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Acidente em "funil" de portagem

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    Acidente em "funil" de portagem

    Vamos supor que dois carros roçam um no outro naquele "funil" depois das portagens. Como é que as companhias de seguro apuram de quem é a culpa?

    Todos os dias fazem me autenticas tangentes e já me tou a passar, tenho de arranjar um UMM

    #2
    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
    Vamos supor que dois carros roçam um no outro naquele "funil" depois das portagens. Como é que as companhias de seguro apuram de quem é a culpa?

    Todos os dias fazem me autenticas tangentes e já me tou a passar, tenho de arranjar um UMM
    Normalmente o que estiver mais à frente ganha!

    Ou seja lado a lado, o que tem o para choques da frente mais recuado é o culpado mesmo que o outro faça uma guinada...

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      #3
      Simples... 50/50.

      As duas companias ganham, pois agravam as duas a apólice do tipo.

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        #4
        visto que não tem sinais aporto que o que vier a esquerda paga

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
          visto que não tem sinais aporto que o que vier a esquerda paga
          Não sei se és de Lx, mas nesse funil há uma placa que sugere que seja alternado, isto é, um da esqueda, outro da direita, outro da esquerda, etc.

          Agora, é uma placa não-homologada, claro está; ninguém é obrigado a cumprir; e, para todos os efeitos, não sei se é bem assim aregra do da direita, pois são 2 faixas que se fundem em 1, e como tal, tem prioridade quem já "está" na faixa.

          Comentário


            #6
            Eu aposto nos 50/50, não por ser o mais justo mas por ser a que mais lucro dá às Seguradoras...

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              #7
              eu passava a ponte 25 de abril todos os dias com um fiesta comercial com os guarda-lamas amassados e todos fugiam de mim...

              Comentário


                #8
                tou a ver que não há consenso sobre o assunto, quem de vocês tem razão ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                  Não sei se és de Lx, mas nesse funil há uma placa que sugere que seja alternado, isto é, um da esqueda, outro da direita, outro da esquerda, etc.

                  Agora, é uma placa não-homologada, claro está; ninguém é obrigado a cumprir; e, para todos os efeitos, não sei se é bem assim aregra do da direita, pois são 2 faixas que se fundem em 1, e como tal, tem prioridade quem já "está" na faixa.
                  Não percebi. Nesse funil? Lx? Estamos a falar no caso geral ou de um funil em particular em Lx?

                  Comentário


                    #10
                    na 25 de abril

                    o caso de quem vem da direita tem prioridade é o da 25 da abril , na minha opiniao claro

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                      na 25 de abril

                      o caso de quem vem da direita tem prioridade é o da 25 da abril , na minha opiniao claro
                      Não se aplica a regra da prioridade à direita, pois não se trata de um entroncamento ou cruzamento.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Não percebi. Nesse funil? Lx? Estamos a falar no caso geral ou de um funil em particular em Lx?
                        Sim, estava a referir-me à saída da ponte 25 de Abril, desculpem.
                        Não creio que se aplique a regra da direita nesses casos. Pelo menos, não me meto assim armado em ono da prioridade...

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                          #13
                          Bem, este tipo de acidente é sempre algo complicado de avaliar sem dados concretos. Qual a configuração exacta do local? Quais as zonas embatidas dos veículos? Foram identificadas testemunhas? Enfim, se há tipo de acidentes complicados de analisar, este é um deles.

                          No garrafão da ponte é "aconselhado" (e bem) que se faça circulação alternada, mas em caso de embate será que alguém consegue fazer prova que era a sua vez de passar?

                          Por outro lado existem algumas filas "directas" desde as cabines e outras que entroncam com estas. Neste caso, á partida, quem está na fila "directa" estará mais "seguro" pois ele mantem-se numa trajectória e alguém vai afluir á sua fila e esse alguém é que terá de usar de mais precauções.

                          Claro que se existe uma situação em que o veiculo A embate com a lateral frente esquerda na lateral traseira direita (ou vice-versa) do veiculo B, certamente que o B já lá estava e o A estava em melhor posição para evitar o conflito.

                          Agora não me lembro de mais suposições isto é complicado nestes sítios.

                          Quanto á divisão de responsabilidades (50/50 ou outra), neste tipo de casos pode muito bem ocorrer, mas parem de fazer historias da carochinha com as seguradoras.

                          Pela vossa "lógica", se cada veiculo tiver 1000€ de reparação, a seguradora que teria razão e não pagaria nada, em caso de 50/50, tem que pagar 500€ ao terceiro (já está a ganhar...). Depois agrava o seguro. Se o segurado paga 500€/ano e o seguro agrava 10% (um exemplo), passa a receber de prémio mais 50€/ano (continua a ganhar...). Assim, leva 10 anos a realizar os 500€ despendidos erradamente (continua a ganhar...), isto claro se o segurado não se lembrar de, passados 4 ou 5 meses, mudar de seguradora (ai é que é lucro...).

                          Desculpem lá esta ironia, mas mentalizem-se que o que dá dinheiro ás seguradoras são os segurados sem sinistralidade!

                          Comentário


                            #14
                            Em aditamento ao post anterior, tendo em conta os casos, normalmente pouco graves mas muito complicados de resolver, que resultam de casmurrices deste tipo, o melhor é mesmo ser cívico e muitas vezes ***** para o orgulho e deixar o pintarolas seguir viagem porque afinal de contas vamo-nos encontrar nos semáforos das amoreiras e ainda nos vamos rir na cara dele.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                              Simples... 50/50.

                              As duas companias ganham, pois agravam as duas a apólice do tipo.

                              Ya, pagam um balurdio de Indemnização do acidente e ficam a ganhar

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PT82 Ver Post
                                Ya, pagam um balurdio de Indemnização do acidente e ficam a ganhar
                                Quando disse isso, estava a pensar na óptica das duas companhias, e numa de "ganhar" é não perder muito. Tipo distribuir o mal pelas aldeias.

                                Ou seja, em vez de uma pagar muito e agravar-se só um prémio, assim as duas pagam metade e agravam dois prémios, além de que não perdem muito tempo num pingue pongue... pois há que preocupar-se é com os acidentes de maior montante e mais graves (assumindo, claro, que tal acidente nesse funil é só um pouco de chapa).

                                OK ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Acontece-me muitas vezes situações dessas, na saída da A1 para a A25...

                                  esquema.jpg

                                  Como eu tenho Via Verde, passo mais à esquerda, e depois como quero ir para Aveiro, tenho de ir para a direita (se bem que não é bem para a direita, porque se usar a VV da direita, é seguir em frente). - a Azul

                                  Quem não tem Via Verde e quer ir para Viseu, passa mais à direita e depois tem de passar para a esquerda. - a Vermelho

                                  Normalmente, tenho atenção a cromos que gostam de fazer diagonais sem ver quem vem atrás... já tive de travar algumas vezes...

                                  E nunca vi um acidente aí!
                                  Editado pela última vez por ZylmhuinVII; 31 October 2007, 09:52.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Bem, este tipo de acidente é sempre algo complicado de avaliar sem dados concretos. Qual a configuração exacta do local? Quais as zonas embatidas dos veículos? Foram identificadas testemunhas? Enfim, se há tipo de acidentes complicados de analisar, este é um deles.

                                    No garrafão da ponte é "aconselhado" (e bem) que se faça circulação alternada, mas em caso de embate será que alguém consegue fazer prova que era a sua vez de passar?

                                    Por outro lado existem algumas filas "directas" desde as cabines e outras que entroncam com estas. Neste caso, á partida, quem está na fila "directa" estará mais "seguro" pois ele mantem-se numa trajectória e alguém vai afluir á sua fila e esse alguém é que terá de usar de mais precauções.

                                    Claro que se existe uma situação em que o veiculo A embate com a lateral frente esquerda na lateral traseira direita (ou vice-versa) do veiculo B, certamente que o B já lá estava e o A estava em melhor posição para evitar o conflito.

                                    Agora não me lembro de mais suposições isto é complicado nestes sítios.

                                    Quanto á divisão de responsabilidades (50/50 ou outra), neste tipo de casos pode muito bem ocorrer, mas parem de fazer historias da carochinha com as seguradoras.

                                    Pela vossa "lógica", se cada veiculo tiver 1000€ de reparação, a seguradora que teria razão e não pagaria nada, em caso de 50/50, tem que pagar 500€ ao terceiro (já está a ganhar...). Depois agrava o seguro. Se o segurado paga 500€/ano e o seguro agrava 10% (um exemplo), passa a receber de prémio mais 50€/ano (continua a ganhar...). Assim, leva 10 anos a realizar os 500€ despendidos erradamente (continua a ganhar...), isto claro se o segurado não se lembrar de, passados 4 ou 5 meses, mudar de seguradora (ai é que é lucro...).

                                    Desculpem lá esta ironia, mas mentalizem-se que o que dá dinheiro ás seguradoras são os segurados sem sinistralidade!
                                    Triste sina...

                                    A aplicação por Divisão de responsabilidade, 50/50, não é a formula "mágica" das seguradoras.

                                    É o Código Civil que no seu artigo 506º 2, estabelece que em caso de dúvida, não seconseguindo atribuir a responsabilidade a um dos intervenientes em exclusivo, deve a mesma ser repartida.

                                    Infelizmente, em muito casos não é possivel perceber quem é que fez o que e por isso, mesmo em sede judicial, são assim resolvidos.

                                    Apenas tem razão quando dizem que muitas seguradoras alegam o 506º 2 erradamente, pois o que sucede é que ambos contribuiram para o sinistro desrespeitando o código, e não por haver dúvidas...

                                    (Caro Vanquish, como vai o míudo e o novo bólide?)

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