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Chuva e demasiada velocidade

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    Chuva e demasiada velocidade

    Ai, há meia hora atrás vinha eu na boa para casa, a chover imenso, nestas condiçoes entrei na a2 a 100 e variei a minha velocidade a 80. Antes de chegar a corroios estava uma carrinha da brisa com o placar acesso a dizer "ACIDENTE", um carro da BT e um outro que parecia francamente em mau estado capotado. Ora, porque é que a maioria dos condutores depois de passarem por aquilo (sim, já que se esquecem quando nao vem, ao menos quam vem que se lembrem dos perigos), continuam a circular nestas condiçoes a 120 ou a mais? Será que é assim tao mau chegar ai uns 10minutos mais tarde a casa?

    #2
    Mais vale perder um minuto na vida, que a vida num minuto!!!

    Sempre muito actual!

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      #3
      eu hoje com a pressa do trabalho tb durante uns minutos acelerei bem com a chuva que estava. foi so sentir um ventinho na traseira da carrinha que pensei logo que chegar uns minutos atrasados nao mata ninguem, abrandei e fui á minha vida.
      As vezes um gajo perde se nas coisas que ta a fazer ou em problemas na vida e faz coisas parvas, é mesmo preciso parar e pensar um bocadinho.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
        eu hoje com a pressa do trabalho tb durante uns minutos acelerei bem com a chuva que estava. foi so sentir um ventinho na traseira da carrinha que pensei logo que chegar uns minutos atrasados nao mata ninguem, abrandei e fui á minha vida.
        As vezes um gajo perde se nas coisas que ta a fazer ou em problemas na vida e faz coisas parvas, é mesmo preciso parar e pensar um bocadinho.
        Eu sei, qualquer um se distrai, acontece, o que me deixou boquiaberto é que todos aqueles individuos passaram por um exemplo dos que lhes pode acontecer quando se abusa com estas condiçoes, enfim, nao se percebe mesmo.

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          #5
          eu ando mais devagar com a chuva e as bestas até pisam riscos contínuos para me ultrapassar. não têm um minuto a perder

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            #6
            ..nesta altura enquanto as estradas forem bem "lavadas" com estas primeiras chuvas é sempre um perigo ao virar de cada curva. Tenham cuidado!
            Editado pela última vez por nunomplopes; 20 November 2007, 05:37.

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              #7
              Há que ter cuidado.
              Já ontem só andava entre 30 e 40 na localidade. Mal via o ponteiro a 50, largava um pouco o acelerador e para travar recorri muitas vezes às reduções de caixa.

              Comentário


                #8
                O titulo do tópico está errado, de acordo c a religião vigente por estas bandas...
                Deveria ser: "Velocidade e demasiada chuva"

                Comentário


                  #9
                  Hoje ouvi/vi no "Bom dia Portugal" na rtp1, que ontem foi o dia com mais acidentes em Portugal, no ano de 2007.

                  Comentário


                    #11
                    O arrepiante é ver na estrada os comerciais a passarem por nós como que se tivessemos parados,isto mesmo com o mau tempo que se tem verificado.
                    Já não basta terem uma segurança inferior alem de a velocidade maxima permitida ser inferior á dos ligeiros de passageiros.
                    Claro que depois é ver-los ai aos montes espetados e de patas para o ar.

                    Comentário


                      #12
                      Diga-se de passagem que as estradas também não ajudam em nada...

                      Ontem o IC17 mais parecia uma piscina olímpica! Aquaplaning de 100 em 100 metros, algumas com uns bons centímetros de altura... Uma alegria, raramente passei dos 60 e apanhei uns valentes sustos, principalmente com um esperto que resolve travar a fundo depois de passar a poça, obrigando-me a travar a fundo em cima desta...

                      Comentário


                        #13
                        A quem o dizem.

                        Circulava eu, no IP4, que até nem é nada famoso em termos de sinistralidade, nem tao pouco perigoso, a uns 75km/h debaixo de chuva, e quando nao havia possibilidade de ser ultrapassado, eram enormes filas atras, quando havia possibilidade de ser ultrapassado, faziam-no, e seguiam viagem a 100/110/120. Quando a velocidade maxima permitida até é 90km/h.
                        Por vezes, mesmo quando nao chove, faço o ip4 a 80/85, e pela indignaçao dos restantes 'pilotos' que quando nao podem passar vao atras, até chego a pensar que é crime, eu seguir aquela velocidade, naquilo que parece ser uma pista, e eu por vezes o safety car.

                        Enfim. Cada vez é mais notorio que a culpa nao e da estrada, que ate pode ser perigosa... Mas dos condutores, que continuam a dizer que é perigosa, mas a fazer dela o autodromo do Estoril.

                        Comentário


                          #14
                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                          Diga-se de passagem que as estradas também não ajudam em nada...

                          Ontem o IC17 mais parecia uma piscina olímpica! Aquaplaning de 100 em 100 metros, algumas com uns bons centímetros de altura... Uma alegria, raramente passei dos 60 e apanhei uns valentes sustos, principalmente com um esperto que resolve travar a fundo depois de passar a poça, obrigando-me a travar a fundo em cima desta...
                          mas a prevenção não se faz comprando radares????

                          Comentário


                            #15
                            Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                            mas a prevenção não se faz comprando radares????
                            Faz, sem isso os controladores aéreos não tem forma de prevenir acidentes.



                            Ainda vão dizer que se houvesse um controlo de velocidade mais eficaz e abrangente, ontem não se tinham registados os 588 acidentes.

                            Comentário


                              #16
                              Também por lá passei e chovia torrencialmente depois das 8h00 da noite acho que não passei dos 80 e de vez em quando lá via as luzitas do ESP a piscar, acho que o próprio IC17 tem alguns problemas de escoamento de água, deviam ser revistas algumas zonas que fazem autênticas lagoas.

                              Comentário


                                #17
                                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                ..nesta altura enquanto as estradas forem bem "lavadas" com estas primeiras chuvas é sempre um perigo ao virar de cada curva. Tenham cuidado!
                                E eu que o diga...

                                Ontem apanhei um susto daqueles. Seguia atrás de uma carrinha de caixa aberta e ao chegar a uma rotunda há o abrandamento normal.

                                De repente senti o ABS a funcionar sem razão aparente, a traseira da carrinha a aproximar-se e sem ter por onde fugir. Penso que terá sido óleo na estrada, tipico das primeiras chuvas.

                                Felizmente foi só o susto, fruto do inesperado da situação. Seguia devagar (isto aconteceu já estava quase parado) e com boa distância. Mas fiquei a pensar o resto do caminho... se viesse um pouco mais rápido, ou fizesse o abrandamento mais em cima, ou se viesse mais colado...


                                A chuva obriga sempre a cuidados mais redobrados, independentemente daqueles pneus XPTO que nos custaram os 3 olhos, ou do ABS, ou do ASP, ou das nossas escelentes qualidades de piloto.

                                A sensação de segurança não é mais do que isso, sensação. Se pensarmos com a cabeça, as coisas correm um pouco melhor...

                                Comentário


                                  #18
                                  Eu acho que todos os condutores deviam ter umas aulas de condução agressiva à chuva (óbviamente em ambientes controlados).

                                  Aqueles que no passado foram mais aceleras e apanharam valentes sustos à chuva (como eu, por ex) acabam por ter uma noção mais correcta do perigo da estrada molhada do que aqueles que sempre tiveram uma condução muito certinha e exactamente por isso não dão o devido valor às condições do piso.

                                  Dado que (por sorte) nunca tive nenhum acidente, posso dizer que os meus tempos de acelera à chuva com grandes sustos ensinaram-me muito.

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por BLACK_KNIGHT Ver Post
                                    Mais vale perder um minuto na vida, que a vida num minuto!!!

                                    Sempre muito actual!
                                    nao tenho mais a acrescentar...
                                    cumps,,,

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                                      A chuva obriga sempre a cuidados mais redobrados, independentemente daqueles pneus XPTO que nos custaram os 3 olhos, ou do ABS, ou do ASP, ou das nossas escelentes qualidades de piloto.
                                      Tens toda a razão... só um reparo... seria o ESP em vez do ASP?

                                      Comentário


                                        #21
                                        Eu tenho um respeito a estas primeiras chuvas, no inicio do ano a pala disto tive 500cts de prejuizo

                                        Comentário


                                          #22
                                          Eu desde k o meu bolinhas há 1 ano e tal andou a fazer sliding aos zig-zags numa curva a 30km/h qd o piso estava molhado daquela chuva miudinha, passei a ter mt respeitinho pelas condições atmosféricas adversas. Tal não foi a cagufa, pois a curva dava p/uma bela de uma ribanceira...!

                                          + vale prevenir k remediar, e acho k só depois de passarmos por elas é k damos o devido valor a uma condução + preventiva c/chuva, nevoeiro, etc.

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
                                            Eu desde k o meu bolinhas há 1 ano e tal andou a fazer sliding aos zig-zags numa curva a 30km/h qd o piso estava molhado daquela chuva miudinha, passei a ter mt respeitinho pelas condições atmosféricas adversas. Tal não foi a cagufa, pois a curva dava p/uma bela de uma ribanceira...!

                                            + vale prevenir k remediar, e acho k só depois de passarmos por elas é k damos o devido valor a uma condução + preventiva c/chuva, nevoeiro, etc.
                                            Eu quando tinha o Ford Ka, com chuva miudinha ele bloqueava as rodas com uma facilidade... desde o momento em que isso me aconteceu a primeira vez, a 50km/h, e em vez de parecer que diminuia a velocidade parecia que aumentava e a ver a traseira do da frente aproximar-se, passei a ter muito mais cuidado.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Por acaso já me fartei de ver carros lixados, e o carro ontem principalmente(sendo o primeiro dia de chuva) bailou 1 bocado, mesmo em linha recta, devido a esses óleos.

                                              Acho que mta gente pensa que conduzir com xuva é como ir a praia, qdo mais água e mais vontade ficar molhados melhor xD dps mandam com cada cabeça no xão q se lixam...

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Eu acho que todos os condutores deviam ter umas aulas de condução agressiva à chuva (óbviamente em ambientes controlados).

                                                Aqueles que no passado foram mais aceleras e apanharam valentes sustos à chuva (como eu, por ex) acabam por ter uma noção mais correcta do perigo da estrada molhada do que aqueles que sempre tiveram uma condução muito certinha e exactamente por isso não dão o devido valor às condições do piso.

                                                Dado que (por sorte) nunca tive nenhum acidente, posso dizer que os meus tempos de acelera à chuva com grandes sustos ensinaram-me muito.
                                                Isto é uma grande verdade. E à falta disto, costumo dizer a pessoal conhecido (que não sejam atados ao volante) para se meterem em parques de estacionamento ou outros locais espaçosos e vazios para experimentarem meter o carro a derrapar ou travagens forçadas, para terem uma noção do que acontece ao carro.

                                                Fi-lo há muitos anos e tenho certeza que pelo menos uma vez já me salvou a vida quando o carro entrou em aquaplanagem na segunda circular (em frente ao Burger King, sentido S-Norte) e comecei a desacelerar e a virar ligeiramente o volante... de repente o carro voltou a ganhar aderência e virou de repente... fiz uns metritos de estrada a ver o carro que devia vir atrás de mim a travar... pelo vidro direito do carro...
                                                Enfim, foi nesse dia que decidi que o meu próximo carro teria ESP.. e tem! os 500€ mais bem gastos naquele carro.

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Bom, então cá vai a segunda intervenção =)

                                                  É impressionante e às vezes quase que me arrepia a velocidade a que vejo certas pessoas circularem com este tempo de chuva. Eu por norma sou um condutor que não abusa da velocidade mas com este tempo então... circulo com velocidade especialmente moderada seja qual for o local.

                                                  Já apanhei os meus sustos com tempo molhado e como referido anteriormente são uma excelente lição, infelizmente é a melhor forma (talvez a única) que o ser humano tem para aprender este tipo de coisas rapidamente.
                                                  Estranho é claro ver que há muita gente a "abusar" da velocidade com estas condições, a única conclusão a que chego é que somos todos realmente muito diferentes... é tudo o que tenho a dizer.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                                    Tens toda a razão... só um reparo... seria o ESP em vez do ASP?
                                                    Também tens toda a razão...

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Hoje na A2, em pleno alentejo, de manha, (entre as 8:00 e 9:30h), alem da chuva forte, vento forte, carros com luzes desligadas ( e mesmo com luzes ligadas), só se via ( por trás) o vidro traseiro! um perigo, claro que depois o assassino era eu. Em toda a viagem apenas cruzei com um carro com farois de nevoeiro.

                                                      Não posso deixar de referir, que o único acidente que vi, foi um serie 3, geração anterior, encostado na berma, virado em sentido contrário, e bastante danificado na frente e laterais.

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                                                        Hoje na A2, em pleno alentejo, de manha, (entre as 8:00 e 9:30h), alem da chuva forte, vento forte, carros com luzes desligadas ( e mesmo com luzes ligadas), só se via ( por trás) o vidro traseiro! um perigo, claro que depois o assassino era eu. Em toda a viagem apenas cruzei com um carro com farois de nevoeiro.

                                                        Não posso deixar de referir, que o único acidente que vi, foi um serie 3, geração anterior, encostado na berma, virado em sentido contrário, e bastante danificado na frente e laterais.
                                                        e estava nevoeiro?

                                                        quanto ao único acidente, isso vem confirmar o mito AHO: quando chove, o pessoal dos séries 3 não pode sair de casa

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por BLACK_KNIGHT Ver Post
                                                          Mais vale perder um minuto na vida, que a vida num minuto!!!

                                                          Sempre muito actual!
                                                          Essa música é do Graciano Saga - Vem devagar emigrante

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