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Afinal compensa os Familiares 1.6HDI ou não?

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    Afinal compensa os Familiares 1.6HDI ou não?

    Meus amigos ando a pensar bastantenisto, será que os automoveis tipo c5 e 407 com motores 1.6hdi realmente compensam? é que se pensarmos bem temos de puxar + pelo motor para ele andar imaginem ocarro cheio de gente o motor não se gastará mais rapidamente? Dêem a vossa opinião

    #2
    Acho que o melhor é ires com 3 ou 4 amigos. Faz um test drive com todos la dentro e de preferencia passa por umas subidazitas.

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      #3
      Um C5 e um 407 pesam respectivamente mais 20 e 30 kgs mais que um Ford Focus SW com o mesmo motor...

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        #4
        eu apenas conheço o 407 com esse motor, mas na variante break, e o problema da submotorização nota-se mais em cidade só com um condutor do que com 4 pessoas em viagem, não sei se dá para perceber.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          eu apenas conheço o 407 com esse motor, mas na variante break, e o problema da submotorização nota-se mais em cidade só com um condutor do que com 4 pessoas em viagem, não sei se dá para perceber.
          Ou seja, embalado anda bem, custa-lhe é a dar os primeiros passos.

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            #6
            Na minha opinião e conhecendo de perto esse motor montando num veículo ainda mais volumoso e pesado, o C4 Grand Picasso de 7 lugares.
            Posso dizer que ele dá bem conta do recado, permite viagens tranquilas em ritmos normais e com pouco gastos.
            Para "corridas" aí haverá outro tipo de propostas...

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              #7
              Nos motores turbo diesel, por melhor que sejam há uma fase do seu funcionamento em que mais do que tudo o que conta não é a sua potência ou binário máximo, mas a sua cilindrada.

              Seja entre as 800 e as 1.500 rpms seja num intervalo menor ou maior.

              Considero o motor 1.6 hdi bastante bom, suave e relativamente silencioso, para os carros mais pesados em que está montado não deixa de ser um bom 1.6. será pior em cidade e melhor em estrada, mas acho que genericamente é bastante aceitavel mesmo nos carros referidos.

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                #8
                Oh cum caraças, desde quando é que 110cv são poucos cavalos para um carro desse tipo?

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                  #9
                  ag tb vai sair o laguna com o 1.5 dci com 110cv :|

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                    #10
                    eu ainda sou do tempo onde existiam coisas destas :

                    http://www.portalcar.pt/comercio.php?show=35825

                    Comentário


                      #11
                      O problema da submotorização esta na cabeça das pessoas, não é nos carros.

                      Há 5 ou 6 anos a maioria do segmento M1 nem 95cv...e ninguem se queixava. Agora é que tudo o que tenha menos de 140cv é submotorizado. Um motor e uma carroçaria estão muito longe de serem os unicos relacionamentos de performances e consumos numa viatura.

                      Para toda a gente comprar uma 307 SW 1.6 Hdi de 110cv é perfeitamente aceitavel para uma familia. Têm uma boa mala, dá para carregar muita coisa e o motor é bom e despachado. Uma 407 SW com o mesmo motor no entanto já é uma arrastadeira...

                      Ora então vamos la comparar...


                      307 SW 407 SW

                      Velocidade: 183 km/h ---------189 km/h
                      Aceleração (0-100 Km/h): 12 s----------12.1 s
                      Consumo Urbano: 6.3 l/100 km------------6.8 l/100 km
                      Consumo Estrada: 4.5 l/100 km---------------4.4 l/100 km
                      Consumo Médio: 5.1 l/100 km ------------5.3 l/100 km
                      Emissões CO2: 134 g/Km----------------140 g/Km


                      Ora então como podemos ver a 407 faz mais 0,1 segundos dos 0-100 km, gasta mais meio litro em consumo urbano, menos 0,1 em estrada e têm um consumo misto de mais 0,3 l o que é realmente uma fartura...


                      Ora atendendo á diferença que uma 307 SW pesa cerca de 1492 kg...e uma 407 SW 1567 kg...as diferenças estão em cima...

                      As pessoas as vezes se pensassem um bocadinho e analizassem as coisas e comparassem seria muito mais proveitoso para elas e para os outros.


                      As performances e consumos estão muito relacionadas com a caixa e a transmissão entre outras coisas...

                      Não é só motor e cavalos...
                      Editado pela última vez por PeugeotSales; 21 October 2007, 15:38.

                      Comentário


                        #12
                        peugeot_sales, o problema da submotorização é que este tipo de motores pode ter 110cv, mas isso acontece com o turbo na sua carga maxima, pois antes de isso acontecer estes não puxam nada (pelo menos para o peso que suportam), basta comparar essa 407 break em cidade com o xsara 1.5 D, e te digo que é mais facil andar em cidade com o xsara do que com o 407, e vê lá as diferenças de potência. a primeira vez que o fiz foi-se abaixo várias vezes, que no caso do xsara arranca na boa no ralenti. isto em andamentos de cidade nota-se.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                          peugeot_sales, o problema da submotorização é que este tipo de motores pode ter 110cv, mas isso acontece com o turbo na sua carga maxima, pois antes de isso acontecer estes não puxam nada (pelo menos para o peso que suportam), basta comparar essa 407 break em cidade com o xsara 1.5 D, e te digo que é mais facil andar em cidade com o xsara do que com o 407, e vê lá as diferenças de potência. a primeira vez que o fiz foi-se abaixo várias vezes, que no caso do xsara arranca na boa no ralenti. isto em andamentos de cidade nota-se.
                          Quanto tempo de experiência tinhas com o Xsara e quanto tempo de experiência tinhas com o 407?

                          Comentário


                            #14
                            Eu não gostei de conduzir uma 407 com o 1.6hdi, mas isso é apenas a minha opinião.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                              peugeot_sales, o problema da submotorização é que este tipo de motores pode ter 110cv, mas isso acontece com o turbo na sua carga maxima, pois antes de isso acontecer estes não puxam nada (pelo menos para o peso que suportam), basta comparar essa 407 break em cidade com o xsara 1.5 D, e te digo que é mais facil andar em cidade com o xsara do que com o 407, e vê lá as diferenças de potência. a primeira vez que o fiz foi-se abaixo várias vezes, que no caso do xsara arranca na boa no ralenti. isto em andamentos de cidade nota-se.
                              Isso é a comparação de carros turbinados com atmosfericos. Actualmente todos os carros a diesel são assim. E digo-te muito sinceramente que o 407 esta muito longe de ser dos piores...alías os Hdi's sao de longe dos mais confortaveis de utilizar...bem mais que os Tdi'por exemplo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                O problema da submotorização esta na cabeça das pessoas, não é nos carros.

                                Há 5 ou 6 anos a maioria do segmento M1 nem 95cv...e ninguem se queixava. Agora é que tudo o que tenha menos de 140cv é submotorizado. Um motor e uma carroçaria estão muito longe de serem os unicos relacionamentos de performances e consumos numa viatura.
                                Peugeot_Sales, devias ter metido isto a negrito, pode ser que assim entre mais facilmente na cabeça das pessoas

                                E quem não se lembra por exemplo dos Primera 2.0D de 75cv, e o Xantia 1.9D, etc, etc, etc, existem exemlos a dar com um pau!!!!

                                Não percebo como é que um 406 ou C5 de 110cv é submotorizado...

                                E eu que tenho em casa um Primera 1.8 com 114cv, e nunca me apercebi que o carro se arrastasse, antes pelo contrário....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Quanto tempo de experiência tinhas com o Xsara e quanto tempo de experiência tinhas com o 407?

                                  nenhuma nem com um nem com o outro, apenas andei uma vez no xsara e 2 ou 3 vezes na 407. mas é bem notoria a falta de potência no arranque para mover o peso da break, que no caso do xsara basta largar a embraiagem e o ralenti leva-a sem problemas, claro que falo no arranque e em viseu com dezenas de rotundas dá para testar arranques com fartura.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                    Isso é a comparação de carros turbinados com atmosfericos. Actualmente todos os carros a diesel são assim. E digo-te muito sinceramente que o 407 esta muito longe de ser dos piores...alías os Hdi's sao de longe dos mais confortaveis de utilizar...bem mais que os Tdi'por exemplo.
                                    eu já tive um tdi e te garanto que não era assim, mas não estou a dizer que o carro é mau, apenas digo que é preciso conheçê-lo para não o deixar calar, em estrada aberta é uma palhinha, embora como sabes eu não goste de fumarolas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jcdbs Ver Post
                                      E quem não se lembra por exemplo dos Primera 2.0D de 75cv, e o Xantia 1.9D, etc, etc, etc, existem exemlos a dar com um pau!
                                      Estás a dar um bom exemplo, esses carros que pesam menos que o Peugeot 207 1.6 Hdi

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jorge_M Ver Post
                                        Estás a dar um bom exemplo, esses carros que pesam menos que o Peugeot 207 1.6 Hdi

                                        exactamente onde quero chegar, pois se o peso não tem muita importância em estrada aberta, já no arranque nota-se e bem. pois este começa antes do turbo.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jorge_M Ver Post
                                          Estás a dar um bom exemplo, esses carros que pesam menos que o Peugeot 207 1.6 Hdi

                                          Como foi destes 2 exemplos que falei, aqui ficam os cálculos:

                                          Primera P10 2.0 D -> 1235kg -> 75cv -> 16,5kg/cv
                                          Primera P12 1.9 dCi -> 1413kg -> 120cv -> 11,8kg/cv

                                          Xantia 1.9 D -> 1210kg -> 71cv -> 17,0kg/cv
                                          C5 1.6HDi -> 1425kg -> 110cv -> 12,9kg/cv


                                          Se antes serviam, agora ainda servem mais...... ao menos façam as contas antes de falar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Serviam? Se servissem ainda continuavam disponiveis...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jorge_M Ver Post
                                              Serviam? Se servissem ainda continuavam disponiveis...
                                              como em tudo as exigencias dos consumidores foram aumentando..

                                              senao ainda hj em dia andavamos todos por ai de R4L a suar que nem uns porcos em direccao a praia

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há quem se contente com pouco, até deviam ficar muito contentes em andar de carroça de bois, também serviam.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jorge_M Ver Post
                                                  Serviam? Se servissem ainda continuavam disponiveis...
                                                  Achas que sim???? As coisas não evoluem???

                                                  No caso do Xantia passamos de uma relação de 17,0kg/cv para uma relação de 12,9kg/cv no C5....

                                                  Achas pouca a evolução??? Estou a ver que és dos que precisa de ler com atenção aquelas duas frases que eu destaquei do que o Peugeot_Sales disse....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                    O problema da submotorização esta na cabeça das pessoas, não é nos carros.

                                                    Há 5 ou 6 anos a maioria do segmento M1 nem 95cv...e ninguem se queixava. Agora é que tudo o que tenha menos de 140cv é submotorizado. Um motor e uma carroçaria estão muito longe de serem os unicos relacionamentos de performances e consumos numa viatura.
                                                    Concordo em parte.
                                                    Há alguns anos, os carros desse segmento eram muito mais leves. Hoje em dia, para suportar a carga introduzida a nível de peso, são necessários motores mais capazes do que os de antigamente. Dantes também existia um morris marina a diesel, carro familiar, com 34 ou 36 cv. Coisa que hoje em dia dá vontade de rir, mas antigamente não era tão escandaloso.
                                                    As estradas também ajudam a que a potência seja bem vinda.

                                                    Quanto ao 1.6HDI, num 407 não gostei muito, pois acho que lhe faltava vigor.
                                                    Pode não ser tudo uma questão de cavalos, mas uma passat ou um a4 com um motor 1.9 de 110cv, a nível de motor, pareceram-me muito mais vigorosos do que o 407.

                                                    Agora, são precisos 150cv para mover razoavelmente uma carrinha como a 407? Não.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                      Concordo em parte.
                                                      Há alguns anos, os carros desse segmento eram muito mais leves. Hoje em dia, para suportar a carga introduzida a nível de peso, são necessários motores mais capazes do que os de antigamente. Dantes também existia um morris marina a diesel, carro familiar, com 34 ou 36 cv. Coisa que hoje em dia dá vontade de rir, mas antigamente não era tão escandaloso.
                                                      As estradas também ajudam a que a potência seja bem vinda.

                                                      Quanto ao 1.6HDI, num 407 não gostei muito, pois acho que lhe faltava vigor.
                                                      Pode não ser tudo uma questão de cavalos, mas uma passat ou um a4 com um motor 1.9 de 110cv, a nível de motor, pareceram-me muito mais vigorosos do que o 407.

                                                      Agora, são precisos 150cv para mover razoavelmente uma carrinha como a 407? Não.
                                                      Parece-te isso porque os Hdi's são motores lineares, nao são como os Tdi's que têm outro tipo de funcionamento tipo pontapes nas costas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                        Parece-te isso porque os Hdi's são motores lineares, nao são como os Tdi's que têm outro tipo de funcionamento tipo pontapes nas costas.
                                                        É este tipo de comportamento que gosto, mas que me 'falta' no CC...
                                                        Quando conduzo um A4 1.9 TDI 130CV, o carro parece andar muito mais do que o meu 2.0HDI de 136CV... no entanto no papel não sei se existirá muita, se alguma, diferença...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os 1.9tdi de 130cv tinham e ainda têm a capacidade de surpreender porque são motores muito pouco lineares, ou seja a potência está concentrada numa pequena faixa de rotações e quando entramos naquele nivel o carro dá o tal "coice nas costas". Já na prática é um motor que é ultrapassado por vários motores de outras marcas, mais lineares e amigos do condutor





                                                          Cumps

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                            Parece-te isso porque os Hdi's são motores lineares, nao são como os Tdi's que têm outro tipo de funcionamento tipo pontapes nas costas.
                                                            mas eu apenas falei do arranque, que nada tem a ver com essa linearidade, pois até podia ter 200 cv, mas nas 1000 rpm's onde o turbo nada faz, aí é que se nota que é "apenas" um 1.6, dá para perceber?

                                                            Comentário

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