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Livrete individual de controlo para condutores

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    Livrete individual de controlo para condutores

    Meus caros, alguém tinha conhecimento disto ?

    A quem se aplica em concreto?

    Já que parece haver várias formas de interpretar o documento.

    Polémica : Livrete individual de controlo para condutores
    Legislação confusa provoca chuva de multas de trânsito

    A obrigatoriedade de livrete individual de controlo para quem conduz viaturas de empresas (de transportes ou outras) está a deixar empresários e motoristas – apanhados de surpresa e sujeitos a multas pesadas, que podem ir até aos oito mil euros – à beira de um ataque de nervos.

    A situação resulta de uma “legislação confusa”, que leva a Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) a propor a “suspensão da aplicação de coimas até ao final do ano” e a realização, nesse período, de uma “acção pedagógica para alertar os agentes económicos das novas obrigações”.

    Desde 27 de Agosto, quando a Portaria 983/2007 foi publicada em Diário da República – com efeitos imediatos –, foram instauradas pela GNR mais de 20 mil contra-ordenações. Os autuados alegam não ter sido informados atempadamente, até porque o diploma “entrou em vigor em período de férias” e “sem qualquer fase de adaptação”.

    Um empresário disse ao CM ter sido multado em “mais de três mil euros, a pagar à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)”. “A obrigação do livrete não foi divulgada. Nem sequer sei onde posso obtê-lo. Para me remediar, pedi alguns à ANTRAM (os únicos que há são da associação de transportadores, embora remetam para uma legislação anterior). Isto é uma caça à multa”.

    Em Junho e Julho foram publicados mais dois diplomas relativos ao transporte de mercadorias por não profissionais. Isso gerou “grande confusão junto dos agentes económicos” que têm dúvidas quanto “à articulação e interpretação” das portarias, disse ao CM o presidente da CCP. José António Silva solicitou já esclarecimentos à ACT e ao Governo por entender “não serem claras as situações em que é obrigatório possuir livrete individual e em quais basta mapa de horário de trabalho”. Tão pouco se percebe “quais os trabalhadores, além de motoristas profissionais, que devem possuir livrete”. A resposta ainda não chegou.

    PORMENORES

    HORÁRIOS

    A Portaria 983/2007 regulamenta as condições de publicidade dos horários de trabalho do pessoal afecto à exploração de automóveis de empresas de transportes ou privativos de outras entidades sujeitas às regras do Código de Trabalho.

    REGISTO

    Tempo de trabalho efectuado, períodos de disponibilidade, intervalos de descanso, tal como descansos diários e semanais, têm de ser registados no livrete individual de controlo, autenticado pela Autoridade das Condições de Trabalho.

    DEVERES

    É o empregador quem tem de fornecer - e examinar - o livrete (autenticado) ao trabalhador. Este tem de o preencher e de o ter em seu poder sempre que se encontre em serviço, apresentando-o às entidades fiscalizadoras.


    Ana Palma
    Diário de referência

    #2
    O decreto lei em PDF

    LIVRETE INDIVIDUAL DE CONTROLO PARA CONDUTORES

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      #3
      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
      É por estas e por outras que os Espanhois dizem que em Portugal não se pode trabalhar. Não nos deixam.

      Comentário


        #4
        Fica o Livrete Individual e as instruções de preenchimento.

        Maldita "Burrocracia" ...




        Comentário


          #5
          ...por favor digam-me que isto é a gozar...

          Fdx...
          Já temos o horário de trabalho
          Já temos as folhas de ponto para assinar
          Já temos as guias e facturas com as horas de carga e descarga
          Já temos os discos de controlo da viatura

          Já gasto cerca de 1/4 de hora do início e final do dia só a controlar quem veio trabalhar ou não, meia no início se contar com a designação de tarefas para o dia

          ...agora querem que diga tb as horas que estive a dormir, conduzir, trabalhar....
          ...acho que se esqueceram de meter aí as horas a que fui à casa de banho, ao bar e dar uma qu$%& (ah, esperem... claro - quem inventou isto não se lembrou disso, porque obviamente, para um gajo inventar m#$%&s destas é porque n tem mulher em casa!!!)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
            ...por favor digam-me que isto é a gozar...
            Infelizmente parece não ser ...

            Comentário


              #7
              alegando a minha propria ignorancia, gostava de saber o que isto faz para melhorar o país ou a circulaçao no mesmo. Gostava que um "especialista" me mostrasse A+B que mais valias trazem este tipo de coisas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                alegando a minha propria ignorancia, gostava de saber o que isto faz para melhorar o país ou a circulaçao no mesmo. Gostava que um "especialista" me mostrasse A+B que mais valias trazem este tipo de coisas.
                Parece-me que é só mesmo para controlar os veículos que as empresas dão como seus, ou seja - as despesas que as empresas arranjam...

                ...parece-me que o pessoal anda é a ficar um bocado viciado no "policiamento" das pessoas. Será que isto vai mesmo mudar as declarações ds empresas de tal forma que diminua significativamente o pessoal que usa isto para lá meter o gasóleo do fim de semana? Essencialmente, no meu caso, não tenho horário de trabalho, já andei a trabalhar até às 23h e já andei a acordar às 05h... será que isso vai começar a ser considerado "fuga aos impostos" por ter declarado o combustível na viatura de serviço?

                Se calhar, se em vez de andarem a inventar m$%&# novas, corrigissem as que têm para corrigir... já tinham muito trabalho pela frente. Ou então, simplesmente abrir os olhos e ver quem é que paga ou não, em certos casos graves, nem é difícil... difícil é cobrar aos amigos e aos próprios, mas isso já é outra história.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  alegando a minha propria ignorancia, gostava de saber o que isto faz para melhorar o país ou a circulaçao no mesmo. Gostava que um "especialista" me mostrasse A+B que mais valias trazem este tipo de coisas.
                  Boa observação, ou seja um pouco de pragmatismo era bem vindo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    alegando a minha propria ignorancia, gostava de saber o que isto faz para melhorar o país ou a circulaçao no mesmo. Gostava que um "especialista" me mostrasse A+B que mais valias trazem este tipo de coisas.
                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                    Boa observação, ou seja um pouco de pragmatismo era bem vindo.
                    Parece-me no meu entender, que isto é uma forma de conseguir controlar as viaturas comercias desprovidas de tacografo e sem horário de trabalho definido.

                    Há algo na manga ... além da "burrocracia", do vazio legal e falta de informação que se gerou em volta disto.

                    Porque não especifica concretamente quem deve ter, se somente quem conduz comerciais, eu se todas as viaturas de uma empresa deve ter isto ?

                    Comentário


                      #11
                      Isto é mais uma estupidez burocratica deste desGoverno.

                      Cambada de gente estupida que não sabe o que fazer.
                      Se não tem nada que fazer vão brincar aos doentes e doutores com as suas secretarias.

                      Devem estar a fazer um concurso a ver quem consegue fazer a lei mais estupida.

                      Deviam era ser obrigatorio os deputados terem tambem um livrete para serem obrigados a anotarem quantas horas trabalham por dia, aonde vão e com quem

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                        #12
                        Porque não especifica concretamente
                        Porque não se especifica concretamente tudo Excalibur em relação a este sector (e outros!) como disse acima é uma total falta de pragmatismo e de objectividade para a resolução/apresentação de programas para a resolução do problema.

                        E depois como diz o artigo:

                        A obrigatoriedade de livrete individual de controlo para quem conduz viaturas de empresas (de transportes ou outras) está a deixar empresários e motoristas – apanhados de surpresa e sujeitos a multas pesadas, que podem ir até aos oito mil euros – à beira de um ataque de nervos.

                        A situação resulta de uma “legislação confusa”, que leva a Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (CCP) a propor a “suspensão da aplicação de coimas até ao final do ano” e a realização, nesse período, de uma “acção pedagógica para alertar os agentes económicos das novas obrigações”.

                        Comentário


                          #13
                          Aplica-se a taxistas também e está a ser uma bela confusão.

                          O livrete é uma chatice, tem de estar sempre preenchido, se entra mais cedo ou sai mais tarde, ou mesmo um pequeno descuido e pronto, lá vem multa. Alem que tem de ser a entidade empregadora a pagar(imposto camuflado trim trim?) os livros.

                          Existem duas alternativas:

                          1º, existe uma opção de isenção de horário, que aí já dá para mandar a caderneta para as urtigas, mas depois paga-se mais de segurança social ( problema que se pode resolver colocando umas faltas e tal...)

                          2º solução mais hardcore e problemática, dar 1% de quotas (ou menos) ao empregado, assinando logo na hora um documento que anula o negocio. É uma solução, mas no final na hora de cancelar o contracto, pode acabar em tribunal e pode ser uma chatice.

                          Basicamente esta lei é literalmente para sugar dinheiro , não vai servir para mais porcaria nenhuma.

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