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Qual escolher ? Teorica fiabilidade de motor & Motores "Quadrados"

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    Qual escolher ? Teorica fiabilidade de motor & Motores "Quadrados"

    Imaginem que vos colocam o seguinte caderno de Encargos:


    Viatura Ligeira de passageiros ou comercial.

    Capacidade até 500 kgs ou 5 pessoas

    Combustivel - Diesel

    Consumos entre 4.5 lts e os 6 lts considerando percursos mistos

    Velocidade máxima pretendida 160 kms/h

    Viatura para cumprir 6 anos ou 500.000 kms


    Tendo em consideração os factores acima descritos, colocam-vos estes 3 motores em opção para as viaturas em causa.

    Motores
    Diametro <=> Curso

    A- 79.00 x 86.00 - 100 Cv
    B- 69.60 x 82.00 - 90 Cv
    C- 76.00 × 82.00 - 70 Cv





    Por fim a exigência que vos colocam é que escolham qual o motor ou motores que em teoria são mais fiáveis e equilibrados, considerando a probabilidade de desgaste pelo esforço mecânico a que são submetidos num uso intensivo.

    O que escolheriam ou como os colocoriam por ordem, do melhor para o pior ?
    Editado pela última vez por Excalibur; 24 November 2007, 09:53. Razão: Alteração do titulo

    #2
    Não deste nenhum dado que diferencie a fiabilidade.

    A teoria dos motores mais puxados durarem menos que os outros está provado que não funciona.

    Se queres saber a fiabilidade, tens de procurar informação específica do carro em si.

    Basta serem de séries diferentes para baralhar logo tudo.

    Comentário


      #3
      Excalibur, consegues ver a eficácia e fiabilidade do sistema de refrigeração através do diâmetro e curso dos pistões? Eu não, e olha que é provavelmente um dos factores que mais influencia a longevidade de um motor.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Não deste nenhum dado que diferencie a fiabilidade.

        A teoria dos motores mais puxados durarem menos que os outros está provado que não funciona.

        Se queres saber a fiabilidade, tens de procurar informação específica do carro em si.

        Basta serem de séries diferentes para baralhar logo tudo.

        Não se falou em motor mais ou menos puxado, os dados são estes e as características principais dos motores são as que dei tendo a seguinte e importante premissa.

        escolham qual o motor ou motores que em teoria são mais fiáveis e equilibrados, considerando a probabilidade de desgaste pelo esforço mecânico a que são submetidos num uso intensivo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Excalibur, consegues ver a eficácia e fiabilidade do sistema de refrigeração através do diâmetro e curso dos pistões? Eu não, e olha que é provavelmente um dos factores que mais influencia a longevidade de um motor.

          Considera que as condições de refrigeração são identicas

          Aliás o que se pede é que com os dados que coloquei, qual na teoria tem condições para ser mais fiável e qual o menos

          Comentário


            #6
            Provavelmente queres que se vá pela relação de compressão, certo? Quanto menor, menos esforço. Demasiado vago.

            Comentário


              #7
              No meio está a virtude.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Provavelmente queres que se vá pela relação de compressão, certo? Quanto menor, menos esforço. Demasiado vago.
                Clio não se está a pedir que a escolha seja uma ciencia exacta, está somente a pedir-se a hipotéticos leigos que escolham na sua opinião qual o que lhes parece ser o mais fiável, provávelmente alguém com um pouco mais de conhecimentos de mecânica levantes as questões que colocas.

                Mas um leigo ou um vulgar comprador como decide ?


                Já agora

                Motores
                Diametro <=> Curso

                A- 79.00 x 86.00 - 100 Cv - Taxa compressão 18.4
                B- 69.60 x 82.00 - 90 Cv - Taxa de Compressão 17.6
                C- 76.00 × 82.00 - 70 Cv - Taxa de compressão 22.0

                Comentário


                  #9
                  Eu não decido por isso. Motores com o 1.6 160cv da Honda são mais fiaveis do que 1.6 com menos 40 ou 50cv de outra marca.

                  Não sei onde queres chegar, mas deves querer chegar a formula que o carro com o menos nª de cavalos por cilindrada seja o melhor. Sendo assim é o A.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                    Clio não se está a pedir que a escolha seja uma ciencia exacta, está somente a pedir-se a hipotéticos leigos que escolham na sua opinião qual o que lhes parece ser o mais fiável, provávelmente alguém com um pouco mais de conhecimentos de mecânica levantes as questões que colocas.

                    Mas um leigo ou um vulgar comprador como decide ?


                    Já agora

                    Motores
                    Diametro <=> Curso

                    A- 79.00 x 86.00 - 100 Cv - Taxa compressão 18.4
                    B- 69.60 x 82.00 - 90 Cv - Taxa de Compressão 17.6
                    C- 76.00 × 82.00 - 70 Cv - Taxa de compressão 22.0
                    O motor B é o Fiat 1248cc MJet 90cv.
                    http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=133001

                    Os outros ainda estou a ver quais são.

                    O primeiro tem 1685cc e o terceiro 1487cc.
                    Editado pela última vez por rogerAjacto; 23 November 2007, 22:39.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      Eu não decido por isso. Motores com o 1.6 160cv da Honda são mais fiaveis do que 1.6 com menos 40 ou 50cv de outra marca.

                      Não sei onde queres chegar, mas deves querer chegar a formula que o carro com o menos nª de cavalos por cilindrada seja o melhor. Sendo assim é o A.

                      A potencia elevada ou não não está em causa.

                      O relevo está nas medidas apresentadas e partindo que depois as condições quer de refrigeração que de projecto são iguais qual o que será, teóricamente mais fiável.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                        A potencia elevada ou não não está em causa.

                        O relevo está nas medidas apresentadas e partindo que depois as condições quer de refrigeração que de projecto são iguais qual o que será, teóricamente mais fiável.
                        Queres que responda o C porque é é o que tem a pior relação CV/Litro?

                        O A é um 1.7 CDTi 100cv.
                        http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=126665

                        O B é um 1.3 MJet 90cv.
                        http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=133001

                        O C qual é? Tira-me a curiosidade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                          Queres que responda o C porque é é o que tem a pior relação CV/Litro?

                          O A é um 1.7 CDTi 100cv.
                          http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=126665

                          O B é um 1.3 MJet 90cv.
                          http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=133001

                          O C qual é? Tira-me a curiosidade.
                          Suponho que o 1.5 dCi.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            Queres que responda o C porque é é o que tem a pior relação CV/Litro?

                            Não !

                            A relação curso <=> diametro é que é relevante.

                            O A é um 1.7 CDTi 100cv.
                            http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=126665

                            O B é um 1.3 MJet 90cv.
                            http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=133001

                            O C qual é? Tira-me a curiosidade.
                            Não é relevante qual o motor em causa ou qual a aplicação em que carro.

                            A seu tempo o direi.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Suponho que o 1.5 dCi.

                              "Prontes", lá vieste tu ...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                Suponho que o 1.5 dCi.
                                Os valores do 1.5 dCi não são aqueles.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                  Não !

                                  A relação curso <=> diametro é que é relevante.



                                  Não é relevante qual o motor em causa ou qual a aplicação em que carro.

                                  A seu tempo o direi.
                                  O que tem menos curso? É essa a conclusão a que queres que cheguemos?

                                  É que ainda não sei o que queres. Com isso não dá para ver nada sobre a fiabilidade de um motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                    Queres que responda o C porque é é o que tem a pior relação CV/Litro?

                                    O A é um 1.7 CDTi 100cv.
                                    http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=126665

                                    O B é um 1.3 MJet 90cv.
                                    http://www.carfolio.com/specificatio...ar/?car=133001

                                    O C qual é? Tira-me a curiosidade.
                                    Quando descobrires quais são os carros todos, perde-se a ideía do tópico.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O C é o 1.5 TD Isuzo. se bem que não são 70cv mas sim 67.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Quando descobrires quais são os carros todos, perde-se a ideía do tópico.
                                        O topico não tem ideia nenhuma. Nunca dá para ver a fiabilidade de um carro pelo diametro, curso e potencia.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Diâmetro e curso poderão dar dicas importantes sobre algumas características de um motor mas nunca sobre a sua fiabilidade...


                                          E quanto ao esforço mecânico, depende antes do mais de quem anda com o carro do que as caraterísticas de construção do motor.


                                          Mas olha, se queres um motor que seja fiável, escolhe aquele que provar ser o mais redondo. Escolhe aquele que não seja preciso estar a puxar muito pelas rotações e a fazer grandes reduções de caixa para se terem andamentos interessantes e económicos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            apesar de serem caracteristicas importantes dos motores..........são apenas dados teóricos!!

                                            apenas conhecendo o carro em causa, poderia extrair alguma conclusão mais concreta!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              O C é o 1.5 TD Isuzo. se bem que não são 70cv mas sim 67.
                                              Sim é verdade eu apenas coloquei os 70 para direccionar o pessoal noutro sentido, porque como já se viu ao invés de analisarem um dos aspectos importantes da arquitectura do motor, que de certa forma podemos defenir primordialmente, pelo Diametro x Curso, houve o errado interesse de saber qual o motor e onde se aplica.


                                              Os motores são estes sem qualquer esconder.


                                              Motores
                                              Diametro<=>Curso

                                              A - 79.00 x 86.00 - 100 Cv - Taxa compressão 18.4 -
                                              Z17DTH

                                              B - 69.60 x 82.00 - 90 Cv - Taxa de Compressão 17.6 - Z13DTH

                                              C - 76.00 × 82.00 - 67 Cv - Taxa de compressão 22.0 -
                                              T4EC1



                                              Todos equipam ou equiparam veiculos da GM, nomeadamente OPEL CORSA.

                                              Por isso não há cá guerras por ser da marca Y ou X.
                                              Editado pela última vez por Excalibur; 24 November 2007, 09:26.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ia para o de 90cv nãe é 8 nem 80 sou balança

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Motor &quot;quadrado&quot; - ou mais equilibrado

                                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                  O topico não tem ideia nenhuma. Nunca dá para ver a fiabilidade de um carro pelo diametro, curso e potencia.
                                                  Diâmetro e curso poderão dar dicas importantes sobre algumas características de um motor mas nunca sobre a sua fiabilidade...[/quote]

                                                  Mas é um aspecto que sempre induziu os engenheiros automóveis a tentar alcançar, por que quanto mais Quadrado for o motorm melhor será o seu desempenho sendo menores os esforços mecanicos e desgaste de material.



                                                  Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                                                  E quanto ao esforço mecânico, depende antes do mais de quem anda com o carro do que as caraterísticas de construção do motor.
                                                  Isto como em tudo, mas porém, alguns motores que não tenham arquitectura que lhes permita suportar esforços mais violentos estarão certamente mais sujeitos a quebras e a problemas de fiabilidade.

                                                  Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post

                                                  Mas olha, se queres um motor que seja fiável, escolhe aquele que provar ser o mais redondo. Escolhe aquele que não seja preciso estar a puxar muito pelas rotações e a fazer grandes reduções de caixa para se terem andamentos interessantes e económicos.
                                                  Ora cá está o pensamento racional que se pode chegar olhando para as características de motor que coloquei.

                                                  Chegamos ao que na gíria se designa por motor quadrado.

                                                  E aqui temos um aspecto importante, qual escolher desta lista de 3 que eu coloquei ?


                                                  Analisando obtens isto

                                                  O mais Quadrado e mais equilibrado
                                                  C - 76.00 × 82.00 - 67 Cv - Taxa de compressão 22.0 - T4EC1

                                                  A - 79.00 x 86.00 - 100 Cv - Taxa compressão 18.4 - Z17DTH

                                                  O menos Quadrado e mais desequilibrado
                                                  B - 69.60 x 82.00 - 90 Cv - Taxa de Compressão 17.6 - Z13DTH



                                                  Independentemente dos valores de potência obtidos, os factores da arquitectura do motor dizem-nos logo à partida ( sem olhar pra outros aspectos ) qual poderá ser em teoria o motor mais fiável e menos propenso a problemas.


                                                  O texto que coloco a seguir é adaptado/traduzido, mas incide sobre este tema:



                                                  Dependendo da relação entre o diâmetro e o curso dos pistões, o motor é apelidado de super quadrado, quadrado ou sub quadrado.

                                                  Na prática, os sub quadrados dão mais torque e potência em giros baixos, mas ficam mais "pontudos" em giros altos, enquanto que os super quadrados funcionam mais "progressivos" em altas rotações, mas fornecem menos desempenho em baixa rotação.

                                                  A relação entre desempenho, consumo, suavidade de funcionamento e durabilidade de um motor é influenciada, entre outros factores, pelo curso dos pistões.

                                                  Quando o curso é muito longo, o motor tende a produzir mais torque e, em consequência, maior potência já a partir de rotações baixas.

                                                  O conceito de quadrado, super ou sub está em desuso. Hoje fala-se em motor de curso longo e motor de curso curto.

                                                  Devem ser considerados os objectivos de uso e, a partir daí, projectar o motor em conformidade.
                                                  É claro que se o intuito é obter a maior potência possível em relação à cilindrada, o motor terá de ser de alta rotação.

                                                  Para ser de alta rotação a velocidade média dos pistões terá de ser mantida no limite que a tecnologia actual permite (a custos razoáveis), 20 metros por segundo.

                                                  Define-se aí o curso dos pistões.

                                                  Para calcular o curso máximo que resulte em 20 m/s, num motor 2,0-litros de quatro cilindros que vá rodar a 6.000 rpm, multiplica-se 20 por 30 e divide-se por 6.000, obtendo-se 0,1 metro ou 100 mm.

                                                  O diâmetro dos cilindros, calculado, será de 79,8 mm.

                                                  Usam-se então com estes dados para definir o motor final.

                                                  Há vários outros aspectos, como a altura do motor ficar grande demais para caber no seu compartimento, o curso muito longo exigir bielas de comprimento adequado para se conseguir relação r/l favorável, etc.

                                                  Pode-se dizer que curso curto é um mal necessário quando se procura um motor de alta rotação (e alta potência).

                                                  Diâmetro de cilindros muito grande representa dificuldade de queima da mistura ar-combustível, pela distância entre a vela e os pontos mais distantes na câmara de combustão.

                                                  É por isso que se recorre à dupla ignição hoje em dia, como no Honda Fit, Porsche 911 (nos tempos do arrefecimento a ar) e nalguns Alfa Romeos -- no passado era para evitar "engasganços", e nos motores de avião por segurança.

                                                  Esses efeitos podem ser evidenciados na comparação entre motores de mesma cilindrada (1.796 cm3) e nível tecnológico, como os 1,8-litro da General Motors -- o de curso longo do Corsa e Meriva, com diâmetro de 80,5 mm e curso de 88,2 mm, e o de curso curto do Astra, com 84,8 x 79,5 mm.

                                                  Com o curso do Astra as bielas podem ser mais curtas e leves sem prejuízo da relação r/l.

                                                  Mesmo que o Corsa usasse bielas tão longas quanto as do Astra (não usa por questão de aproveitamento de componentes dos demais motores da família, de 1,0 a 1,6 litro), teria r/l acima do limite convencional de 0,3: exacto 0,308, contra 0,277 do Astra.

                                                  E quanto à velocidade média dos pistões?

                                                  Às mesmas 6.000 rpm, os pistões do Astra percorrem 15,9 metros por segundo, e os do Corsa, 17,6 m/s. Disso resulta a tendência a maior durabilidade, nessas condições de uso, para o motor de curso curto.

                                                  O compromisso intermedio pode ser obtido com diâmetro e curso iguais ou equivalentes, no que se costumava chamar motor quadrado: é o caso do 2,0-litros da GM (Astra), com 86 mm em ambas as medidas.

                                                  Comparado ao motor Volkswagen de cilindrada equivalente (82,5 x 92,8 mm), por exemplo, o da GM possui melhor relação r/l (0,300 com bielas de 143 mm, contra 0,322 do VW, apesar das bielas pouco maiores, 144 mm) e menor velocidade média dos pistões (17,2 m/s a 6.000 rpm, ante 18,5 m/s do VW).
                                                  Embora esta ultima parte do texto fale quase em exclusivo de tipos de motores a gasolina, o principio aplicado é igual em ambos os tipos de motor.

                                                  Para que se perceba melhor determinados aspectos e a correlação com o texto anterior temos que verificar a importância da velocidade dos pistões, e a relação r/L.


                                                  A velocidade dos pistões, em geral indicada em metros por segundo (m/s), é calculada multiplicando-se seu curso por 2, então pela rotação em questão e dividindo-se o resultado por 60 (60 segundos em um minuto).

                                                  Por exemplo, se o curso é de 86 mm, como no motor GM de 2,0 litros, ele percorre 86 mm a cada subida e 86 mm a cada descida (que somadas dão um ciclo de operação do motor). Com isso, a 5.000 rpm percorre 860.000 mm, ou 860 metros, a cada minuto (86 x 2 x 5.000 / 1.000) ou 14,3 metros por segundo (860 / 60).

                                                  Em que é que isso implica?

                                                  Considerando-se a mesma resistência de materiais, a durabilidade do motor tende a ser maior com menores velocidades médias de pistão.

                                                  Se não se pretende reduzir a rotação usual de trabalho (um carro desportivo ou de competição, por exemplo), uma alternativa é adoptar menor curso dos pistões, para que percorram menor espaço à mesma rotação.

                                                  Há casos de automóveis e motocicletas que ganham novas medidas de diâmetro e curso em aplicações desportivas.

                                                  A Honda mantinha dois motores de 1,6 litro para o Civic, anos atrás: o de 81 x 77,4 mm, para os desportivos VTi, e o de 75 x 90 mm para as restantes versões.

                                                  A Ducati adoptou 104 x 58,8 mm na super desportiva 998R, enquanto na versão "estrada" 998S as medidas eram de 100 x 63,5 mm.
                                                  A relação r/l. As letras vêm de radius (raio em inglês), o raio da manivela da cambota (que corresponde à metade do curso dos pistões), e length (comprimento), alusivo às bielas, de centro a centro dos furos da cabeça e do pé. Mas o que isso significa?

                                                  Durante o funcionamento do motor os pistões sobem e descem no seu trabalho de movimentar a cambota. Unindo pistões e cambota estão as bielas, que oscilam para um lado e para o outro à medida em que este último gira, formando um ângulo com o plano do cilindro. É fácil entender que, quanto maior (mais longo) for o curso da cambota (manivela portanto maior) e mais curtas forem as bielas, mais acentuado será esse ângulo, tornando mais intensas as forças laterais dos pistões sobre os cilindros.

                                                  Quanto maior a força lateral, menor o aproveitamento da força de expansão dos gases queimados, o que resulta em torque e potência abaixo do que seria teoricamente possível.

                                                  As vibrações originadas de maiores forças de inércia correspondem a um funcionamento agressivo e brusco.


                                                  É aí que entra a relação r/l: uma fórmula simples para saber se o comprimento das bielas é adequado ao curso dos pistões, um modo de saber até onde foi o cuidado dos engenheiros com esse aspecto de influência directa sobre o rendimento e o prazer de conduzir.


                                                  O limite para uma relação r/l correta é 0,3.

                                                  Todo engenheiro sabe que quanto maior for a biela, melhor para o motor.
                                                  Uma biela infinitamente longa seria o ideal, mas é preciso considerar que há limites de altura do motor, impostos pelo design, e que quanto mais longa a biela, maior terá de ser sua resistência para que não venha a flectir.

                                                  É válida uma comparação: fazendo força vertical sobre uma régua apoiada numa mesa, quando mais comprida a régua, mais ela entorta, mais ela flecte -- e, como a biela, depois de flectir repetidas vezes a régua PARTE.

                                                  Exemplo de motor atinge o limite é o 2,0-litros da General Motors, com curso de 86 mm e bielas de 143 mm de comprimento.

                                                  Ao se dividir o meio-curso, 43 mm, pelo comprimento das bielas, chega-se a exacto 0,3 (considerando até milésimas).


                                                  Fabricantes de prestígio como Mercedes-Benz, BMW e Porsche, que projectam carros para percorrer as autobahn, as auto-estradas alemãs de velocidade ilimitada, a mais de 200 km/h por centenas de quilômetros, cuidam deste factor como poucos.

                                                  O 2,5-litros da marca bávara, por exemplo, recorre a um curso reduzido de 75 mm e utiliza bielas de 145 mm, para uma óptima relação de 0,258. Ao lado da configuração de seis cilindros em linha, que a empresa reluta em abandonar, a excelente relação r/l expressa em números o prazer de acelerar um motor suave e isento de vibrações.

                                                  Espero ter respondido ás vossas perguntas.

                                                  E agora perante isto qual o motor com maiores probabilidade de ter mais fiabilidade e durabilidade ?

                                                  Editado pela última vez por Excalibur; 24 November 2007, 19:23. Razão: Correcção

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por joao cunha Ver Post
                                                    Ia para o de 90cv nãe é 8 nem 80 sou balança

                                                    Pois é, é o pior de todos e precisamente o que é mais vendido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Teoricamente, o grande mal dos motores é o seu atrito que fazem entre os seus constituintes.

                                                      Se formos por aqui, o bom era um com um curso mais pequeno. Logo, durante os ciclos o atrito seria menor, duraria mais ( O ponto morto superior e inferior estão bem perto ).

                                                      Só se que vamos diminuir o curso, também vamos diminuir a altura da câmara de combustão...talvez a única maneira seria aumentar-lhe o diâmetro do cilindro, para aumentar também o volume da câmara.

                                                      Por outro lado, quanto maior a taxa de compressão melhor.

                                                      Indo por esta teoria manhosa, escolheria o diâmetro do A, com a curso do B/C.
                                                      Íamos ter um 1607 cm3...

                                                      Mas para ser melhor, falta-nos aqui a altura da câmara de combustão de cada um.

                                                      hum....é difícil escolher.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                        O texto que coloco a seguir é adaptado/traduzido, mas incide sobre este tema:

                                                        (...)

                                                        Espero ter respondido ás vossas perguntas.
                                                        O texto parece que foi escrito pelo Michael Moore. Ok que tem as suas verdades mas no global é um bocado treta.

                                                        A distância percorrida pelos pistões é importante sim, mas o maior desgaste do motor (cambota + pistões + cilindros) não é igual durante todo o ciclo (e parece-me óbvio o porquê). A não ser que, como no texto, resumam a fiabilidade do motor ao desgaste por atrito entre 2 peças, o que me parece uma visão um bocado simplista da coisa.

                                                        Mais a mais, não faz qualquer sentido comparar esse mesmo desgaste às 6 mil rpm quando não se sabe a linearidade/disponibilidade do motor. Tanto quanto eu sei numa utilização normal a velocidade dos pistões do motor X até pode ser o dobro da do Y.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                          O topico não tem ideia nenhuma. Nunca dá para ver a fiabilidade de um carro pelo diametro, curso e potencia.
                                                          Isso disse eu logo no início !


                                                          Aqui está-se a tentar descobrir o sexo dos anjos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A velocidade média do piston de um 1.3 CDTi 90cv é de 10,9m/s.

                                                            A velocidade média do piston de um 1.7 CDTi 100cv é de 12,6m/s.

                                                            Afinal qual é o mais fiavel teoricamente?

                                                            O mais quadrado (1.7) é o que tem a maior velocidade média, por isso até é capaz de ser o que tem o maior desgaste.

                                                            http://www.gmpartsworld.com/product_...id=38&tab=spec

                                                            http://www.gmpartsworld.com/product_...id=16&tab=spec

                                                            Comentário

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