, tem menos probabilidades de ter acidentes, passa muito menos tempo na estrada.

              O factor idade é compreensível, porque eu quando tirei a carta (18 anos) e mesmo nos anos seguintes facilitava e exagerava muito mais do que hoje.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                Sim eu sei que as seguradoras não podem confiar na palavra dos condutores, e não estou a dizer que teria que passar só por elas.

                Uma solução? Tacógrafos digitais associados à carta de condução, com um género de um chip card. Seria muito útil também para controlar quem conduz sem carta ou com ela caducada.
                E qual é o interesse disso?

                Qual a finalidade?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  O que interessa às seguradoras é o risco, avaliando se houve ou não acidentes.

                  É que ao fazeres muitos kms também aumentas o risco substancialmente !

                  O individuo que faz menos kms, tem menos probabilidades de ter acidentes, passa muito menos tempo na estrada.

                  O factor idade é compreensível, porque eu quando tirei a carta (18 anos) e mesmo nos anos seguintes facilitava e exagerava muito mais do que hoje.
                  Sim, não deixas de ter razão neste ponto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    E qual é o interesse disso?

                    Qual a finalidade?
                    Qual é a finalidade dos tacógrafos nos pesados?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                      Qual é a finalidade dos tacógrafos nos pesados?
                      Acima de tudo controlar o numero de horas conduzidas por cada condutor e tambem controlar excessos de velocidade.
                      Por muita comparação que queiram fazer, conduzir um camião em segurança é muito diferente de um ligeiro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Acima de tudo controlar o numero de horas conduzidas por cada condutor e tambem controlar excessos de velocidade.
                        Por muita comparação que queiram fazer, conduzir um camião em segurança é muito diferente de um ligeiro.
                        e tb controlar as horas de descanso do condutor

                        Mto diferente um ligeiro conduz-se de olhos fechados um pesado a musica é outra...qdo qdo conduzo um pesado nem bebo...é mesmo tolerancia zero

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post

                          Não seria muito melhor optar pelo método usado na aeronáutica (km/s ou horas ao volante) em vez de usar o tempo para aferir a experiência e risco associados a um condutor?
                          os bons condutores vesse pelo tempo de carta e pelos numeros de acidentes.

                          Eu como tenho carta á 17anos sem acidentes (e conduzo todos os dias) a seguradora "diz" que eu sou um bom condutor

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            e tb controlar as horas de descanso do condutor

                            Mto diferente um ligeiro conduz-se de olhos fechados um pesado a musica é outra...qdo qdo conduzo um pesado nem bebo...é mesmo tolerancia zero
                            Exacto, foi o que eu disse.

                            Controlar acima de tudo o numero de horas de condução e descanço de cada motorista.

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