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Compra de comercial para uso particular

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    Compra de comercial para uso particular

    Boas. Vou comprar um comercial para uso particular, mas tenho hipótese de fazer a dedução do IVA.

    Já fiz test-drive ao Yaris e não gostei do interior (e do exterior), dos painéis digitais, apesar do motor puchar muito bem mesmo.

    Reduzi a estas opcções:

    __________________________________________________ ______________
    Colt 1.5 DI-D Insport = 18150€ + 120€ sensores estacionamento, com despesas e pintura metalizada. A eventual versão ESP acresce 1000€. De série: faróis dianteiros e traseiros fumados, 205/45 R16, mp3, sensores chuva e luz, spoiler traseiro bem grande, bancos dianteiros aquecidos. Não tem CB, mas não importa assim tanto acho. Não tem A/C Auto, só manual.

    O carro não é dos mais bonitos, mas em 3p, com uma uma boa jante e numa cor bem escolhida fica muito bom. O motor 3 cilindros será um grande problema? Outro problema é não dar para colocar ESP no van, o vendedor disse que ia ver o que se pode fazer.

    + performance; equipamento, desactivação do airbag do passageiro (pelo menos no 3p que eu vi).

    - design, apesar da versão, tambores atrás (não sei se a eventual versão ESP terá também).

    +/- Interior com boa construção e materiais, mas design menos apelativo da consola.

    __________________________________________________ _______________
    Corsa 1.3 Sport = 16700 + despesas c/ pintura metalizada. De série, ponteira desportiva, A/C e mp3. A comprar seria se possível com mais CC e CB (350), ESP (525) e sensores estacionamento (355), o que daria 18000. O Corsa parece barato, porque vem despido.

    + Design desportivo, robusto e másculo. Caixa de 6, desactivação do airbag do passageiro. Deve ter excelente comportamento também, a par do Clio, devem ser dos melhores do segmento.

    - O vendedor, pelo menos aquele, disse que não era possível adicionar o pack CB + Cruise Control nem o ESP, quando ambos vêm no catálogo. Muito estranho quando 1 amigo meu até comprou 1 astra um astra sem cb e a pedido na marca actualizaram o software e ficou com CB, a custo 0€. Mas aquele vendedor, nickles. Os modelos base A/C devem ser os que se vendem até ao fim do ano, e ele deve conseguir maior margem nestes.
    - Não inspira fiabilidade. E o motor acho que não é nenhuma bomba. Comparado com o clio e o colt até é lento
    - Falta de equipamento e tambores atrás.
    __________________________________________________ ________

    85 Dynamique normal = 18200. Por 750€ talvez não valha a pena a diferença para o modelo acima. Só se for pelas jantes. Bom, e há o A/C Auto.

    Clio 1.5 85 Dynamique S = 19000 de base + despesas. Com AC Auto, mp3 e CC opcional incluído, jante 16 e faróis dianteiros escurecidos.

    105 S igual = 20000.

    + relação comportamento/conforto excelente. interiores mt confortáveis. valorizado no mercado de usados. últimos motores dci renaut parecem fiáveis, falando dos 80 e 100. Excelente andamento e melhores consumos. Caixa mt bem escalonada, imaginem se o de 85 tivesse caixa de 6.

    + Muito bem equipado de série.

    +/- Apesar de não ser feio, e de com uma boa jante e em preto ou azul marinho ser mt apelativo, tem um design menos másculo que o Corsa, pex. Já estive dentro do interior de um, mas era o 65 base, achei +/-, em comparação com o Corsa, só estive dentro de um Cosmo, claro que achei muito melhor.

    Não tenho ainda proposta para o Clio, mas a comprar seria especialmente o 85 S, ou se possível o 105 S.

    __________________________________________________ ______________

    Ibiza 1.4 TDI 80: Seria o Stylance, que ronda os 19000€, sem as despesas.

    + motor com provas dadas, mas pelo que tenho lido no Fórum julgava que fosse mais económico. Carro amplamente fiável e é o mais barato de todos estes. Melhor relação preço/equipamento.

    - Mais desactualizado e duro de suspensão; interiores pobres.
    __________________________________________________ _____________

    Polo 1.4 TDI 80: Não faço ideia.

    + Julgo que tem uma postura em estrada mais refinada que o Ibiza, e um interior também mais luxuoso. Apesar de ter postura menos desportiva em termos de estilo, é também bonito. Comportamento possívelmente já desactualizado, em relação a Corsa e Clio e até Colt.

    - Deve ser bastante caro, e tendo em conta que também já leva uns anos de vida.

    Irei ver só por ver.

    #2
    E o Swift?! Um pouco menos potente....mas mais barato e bonito!

    Comentário


      #3
      E um gp sportvan 90cv,a\c....jll 16.....c.b muito mas muito completo motor muito bom ,caixa de 6v,algo amorfo abaixo das 1700rpm,mas com alguma rodagem,fica bom.....em performances é melhor que o dci 85cv,consome mais que o dci em cidade,mas muito menos em a.e ´ja testei com um colega"..comportamento muito bom,superior ao colt,ao nivel do corsa,plásticos não muito bons ,mas com exelente montagem..e .......................é lindo!!!
      Exelente relacão preco\qualidade!!

      Preço,acho que consegues por 15.000€
      Pelo menos foi o preço do meu!!!



      Cump´s!!!
      Editado pela última vez por Joaobernardo; 15 November 2007, 19:15.

      Comentário


        #4
        de todos os q apresentas : o Colt

        Espreita tb o Swift e o GPunto

        Comentário


          #5
          Desses todos, o Colt.

          Comentário


            #6
            Eu não sei onde andas a ver os preços mas os carros são mais bara tos do que estão aí ditos........eu pessoalmente já verifiquei o corsa o polo e o ibiza e andam todos á volta dos 16.000 (ac-extra incluido).....mas de não tiveres problemas de dinheiro eu iria para o polo, ou para o corsa....

            Comentário


              #7
              Alguns preços vi em sites, porque ainda não tenho proposta do Clio pex. São preços finais sem desconto.

              Fiat não compro.
              O swift acho pouco potente.
              Já conduzi 1 clio dCi 85 de uma pessoa amiga e a direcção simplesmente não transmite nada, mas nada mesmo. Não se sente o carro. Para quem conduz frequentemente um Focus foi simplesmente chocante :X

              Já tenho também preços do Polo 80cv e do 207 90cv, são muito equivalentes, e o Polo vem mais bem equipado.
              Ah, e o 307 1.6 90 fica quase pelo mesmo preço que o 207. Tentador não, carro do segmento acima quase pelo mesmo preço? Diferença para o 307 é so o rádio mp3, jante à mesma opcional e AC também.

              O test-drive ao Colt/Corsa, modelos para o quais tou mais inclinado, deverão estar para breve.

              O ibiza ainda não vi preços, mas não me atrai assim muito. Acho desactualizado.

              Comentário


                #8
                daqui a 2 meses vais ter o kia ceed 3 portas comercial... parece-me uma excelente proposta. preços (supostamente) a partir dos 18500 euros.

                Comentário


                  #9
                  Esse corsa esta muito caro...

                  Tive agora uma guerra para um cliente meu onde estava a concorrer com o Corsa na versão Sport e ficava-lhe por 15 500...

                  Mas ganhei e ele ficou com um 207 xa 1.4 hdi

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                    Esse corsa esta muito caro...

                    Tive agora uma guerra para um cliente meu onde estava a concorrer com o Corsa na versão Sport e ficava-lhe por 15 500...

                    Mas ganhei e ele ficou com um 207 xa 1.4 hdi
                    Está caro tendo em conta que a cilindrada é 1.2. No entanto julgo que a Peugeot Portugal faz um esforço enorme para manter a competitividade do 207, devido a ser 1.6. Pode-se dizer que com todos estes modelos 1.2, a Opel tem ganho muito dinheiro mesmo, especialmente nos Astras.

                    É que entre um 1.2 de 90 e um 1.6 de 90 há com certeza diferenças de prestações. Aliás, o 1.6 90 é até mais elástico em baixas que o 110.

                    O defeito do 207 XA (mesmo o de 90cv) é vir algo mal equipado, jantes opcionais, frisos pretos...

                    É assim quanto ao 1.4 vs Corsa 75cv, devem ser equivalentes.

                    Comentário


                      #11
                      dai iria para Clio /207 ou G.Punto.

                      sao os mues 3 favoritos


                      os mancos..epa.. nao te metas nisso

                      Comentário


                        #12
                        O Corsa não me inspira muita fiabilidade, ou nenhuma para ser sincero. E o motor 1.6 HDi do 207 não tem sido assim problemático.

                        Mas o Colt destes todos não é muito mais caro, e é o único pocket-rocket 9.9s dos 0-100 :D E muito económico, segundo dizem.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                          Alguns preços vi em sites, porque ainda não tenho proposta do Clio pex. São preços finais sem desconto.

                          Fiat não compro.
                          O swift acho pouco potente.
                          Já conduzi 1 clio dCi 85 de uma pessoa amiga e a direcção simplesmente não transmite nada, mas nada mesmo. Não se sente o carro. Para quem conduz frequentemente um Focus foi simplesmente chocante :X

                          Já tenho também preços do Polo 80cv e do 207 90cv, são muito equivalentes, e o Polo vem mais bem equipado.
                          Ah, e o 307 1.6 90 fica quase pelo mesmo preço que o 207. Tentador não, carro do segmento acima quase pelo mesmo preço? Diferença para o 307 é so o rádio mp3, jante à mesma opcional e AC também.

                          O test-drive ao Colt/Corsa, modelos para o quais tou mais inclinado, deverão estar para breve.

                          O ibiza ainda não vi preços, mas não me atrai assim muito. Acho desactualizado.


                          Não compras fiat e tás inclinado para o corsa que usa a
                          plataforma fiat,motor fiat.....e mais é mais problemático que o fiat!!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                            Boas. Vou comprar um comercial para uso particular (...)
                            Já agora vais pagar o Imposto na totalidade? Já que vens a público dizer que é para uso particular...

                            E que tal a opção GPL? Se o objectivo for gastar pouco, anualmente o gasto em combustíveis seria centenas de euros menor!

                            Pergunta a qualquer um com carro a GPL...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                              Já agora vais pagar o Imposto na totalidade? Já que vens a público dizer que é para uso particular...

                              E que tal a opção GPL? Se o objectivo for gastar pouco, anualmente o gasto em combustíveis seria centenas de euros menor!

                              Pergunta a qualquer um com carro a GPL...
                              Exacto, só que GPL só para carros usados com alguns anos, senão vai-se a garantia. Já existem alguns novos com GPL de origem mas há pouca escolha. Além de ter o problema de não poder estacionar em parques fechados.

                              E depois vender um carro GPL ao fim de uns anos? Quem o quer?

                              É tudo muito bonito mas...

                              Comentário


                                #16
                                Afinal não seria um comercial que querias comprar?

                                Isso são os preços dos 5 lugares

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
                                  dai iria para Clio /207 ou G.Punto.

                                  sao os mues 3 favoritos
                                  x2..............

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                    Exacto, só que GPL só para carros usados com alguns anos, senão vai-se a garantia. Já existem alguns novos com GPL de origem mas há pouca escolha. Além de ter o problema de não poder estacionar em parques fechados.

                                    E depois vender um carro GPL ao fim de uns anos? Quem o quer?

                                    É tudo muito bonito mas...
                                    Desculpa, mas o Comercial ligeiro também tem muitas desvantagens...

                                    - tem apenas 2 lugares
                                    - tem a divisória interior que impede o transporte de objectos compridos
                                    - qualquer dia és obrigado a usar o dístico atrás assim que for regulamentado pelo Ministério da Administração Interna
                                    - tens que ir a IPO mais vezes
                                    - limite de velocidade permitida de 80 km/h nas nacionais, 90 km/h nas Vias Reservadas e apenas 110 km/h nas auto-estradas
                                    - valor de retoma mais baixo em relação ao seu equivalente de 5 lugares, porque os comerciais têm fama de "uso intensivo"

                                    ... como vês, nem tudo são rosas quando se anda de Comercial para uso particular.

                                    Portanto penso que convém aqui citar-te: "É tudo muito bonito mas..."

                                    Se ainda pensares na excelente opção GPL, que te permite ter um carro a sério, com performances a sério, e combustível a 0,60 euros por litro, visita o seguinte link:

                                    http://www.gostomaisdecarrosdoquecho...-nao-usar-gpl/
                                    "As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL"
                                    Editado pela última vez por Jarod; 20 November 2007, 13:34.

                                    Comentário


                                      #19
                                      [quote=Jarod;1868983]
                                      - limite de velocidade permitida de 80 km/h nas nacionais, 90 km/h nas Vias Reservadas e apenas 110 km/h nas auto-estradas

                                      Não querendo desviar o assunto do tópico (até porque também eu tenho um comercial e pondero a compra de um carro a gasolina para posteriormente fazer a adaptação para GPL.

                                      (Limites de velocidade - Dentro das localidades / Auto-estradas / Vias reservadas / restantes vias públicas)
                                      Automóveis ligeiros de passageiros e mistos:
                                      Sem reboque: 50 120 100 90
                                      Com reboque: 50 100 80 70
                                      Automóveis ligeiros de mercadorias:
                                      Sem reboque 50 110 90 80
                                      Com reboque 50 90 80 70

                                      Penso que p. ex. um clio comercial se engloba no ligeiro misto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                        Exacto, só que GPL só para carros usados com alguns anos, senão vai-se a garantia. Já existem alguns novos com GPL de origem mas há pouca escolha. Além de ter o problema de não poder estacionar em parques fechados.

                                        E depois vender um carro GPL ao fim de uns anos? Quem o quer?

                                        É tudo muito bonito mas...
                                        Olha que já não é tanto assim.

                                        Progressivamente as pessoas começam a aderir ao GPL e a procurá-los.

                                        É que não sei se já fizeste contas ultimamente, mas a equivalência de preços de gasóleo vs GPL ao dia de hoje está assim:

                                        5 litros de gasóleo = 5,95 € = 9,92 litros de GPL

                                        6 litros de gasóleo = 7.14 € = 11.90 litros de GPL

                                        7 litros de gasóleo = 8,33 € = 13,88 litros de GPL.


                                        Posto de outra forma, se tiveres um carro que a gasóleo faça 6 litros aos 100, é o mesmo que consumires práticamente 10 litros de GPL aos 100 km.

                                        Na prática, podes comprar um comercial onde só andam 2 pessoas, onde tens montes de ruído vindo da caixa traseira vazia + o separador, sendo um carro do segmento mais baixo, ou podes optar por um bom carro de 5 lugares com mais segurança, melhor motor, melhor em tudo - gastando o mesmo ou mesmo menos em combustível.

                                        Isto acrescido ao facto de existirem excelentes negócios em carros a gasolina usados, com poucos anos e poucos kms, mas alvo de uma desvalorização enorme.

                                        Se queres mesmo andar a passear uma gaiola atrás do carro, não há nada a dizer.

                                        Mas não tenho dúvidas que podes fazer negócios muito vantajosos.

                                        Se pensas que os comerciais não desvalorizam muito, deixa-me só dizer-te que em 2004 dei 12.xxx euros por um C3 HDI (2 lugares).
                                        Um ano e 12.000 kms depois, davam-me 7500 euros por ele.
                                        Com sorte, consegui vendê-lo a particular por 9.000 euros, mas apenas porque tinha muito poucos kms e garantia de fábrica.

                                        Faz as tuas contas

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                                          #21
                                          [quote=Mrs X;1869022]
                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                          - limite de velocidade permitida de 80 km/h nas nacionais, 90 km/h nas Vias Reservadas e apenas 110 km/h nas auto-estradas

                                          Não querendo desviar o assunto do tópico (até porque também eu tenho um comercial e pondero a compra de um carro a gasolina para posteriormente fazer a adaptação para GPL.

                                          (Limites de velocidade - Dentro das localidades / Auto-estradas / Vias reservadas / restantes vias públicas)
                                          Automóveis ligeiros de passageiros e mistos:
                                          Sem reboque: 50 120 100 90
                                          Com reboque: 50 100 80 70
                                          Automóveis ligeiros de mercadorias:
                                          Sem reboque 50 110 90 80
                                          Com reboque 50 90 80 70

                                          Penso que p. ex. um clio comercial se engloba no ligeiro misto.
                                          Não... um Clio Comercial é um veículo ligeiro de Mercadorias.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que é que se pode designar então como sendo ligeiro misto?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                              O que é que se pode designar então como sendo ligeiro misto?
                                              Sem certezas, mas acho que um exemplo de um veículo misto é um furgão de 6 lugares, divisória de carga e espaço para mercadorias.

                                              Como tanto dá para mercadorias de forma "segura" com a divisória fixa, e tanto dá para alguns passageiros, considera-se veículo misto. Espero não estar enganado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                As pick-ups também são mistas.

                                                Eu no meu caso teria que me deslocar de propósito a Lisboa para abastecer. São cerca de 30 se for a partir de Vila Franca, ou 40 e picos se for a partir de casa.

                                                Havia um instalador aqui próximo com bomba própria mas fechou.

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                                                  #25
                                                  No inicio do ano andei a ver esses modelos todos mas para comprar 5 lugares.

                                                  O Colt, o motor de facto anda muito comparado com os outros, mas o comportamento é sofrivel, tem-se pouca ligação com aquilo que se vai a passar. Transmite também pouca segurança tanto activa como passiva. A nivel de interior achei fraco.

                                                  O Yaris é um carro muito bom. O motor não é tão rápido como o Colt mas é o mais agradável e o que mais se assemelha a um carro a gasolina. O comportamento é eficaz mas pouco emotivo, seguro acima de tudo. É um carro muito fácil de conduzir em todas as situações. Em termos de interior tem demasiadas zonas em plástico duro. É caro.

                                                  O Swift parece um carro do segmento abaixo quando comparado com os restantes.

                                                  Ibiza e Polo não testei. O primeiro não me agrada esteticamente nem a nivel de interior. O Polo ja está no mercado à muitos anos e também não gosto muito esteticamente.
                                                  O Corsa ainda não estava à venda.

                                                  Sobram o Clio, o 207 e o Punto.

                                                  Achei o 207 um bom carro para o segmento, mas a estética da consola central não me convenceu e... não tem nada que o Clio não tenha.

                                                  Ora sobram dois... o Clio tem um comportamento muito bom (o melhor neste aspecto) quando com jantes 16. Neste aspecto o Punto não é tão divertido mas não é mau, com a vantagem que não se recente tanto na diferença da dimensão do conjunto jantes/pneus. A nivel de motor são ambos honestos cm o Punto a transmitir uma menor sensação de fiabilidade. Qualidade é semelhante nos dois bem como os acabamentos...Conforto melhor no Clio. Se tivesse comprado, a estética (considero que vai se tornar menos cansativa do que o actual Clio) e o preço (na Fiat fazem propostas brutais, na Renault pouco se importam em perder ou não o cliente) do GPunto tinham ditado a minha escolha.

                                                  Na altura ainda testei mais alguns, mas já não me lembro quais. Por exemplo o Fiesta que pus logo de parte por simplesmente não andar, embora tenha um comportamento sublime.
                                                  Editado pela última vez por seitlich; 20 November 2007, 15:38.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ScRuMbLe Ver Post
                                                    As pick-ups também são mistas.

                                                    Eu no meu caso teria que me deslocar de propósito a Lisboa para abastecer. São cerca de 30 se for a partir de Vila Franca, ou 40 e picos se for a partir de casa.

                                                    Havia um instalador aqui próximo com bomba própria mas fechou.
                                                    Não me digas que queres um posto GPL no teu quintal?!

                                                    Num país onde tanta gente faz tanto km para ir abastecer à fronteira, este tipo de argumentos faz-me confusão.

                                                    Lista de postos GPL (não sei se está actualizado): http://www.forum.autogas.co.pt/abastecimento.php

                                                    Na pior das hipóteses, tens sempre a possibilidade de andar a gasolina... tudo o resto é uma questão de hábito. Não te pareces importar com as várias desvantagens do carro Comercial pois não? Quanto a estacionar nos parques dos centros comerciais, qualquer dia deixa de ser proibido para os GPL. Além do mais, fazes ideia de quantos carros GPL andam sem autocolante, para poderem estacionar onde querem sem chatices (tal como no resto da Europa)? E até hoje nunca nenhum explodiu. Já há alguns anos que os carros a GPL são seguríssimos no que toca a esse tipo de perigos.

                                                    Eu acho piada como nós Tugas não temos problema nenhum em andar de Comercial, "para ser poupadinho", e depois gastam-se fortunas em jantes especiais, aplicações cromadas no interior, repros, etc, GPS (mesmo para ir e vir todos os dias ao mesmo sítio) etc. mas "oh não"... GPL é que não porque é chato não poder estacionar nos pisos subterrâneos dos centros comerciais e fico sem pneu suplente (muitos carros hoje em dia trazem um compressor e um kit em vez do pneu suplente)...

                                                    Isto realmente não dá para entender... remeto para o tópico "GPL vs. Comercial" http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=39900

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                      Não me digas que queres um posto GPL no teu quintal?!

                                                      Num país onde tanta gente faz tanto km para ir abastecer à fronteira, este tipo de argumentos faz-me confusão.

                                                      Lista de postos GPL (não sei se está actualizado): http://www.forum.autogas.co.pt/abastecimento.php

                                                      Na pior das hipóteses, tens sempre a possibilidade de andar a gasolina... tudo o resto é uma questão de hábito. Não te pareces importar com as várias desvantagens do carro Comercial pois não? Quanto a estacionar nos parques dos centros comerciais, qualquer dia deixa de ser proibido para os GPL. Além do mais, fazes ideia de quantos carros GPL andam sem autocolante, para poderem estacionar onde querem sem chatices (tal como no resto da Europa)? E até hoje nunca nenhum explodiu. Já há alguns anos que os carros a GPL são seguríssimos no que toca a esse tipo de perigos.

                                                      Eu acho piada como nós Tugas não temos problema nenhum em andar de Comercial, "para ser poupadinho", e depois gastam-se fortunas em jantes especiais, aplicações cromadas no interior, repros, etc, GPS (mesmo para ir e vir todos os dias ao mesmo sítio) etc. mas "oh não"... GPL é que não porque é chato não poder estacionar nos pisos subterrâneos dos centros comerciais e fico sem pneu suplente (muitos carros hoje em dia trazem um compressor e um kit em vez do pneu suplente)...

                                                      Isto realmente não dá para entender... remeto para o tópico "GPL vs. Comercial" http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=39900
                                                      Prefiro um GPL do que um 2 lugares só por causa dos parques

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        seitlich: Conduzi um clio 85 jante 15" e achei que se agarrava bem, só que a direcção não tem feeling nenhum e portanto não transmite rigorosamente nada do que se passa com o carro.

                                                        Atenção á desvalorização dos comerciais, esta é feita sobre o valor sem IVA. Quem compra comercial sem descontar o IVA, não compensa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Então experimenta com jante 16

                                                          Com jante 15 a frente começa a alargar a trajectória demasiado cedo para o tipo de carro que é. Isto até nos 1.2 acontece.

                                                          Também pode ser do diferente modelo de pneus que equipa cada uma das jantes

                                                          Comentário

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