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Problemas ao "dar à chave"

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    Problemas ao "dar à chave"

    Boas pessoal.
    Passa-se o seguinte, a minha namorada tem um Seat Ibiza tdi 1.9 90cv de 97, e de ha uns tempos para ca tem tido problemas a ligar o carro e parece que é aleatorio, a questao é, ela da à chave e a luz da vela nao acende(o simbolo é uma especie de espiral,diz respeito apenas à vela ou a algum outro componente?), ao rodar por completo a chave, ouve-se aquele barulho de motor a tentar pegar mas simplesmente não pega, e acontece sempre que a luz não acende, mas passado um tempo, pode ser minutos ou horas, a luz acende e o carro pega sem problema.
    ja foi duas vezes a um mecanico, da primeira, mudou-lhe só a bateria e no dia a seguir voltou a não pegar, voltou la, e o mecanico desmontou o tablier disse que as ligaçoes estavam com acrescentos e disse que ia fazer as ligaçoes originais (??) mais uma vez, passado 3 dias o carro esta na mesma, ou seja, o mecanico nunca foi ao problema em si. ontem aconteceu novamente...e apos esperar alguns minutos voltou a pegar e ficou um cheiro estranho, algo mal queimado. De salientar que para alem disso o carro as vezes ao pegar e a frio vai abaixo, ou soluça bastante, creio neste caso poder ter algo a ver com o sistema de injecçao pelo q me explicaram outras pessoas.
    bom desculpem-me o testamento, mas se alguem tiver alguma ideia, ou se ja aconteceu parecido com alguma maquina vossa, que mandem umas dicas para podermos tentar resolver o mais depressa possivel esta situaçao.
    Agradeço desde ja a vossa atençao,
    Um abraço
    Editado pela última vez por xiscoxisco; 04 November 2007, 21:48.

    #2
    boas. visto ninguem ter te ajudado .. lanço-te a minha esperiençia numa SEAT INCA a máquina de trabalho do meu pai...

    a seat inca tb tem o mesmo problema que o teu PóPó tem... o que fiz para resolver isso foi algo simples ....

    1º velas de incandesçência (sorry pelos erros)
    2º verificar que todas as fichas da instalação electrica tava ok
    3º Verificar todos os fusiveis...

    mesmo não sabendo o que originou o problema digo-te desde já que mesmo com a luz da resistencia ou não a carrinha pega 1/2 segundos depoix de ligar a chave.... XD

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      #3
      no teu caso entao verificaram se esses tres pontos? velas em "mau estado", alguma ligaçao desligada e alg fusivel queimado..foi isso?

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        #4
        Originalmente Colocado por xisco_xisco Ver Post
        no teu caso entao verificaram se esses tres pontos? velas em "mau estado", alguma ligaçao desligada e alg fusivel queimado..foi isso?
        calma eu sozinho é que fiz isso ..... com umas dicas de um mecânico (decente)

        Conselho muda de mecânico... os Manel GT da Esquina são Optimos.... tem em atenção a idd porque a experiencia é tudo na vida deles....

        o meu tem 48 anos e percebe mais de mecanica e eletronica que muitos gajos de 20/30...

        Comentário


          #5
          estava apenas a perguntar o que fizeste em concreto, se mudaste as velas, se havia alg ligaçao desligada ou se havia alg fusivel queimado, independentemente de teres sido tu a fazer ou o mecanico lol..n percebi no teu primeiro post, se foi isso q mudaste ou se estavas so a aconselhar ver verificar esses 3 pontos

          Comentário


            #6
            exacto te aconselho a verificar o estado dakilo que te recomendei verificares... cumps

            Comentário


              #7
              Porra esse mecânico em vez de começar pelo mais básico não, vai logo pôr outra bateria e desmontar o tablier??? Sò querem é ganhar, ladrões do caneco.

              Podes começar por ver, ou mandar ver 3 coisas. As velas de incandescência, o fusível do pré-aquecimento da resistência, ou o relé da mesma.

              Não sei ao certo como será no Ibiza, mas penso que estas 3 coisas, que vão de encontro ao que o Soldarier, são as básicas para qualquer carro a gasóleo.

              Cumps e boa sorte!

              Comentário


                #8
                hmm vou tentar ver isso.
                é verdade, esqueci-me de referir, que quando a luz nao acende, ouve-se um barulhinho, parece um som de algo em curto circuito n sei explicar mto bem, assim um " tzz tzz tzz"
                obrigado ;)

                Comentário


                  #9
                  verifica junto aos fusiveis existentes no tablier uma relé que tem o nº 109.
                  Esta relé tem que atracar ao ligar a chave e passado uns segundos desatraca

                  Comentário


                    #10
                    Sai um relé novo para a mesa nº 2 faz favor e a conta...

                    Comentário


                      #11
                      se for só o relé isso é coisa para custar mais ou menos quanto?

                      Comentário


                        #12
                        isso não é um simples relé, mas sim um temporizador. não sei preços, mas novo não deve ser muito barato. uns 70€ talvez, mas isto sou eu a dar palpites.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por xisco_xisco Ver Post
                          Boas pessoal.
                          Passa-se o seguinte, a minha namorada tem um Seat Ibiza tdi 1.9 90cv de 97, e de ha uns tempos para ca tem tido problemas a ligar o carro e parece que é aleatorio, a questao é, ela da à chave e a luz da vela nao acende(o simbolo é uma especie de espiral,diz respeito apenas à vela ou a algum outro componente?), ao rodar por completo a chave, ouve-se aquele barulho de motor a tentar pegar mas simplesmente não pega, e acontece sempre que a luz não acende, mas passado um tempo, pode ser minutos ou horas, a luz acende e o carro pega sem problema.
                          ja foi duas vezes a um mecanico, da primeira, mudou-lhe só a bateria e no dia a seguir voltou a não pegar, voltou la, e o mecanico desmontou o tablier disse que as ligaçoes estavam com acrescentos e disse que ia fazer as ligaçoes originais (??) mais uma vez, passado 3 dias o carro esta na mesma, ou seja, o mecanico nunca foi ao problema em si. ontem aconteceu novamente...e apos esperar alguns minutos voltou a pegar e ficou um cheiro estranho, algo mal queimado. De salientar que para alem disso o carro as vezes ao pegar e a frio vai abaixo, ou soluça bastante, creio neste caso poder ter algo a ver com o sistema de injecçao pelo q me explicaram outras pessoas.
                          bom desculpem-me o testamento, mas se alguem tiver alguma ideia, ou se ja aconteceu parecido com alguma maquina vossa, que mandem umas dicas para podermos tentar resolver o mais depressa possivel esta situaçao.
                          Agradeço desde ja a vossa atençao,
                          Um abraço
                          Já tive este problema numa Palio, tal como descreves o teu.

                          Era o fusível das velas de incandescência. Na Palio era um fusível de 50A, bem grande.

                          Por sinal, até fui a um stand de peças da Seat, onde me arranjaram um fusível igual, que na altura custou 200$ ......

                          Comentário


                            #14
                            parece que afinal era mesmo esse tal 109 que estava a causar os problemas. ja foi encomendado pelo mecanico esta a espera que chegue para ser trocado. vamos la ver se era mesmo isso e se fica resolvido de uma vez por todas. obrigado a todos..um abraço.

                            Comentário


                              #15
                              aconselhava-te a mudar de mecânico! eu agora vou a um mecânico que não manda bitaites, só muda quando tem a certeza do que é! o homem é 5*s

                              Comentário

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