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A Educação ainda pode ser melhor

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    A Educação ainda pode ser melhor

    (in EXPRESSO de 03/11/07)


    A Educação ainda pode ser melhor
    St. Tropez, 30 de Outubro de 2007

    Minha cara Maria de Lurdes

    Mesmo a este recanto turístico francês chegou o sucesso da Educação: diminuição em 22 por cento do insucesso escolar! Estava eu, repimpado com vista para o mar, a celebrar com um Don Pérignon Vintage 1998 mais este sucesso da nossa Educação quando, para minha desgraça, o meu velho amigo Prof. Jean Desgrandes Baldàs me desencantou:
    - Mais non, mon cher, não é um grand sucesso. É apenas um petit passo (o resto do diálogo vai em português, senão isto parece uma entrevista com o Comendador Berardo, caso ele tivesse sido educado no Québec).
    Contrapus que eram 22 por cento! Mas ele insistiu.
    - Podiam ser mais. Eu tenho um método quase perfeito para melhorar esses números.
    - Qual? - perguntei, ávido.
    - Não só acabar com a retenção ou chumbo por faltas, como também por notas ou por qualquer outro caso.
    Perguntei ao Prof. Jean Desgrandes Baldàs em que circunstâncias poderia, então, um aluno chumbar.
    - Nunca! Jamais! A menos claro, em casos muito graves, se matar um professor ou fumar no recreio ou assim... De resto, o aluno não é retido. E poderia mesmo ser - e este é o grande segredo do meu método acelerado!
    - Acelerado? Que quer o Prof. Baldàs dizer com isso?
    - Acelerado! Por exemplo, um aluno que está no 6.º Ano de escolaridade, se for a mais do que 20 aulas pode passar logo para o 8.º ou o 9.º Ano, por exemplo.
    - Porquê?
    - Porque sabe tanto como um que lá chega sem pôr os pés na aula, como é óbvio, evidente e absolutamente claro. Repare, se um aluno que nunca viu o quadro negro da sua turma, acaba por passar do 6.º para o 7.º, por que razão injusta o que se esforça e aparece, vá lá, mais de 10 vezes, não pode passar para o 8.º ou 9.º.
    Concordei com o meu amigo. Mas como gosto de discutir, ainda tinha uma objecção.
    - E se um aluno do 1.º Ano for todos os dias à escola? O que lhe dá? O diploma do 9.º Ano?
    - Por que não? Que lhe falta a ele saber para a vida? Não vê o concurso "Sabe mais do que um miúdo de 10 anos?"
    - E se ele continuar sem faltar - objectei - pode dar-lhe a Carta de Condução? - interroguei, em tom de brincadeira.
    - Claro que sim. Desde que ele não conduza. No fundo, não é diferente de dar o 9.º Ano a quem não sabe quantos são 7x8, ou a raiz quadrada de 9. Porque, repare - e este era o grande argumento do Prof. Desgrandes Baldàs -, o que interessa não é o conhecimento, mas sim a aprendizagem. Ora, quem está num programa de aprendizagem (ou seja, uma aula) ganha créditos e direitos, não lhe parece?
    - Mas mesmo sem saber nada de útil? - ainda contrapus.
    E ele respondeu, calmo:
    - Se não tivermos de provar os conhecimentos, todos nós somos especialistas em Física Quântica. Este é o meu postulado.
    Confesso, minha cara Ministra, que fiquei a pensar nisto. Como método de pedagógico é só mais um pequeno passo dos muitos que em Portugal temos dados.
    Pense também, e aceite os meus cumprimentos

    Comendador Marques de Correia


    -------------------------------------------------------------------------

    Hilariante!

    #2
    Viperino

    Comentário


      #3
      Olha onde o director do Expresso se sente como peixe na água

      Comentário


        #4
        Não fosse a minha formação em Física Quântica e não saberia retirar dividendos desta noticia

        Assim sendo , desde que não tenha de provar nada e não me tenha ausentado muito das aulas onde se abordou este tema, não terei problemas

        Comentário


          #5
          O caminho do facilitismo é um caminho perigoso e sem retorno...

          Se a única coisa que interessa à ministra são números bonitos nas estatísticas, está no caminho certo, porque rigor e excelência conseguem-se por outro caminho totalmente oposto.

          Comentário


            #6
            Pois é realmente triste, mas de resto a ministra só esta a fazer uma enxertia do que se passa actualmente no ensino privado para o ensino publico.

            Assim quando este for completamente privatizado (ânsia dos liberais), já ninguém nota a diferença.






            Comentário


              #7
              O topo da tabela custa mesmo a engolir

              Comentário


                #8
                E o fundo da tabela?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por André Ver Post
                  O topo da tabela custa mesmo a engolir
                  Demagogia, feita à maneira, é como queijo numa ratoeira...

                  Comentário


                    #10
                    esse senhor anda a beber muito champagne

                    Comentário


                      #11
                      Sim...

                      A brincar a brincar vão-se descobrindo as verdades.

                      Daqui a uns tempos mais se saberá...

                      Comentário


                        #12
                        A escola antes de ser um centro de acolhimento como é actualmente para os filhos e filhotes dos bons cidadãos deste País, era um centro de Ensino, um estabelecimento pedagógico.

                        E é preciso compreender estas mudanças antes de se fazer novas cruzadas a favor ou contra estas e outras causas.

                        Como é que se pode promover um ensino de excelência a uma população de medíocres?

                        Reúnem-se os bons, metem-se na sala aos lado os que escapam e excluem-se os maus?

                        É que, se eu não me alhear do País em que vivo, como é que poderá haver novas propostas para a educação?

                        Tiramos os medíocres da Escola e colocamo-los num Gueto, ou num típico bairro social?

                        Como é que nos USA, UK, França, Espanha, Canadá, ..., resolvem este problema?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                          A escola antes de ser um centro de acolhimento como é actualmente para os filhos e filhotes dos bons cidadãos deste País, era um centro de Ensino, um estabelecimento pedagógico.

                          E é preciso compreender estas mudanças antes de se fazer novas cruzadas a favor ou contra estas e outras causas.

                          Como é que se pode promover um ensino de excelência a uma população de medíocres?

                          Reúnem-se os bons, metem-se na sala aos lado os que escapam e excluem-se os maus?

                          É que, se eu não me alhear do País em que vivo, como é que poderá haver novas propostas para a educação?

                          Tiramos os medíocres da Escola e colocamo-los num Gueto, ou num típico bairro social?

                          Como é que nos USA, UK, França, Espanha, Canadá, ..., resolvem este problema?
                          Aí está a grande questão! E vê-se nas coisas mais simples.
                          Eu tenho uma tia que é professora primária. Lá na escola onde dá aulas, os professores e auxiliares estão a implementar um sistema de boas práticas alimentares de forma a que os meninos comecem bem cedo a 'torcer o pepino'.
                          Obviamente, as regras são para todos e quem não as seguir, tem castigo.
                          Um determinado miúdo (balofo), que em casa só come batatas fritas, recusa-se a comer a sopa e fica de castigo. Depois vai pra casa fazer queixa ao papá e este todo chateado vai pra escola mandar os seus bitaites de que o rapaz não precisa de comer sopa.
                          Já estão a ver a reacção dos colegas se o balofinho tiver uma lei especial pra ele..
                          E isto é só uma questão de base.. O que fará no resto..

                          Comentário


                            #14
                            Sou prof e nem queiram saber...

                            Dar hipóteses para... n respondo, claro! É q sou prof, n sei se estão a ver...!

                            Mesmo assim, acrescento: OPS!

                            Comentário


                              #15
                              uma pessoa extremamente inteligente e com visao, (e que por acaso foi minha professora) disse-me um dia: "a qualidade paga-se, portanto um sistema de ensino gratuito nao pode ser bom! é verdade que muitos alunos ricos nao estao a fazer nada na escola e muitos jovens pobres deviam estar a estudar, mas se é gratuito, nao pode ser grande coisa!"
                              isto para mim é a verdade nua e crua

                              Comentário

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