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Sinistralidade: Três mortes em cada dia

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    Sinistralidade: Três mortes em cada dia

    Sinistralidade: Europa corrige valores
    Três mortes em cada dia

    Acidentes de trânsito mataram 1247 pessoas nas estradas de Portugal no ano passado

    Três pessoas morreram por dia nas estradas portuguesas no ano passado, 1247 no total, metade das quais eram peões e motociclistas. A cada 24 horas, os acidentes provocaram também dez feridos graves e 120 feridos ligeiros.


    Os dados recolhidos por um docente do Instituto Superior Técnico (IST) – e apresentados esta semana num seminário sobre segurança rodoviária na GNR – acrescentam mais 153 mortes ao valor do relatório anual da DGV.

    Os números exibidos por João Pereira Dias – obtidos a partir dos valores da Direcção Geral de Viação (1093 mortes em 2005) e corrigidos com mais 14 por cento de um índice de uniformização da União Europeia que contempla as vítimas que morrem nos 30 dias seguintes ao acidente – mostram ainda que, em três anos, os acidentes em Portugal causam tantas vítimas como os atentados de 11 de Setembro de 2001, nos EUA.

    O índice de correcção aplicado pela União Europeia serve para uniformizar os dados dos diferentes países, que aplicam diferentes critérios: mortes no local do acidente, mortes até ao hospital, mortes nos sete dias seguintes e também nos trinta dias. “Em Portugal, as vítimas mortais são contadas até à porta do hospital”, explicou ao CM o Director Geral de Viação, Rogério Pinheiro. “Mas queremos passar para uma situação de até sete dias. E depois para os trinta dias”, revelou.

    A alteração do critério irá obrigar a que sejam revistos vários procedimentos por parte das forças policiais e também das unidades hospitalares. Mas um novo critério, segundo o professor de Direito Rui Pereira, não trará apenas vantagens. “O alargamento para 30 dias permite uma melhor compreensão das consequências dos acidentes, mas, por outro lado, não será possível disponibilizar estatísticas de forma tão rápida como hoje”, explicou Rui Pereira.

    Os exemplos são vários. Anteontem, Osvlado Serrão, de 35 anos, morreu no Hospital de Garcia de Orta, em Almada, treze dias depois do acidente que sofreu, no qual morreu o actor Francisco Adam, o ‘Dino’ dos ‘Morangos com Açúcar’. A 12 de Março, uma carrinha com jogadores do Inter da Boavista, de Braga, despistou-se e causou um morto e sete feridos, quatro deles em estado grave. Mas nas duas semanas seguintes, morreram mais três jovens.

    “Há muito tempo que estamos contra esta forma de contabilizar as vítimas mortais, uma vez que ignora as consequências a longo prazo e, de certa forma, acaba por escamotear os valores da sinistralidade, que já são os mais altos da Europa”, disse ao CM Guilherme Moreira, da Associação dos Cidadãos Auto-Mobilizados, que defende o alargamento do critério utilizado.

    Rui Pereira, porém, considera que um novo critério não resolve todos os problemas. “Só a autópsia permite identificar a causa de morte e mesmo aí há resultados que são contestados”, disse.

    Segundo um estudo realizado pela BT, e apresentado no mesmo seminário, 90 por cento dos sinistros com vítimas mortais ocorridos em 2005 resultaram de causas humanas.

    Entre as vítimas mortais, de acordo com João Pereira Dias, os peões e os motociclistas representam cerca de metade do total registado em 2005. Estas categorias são também duas das principais áreas de investigação no Departamento de Engenharia Mecânica do IST.

    DOR NO FUNERAL DE RAFAELA

    A pequena Rafaela Carina, a menina de oito anos atropelada mortalmente numa passadeira da Avenida de Ceuta, em Lisboa, foi ontem sepultada pelas 11h30 no cemitério da Ajuda. O corpo saíu da capela da Quinta da Cabrinha pelas 10h30. Na Avenida de Ceuta concentraram-se dezenas de pessoas para assistir ao cortejo fúnebre, que levou ao corte do trânsito. Entre gritos de dor e revolta pela falta de segurança da passadeira, cujo sinal fecha antes que haja tempo de passar a faixa de rodagem, os moradores da Quinta da Cabrinha choravam a morte de “um anjinho”. “É tão pequena para ficar aqui sozinha”, gritava uma mulher. O pai de Rafaela que, desesperado, pedia para ser enterrado com a filha, teve de ser transportado em braços. Rafaela Carina foi atropelada na última quinta-feira, por um táxi. O sinal ficou verde para os automóveis, antes que a pequena conseguisse atravessar a faixa de rodagem. A autarquia já colocou bandas de desacelaração no local.

    CIÊNCIA ATACA ACIDENTES

    Investigador, especialista em reconstituição de acidentes rodoviários do Departamento de Engenharia do Técnico, João Pereira Dias é um dos rostos da abordagem científica à sinistralidade rodoviária, que vai ganhando força em Portugal. No IST, por exemplo, os investigadores são cada vez mais solicitados para, com a ajuda de programas informáticos, reconstituírem acidentes de trânsito. Contudo, o investigador considera que ainda há muito a fazer. Desde logo, a criação de equipas multidisciplinares de investigação, com médicos, psicólogos e engenheiros. Depois, a necessidade de equipar todos os carros--patrulha das polícias com máquinas fotográficas – para que os modelos em computador sejam o mais fiéis possível. Por fim, é também necessário um investimento na formação dos investigadores – a quem cabe fazer o croqui dos sinistros.

    OUTROS DADOS

    OPERAÇÃO PRIMAVERA

    Cinco pessoas morreram nas estradas na sexta-feira e no sábado, os dois primeiros dias da operação Primavera da GNR, que termina à meia-noite de hoje. No mesmo período, os 461 acidentes ocorridos provocaram também 11 feridos graves e 169 feridos ligeiros.

    ATROPELAMENTOS

    Entre Janeiro e Novembro do ano passado, de acordo com a PSP, ocorreram perto de 12 mil acidentes de trânsito na cidade de Lisboa, dos quais 807 foram atropelamentos.

    CINTO DE SEGURANÇA

    Um estudo divulgado em Bruxelas na semana passada prova que Portugal é o país da Europa com pior taxa de utilização do cinco de segurança.
    Ricardo Marques

    In CM Hoje
    [xx(]

    #2

    Segundo os ultimos numeros

    O fim-de-semana prolongado, que termina esta segunda-feira com o regresso a casa de milhares de portugueses, saldou-se com um elevado número de vítimas. A Brigada de Trânsito da GNR (BT) contabilizou 15 mortos e 24 feridos graves em cerca de 700 acidentes registados desde sexta-feira.

    Comentário


      #3
      Com exemplos destes [xx(][8)]

      Alvaiázere: Choque frontal entre carrinha e autocarro
      Manobra errada fere 30

      Luís Filipe Coito

      A carrinha ficou destruída mas os três ocupantes sobreviveram
      Excesso de velocidade, ultrapassagem mal calculada e violação do traço contínuo - terão sido estas as causas da colisão frontal entre uma carrinha e um autocarro excursionista do Porto que fez 30 feridos no sábado à noite, um dos quais estava ontem em coma.

      Completo
      http://www.correiomanha.pt/noticia.a...Canal=10&p=200

      Comentário


        #4
        citação:15 mortos e 24 feridos graves em cerca de 700 acidentes registados desde sexta-feira.
        epa isto é mesmo MUITA fruta... eu n costumo ligar mto a estas estatísticas (pelo menos não ao ponto de decorar) mas é normal? Está dentro do "que costuma acontecer" ou é realmente fora do normal?

        Epa 15 pessoas em 3 dias dá uma media de 5 por dia, bolas...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Excalibur


          CIÊNCIA ATACA ACIDENTES

          Investigador, especialista em reconstituição de acidentes rodoviários do Departamento de Engenharia do Técnico, João Pereira Dias é um dos rostos da abordagem científica à sinistralidade rodoviária, que vai ganhando força em Portugal.
          Ok, se o João Dias é um dos rostos então estamos mesmo muito mal [xx(]

          Comentário


            #6
            mais uma noticia-espectaculo.

            é pena ver a vida das pessoas a ser utilizada para operaçoes de aumento de ego em vez de servirem de base a que, no futuro proximo, outros nao tenham a mesma sorte.

            ciencia? o grande mal da tecnologia é que, quem "manda" nela é humano. com gente dessa a comandar as operaçoes, nao ha tecnologia que produza resultados (por "resultados" entende-se...grande diminuiçao de acidentes, mortos e feridos)

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por gilmour

              citação:Originalmente colocada por Excalibur


              CIÊNCIA ATACA ACIDENTES

              Investigador, especialista em reconstituição de acidentes rodoviários do Departamento de Engenharia do Técnico, João Pereira Dias é um dos rostos da abordagem científica à sinistralidade rodoviária, que vai ganhando força em Portugal.
              Ok, se o João Dias é um dos rostos então estamos mesmo muito mal [xx(]
              Qual deles ? Mas se estamos mesmo muito mal é muito bom sinal :D

              Comentário


                #8
                [quote]citação:Originalmente colocada por João Dias

                citação:Originalmente colocada por gilmour

                Originalmente colocada por Excalibur


                CIÊNCIA ATACA ACIDENTES

                Investigador, especialista em reconstituição de acidentes rodoviários do Departamento de Engenharia do Técnico, João Pereira Dias é um dos rostos da abordagem científica à sinistralidade rodoviária, que vai ganhando força em Portugal.
                Ok, se o João Dias é um dos rostos então estamos mesmo muito mal [xx(]
                Qual João Dias ? Eu ou este ? Mas se estamos, mesmo muito mal é ... muito bom sinal :D

                Comentário


                  #9
                  Quote do “Je” datado de 13/3 no tópico das valas...
                  citação: Assim torna-se fácil descredibilizar essa investigação já que a equipa não é pluridisciplinar...
                  Resposta do ilustre:
                  citação: Ser multidisciplinar é uma virtude. Mas para que é que são necessários Engºs civis para problemas de dinâmica de veículos ?
                  Entretanto muda de ideias e afirma isso aos Jornalistas (ver mais acima):
                  citação: Contudo, o investigador considera que ainda há muito a fazer. Desde logo, a criação de equipas multidisciplinares de investigação , com médicos, psicólogos e engenheiros.
                  Bom fico contetente que tenha mudado de ideias.

                  P.S. Eu sei q estou só a implicar mas não deixa de ter piada...


                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por neoxic

                    Quote do “Je” datado de 13/3 no tópico das valas...
                    citação: Assim torna-se fácil descredibilizar essa investigação já que a equipa não é pluridisciplinar...
                    Resposta do ilustre:
                    citação: Ser multidisciplinar é uma virtude. Mas para que é que são necessários Engºs civis para problemas de dinâmica de veículos ?
                    Entretanto muda de ideias e afirma isso aos Jornalistas (ver mais acima):
                    citação: Contudo, o investigador considera que ainda há muito a fazer. Desde logo, a criação de equipas multidisciplinares de investigação , com médicos, psicólogos e engenheiros.
                    Bom fico contetente que tenha mudado de ideias.

                    P.S. Eu sei q estou só a implicar mas não deixa de ter piada...


                    Quem é que mudou de ideias ?

                    Não vale tirar as frases do contexto e retirar os smiles ;)

                    citação:Originalmente colocada por João Dias

                    citação:Originalmente colocada por neoxic

                    citação:Originalmente colocada por João Dias



                    João dias: pq que é que lá no teu centro só há engenheiros mecânicos? Normalmente quem faz as estradas são os engºs civis e quem trata das redes de viação também...

                    Assim torna-se fácil descredibilizar essa investigação já que a equipa não é pluridisciplinar...

                    Quer dizer, quem faz as estradas tb deveria ter equipas pluridisciplinares...

                    Tou só a filosofar um pouco...
                    Ser multidisciplinar é uma virtude. Mas para que é que são necessários Engºs civis para problemas de dinâmica de veículos ? ;)

                    Comentário


                      #11
                      Pois, pois :D;)

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Excalibur

                        Com exemplos destes [xx(][8)]

                        Alvaiázere: Choque frontal entre carrinha e autocarro
                        Manobra errada fere 30

                        Luís Filipe Coito

                        A carrinha ficou destruída mas os três ocupantes sobreviveram
                        Excesso de velocidade, ultrapassagem mal calculada e violação do traço contínuo - terão sido estas as causas da colisão frontal entre uma carrinha e um autocarro excursionista do Porto que fez 30 feridos no sábado à noite, um dos quais estava ontem em coma.

                        Completo
                        http://www.correiomanha.pt/noticia.a...Canal=10&p=200
                        E um gajo destes não vai preso?

                        Por sorte, embateu contra um autocarro. Se fosse um veículo ligeiro, o mais certo era a esta hora os seus ocupantes já estarem mortos. Sem culpa nenhuma.

                        Seguem tranquilos na estrada quando um filho da put* destes numa fracção de segundo dá-lhes cabo da vida.

                        Se recuperar do coma é prisão com ele.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por neoxic

                          Pois, pois :D;)
                          :D:D

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Riot

                            citação:Originalmente colocada por Excalibur

                            Com exemplos destes [xx(][8)]

                            Alvaiázere: Choque frontal entre carrinha e autocarro
                            Manobra errada fere 30

                            Luís Filipe Coito

                            A carrinha ficou destruída mas os três ocupantes sobreviveram
                            Excesso de velocidade, ultrapassagem mal calculada e violação do traço contínuo - terão sido estas as causas da colisão frontal entre uma carrinha e um autocarro excursionista do Porto que fez 30 feridos no sábado à noite, um dos quais estava ontem em coma.

                            Completo
                            http://www.correiomanha.pt/noticia.a...Canal=10&p=200
                            E um gajo destes não vai preso?

                            Por sorte, embateu contra um autocarro. Se fosse um veículo ligeiro, o mais certo era a esta hora os seus ocupantes já estarem mortos. Sem culpa nenhuma.

                            Seguem tranquilos na estrada quando um filho da put* destes numa fracção de segundo dá-lhes cabo da vida.

                            Se recuperar do coma é prisão com ele.
                            Se envolve excesso de velocidade então de acordo com os membros deste fórum, o tipo é um herói ....

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por João Dias
                              Se envolve excesso de velocidade então de acordo com os membros deste fórum, o tipo é um herói ....
                              E o a verdadeira causa do acidente !?
                              Velocidade !
                              Inconsciência !
                              Manobra efectuada!

                              É que até pelos canones dos especialista um acidente a 60 km´s pode ter efeitos catastróficos.

                              E neste caso, fosse ele na sua mão e não tivesse efectuadoa manobra que efectuou e poderia ir em excesso de velocidade.
                              ;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                citação:Originalmente colocada por João Dias
                                Se envolve excesso de velocidade então de acordo com os membros deste fórum, o tipo é um herói ....
                                E o a verdadeira causa do acidente !?
                                Velocidade !
                                Inconsciência !
                                Manobra efectuada!

                                É que até pelos canones dos especialista um acidente a 60 km´s pode ter efeitos catastróficos.

                                E neste caso, fosse ele na sua mão e não tivesse efectuadoa manobra que efectuou e poderia ir em excesso de velocidade.
                                ;)
                                Hum....

                                Será que as ultrapassagens perigosas são feitas, normalmente, por pessoas que andam devagar ? ;)

                                Ou será que de facto estarão relacionadas ?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por João Dias
                                  Hum....

                                  Será que as ultrapassagens perigosas são feitas, normalmente, por pessoas que andam devagar ? ;)

                                  Ou será que de facto estarão relacionadas ?
                                  Uma ultrapassagem é sempre uma manobra perigosa.

                                  A velocidade a que a mesma se realiza é relativa á velocidade do veiculo que se pretende ultrapassar.

                                  Se alguém circular a 70~80km's/h numa EN, e se se propuserem fazer uma ultrapassagem a 90kms/h, estarão dentro da legalidade, agora a análise do local, da velocidade de um veiculo que se aproxime, a faou lat de consciêcia a inépcia do condutor podem fazer a diferença para a ocorrência de um acidente ou não.

                                  Aqui declaradamente podemos considerar o causador do acidente a velocidade ou as restantes causas que levaram a que o mesmo acontecesse ?

                                  " É que as autoridades irão de imediato adiantar excesso de velocidade. "

                                  Até parece um código de conduta e uma procissão de fé fazer precisamente isso, quando pode estar compoletamente desajustado da realidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Excalibur

                                    citação:Originalmente colocada por João Dias
                                    Hum....

                                    Será que as ultrapassagens perigosas são feitas, normalmente, por pessoas que andam devagar ? ;)

                                    Ou será que de facto estarão relacionadas ?
                                    Uma ultrapassagem é sempre uma manobra perigosa.

                                    A velocidade a que a mesma se realiza é relativa á velocidade do veiculo que se pretende ultrapassar.

                                    Se alguém circular a 70~80km's/h numa EN, e se se propuserem fazer uma ultrapassagem a 90kms/h, estarão dentro da legalidade, agora a análise do local, da velocidade de um veiculo que se aproxime, a faou lat de consciêcia a inépcia do condutor podem fazer a diferença para a ocorrência de um acidente ou não.

                                    Aqui declaradamente podemos considerar o causador do acidente a velocidade ou as restantes causas que levaram a que o mesmo acontecesse ?

                                    " É que as autoridades irão de imediato adiantar excesso de velocidade. "

                                    Até parece um código de conduta e uma procissão de fé fazer precisamente isso, quando pode estar compoletamente desajustado da realidade.

                                    Mas afinal estão relacionadas ou não ?
                                    Querem ver que quem "arrisca" normalmente, as ultrapassagens perigosas, são aqueles que seguem a uma velocidade "normal" ?

                                    E essa das autoridades e do excesso de velocidade é baseada em quê ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por João Dias
                                      Mas afinal estão relacionadas ou não ?
                                      Querem ver que quem "arrisca" normalmente, as ultrapassagens perigosas, são aqueles que seguem a uma velocidade "normal" ?

                                      E essa das autoridades e do excesso de velocidade é baseada em quê ?

                                      POderão estar relacionadas, mas não é certo no meu entender, existem muitas variantes que por vezes se teima em não querer ver.

                                      " Essa das autoridades e da velocidade ", tem só a ver com a permenente argumentação para a velocidadade, velocidade, velocidade ... que se ouvem nas declarações oficais dos POrta Voz da GNR BT por exemplo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já tem a hipotese, podem estar relacionadas agora em vez de especularem toca a provar isso.

                                        E agora pergunto,a investir-se balurdios a combater o excesso de velocidade será que as pessoas que o praticam vão deixar de fazer manobras perigosas?

                                        Os motociclistas e os peões coitados é que andam muito em excesso de velocidade! [XX(]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim, continua a morrer-se nas estradas, a números assustadores, mas a mentalidade e o comportamento não mudam...[8]

                                          Já agora, e aproveitando o gift do João Dias, que vou aqui usar com a devida vénia, o que será possível fazer-se nesta situação, se detectada a tempo - estou a falar do carro que vai de cá para lá e já para não referir que a circulação pela faixa da direita é sempre a correcta -?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Travar o mais forte possível? Travar pouco? Travar e desviar o mais possível? Usar o travão de mão? Acelerar forte?...

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu pensava que so morreu o drogado dos morangos na estrada!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                se a velocidade deixasse de ser considerada como problema maior, se começasse a assumir que existem coisas tao ou mais importantes que a velocidade, essa situaçao da faixa errada seria levada a serio.

                                                como actualmente nao é considerado como perigoso, nem se vislumbra o dia em que passará a ser, nao ha necessidade de evitar ou punir esse tipo de comportamentos.

                                                até lá, continua-se a morrer a um ritmo mais rapido que muitas "batidas" de trance...mas se o ego de certas pessoas aumenta, que seja.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                  se a velocidade deixasse de ser considerada como problema maior, se começasse a assumir que existem coisas tao ou mais importantes que a velocidade, essa situaçao da faixa errada seria levada a serio.

                                                  como actualmente nao é considerado como perigoso, nem se vislumbra o dia em que passará a ser, nao ha necessidade de evitar ou punir esse tipo de comportamentos.

                                                  até lá, continua-se a morrer a um ritmo mais rapido que muitas "batidas" de trance...mas se o ego de certas pessoas aumenta, que seja.
                                                  Ora quebrando uma promessa de não responder a idiotas, vamos lá. O que é que percebe de acidentes e nomeadamente de acidentes relacionados com velocidade. Eu analiso acidentes, enquanto outros nem cadeiras de Matemática conseguem fazer. Talvez já fosse tempo de esses comentários idiotas e ignorantes desaparecerem. Porque de facto às vezes não tenmho paciência para aturar idiotas !

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                    Sim, continua a morrer-se nas estradas, a números assustadores, mas a mentalidade e o comportamento não mudam...[8]

                                                    Já agora, e aproveitando o gift do João Dias, que vou aqui usar com a devida vénia, o que será possível fazer-se nesta situação, se detectada a tempo - estou a falar do carro que vai de cá para lá e já para não referir que a circulação pela faixa da direita é sempre a correcta -?

                                                    À partida a faixa da direita é sem dúvida a mais segura, até numa situação de contra-mão ;).
                                                    Em relação ao que fazer: Numa situação destas muitas vezes o condutor não tem sequer tempo de percepção necessário a poder tomar qualquer acção. Se ambos estiverem a circular a 120 km/h, num segundo a distância entre eles reduz-se de 66 metros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      [^][^][^][^][^]

                                                      JD ao seu belo nivel, voltou aos bons velhos tempos da falta de argumentos validos, entao recorre ao ataque pessoal. ainda por cima, como ja é seu habito, sempre bem fundamentado!

                                                      fica entao aqui o pedido:
                                                      citação:enquanto outros nem cadeiras de Matemática conseguem fazer
                                                      que notas tive a matematica?

                                                      se tem uma ponta d noçao do que diz, nao terá problemas em anunciar a nota aqui.

                                                      estou apenas a tentar que lhe deem alguma credibilidade...quem ganah é o sr.

                                                      ja agora muito obrigado por me chamar idiota e ignorante! é sempre bom ver que gente com a sua suposta formaçao nao ter capacidade de argumentaçao e ter que recorrer a esse tipo de comentarios[^][^]

                                                      como é seu apanagio, desviou a conversa, é a tal incapacidade! é tramado falar do que nao é politicamente correcto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                        Sim, continua a morrer-se nas estradas, a números assustadores, mas a mentalidade e o comportamento não mudam...[8]

                                                        Já agora, e aproveitando o gift do João Dias, que vou aqui usar com a devida vénia, o que será possível fazer-se nesta situação, se detectada a tempo - estou a falar do carro que vai de cá para lá e já para não referir que a circulação pela faixa da direita é sempre a correcta -?

                                                        É tudo relativo, mas no campo das hipoteses se os dois carros vierem a 10km/h vão ter um embate a 20km/h que pdoe não ser fatal, isto na pior hipotese de nenhum deles travar e da cova de relva não prender o outro carro. Isso faz com que quem venha a mais de 10 km/h venha em excesso de velocidade? É porque muitas vezes é isso que parece com estas conversas.

                                                        Conclusão: Vamos limitar as estradas todas a 10km/h e resolvemos o problema!

                                                        É que excesso de velocidade sempre houve e sempre vai haver, se nas vias principais se metem radares e limitadores de velocidade, os prevaricadores compulsviso ou arranjam estradas alternativas ou arranjam esquemas. Um bom exemplo disso é descrito pelo Jeremy Clarkson no artigo de hoje.

                                                        citação:
                                                        At the moment you drive about with the correct plates on your car, cursing every time you inadvertently trigger a speed camera or collect a parking ticket. You think it’s not fair. You think you’re being persecuted by an anti-motorist, pro-tax, 1984-style government that’s obsessed with infringing your personal liberty and emptying your wallet at every possible opportunity. You think all this because it’s true.

                                                        So why not simply fit your car with the plates from another car? That way you’ll never hear from the authorities again. Unless some other motorist who “adopts” your plates triggers a speed camera in Bradford . . . which again is no problem, because you can prove you and your car were in Dunstable at the time.
                                                        http://driving.timesonline.co.uk/art...229147,00.html

                                                        É um problema suficientemente serio para o governo estar a tomar medidas para o combater.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:É um problema suficientemente serio para o governo estar a tomar medidas para o combater.
                                                          infelizmente em portugal ainda nem se chegou à parte em que se reconhece que é um problema serio!
                                                          outros ja chegaram ai, e até ja passaram (começaram a arranjar soluçoes SERIAS)

                                                          quem poderia mudar qqr coisa prefere gozar e trabalhar para o seu CV em vez de fazer a sua funçao com profissionalismo e isençao.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                            [^][^][^][^][^]

                                                            JD ao seu belo nivel, voltou aos bons velhos tempos da falta de argumentos validos, entao recorre ao ataque pessoal. ainda por cima, como ja é seu habito, sempre bem fundamentado!

                                                            fica entao aqui o pedido:
                                                            citação:enquanto outros nem cadeiras de Matemática conseguem fazer
                                                            que notas tive a matematica?

                                                            se tem uma ponta d noçao do que diz, nao terá problemas em anunciar a nota aqui.

                                                            estou apenas a tentar que lhe deem alguma credibilidade...quem ganah é o sr.

                                                            ja agora muito obrigado por me chamar idiota e ignorante! é sempre bom ver que gente com a sua suposta formaçao nao ter capacidade de argumentaçao e ter que recorrer a esse tipo de comentarios[^][^]

                                                            como é seu apanagio, desviou a conversa, é a tal incapacidade! é tramado falar do que nao é politicamente correcto.
                                                            Já ficou claro que não tenho paciência para aturar ignorantes que sistematicamente fazem comentários estupidos. Que culpa tenho eu de alguém frustrado que não conseguiu entrar no IST e anda a fazer sistematicamente papel de idiota.

                                                            A história das matemáticas está num tópico precioso que tinha recebido à uns tempos

                                                            http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=78178

                                                            E que tal ír pregar com esses comentários estupidos para outra freguesia. Sérá que tenho ar de ter paciência para aturar idiotas frustrados ? !

                                                            Comentário

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