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Hilux (sem ESP) falha teste de alce

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    Hilux (sem ESP) falha teste de alce

    O site sueco Tecnikens Varld, fez um teste ao Alce a dois modelos de Pick-Up's: Mitshubishi L200 e Toyota Hilux.

    A 57kmh a Hilux quase capotou. Isto deve-se ao modelo da Toyota não ter ESP, enquanto a L200 já tem MASC / MATC (Mitsubishi Active Stability / Traction Control).

    Ainda há quem diga que o ESP faz pouca falta...

    Vejam a notícia aqui, com o respectivo vídeo: http://www.teknikensvarld.se/tvtv/07...ilux/index.xml

    #2
    Mercedes A
    Logan (Ranhô)
    Toyota..........

    Uau....

    O Trio Maravilha....

    Comentário


      #3
      Eu acho que deviam ter levado o ensaio até ao fim, é sempre bom ver como acaba.

      Comentário


        #4
        Mais uma prova que o ESP devia ser obrigatório, especialmente neste tipo de veiculos.

        Comentário


          #5
          Tenho uma na família e o seu dono defende aquilo com unhas e dentes...

          Parece que já tenho com que gozar no próximo jantar em minha casa!! xD

          E no fórum também, afinal de contas estamos a falar de um carro que capota, mas que continua a funcionar!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
            Mais uma prova que o ESP devia ser obrigatório, especialmente neste tipo de veiculos.
            eu acho que deviam de passar sem as ajudas.... mas isso sou eu ..... as ajudas só deveriam aumentar ainda mais a segurança.....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Braz Ver Post
              Ainda há quem diga que o ESP faz pouca falta...
              Faz lembrar aqueles "mecanicos de esquina" que diziam que conseguiam travar melhor á chuva com carros sem ABS do que com ABS...

              Comentário


                #8
                Tenho um colega cujo pai acabou de trocar uma Navara XE 2.8 TD de 04 por uma Hilux SRV 3.0 D-4D com cx. automática.

                Ele disse que a Hilux escapa de traseira muito mais que a Navara, isso porque a Nissan não era nada interessante a curvar.

                Daí...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                  Faz lembrar aqueles "mecanicos de esquina" que diziam que conseguiam travar melhor á chuva com carros sem ABS do que com ABS...
                  Ou aqueles que dizem que só serve para mostrar que têm mais um botão que os outros.

                  Ou os que dizem que não precisam porque são o Shumacher.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                    Eu acho que deviam ter levado o ensaio até ao fim, é sempre bom ver como acaba.


                    Tb gostava de ver!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                      Ou aqueles que dizem que só serve para mostrar que têm mais um botão que os outros.

                      Ou os que dizem que não precisam porque são o Shumacher.
                      Tens mais que exemplos neste fórum..

                      Abs, esp, não quero nada disso, oldschool é que é..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                        Faz lembrar aqueles "mecanicos de esquina" que diziam que conseguiam travar melhor á chuva com carros sem ABS do que com ABS...

                        travas na mesma, com técnicas diferentes.

                        Comentário


                          #13
                          Falando muito a sério:

                          Alguém me explica o que fazia o ESP neste caso?

                          Comentário


                            #14
                            Quando o Mercedes classe A, falhou o teste do Alce, foi humilhado por um Trabant, que fez o teste sem dificuldade. Deve haver aí qualquer afinação a fazer, chassi ou suspênção

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                              Falando muito a sério:

                              Alguém me explica o que fazia o ESP neste caso?
                              Eu acho que não fazia nada…penso que o ESP só actua quando a trajectória é alterada. Neste caso não há nenhuma falta de aderência a estrada, antes pelo contrario. Para evitar que o carro capotasse, os pneus tinham que perder um pouco de aderência para ele não agarrar tanto. Aqui a solução é mesmo reforçar as barras estabilizadoras e/ ou mesmo endurecer a suspensão…o ESP não ia alterar nada.

                              Comentário


                                #16
                                Que faça o ESP manualmente (reduzir nas curvas)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                  Tens mais que exemplos neste fórum..

                                  Abs, esp, não quero nada disso, oldschool é que é..
                                  desde que o oldschool seja em pistas para não "incomodarem" os outros não vejo porque não.

                                  Agora na via publica convém que se minimize os despistes que ninguém quer schumacher wannabees com a mania que o oldschool é que era.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por _EL _VT_MB_ Ver Post
                                    Eu acho que não fazia nada…penso que o ESP só actua quando a trajectória é alterada. Neste caso não há nenhuma falta de aderência a estrada, antes pelo contrario. Para evitar que o carro capotasse, os pneus tinham que perder um pouco de aderência para ele não agarrar tanto. Aqui a solução é mesmo reforçar as barras estabilizadoras e/ ou mesmo endurecer a suspensão…o ESP não ia alterar nada.
                                    Claro que altera, o ESP tem sensores que detectam diferenças de aceleração/desaceleração nas 4 rodas, de forma que travam a a roda que for necessária para evitar um despiste deste tipo que vemos na Hilux.

                                    No site da Bosch tá tudo explicado como funciona e o que evita.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                      Claro que altera, o ESP tem sensores que detectam diferenças de aceleração/desaceleração nas 4 rodas, de forma que travam a a roda que for necessária para evitar um despiste deste tipo que vemos na Hilux.

                                      No site da Bosch tá tudo explicado como funciona e o que evita.
                                      Acredito plenamente que esteja enganado. Mas sempre pensei que o ESP só actuasse quando a trajectória é alterada, ou seja, perdas de aderência e não nestes casos de capotanço.

                                      Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por _EL _VT_MB_ Ver Post
                                        Acredito plenamente que esteja enganado. Mas sempre pensei que o ESP só actuasse quando a trajectória é alterada, ou seja, perdas de aderência e não nestes casos de capotanço.

                                        Cumprimentos.
                                        O que vês ali é uma alteração de trajéctória com perca de aderência e que neste caso não resultou em capotanço, mas podia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Uma Toyota Hilux não é proprimente um carro para andar a fazer curvas. Eu digo isto porque tenho um Terrano e tenho de me conter um pouco. Quando me apetecem curvas vou para o Mazda com os pneuzinhos novos....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                            O que vês ali é uma alteração de trajéctória com perca de aderência e que neste caso não resultou em capotanço, mas podia.
                                            Mas como é que uma perda de aderência pode resultar num capotanço? Muito pelo contrario. Sim, realmente a Hilux fugiu um bocado, mas até se agarrou relativamente bem e por culpa da suspensão e por ser veiculo alto cuja sua vocação é tudo menos curvar depressa ia capotando (faltou muito pouco). Se o mesmo exemplar tivesse pneus que agarrassem menos, ia alargar mais a trajectória (ou seja ia fugir mais) e a aí provavelmente já não tinha tanta tendencia para capotar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por _EL _VT_MB_ Ver Post
                                              Mas como é que uma perda de aderência pode resultar num capotanço? Muito pelo contrario. Sim, realmente a Hilux fugiu um bocado, mas até se agarrou relativamente bem e por culpa da suspensão e por ser veiculo alto cuja sua vocação é tudo menos curvar depressa ia capotando (faltou muito pouco). Se o mesmo exemplar tivesse pneus que agarrassem menos, ia alargar mais a trajectória (ou seja ia fugir mais) e a aí provavelmente já não tinha tanta tendencia para capotar.

                                              de facto também acho que um carro se perder aderência não capota. Simplesmente desliza e aí é que o ESP é eficaz...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por _EL _VT_MB_ Ver Post
                                                Mas como é que uma perda de aderência pode resultar num capotanço? Muito pelo contrario. Sim, realmente a Hilux fugiu um bocado, mas até se agarrou relativamente bem e por culpa da suspensão e por ser veiculo alto cuja sua vocação é tudo menos curvar depressa ia capotando (faltou muito pouco). Se o mesmo exemplar tivesse pneus que agarrassem menos, ia alargar mais a trajectória (ou seja ia fugir mais) e a aí provavelmente já não tinha tanta tendencia para capotar.
                                                ora nem mais...

                                                com ou sem esp continu o a preferir a HILUX

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Será que vão fazer alguma coisa para corrigir isto ? ou simplesmente deixam assim ?

                                                  A mercedes com o classe A apressou-se a alterar o carro.

                                                  A toyota/Lexus entre testes de travagem em que os travões se incendiam a este género de números (lembro-me de outro igual com o Daihatsu Teerios) deixa muito a desejar em termos de segurança activa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Será que vão fazer alguma coisa para corrigir isto ? ou simplesmente deixam assim ?

                                                    A mercedes com o classe apressou-se a alterar o carro.

                                                    A toyota/Lexus entre testes de travagem em que os travões se incendiam a este género de números (lembro-me doutro igual com o Daihatsu Teerios) deixa muito a desejar em termos de segurança activa
                                                    entao mas voces nao disem que TOYOTA é para velhos??
                                                    velhos nao entram nas curvas assim...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                      O site sueco Tecnikens Varld, fez um teste ao Alce a dois modelos de Pick-Up's: Mitshubishi L200 e Toyota Hilux.


                                                      A 57kmh a Hilux quase capotou. Isto deve-se ao modelo da Toyota não ter ESP, enquanto a L200 já tem MASC / MATC (Mitsubishi Active Stability / Traction Control).

                                                      Ainda há quem diga que o ESP faz pouca falta...

                                                      Vejam a notícia aqui, com o respectivo vídeo: http://www.teknikensvarld.se/tvtv/07...ilux/index.xml
                                                      Da Navara... já viste algum?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                        Que faça o ESP manualmente (reduzir nas curvas)
                                                        Isto é o teste do Alce......tem de ser feito assim....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uiiiiiiii, quando os árabes descobrirem isto...já não querem outra coisa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                                            Da Navara... já viste algum?
                                                            Temos alguém com o orgulho ferido....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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