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Espanha endurece medidas. Droga e condução

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    Espanha endurece medidas. Droga e condução

    Também, com resultados como os obtidos neste fim de semana, esperavam o quê ?

    Cá os testes são para ser usados, ou vão querer continuar a imputar a culpa dos acidentes sempre à velocidade ?

    Espanha vai endurecer penalizações por conduzir sob o efeito de álcool e drogas
    12.11.2007, Nuno Ribeiro, MadridOperações mobilizando equipas conjuntas detectaram resultados preocupantes no país europeu onde se consome mais cocaína e haxixe
    Numa operação de fiscalização realizada no último fim-de-semana de Outubro nas províncias de Badajoz e Saragoça 7,5 por cento dos 409 testes de estupefacientes feitos a condutores tiveram resultados positivos. Até ao fim do ano, a legislação espanhola vai ser alterada para combater com mais dureza a condução sob o efeito das drogas.


    "Havia uma impunidade absoluta com as drogas ao volante, o que se traduzia numa falta de consciência dos automobilistas", reconhece Bartolomé Vargas, o magistrado que, desde Maio último, coordena a Fiscalia da Segurança Viária de Espanha. "Até agora conduzir sob o efeito de estupefacientes era um delito não aplicado, mas acreditamos ter dado um passo em frente irreversível", acentuou Vargas.

    Para tal, foram constituídas equipas conjuntas de agentes da Guarda Civil de Trânsito, médicos da Direcção-Geral de Tráfego e magistrados. A operação, que foi publicitada anteriormente pela rádio pública, incidiu nas estradas de Badajoz, junto à fronteira portuguesa, e da cidade de Saragoça. Os condutores eram "convidados" a fazer um simples teste de saliva.

    Um método que, em dez minutos, detecta a presença de substâncias consumidas até 12 horas antes. Em caso de detecção de drogas, os automobilistas foram submetidos a consulta pelos médicos presentes no local e, numa ambulância situada no controlo, era recolhido sangue ou urina, para posterior análise.

    Cocktail de álcool e drogas
    Apenas dois automobilistas negaram-se a submeter à prova, pelo que foram sancionados com 600 euros de multa, perderam seis dos 12 pontos da sua carta de condução e ficarão dois meses impedidos de conduzir.

    "Temos de analisar os números com cautela, uma vez que os controlos só foram realizados em duas províncias", comentou Bartolomé Vargas. "Se a média foi de 7,5 por cento, tivemos um pico de 11 pontos na noite de sábado [27 de Outubro] em Saragoça, com 17 positivos em 128 testes realizados", precisou o magistrado.

    Este pico ultrapassa mesmo outro índice: o de 10 por cento de resultados positivos relativos a presença de droga nas autópsias efectuadas pelo Instituto Nacional de Toxicologia aos mortos em acidentes de tráfego.

    Também existem evidências do consumo de estupefacientes entre os feridos que ficaram incapacitados.

    Os testes e análises posteriores à operação de Outubro revelaram um verdadeiro cocktail de álcool e drogas nos automobilistas com testes positivos.

    Entre os estupefacientes, a cocaína dominava, seguida do haxixe e das anfetaminas. Nada de estranho: a Espanha é o primeiro país europeu no ranking dos consumos de cocaína e haxixe, e o quinto de ecstasy.

    Para enfrentar o problema, está em fase de conclusão a revisão do Código Penal no referente à segurança viária. Até ao fim do ano, o Parlamento aprovará normas que serão aplicadas no dia imediato à publicação do diploma e que endurecerão as penas aos automobilistas que conduzam sob o efeito do álcool e de drogas.

    Assim, será considerado delito, e não apenas falta, conduzir com mais de 1,2 gramas de álcool no sangue e a condução sob o efeito de estupefacientes será penalizada com prisão entre três a seis meses. Esta pena poderá ser substituída por trabalho para a comunidade, entre 31 a 90 dias, e o automobilista condenado, além de pagar uma forte sanção económica, pede a carta de condução por um período de um a quatro anos.
    7,5 % dos condutores fiscalizados em Badajoz e em Saragoça, numa operação em Outubro, tinham consumido estupefaciantes
    Editado pela última vez por Excalibur; 13 November 2007, 10:33.

    #2
    As "cautelas nacionais"

    12.11.2007Rastreios em Portugal
    começaram em Agosto

    No dia da estreia dos rastreios de estupefacientes nas estradas portuguesas, GNR e PSP detectaram nove condutores.

    O valor não era representativo do quotidiano.

    A operação ocorreu nas primeiras horas (das 00h00 às 04h00) do feriado de 15 de Agosto e mobilizou cerca de dois mil elementos das forças de segurança.

    No final do primeiro mês, as autoridades avançaram com o primeiro balanço. Entre 15 de Agosto e 15 de Setembro, foram detectados pela PSP e pela GNR, em média, um condutor por dia com droga na saliva. Estes números tinham de ser lidos com muito cuidado.

    Até porque os testes podiam acusar consumos de cannabis feitos há mais de cinco dias. É preciso confirmar os positivos através de técnicas laboratoriais. Naquele primeiro mês, das 28 amostras de sangue de condutores recebidas para análise, o Instituto Nacional de Medicina Legal confirmou 13. A.C.P.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
      Também, com resultados como os obtidos neste fim de semana, esperavam o quê ?

      Cá os testes são para ser usados, ou vão querer continuar a imputar a culpa dos acidentes sempre à velocidade ?
      É facil, é barato e dá milhões

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
        É facil, é barato e dá milhões
        Sim desgraçadamente é isso !

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
          As "cautelas nacionais"
          O problema desses testes é que acusam tudo até 12horas ou mto mais antes...assim como os testes á urina e ao sangue e ao cabelo que acusa tudo 3 meses antes...e daí a polemica...

          Eu acho injusto e uma violação de privacidade que uma pessoa seja julgado no presente por droga que consumiu 2 ou 3 meses antes...ou mesmo na estrada pelo que tomou dias antes...e mesmo 12 horas antes é rara a droga que tem efeitos tão prolongados...

          por isso o teste da droga acaba por ser uma palhaçada...no entanto nao estou a difender os drogados ao volante mas sim o rigor e a justiça para quem conduz.

          Comentário


            #6
            nephilim, as análises permitem saber quanta droga ainda está no sistema, e estimar quando foi consumida, por isso é que eles dizem que têm sempre de confirmar com análises além do simples teste na estrada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              nephilim, as análises permitem saber quanta droga ainda está no sistema, e estimar quando foi consumida, por isso é que eles dizem que têm sempre de confirmar com análises além do simples teste na estrada.
              Pelo que li os testes da estrada acusam droga até 12-14 horas antes... o que é mto tempo para o efeito curto da maioria das drogas...

              o da urina eu no exercito fazia desses testes e acusavam tudo até 3 semanas antes...

              o do cabelo acusa tudo até 3 meses antes.

              o do sangue é que não sei como é.

              Eu defendo os textes para quem teja drogado no momento...não dias ou semanas ou meses antes...nao faz sentido

              Comentário


                #8
                mas tu leste o que eu disse? não parece.

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                  #9
                  Tabaco, telemóveis e GPS

                  Provocam a distração dos condutores e por consequência os acidentes

                  Em Espanha parece que andam atentos

                  A noticia aqui

                  Comentário


                    #10
                    Los controles revelan que el consumo de drogas es mayor que el de alcohol
                    in: elmundo/motores

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                      Provocam a distração dos condutores e por consequência os acidentes

                      Em Espanha parece que andam atentos

                      A noticia aqui
                      desde sempre....

                      a noticia já é de 2006, mas se o condutor que reincidiu neste tópico fosse apanhado em espanha ficava logo 6 meses na cholra


                      ¿Cuándo la alcoholemia es un delito?
                      Se castigará con pena de prisión de tres a seis meses o multa de 12 a 24 meses y trabajos en beneficio de la comunidad de 31 a 90 días, además de la privación del carné durante un periodo de uno a cuatro años a aquellos conductores cuya tasa de alcoholemia en sangre supere los 1,2 gramos por litro.

                      No se valorará si la conducta del automovilista podría estar influida o no por el alcohol. Así, se recoge la opinión de algunos expertos, como Luis Montoro, catedrático de Seguridad Vial de la Universitat de Valencia, quien asegura que, a partir de un gramo de alcohol por litro de sangre, hay “una alteración en las capacidades psicofísicas” que, prácticamente, hacen predecible un accidente.

                      Esta medida también es aplaudida por colectivos como la asociación Stop Accidentes (que reúne a familiares de víctimas de la carretera). Según su presidenta Anna María Campoo, “hay que hacer una ley y seguirla, no leyes específicas para cada persona, una para el gordo y otra para el flaco, una para la persona que le afecta más y otra para quien le afecte menos”.

                      También recibirá un castigo de seis meses de cárcel aquellos conductores que no quieran someterse a las pruebas de alcoholemia.
                      http://motor.terra.es/motor/actualid...itos_34120.htm

                      Comentário


                        #12
                        juntando mais alguma informação:
                        Campaña divulgativa de consejos y de vigilancia

                        Tráfico intensificará los controles sobre el uso del teléfono móvil y otras conductas que provocan distracción durante la conducción

                        1. Tráfico recomienda no hablar por el móvil, aunque se use manos libres, por la falta de atención a la conducción que una conversación puede ocasionar
                        2. La mortalidad descendería al menos un 7% si nadie hablara por el móvil mientras conduce
                        3. La Guardia Civil de Tráfico hará 500.000 controles entre el lunes 12 y el domingo 25 de noviembre, unos 35.000 diarios
                        4. Conducir utilizando el móvil es una infracción sancionada con multa de 150 euros y perdida de 3 puntos
                        5. Durante el pasado año se denunció por este concepto a 75.000 conductores

                        http://www.dgt.es/dgt_informa/notas_...aPrensa335.pdf

                        A isto eu chamo prevenção para não dizerem que não foram avisados que vai acontecer.


                        Cá temos uma Autoridade Nacional para a (in)Segurança Rodóviária que não tem gestão da comunicação, tal como já não tinha a DGV e a própria GNR e PSP tb não a tem.

                        Queremos consultar dados estatisticos, não há e os que há são desactualizados.

                        aqui ao lado todos as semanas sai um relatório do que se passou na semana anterior...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                          mas tu leste o que eu disse? não parece.
                          Li.

                          mas acho que as analizes ao sangue é para confirmar os testes(o positivo) da estrada nao é para ver a quantidade de droga visto esta ter tolerancia zero.

                          isto foi o k li e percebi.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                            Provocam a distração dos condutores e por consequência os acidentes

                            Em Espanha parece que andam atentos

                            A noticia aqui
                            Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                            desde sempre....

                            a noticia já é de 2006, mas se o condutor que reincidiu neste tópico fosse apanhado em espanha ficava logo 6 meses na cholra



                            http://motor.terra.es/motor/actualid...itos_34120.htm


                            Cá só andam acordados para o que convém.

                            «Morte nas Estradas- Vamos Travar esse Drama»

                            .../...

                            Como consequência desta campanha, as forças de segurança vão aumentar o acompanhamento e a repressão nas estradas, controlando principalmente os limites de velocidade e os índices de alcoolemia.

                            .../...

                            Nesta reunião, ficou acordado que haverá uma verba extraordinária de dois milhões de euros para investir em alcolímetros, radares de controlo de velocidade e sistemas informáticos a utilizar pelas forças de segurança.


                            Diário de referência



                            Droga !!!???

                            Que é lá isso !!??

                            Comentário


                              #15
                              Para situações cuja resolução se mostra complicada ou de difícil resolução, nada melhor do que a implementação de medidas drásticas.

                              Para enfrentar o problema, está em fase de conclusão a revisão do Código Penal no referente à segurança viária. Até ao fim do ano, o Parlamento aprovará normas que serão aplicadas no dia imediato à publicação do diploma e que endurecerão as penas aos automobilistas que conduzam sob o efeito do álcool e de drogas.

                              Assim, será considerado delito, e não apenas falta, conduzir com mais de 1,2 gramas de álcool no sangue e a condução sob o efeito de estupefacientes será penalizada com prisão entre três a seis meses. Esta pena poderá ser substituída por trabalho para a comunidade, entre 31 a 90 dias, e o automobilista condenado, além de pagar uma forte sanção económica, pede a carta de condução por um período de um a quatro anos.
                              Outro exemplo:

                              Os espanhóis é que sabem
                              Zizo

                              O que me causa supresa é o espanto de alguns perante a dita inoperatividade das forças responsáveis por este assunto em particular ou mesmo a inexistência/incumprimento/inadequada legislação para resolver o mesmo, é somente o reflexo da soma de diversos factores que ocorrem diáriamente!

                              Comentário


                                #16
                                Espanha
                                04-07-2008 9:21
                                Governo considera carta por pontos um sucesso

                                O Governo espanhol considerou hoje um sucesso a introdução em Espanha das cartas de condução por pontos, referindo que o número de acidentes caiu 9,1% e o número de acidentes mortais continua a baixar.

                                No segundo aniversário da introdução da medida, dados divulgados pelo Governo em Madrid referem que a taxa de redução de acidentes em Espanha é superior à de vários países europeus que têm a medida em vigor.

                                Pere Navarro, director-geral de Tráfico, explicou hoje que no último ano o número de acidentes em Espanha caiu mais de nove por cento e que no primeiro semestre deste ano registaram-se 1 043 mortos nas estradas, menos 247 (ou 19,45%) que em igual período do ano passado.

                                No primeiro ano da entrada em vigor da carta por pontos morreram menos 500 pessoas nas estradas espanholas e em 2007 e pela primeira vez desde 1968 o número de vítimas mortais nas estradas ficou abaixou dos três mil.

                                O Governo refere que a melhoria das estatísticas se deve à combinação da introdução da carta por pontos com a reforma do Código Penal em Dezembro de 2007, que levou à condenação criminal de motoristas que cometem infracções graves.

                                A lei agora em vigor prevê penas de até seis meses de cadeia para condutores que superem em 60 quilómetros por hora a velocidade permitida nas vias urbanas e em 80 nas vias interurbanas. Serão igualmente punidos condutores sob influência de álcool ou drogas, com penas que podem chegar aos quatro anos de cadeia.
                                Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=54&Cont entId=252802

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                                  #17
                                  Carta de condução por pontos em discussão 09 Fevereiro 2009

                                  A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, que prevê a introdução da carta de condução por pontos, novos sinais, aumento de radares e alterações aos exames de condução estará hoje em discussão, na Assembleia da República.

                                  A conferência parlamentar insere-se no âmbito da consulta pública da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015 e a sua organização está a cargo da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações e pela Subcomissão de Segurança Rodoviária.

                                  O documento em discussão engloba um conjunto de medida a serem tomadas até 2015, com o objectivo de diminui de 850 para 579 o número de mortos nas estradas portugueses e colocar Portugal nos dez primeiros países da União Europeia, com a menor taxa de sinistralidade rodoviária.
                                  Em www.autohoje.com

                                  Comentário

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