Pois, deve ser do tempo em que os carros do Estado tinham um parecido a dizer "EP" (acho eu) e ainda os carros de mercadorias que tinham uma placa azul com o nome da localidade de residência/trabalho.
Pois, deve ser do tempo em que os carros do Estado tinham um parecido a dizer "EP" (acho eu) e ainda os carros de mercadorias que tinham uma placa azul com o nome da localidade de residência/trabalho.
Pois, deve ser do tempo em que os carros do Estado tinham um parecido a dizer "EP" (acho eu) e ainda os carros de mercadorias que tinham uma placa azul com o nome da localidade de residência/trabalho.
Somos mesmo um país com uma mentalidade pequenina... Criamos dísticos de tudo e mais alguma coisa para mostrar às beatas em vez de ajudar na fiscalização, aí somos pioneiros e fazemos documentos com letras minusculas...
Significa "Isento" e refere-se a uma benesse fiscal qualquer nos anos 70 a que tinham direito todos os carros que tivessem bancos traseiros rebatíveis!!!
Isto porque, supostamente, essa característica dava-lhes um carácter mais comercial, ou seja, tornava-os adequados a uma utilização comercial/empresarial.
Significa "Isento" e refere-se a uma benesse fiscal qualquer nos anos 70 a que tinham direito todos os carros que tivessem bancos traseiros rebatíveis!!!
Isto porque, supostamente, essa característica dava-lhes um carácter mais comercial, ou seja, tornava-os adequados a uma utilização comercial/empresarial.
Brutal! Alguém tem outra ideia do que se trata?
Editado pela última vez por Jarod; 12 November 2007, 20:50.
Significa "Isento" e refere-se a uma benesse fiscal qualquer nos anos 70 a que tinham direito todos os carros que tivessem bancos traseiros rebatíveis!!!
Isto porque, supostamente, essa característica dava-lhes um carácter mais comercial, ou seja, tornava-os adequados a uma utilização comercial/empresarial.
Exactamente!!
O meu pai teve um kadett semelhante ao da foto e tinha esse dístico.
Significa "Isento" e refere-se a uma benesse fiscal qualquer nos anos 70 a que tinham direito todos os carros que tivessem bancos traseiros rebatíveis!!!
Isto porque, supostamente, essa característica dava-lhes um carácter mais comercial, ou seja, tornava-os adequados a uma utilização comercial/empresarial.
LOL
Mas que raio de lógica... isto hoje em dia era fixe... ninguém pagava imposto, quase todos os carros têm bancos traseiros rebativeis...
Isso era o distico que dizia que aquela viatura estava isenta de imposto de circulação (o selo), e durante alguns anos era aplicado a veiculos comerciais, a veiculos a gasoleo e a veiculos com lotação superior a 5 lugares
Num país que na época se baseava na agricultura como sector maioritário, até que tinha alguma lógica esta isenção no sentido de facilitar a aquisição destes veículos para por sua vez facilitar as trocas!
Um pouco como a dedução do IVA na aquisição de veículos comerciais dos nossos dias, portanto era uma medida se calhar não tão descabida como isso...
Foi nos anos 70 que começaram a surgir os hatchback modernos, com banco traseiro rebatível (VW Golf foi o exemplo de maior sucesso). Na altura havia muitos carros de 3 volumes tipo Toyota Corolla e os Datsun, terá sido por isso?
Como os tempos mudam! Dantes dava-se isenção por um carro ser versátil e polivalente, agora dá-se "uma espécie de isenção" aos carros ligeiros de mercadorias, que de versáteis pouco ou nada têm (são "apenas" muito bons para transporte de carga e não versáteis no sentido de carga OU passageiros, como essa antiga Isenção previa).
Num país que na época se baseava na agricultura como sector maioritário, até que tinha alguma lógica esta isenção no sentido de facilitar a aquisição destes veículos para por sua vez facilitar as trocas!
Um pouco como a dedução do IVA na aquisição de veículos comerciais dos nossos dias, portanto era uma medida se calhar não tão descabida como isso...
Sim, mas isso para veículos que fossem mesmo para esse fim. Agora para todos os que tivessem bancos traseiros rebativeis acho ridículo...
Mas se fossem apenas as leis de antigamente que fossem ridículas...
Dantes não havia um valor que se pagava trimestralmente por se andar num carro a gasóleo? Ou será mito urbano
Não é mito urbano, pagava-se mesmo. Era um imposto de circulação que os carros a gasoleo (penso que carrinhas) pagavam, e não era pouco. O meu pai teve uma Peugeot 504 de 1983 a 1987 e pagava esse imposto.
Não é mito urbano, pagava-se mesmo. Era um imposto de circulação que os carros a gasoleo (penso que carrinhas) pagavam, e não era pouco. O meu pai teve uma Peugeot 504 de 1983 a 1987 e pagava esse imposto.
Era isso e aquelas 2 letrinhas junto à versão do carro, "ms", que significava "misto" (de utilização mista turismo/comércio). Lembro-me de uma gloriosa carrinha Opel Rekord 2.3 D "ms" de um vizinho meu na qual apanhei boleia muitas vezes!
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