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Desabafo empoeirado

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    Desabafo empoeirado

    Juro que tenho andado a conter-me, mas a visão de hoje foi brutal para mim, razão por que deixo aqui este desabafo.

    Peço-vos que não me interpretem mal, garantindo-vos que aceito a coexistência, mas acho que as marcas em geral estão a ir longe de mais...

    Refiro-me, concretamente, às consequências que se vêm verificando do epíteto desportivo diesel!

    Calma!
    Sei que este assunto já foi aqui amplamente debatido, mas, é pá, o facto de hoje ter visto um VW Golf GT com cano duplo de escape a apontar na horizontal e de me ter dado ao trabalho de abrir a janela para ouvir o ronco do bicho (julgando tratar-se do 1.4 de 170cv) e sai-me um TDi a fritar croquetes, matou-me!

    Mas que é isto?!
    Já não há pudor e respeito nenhum pelo conceito clássico do automóvel.

    Pergunta: onde é que isto vai parar?

    P.S. Sim, sou um fervoroso adepto do motor a gasolina que aceita a coexistência, mas sem intromissões pseudo desportivas!

    #2
    LOL

    experimenta conduzir 335d (já sei vais-me dizer que um 335i é melhor) por ex ... mas se tiveres oportunidade és capaz de mudar a tua opinião :P

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      #3
      Junta-te ao clube

      Por acaso esse exemplo já não me choca pois já o fui no passado com a geração anterior quando vi o GTI TDI

      Mas há muitas mais marcas com esse sacrilégio

      Comentário


        #4
        Até a Audi com motores a Diesel já ganha provas no Grand Turismo, acho que cada vez essas observações fazem menos sentido, mas respeito o fundamentalismo da gasolina e de que esses são os carros puramente desportivos, porque realmente o são e nisso não contraponho.

        Porém os motores Diesel evoluíram muito, e se calhar é altura de, mesmo quem idolatra a gasolina como combustível por excelência de carros desportivos, começar a ver as coisas de uma outra forma.

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          #5
          Isso lembrou-me um certo episódio. Eu, sentado num muro, à espera de uma pessoa, a observar uma fila de trânsito, a ouvir os motores.

          Irritou-me profundamente. Eram todos umas batedeiras, e todos juntas a fazer tac tac tac ainda pior soou

          Apareceu um Clio III no meio dessa fila, e percebi imediatamente que era a gasolina, porque o barulho ao ralenti era camuflado de forma avassaladora pelos diesel...

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            #6
            Pois é, não tarda nada e temos aí os F1 a diesel assim como a prova de Le Mans... creio que já não há reverso possível!

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              #7
              Originalmente Colocado por RodmanPt Ver Post
              Até a Audi com motores a Diesel já ganha provas no Grand Turismo, acho que cada vez essas observações fazem menos sentido, mas respeito o fundamentalismo da gasolina e de que esses são os carros puramente desportivos, porque realmente o são e nisso não contraponho.

              Porém os motores Diesel evoluíram muito, e se calhar é altura de, mesmo quem idolatra a gasolina como combustível por excelência de carros desportivos, começar a ver as coisas de uma outra forma.
              Percebo-te e digo-te que tenho perfeito conhecimento disso.
              Talvez um dia venha a olhar os diesel de outra forma, depois de sair de uma terapia de grupo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RodmanPt Ver Post
                Até a Audi com motores a Diesel já ganha provas no Grand Turismo, acho que cada vez essas observações fazem menos sentido, mas respeito o fundamentalismo da gasolina e de que esses são os carros puramente desportivos, porque realmente o são e nisso não contraponho.

                Porém os motores Diesel evoluíram muito, e se calhar é altura de, mesmo quem idolatra a gasolina como combustível por excelência de carros desportivos, começar a ver as coisas de uma outra forma.
                Os motores Diesel evoluiram muito mas só conseguem ganhar provas porque tem benesses em relação aos Otto.
                De igual para igual duvido que conseguissem ser competitivos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Os motores Diesel evoluiram muito mas só conseguem ganhar provas porque tem benesses em relação aos Otto.
                  De igual para igual duvido que conseguissem ser competitivos.
                  Nem mais, o regulamento está 100% virado para os diesel.

                  Têm vantagens em muitas coisas, mas em confroto de igual para igual ainda estão um pouco atrás.

                  Comentário


                    #10
                    As vantagens dos diesel face aos otto continuam a ser as mesmas: para motores idênticos, o diesel é mais económico e poderá ter um pouco mais de binário.

                    O mesmo se verifica entre turbinados otto e diesel, com a diferença de que, neste caso, o diesel terá mais binário (mais turbo-dependente, favorecido pelas altas taxas de compressão, ao passo que no otto estas nºao devem ultrapassar os 12,5:1 aproximadamente).

                    E, claro, escapes "racing" na horizontal são muito bons em carros com motores a gasóleo para pintar o capot do carro que o precede num bonito "preto racing"
                    Especialmente os diesel "chipados" ou reprogramados que fazem um choco corar de vergonha com a sua tinta "da tanga".

                    Comentário


                      #11
                      Gostei do relato!
                      Isso é que foi apanhar gato por lebre!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                        Pois é, não tarda nada e temos aí os F1 a diesel assim como a prova de Le Mans... creio que já não há reverso possível!
                        Apesar de achar que lá por vencerem provas (e mesmo que fossem tratados de igual para igual, o que não são ) frente a carros a gasolina iguais...não era por isso que ia gostar mais de um motor diesel -> eu penso por mim, não preciso de ver pelos outros

                        Reconheço a boa prestação e evolução brutal dos diesel nos últimos tempos.

                        O exemplo de LeMans até é bom...ganha é verdade, em provas tipicamente de resistência Não de performance tipo F1

                        De qualquer forma, basta analisarmos por nós tudo o que envolve a experiência automobilistica, e vê-mos que mesmo em performance...igual para igual um motor a gasolina, mais simples, é sempre mais performante

                        É a velha questão da banda de utilização do motor -> Potência = Binário * rpms (mais uma variável que nunca me lembro )

                        As massivas descargas de binário (que por acaso são conseguidas à custa de 2 coisas que os otto podem tb. ter -> Turbo e Injecção directa) não compensam mesmo assim a menor capacidade de fazer rpms inerente ao combustível

                        É que não há volta a dar-lhe.

                        E depois há outra coisa que para mim mata tudo...o som do trabalhar

                        Para mim tudo isso, bem como a maior utilização/disponibilidade de um otto é o que pretendo de um drivers car (estou só a falar de motores é claro)...se o objectivo é performance apenas do tipo medição de pilinhas, então até pode ser um carro a diesel, um jacto, um a hidrogénio, a pilhas...o que queiram

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                          As vantagens dos diesel face aos otto continuam a ser as mesmas: para motores idênticos, o diesel é mais económico e poderá ter um pouco mais de binário.

                          O mesmo se verifica entre turbinados otto e diesel, com a diferença de que, neste caso, o diesel terá mais binário (mais turbo-dependente, favorecido pelas altas taxas de compressão, ao passo que no otto estas nºao devem ultrapassar os 12,5:1 aproximadamente).

                          E, claro, escapes "racing" na horizontal são muito bons em carros com motores a gasóleo para pintar o capot do carro que o precede num bonito "preto racing"
                          Especialmente os diesel "chipados" ou reprogramados que fazem um choco corar de vergonha com a sua tinta "da tanga".
                          Perfeitamente de acordo, também acho horrível ver os carros todos "pintados" de preto por causa dos fumos do escape, e de carro que largam mais fumo que uma central só para terem um pouco mais de potência.

                          Nem com o meu post pretendia defender os motores a Diesel e/ou atacar os a gasolina, apenas alertei para que os tempos estão a mudar ;)

                          P.S. - Imaginem o que pensavam as pessoas que têm agora 60 ou 70 anos e que na sua adolescência os GT tinham todos de 120cv e 2000cc para cima, e depois começaram a ver GT's (a gasolina) com menos de 90cv e abaixo dos 1500cc ...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                            As vantagens dos diesel face aos otto continuam a ser as mesmas: para motores idênticos, o diesel é mais económico e poderá ter um pouco mais de binário.

                            O mesmo se verifica entre turbinados otto e diesel, com a diferença de que, neste caso, o diesel terá mais binário (mais turbo-dependente, favorecido pelas altas taxas de compressão, ao passo que no otto estas nºao devem ultrapassar os 12,5:1 aproximadamente).

                            E, claro, escapes "racing" na horizontal são muito bons em carros com motores a gasóleo para pintar o capot do carro que o precede num bonito "preto racing"
                            Especialmente os diesel "chipados" ou reprogramados que fazem um choco corar de vergonha com a sua tinta "da tanga".
                            Confirmo

                            Continua assim que poupas-me o trabalho de escrever

                            Comentário


                              #15
                              matem o diesel!!!!!!! metam a gasolina barata! invistam no desenlvolvimento dos otto


                              Comentário


                                #16
                                O meu petroleiro tambem tem a ponteira de escape a direito, sacanas dos gajos da Peugeot.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RodmanPt Ver Post
                                  Perfeitamente de acordo, também acho horrível ver os carros todos "pintados" de preto por causa dos fumos do escape, e de carro que largam mais fumo que uma central só para terem um pouco mais de potência.

                                  Nem com o meu post pretendia defender os motores a Diesel e/ou atacar os a gasolina, apenas alertei para que os tempos estão a mudar ;)

                                  P.S. - Imaginem o que pensavam as pessoas que têm agora 60 ou 70 anos e que na sua adolescência os GT tinham todos de 120cv e 2000cc para cima, e depois começaram a ver GT's (a gasolina) com menos de 90cv e abaixo dos 1500cc ...
                                  Eu compreendo a tua ideia, e tenho a mesma...é algo incontornável e que nos temos de habituar -> o preço dos combustíveis também muito têm contribuído ao que junta-se a maior necessidade de mobilidade dos dias de hoje (antigamente andava-se menos kms.)

                                  Uma coisa é aceitar, até andar com um choco powa como eu ando...mas daí a defender e/ou gostar vai uma grande diferença

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ali para a zona de Massamá/Queluz constuma andar um Leon FR que cada vez que acelera faz mais fumo que os incendios no verão

                                    Mas o homem lá vai todo contente que tem ali um Porsche a diesel

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RodmanPt Ver Post
                                      Perfeitamente de acordo, também acho horrível ver os carros todos "pintados" de preto por causa dos fumos do escape, e de carro que largam mais fumo que uma central só para terem um pouco mais de potência.

                                      Nem com o meu post pretendia defender os motores a Diesel e/ou atacar os a gasolina, apenas alertei para que os tempos estão a mudar ;)

                                      P.S. - Imaginem o que pensavam as pessoas que têm agora 60 ou 70 anos e que na sua adolescência os GT tinham todos de 120cv e 2000cc para cima, e depois começaram a ver GT's (a gasolina) com menos de 90cv e abaixo dos 1500cc ...
                                      Nem vi isso como um ataque, nem quis defender nada
                                      Como eu disse, há vantagens nos diesel. O meu carro é diesel. E comercial. Dá para ver logo qual é a vantagem: economia!
                                      Se o dinheiro não fosse problema, nunca na vida teria um diesel, fosse ele qual fosse. Mesmo que tivesse um gerador em casa, havia de ser a gasolina Ehpá, é que nem tractores, sequer!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                        O meu petroleiro tambem tem a ponteira de escape a direito, sacanas dos gajos da Peugeot.
                                        Não te preocupes, é falsa
                                        Eu tenho um 206 HDi e sofro do mesmo "problema".
                                        Na verdade, a ponteira aponta para baixo, mas tem aquele acrescento soldado por cima para parecer que é um escape "racing"

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                          Não te preocupes, é falsa
                                          Eu tenho um 206 HDi e sofro do mesmo "problema".
                                          Na verdade, a ponteira aponta para baixo, mas tem aquele acrescento soldado por cima para parecer que é um escape "racing"
                                          É só para enganar o pessoal.
                                          Assim pensam que tens um carro a gasolina

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                            Confirmo

                                            Continua assim que poupas-me o trabalho de escrever
                                            Poupo-te? Isso é conversa de gasóleo, pá...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                              Não te preocupes, é falsa
                                              Eu tenho um 206 HDi e sofro do mesmo "problema".
                                              Na verdade, a ponteira aponta para baixo, mas tem aquele acrescento soldado por cima para parecer que é um escape "racing"
                                              Naaaaaaaaa,

                                              A minha é verdadeira, puro racing! lolol

                                              Sério, tanto no meu antigo 206 como agora no 207 ja vinham assim de origem.
                                              Os 206 "evolução" traziam falsa e sempre pensei que a do 207 tambem era falsa mas quando fui ver...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                                O meu petroleiro tambem tem a ponteira de escape a direito, sacanas dos gajos da Peugeot.
                                                Ai sim? Então vê lá o meu trauma: tenho um otto com o escape virado para baixo!!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não es racing. lolol

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas isto da direcção do escape tem alguma relevância ?

                                                    os camiões tem o escape para cima por ex., mas entre os outros carros depende muito.

                                                    Não me parece que tenha que haver discriminações. Actualmente os diesel fazem pouco fumo, andam mais e consomem menos.

                                                    Temos que encarar as coisas como são.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      andam mais depende.

                                                      Se for para um equivalente não andam.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        bem ontem descobri que portugal exporta gasolina e importa gasoleo, o que é no minimo estranho atendendo que cada vez mais se vende carros diesel.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          Mas isto da direcção do escape tem alguma relevância ?

                                                          os camiões tem o escape para cima por ex., mas entre os outros carros depende muito.

                                                          Não me parece que tenha que haver discriminações. Actualmente os diesel fazem pouco fumo, andam mais e consomem menos.

                                                          Temos que encarar as coisas como são.
                                                          Isso das generalizações tem que se lhe diga Por acaso de uma maneira genérica (mas há muito por onde se pegar veja-se como tu dizes ou eu digo)acho que os diesel:

                                                          Fazem mais fumo (aliás fazem e .), andam menos (comparando motores iguais e tecnologias iguais...estamos aqui a falar de carburantes ou não?!)...normalmente, sim, consomem menos -> Já o Boxer disse aí em cima a principal razão do seu uso

                                                          Quanto à ponteira de escape, é como é óbvio algo importante a quem liga à estética de um carro. Há escapes e escapes O problema é que os virados para fora (horizontais) nos diesel têm tendência a ***** o carro todo e ver-se mais a fumarada

                                                          Para mim é importante, e não é só...tanto que a Peugeot colocou de propósito uma falsa.

                                                          E tu próprio não me vais dizer que não é importante o escape xpto dos Porsches ali à vista (não é só por uma questão de performance que ele ali está e debita aquele somzinho )...lendo isto assusto-me que qualquer dia compras um Porsche a diesel

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                                            bem ontem descobri que portugal exporta gasolina e importa gasoleo, o que é no minimo estranho atendendo que cada vez mais se vende carros diesel.
                                                            As pessoas não são obrigadas a mudar as suas compras porque o país é deficitário na sua produção...é algo já bastante antigo.

                                                            O que é estranho é que aqui o mercado não funcione!?!?!?!?

                                                            Se a procura é maior cada vez mais...a oferta ainda por cima é restringida e custosa...

                                                            Quem pensam está a suportar isto tudo?!

                                                            Comentário

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