Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alegado "Suicidio colectivo" evitado em Aveiro - Internet - Desvios comportamentais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alegado "Suicidio colectivo" evitado em Aveiro - Internet - Desvios comportamentais

    Nota em 22-11-07

    O titulo foi alterado tendo em consideração as noticias veiculadas, que demonstraram que houve um claro exagero e empolamento das noticias nos orgãos de comunicação, e porque não talvez uma elevada tentativa de protagonismo das autoridades.





    Considerando a noticia de hoje

    Perigo na Internet
    PSP trava suícidio em grupo

    A PSP de Aveiro conseguiu ontem travar um suicídio colectivo de adolescentes incentivados por uma comunidade de cibernautas – Orkut, frequentada maioritariamente por brasileiros e que tem cada vez mais adeptos em Portugal. A polícia desconhece o número de adolescentes envolvidos, uma vez que eles estavam em casas diferentes ‘ligados’ através da internet. A maioria entre o grupo frequentava a Escola Básica 2/3 de Búzio, em Vale de Cambra.

    E o anteriormente abordado neste tópico

    Internet - Desvios comportamentais


    Faço aqui uma citação do que por lá se encontrava


    Violação On-Line !!" Mundo Louco

    http://jn.sapo.pt/2006/05/18/socieda...asamentos.html

    http://dossiers.publico.pt/shownews....0&idCanal=1043

    http://dossiers.publico.pt/shownews....1&idCanal=1043


    Gostaria de abordar um tema que é frequente verificarmos nas inúmeras páginas e intervenções espalhadas pela Internet.

    Os comportamentos Psicóticos e Esquizofrénicos.

    Não é incomum encontrar o individuo que se transforma por detrás de um teclado, do cordeiro dócil ao vivo, para a fera inalcançável ao teclado, o perfeito Dr. Jackell & Dr. Hyde, ou em oposição um individuo afável atrás do PC para a verdadeira fera ao vivo.

    Não é também descabido, que mesmo no mundo virtual uma mesma pessoa possa ter mais do que uma forma de intervir, do correcto ao jardento e incorrecto, passando pelo mal educado chegando ao arruaceiro, ou ainda com intervenções sem nexo muitas vezes pseudo humoristicas

    Todos estes comportamentos se enquadram num estado que é descrito pela Psicanálise/ Psicologia, a Psicopatologia mais concretamente define-os Esquizofrenia e Dupla Personalidade.





    Para que possamos compreender melhor determinados aspectos, verifiquemos as definições e noções:

    Citação:
    Noções Gerais de Psicologia

    Em que consiste a Psicologia?
    A Psicologia é derivada de palavras gregas que significam "estudo da mente ou da alma". Hoje em dia é normalmente definida como a ciência que estuda o comportamento humano.
    Os psicólogos estudam os mais variados assuntos entre eles: o desenvolvimento, as bases fisiológicas do comportamento, a aprendizagem, a percepção, a consciência, a memória, o pensamento, a linguagem, a motivação, a emoção, a inteligência, a personalidade, o ajustamento, o comportamento anormal, o tratamento do comportamento anormal, as influências sociais, o comportamento social, etc.
    A psicologia é frequentemente aplicada na indústria, na educação, na engenharia, na saúde, em assuntos de consumo e em muitas outras áreas.


    NOÇÕES DE PSICOPATOLOGIA

    O comportamento normal e o patológico (anormal / doença mental)

    A divisão entre o normal e o patológico é ténue, entretanto, a normalidade possui 3 características importantes: a flexibilidade, a alegria e a auto estima.
    A flexibilidade para o novo, para a mudança, para uma nova maneira de ser, não querer ser o dono da verdade são traços de normalidade. Na patologia ocorre a rigidez, no sentido de que a pessoa acha que sabe tudo, não aceita o novo. A rigidez é um traço patológico.
    A alegria é característica de pessoas sãs e a melancolia de pessoa doentes. Essa alegria pode ser psíquica e/ou corporal. Na pessoa deprimida falta a alegria.
    O distúrbio mental ocorre em todas as sociedades, embora os sintomas variem conforme a cultura. Normalmente, a personalidade de qualquer doente mental mostra sinais de inadaptação e excesso de algum comportamento. É importante frisar que para ser patológico, o comportamento deve ser uma constante na vida da pessoa.
    Um comportamento que é considerado anormal em uma sociedade pode ser aceitável em outra, pode ocorrer inclusive que, numa mesma sociedade, certas formas de comportamento sejam aceitáveis para uma geração, mas não para as seguintes.


    Neurose

    A pessoa neurótica reconhece que está doente, embora não possa associar seus sintomas com um conflito emocional óbvio. Ele permanece em contacto com a realidade. Pode continuar a adaptar-se socialmente porque a pessoa neurótica não gosta da realidade que vive, mas se adapta a ela da sua maneira.
    O neurótico sofre de reminiscências, quer dizer, o que ele passou no passado, ele sofre no presente, actualiza no presente, o que significa um sofrimento inútil.

    Psicose

    O psicótico tem maior comprometimento psíquico. É o verdadeiro doente mental
    A pessoa psicótica tem sua personalidade inteiramente distorcida pela doença. Aceita seus sintomas como reais e a partir deles passa a reconstruir seu ambiente, recriando um mundo que somente ele pode reconhecer, tem delírios e alucinações diversas (distúrbios de percepção). O psicótico não aceita a realidade, por isso cria uma nova realidade para viver. Torna-se incapaz de continuar seu trabalho ou até mesmo de viver com a família porque seu senso de auto preservação fica seriamente perturbado.
    A vida do psicótico é um eterno drama. O que fica do mundo para ele é a hostilidade. Para se chegar a psicose, a sua história de vida foi muito horrível, a hostilidade foi a marca que mais ficou para ele e o que mantêm seu psiquismo vivo são os delírios e as alucinações.
    Possui dificuldades afetivas, sexuais e nos seus relacionamentos. Acha que não precisa das outras pessoas porque ele delira e cria uma pessoa que seja ideal para ele.
    É muito instável de humor, são anti-sociais e possuem uma inteligência média para superior porque ele tem um "jogo psíquico" que não se encontra nas outras estruturas.
    Eles querem ter certeza de tudo e serem os donos da verdade. Quando essa certeza é atingida, o psicótico se defende com o autoritarismo e agressividade. Usa de palavras que por serem francas demais podem magoar alguém e isso ocorre porque ele não tem noção de limites, não tem noção do outro.
    Os pacientes psicóticos são os mais difícies de tratar, pois têm um ressentimento em relação à pessoa que cuida dele, devido à autoridade que essa pessoa representa. São persuasivos e manipuladores, porém podem ser amáveis e racionais.


    Esquizofrenia

    A etimologia da palavra esquizofrenia vem de Esquizo = cisão e Frenia = personalidade. Esquizofrenia é a dupla personalidade ou personalidade múltipla.
    A pessoa com personalidade esquizóide é tímida, acanhada e "fechada". É emocionalmente fria, incapaz de se relacionar e formar amizades profundas. Frequentemente é excêntrica em seus hábitos e leva uma vida própria, à parte das outras pessoas.
    É também característica dos esquizofrénicos possuírem: comportamentos bizarros ou estranhos; o isolamento, pois têm dificuldade de socialização; dificuldades sexuais como a dificuldade de erecção tendo satisfação pela masturbação ou pela humilhação, agressão e mágoa a pessoa com quem está tendo relações sexuais. Faz muitas generalizações, como por exemplo: "Todos os homens não prestam", "Todas as mulheres traem". É irónico, debochado, busca um ponto fraco da pessoa para atacar. É rígido, de pouca brincadeira e quando brinca é através da ironia.

    Bibliografia:
    Barros, Célia Silva Guimarães (1995). Pontos de Psicologia do desenvolvimento.
    Davidoff, Linda L. (1983). Introdução à Psicologia. McGraw-Hill: São Paulo
    White, Dorothy T., Rubino, Edith & DeLorey, Philip E. Fundamentos de Enfermagem. E.P.U: São Paulo.
    Bock, A.M.B., Furtado, O. & Teixeira, M.L.T. (1999). Psicologias- Uma introdução ao estudo de Psicologia.
    A realidade é que o comportamento daspessoas cada vez se altera mais por detrás de um qualquer PC.
    Editado pela última vez por Excalibur; 22 November 2007, 16:16.

    #2
    Para lá de todas as vantagens da internet, este é o lado negro da mesma...

    Agradeço este tipo de noticia, uma vez que sou director de turma e espero num futuro próximo tratar dos perigos da internet junto dos alunos.

    Preciso de notícias más que tiveram origem na internet.

    Comentário


      #3
      Noticia da TSF

      VALE CAMBRA
      Grupo de jovens estava a planear suicídio Um grupo de jovens de Vale de Cambra estaria a planear um suicídio colectivo, inspirados por uma página na Internet.Pelo menos um jovem teria já iniciado práticas de automutilação, seguindo supostamente regras ditadas por uma comunidade de cibernautas que promove novas amizades na Internet.

      ( 08:38 / 21 de Novembro 07 )


      Inspirados por uma página na Internet, um grupo de jovens de Vale de Cambra estaria a planear um suicídio colectivo.

      O caso foi denunciado pela mãe de uma das jovens do grupo, residente em Vila Nova de Gaia. A criança revelou o conteúdo de uma conversa em linha com um amigo de Vale de Cambra, um jovem que já tinha praticado automutilação, incentivado por uma página alojada na rede social Orkut.

      Esse jovem, residente numa aldeia do concelho de Vale de Cambra, confidenciou que estava a planear suicidar-se em conjunto com um outro amigo.

      A confidente contou o caso à mãe, que decidiu depois relatá-lo a um amigo da PSP de Aveiro, que alertou a GNR local, o Ministério Público e também a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.

      Na terça-feira, um procurador-adjunto do Ministério Público, acompanhado por elementos da comissão, foi a casa do menor e, segundo relata o jornal Correio da Manhã, encontrou um jovem calmo mas muito assustado com a dimensão do caso.

      A maioria dos jovens do grupo frequenta a Escola Secundária de Vale de Cambra. No entanto, há elementos do grupo noutros pontos do país e também no Brasil.

      As conversas em linha deste grupo de jovens terão acontecido nas salas de conversação do Orkut, uma rede social filiada ao google, com o objectivo de ajudar a criar novas amizades e manter relacionamentos.

      Entretanto, em declarações à TSF, Cristina Ponte, professora universitária e coordenadora de um estudo sobre a exposição de jovens na Internet, disse que «estes casos não devem ser silenciados», defendendo que «é preciso envolver os jovens numa discussão séria sobre estes riscos».

      Comentário


        #4
        Isto é um grande problema. Vamos ver quantas vezes a polícia vai conseguir evitar que isso aconteça.

        Cada vez mais, tem que haver muita vigilância dos pais, alertar os seus filhos para os perigos da net, mostrar as suas vantagens, mas também torná-los conscientes dos perigos que podem daí advir.

        Infelizmente, tive um amigo meu que se suicidou. Não se tratou de suicídio colectivo, mas soube que ele andava metido com umas companhias um bocado obscuras, andava a ler livros do tipo "A vida para além da morte" e coisas do género. Infelizmente, os amigos de quem ele se foi afastando, souberam disto tarde demais...partiu com 22 anos.

        Comentário


          #5
          Houve um puto brasileiro que criou um site onde pedia pessoas para darem ideias para se suicidar, recebeu centenas de ideias e montes de pessoal ligou-se a ele por internet no momento em que ele ia relatando tudo passo a passo, suicidou-se numa wc em casa com uns grelhadores a criar CO2. Foi relatando o calor e a dificuldade em respirar até que deixou de escrever...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Houve um puto brasileiro que criou um site onde pedia pessoas para darem ideias para se suicidar, recebeu centenas de ideias e montes de pessoal ligou-se a ele por internet no momento em que ele ia relatando tudo passo a passo, suicidou-se numa wc em casa com uns grelhadores a criar CO2. Foi relatando o calor e a dificuldade em respirar até que deixou de escrever...


            Há doidos para tudo

            Comentário


              #7
              Estes putos andam todos marados.

              Deixaram de ser a geração do futuro para serem a geração sem futuro.

              Comentário


                #8
                Desculpem lá, mas isto ia lá com uma surra das antigas.

                Mas que raio estes adolescentes têm na cabeça para se deixarem influenciar assim??

                Está tudo doido??

                Se algum deles fosse meu filho, a coisa ia correr mal para o lado dele, ai ia ia...

                Comentário


                  #9
                  Sobre o Orkut

                  Sobre o Orkut

                  Comentário


                    #10
                    Jovem de 14 anos feriu-se intencionalmente

                    "
                    Jovem de 14 anos feriu-se intencionalmente e grupo de amigos pensava matar-se
                    Site incentiva menores à automutilação e a suicídio colectivo
                    21.11.2007 - 09h28 Sara Dias Oliveira, Maria José Santana
                    Um menor de 14 anos, residente em Macinhata, Vale de Cambra, terá praticado automutilação parcial, alegadamente incentivado por um página alojada na rede social on line Orkut. O caso já está a ser acompanhado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJR) de Vale de Cambra, que, ontem à noite, reuniu de urgência. O Ministério Público irá agora proceder às investigações."


                    http://ultimahora.publico.clix.pt/no...371&idCanal=62


                    Epah... no meu tempo a net servia para conhecer pessoal e ver umas gajas nuns sites manhosos!

                    Que se passa com estes putos?

                    Comentário


                      #11
                      Isto só acontece por falta de controlo dos maiores sobre os sites que estas crianças andam a ver...

                      Comentário


                        #12
                        É reposição de tema.
                        Ver o link abaixo




                        Suicidio colectivo evitado em Aveiro - Internet - Desvios comportamentais II

                        Comentário


                          #13
                          Desculpem a rudeza, mas de certa forma é Darwiniano...

                          Comentário


                            #14
                            A reportagem completa:


                            Perigo na Internet
                            PSP trava suícidio em grupo

                            A PSP de Aveiro conseguiu ontem travar um suicídio colectivo de adolescentes incentivados por uma comunidade de cibernautas – Orkut, frequentada maioritariamente por brasileiros e que tem cada vez mais adeptos em Portugal. A polícia desconhece o número de adolescentes envolvidos, uma vez que eles estavam em casas diferentes ‘ligados’ através da internet. A maioria entre o grupo frequentava a Escola Básica 2/3 de Búzio, em Vale de Cambra.

                            O caso foi denunciado a um agente da PSP de Aveiro pela mãe de uma aluna a quem a filha revelou que um dos seus amigos já se teria automutilado com um x-acto e pensava em suicidar-se, falando-lhe ainda da existência dessa comunidade virtual.

                            O jovem em causa, de 14 anos, residente na freguesia de Macinhata de Cima, terá justificado que “andava triste e que já se tinha automutilado, pensando agora em suicidar-se”, segundo soube o CM junto de fonte policial.

                            Este jovem e outros amigos da escola acediam às salas de conversação on-line. Formavam um grupo que incluía jovens de outros pontos do País, bem como do Brasil. “Este, e de outros sites na internet, estimulavam a automutilação, cujos objectivos passariam ainda por um suicídio colectivo”, segundo o Comando da PSP de Aveiro.

                            MINISTÉRIO PÚBLICO ACTUOU

                            As diligências principais foram levadas a cabo pela PSP, que entretanto informou a GNR de Vale de Cambra – a autoridade policial da zona. Também a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) teve conhecimento desta situação e reuniu de emergência, desconhecendo-se, à hora do fecho desta edição, de que forma pretendem actuar.

                            O procurador-adjunto do Ministério Público de Vale de Cambra, informado pela polícia, deslocou-se ontem, ao final da tarde, com responsáveis da CPCJ, a casa do jovem, onde conversou com ele e com os pais, segundo revelou ao nosso jornal um elemento próximo da família. “Ele estava muito calmo, mas ao mesmo tempo muito assustado e preocupado com a dimensão do caso”, acrescentou a mesma fonte.

                            O caso apanhou toda a comunidade local de surpresa, até os professores do jovem, que nunca teriam detectado qualquer comportamento ou sinal físico que indiciasse uma situação dessas.

                            PSP AFIRMA QUE AGIU PREVENTIVAMENTE

                            O Comando Distrital de Aveiro da PSP recebeu a denúncia e apesar de se tratar de uma zona sob a jurisdição da GNR resolveu agir preventivamente. Fez várias diligências no terreno, durante o dia de ontem, identificando um dos jovens que se terá automutilado. O “expediente” foi depois passado para a GNR e dado conhecimento ao Ministério Público e à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vale de Cambra.

                            "ADOLESCÊNCIA É A IDADE MAIS PERIGOSA"

                            Correio da Manhã – Quais são as razões que podem levar adolescentes a ter este tipo de comportamentos?

                            Luís Reto – A adolescência é a idade mais perigosa para qualquer indivíduo. É uma fase em que a personalidade ainda não está definida, o que leva muitas vezes ao surgimento de fenómenos de identidade de grupo. Estar, pertencer a um grupo é uma forma de defesa contra aquilo que é desconfortável. Isso e a influência de líderes fortes no grupo conduz a comportamentos unanimistas, à imitação do igual. No fundo, é o mesmo fenómeno que ocorre na transformação de bandos de adolescentes em verdadeiros gangs.

                            Essa comparação pode ser feita neste caso?

                            Sim. Estes grupos também têm um comportamento agressivo contra a sociedade. A diferença é que essa agressividade é virada para dentro. Mas a natureza do comportamento é a mesma. O problema da adolescência é a relação com o outro, o ser aceite ou não. Isso gera ansiedade, que, por norma, é resolvida entre iguais.

                            A internet pode ser considerada ‘culpada’ pelo sucedido?

                            Depende. Antes de mais é preciso ver se estes jovens estão ou não isolados da sociedade. O contexto social destes jovens, as relações familiares e escolares de cada um têm de ser analisadas. Depois é preciso ter em consideração os fenómenos de uma liderança forte.

                            Um líder forte pode ter mais peso do que qualquer outra influência?

                            Muitas vezes, fenómenos deste tipo são incitados por líderes fortes. São eles que fazem uma espécie de mediação entre o grupo e o ‘mundo exterior’.

                            O que pode provocar desejo de automutilação?

                            Podem ser sentimentos de rejeição do próprio corpo, de rejeição social, de pouca confiança. Por outro lado, é preciso não esquecer que, desde os primórdios da Humanidade, sempre existiram rituais de passagem da adolescência para a idade adulta, que entretanto desapareceram.

                            O que devem os pais e educadores fazer para prevenir este tipo de comportamentos?

                            Os pais devem estar atentos ao isolamento do adolescente. É preciso detectar aqueles sinais de pouca sociabilidade. Quer familiar quer escolar. Poucas inter-relações podem descambar em actos violentos.

                            "GOSTA DE SE CORTAR?"

                            Basta fazer uma pesquisa no site Orkut, que promove encontros na internet, para encontrar 1510 membros da comunidade de automutilação “Eu me corto. E daí?”, uma das muitas frases existentes. “Gosta de se cortar? Não pode ver uma gillette? Aqui é o seu lugar!”, são algumas das frases encontradas.

                            NOTAS

                            VALE DE CAMBRA

                            A escola básica de Búzio, frequentada pelos jovens, situa-se em Vale de Cambra, um dos concelhos do interior Norte do distrito de Aveiro.

                            SITE ORKUT

                            A comunidade on-line Orkut, alojada no Google e onde só se acede depois de efectuar registo, propõe “tornar a vida social mais activa e estimulante”.

                            COMISSÃO DE MENORES

                            Os técnicos da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens está no terreno a avaliar a situação dos adolescentes alegadamente envolvidos neste caso.


                            Francisco Manuel com C.P. / João C. Rodrigues
                            Diário de referência

                            Comentário


                              #15
                              Esteve agora no telejornal a dar a reportagem sobre o caso e pelo visto foi um caso isolado de um jovem que devido a uma depressão se automutilou para chamar a atenção e enviou o video a uma amiga que mostrou a mãe e foi a mãe dessa aimiga que alertou a policia. Segundo disseram as noticias de suicidio colectivo são completamente falsas.

                              Comentário


                                #16
                                Realmente o mundo anda cada vez pior, e não é bem o mundo, são as pessoas!!! Parece que cada vez somos menos racionais e não estabelecemos limites. Os desvios comportamentais são cada vez mais e parece que se tornaram moda...quase que igualo (são coisas bem diferentes) à moda de ser Gay, porque em tudo onde eu vou parece que são aos grupos. Não entendo, antes onde é que andavam??? Escondidos num Bunker? As gerações de finais de 70 e 80 é tudo gay? Posso estar a exagerar mas estes tipos de situações como a do "puto" brasileiro deixa-me sem reacção, se o puto se queria suicidar cortasse o pescoço...

                                Comentário


                                  #17
                                  que se automutilem e se matem... gente dessa não faz cá falta...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    Estes putos andam todos marados.

                                    Deixaram de ser a geração do futuro para serem a geração sem futuro.
                                    As gerações futuras são sempre piores..e isto já é dito há milhares de anos..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                      "
                                      Jovem de 14 anos feriu-se intencionalmente e grupo de amigos pensava matar-se
                                      Site incentiva menores à automutilação e a suicídio colectivo
                                      21.11.2007 - 09h28 Sara Dias Oliveira, Maria José Santana
                                      Um menor de 14 anos, residente em Macinhata, Vale de Cambra, terá praticado automutilação parcial, alegadamente incentivado por um página alojada na rede social on line Orkut. O caso já está a ser acompanhado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJR) de Vale de Cambra, que, ontem à noite, reuniu de urgência. O Ministério Público irá agora proceder às investigações."


                                      http://ultimahora.publico.clix.pt/no...371&idCanal=62


                                      Epah... no meu tempo a net servia para conhecer pessoal e ver umas gajas nuns sites manhosos!

                                      Que se passa com estes putos?
                                      Realmente não consigo entender o porquê de tomarem essas atitudes, será que não conseguem ver o lado util da vida?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                                        Esteve agora no telejornal a dar a reportagem sobre o caso e pelo visto foi um caso isolado de um jovem que devido a uma depressão se automutilou para chamar a atenção e enviou o video a uma amiga que mostrou a mãe e foi a mãe dessa aimiga que alertou a policia. Segundo disseram as noticias de suicidio colectivo são completamente falsas.
                                        É lamentável que saiam notícias deste calibre sem qualquer tipo de confirmação. A nossa única defesa é ficarmos alertas e tomar este tipo de notícias sempre com uma pitada de bom senso... não custa nada questionar se as coisas são realmente como estão a ser pintadas!


                                        Imagino se fosse uma notícia proveniente da terra dos bifes.

                                        Como foi aqui, está-se bem.... e mais ninguém diz nada....

                                        Comentário


                                          #21
                                          no meu tempo aquela escola andava nos eixos, agr parece que anda tudo doido...
                                          enfim
                                          cumps,,,

                                          Comentário


                                            #22
                                            O problema não é ser o Orkut, o H5, o Myspace, FaceBook ou whatever, o problema é a falta de comunicação entre os jovens de hoje.

                                            Com 15 anos saía da escola e ia ao café, jogava futebol na rua, praticava desporto com os amigos, etc.

                                            Hoje um puto de 15 anos, sai da escola e vai-se enfiar em casa no pc nas comunidades sociais. e os seus amigos são esses, os virtuais! Obviamente que isso leva a desvios comportamentais

                                            Comentário


                                              #23
                                              há 16 anos atrás saia da escola e ia andar de carrinhos de esferas e roçar a peida no alcatrão, ia jogar ao berlinde para o jardim, etc. agora os putos e so internet para o mau sentido, porque eu ainda utilizo a internet para fazer pesquizas , estes putos tornaram-se comodistas e alias e para onde esta sociedade nos leva

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Houve um puto brasileiro que criou um site onde pedia pessoas para darem ideias para se suicidar, recebeu centenas de ideias e montes de pessoal ligou-se a ele por internet no momento em que ele ia relatando tudo passo a passo, suicidou-se numa wc em casa com uns grelhadores a criar CO2. Foi relatando o calor e a dificuldade em respirar até que deixou de escrever...
                                                Interessante, e qual o site?

                                                eu por acaso gosto de ver e estudar suicidios, até já fiz um trabalho sobre isso e nunca tive vontade de me suicidar.

                                                Já agora como a PSP evitou este suposto suicidio colectivo?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                  É lamentável que saiam notícias deste calibre sem qualquer tipo de confirmação. A nossa única defesa é ficarmos alertas e tomar este tipo de notícias sempre com uma pitada de bom senso... não custa nada questionar se as coisas são realmente como estão a ser pintadas!


                                                  Imagino se fosse uma notícia proveniente da terra dos bifes.

                                                  Como foi aqui, está-se bem.... e mais ninguém diz nada....

                                                  Jacare limitei-me e só, a transcrever o que diversos meios de comunicação divulgaram.

                                                  Que à semelhança dos links já colocados foram a titulo de exemplo

                                                  Comunidade de jovens portugueses online planeava suicídio colectivo

                                                  PSP evita suicídio colectivo de adolescentes

                                                  Suicídio colectivo evitado em Vale de Cambra

                                                  PSP trava suícidio em grupo



                                                  Sim já se provou que existiu um exagerado alarmaismo e empolar da situação, contudo quando ontem coloquei a transcrição das noticias nada mais havia sobre os contornos do caso.

                                                  O que não deixa de legitimar a questão dos desvios comportamentais originados pelo uso errado da internet e da alteração que as pessoas sofrem atrás de uma qualquer PC.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tal como colocado no post de abertura deste Tópico:

                                                    Nota em 22-11-07

                                                    O titulo foi alterado tendo em consideração as noticias veiculadas, que demonstraram que houve um claro exagero e empolamento das noticias nos orgãos de comunicação, e porque não talvez uma elevada tentativa de protagonismo das autoridades.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                      Tal como colocado no post de abertura deste Tópico:

                                                      Nota em 22-11-07

                                                      O titulo foi alterado tendo em consideração as noticias veiculadas, que demonstraram que houve um claro exagero e empolamento das noticias nos orgãos de comunicação,e porque não talvez uma elevada tentativa de protagonismo das autoridades.
                                                      Isso acredito...pois se uma pessoa se quiser mesmo suicidar ninguem a vai impedir infelizmente

                                                      dizerem que a PSP evitou um suicidio colectivo é ridiculo e ainda dizem que nem sabem quem sao a maioria dos envolvidos...

                                                      enfim

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A web apenas magnifica comportamentos sociais adquiridos, tanto os bons, como os maus. É um veículo transmissor de interação social. Os perigos são os de sempre, a web não trouxe nada de novo.

                                                        Mas há uma diferença óbvia, é muito mais difícil aos pais e educadores exercer a sua supervisão, porque é um 'território desconhecido' para a grande maioria deles, não sabem como o fazer e muito menos o que fazer: perante o desconhecido, o homem age com desconfiança. e entra em histeria quando a imprensa, que vive do negócio do histerismo colectivo, relata estes casos apresentando a poderosa Internet como o mal de todos os perigos, esquecendo-se que actos desta natureza (infelizmente) sempre existiram.

                                                        Em última instância, penso que a Web apenas alerta para a necessidade premente de acompanhar os jovens na sua formação, obrigação que tem andado alheada da prioridade das famílias portuguesas (embora hajam múltiplas razões de carácter sócio-económico que o explicam). Não se pode entregar a educação dos miúdos à Web da mesma maneira que o fazem com a televisão - a Internet é ubíqua, permite contacto, produz efeitos, a televisão é passiva na modelação das mentes.
                                                        O ecrã do computador não tem o mesmo valor simbólico que o da tv.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                          Jacare limitei-me e só, a transcrever o que diversos meios de comunicação divulgaram.

                                                          Sim já se provou que existiu um exagerado alarmaismo e empolar da situação, contudo quando ontem coloquei a transcrição das noticias nada mais havia sobre os contornos do caso.
                                                          Exacalibur mas repara bem como esta notícia foi dada...

                                                          Ontem de manhã ouvi-a na TSF e deu-me a impressão que estava a faltar alguma coisa na história contada... Apesar de participar pouco no forum já deve ter dado para reparar que sou céptico em relação a algum jornalismo mais sencionalista....

                                                          (continua no outro tópico)

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X