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Melhor oleo a usar

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    Melhor oleo a usar

    Boas,
    Eu tenho uma Mitsubishi canter FE 3s13 3.0di-d turbo com 22mil km, a minha questão e a seguinte? Será que posso usar o oleo 5w40 100%sintetico visto que o turbo e de geometria variavel? Porque no manual do proprietário so descreve o 15w40 10w30 SAE30, e não descreve o 5w40. Na revisão dos 15mil ela foi a mitsubishi e eles meteram o galp formula d 2000 15w40, q eu acho que não e recomendado a veiculos com turbo compressor de geometria variavel, e para alem dos 2lts d oleo que eles meteram a mais nao e verdade!!

    Agredecia resposta!

    Cumps
    Editado pela última vez por ruicastro; 28 November 2007, 19:52.

    #2
    O oleo indicado pela BP para esse veiculo é o Vanellus C6 Global Plus 10W-40

    Alternativas:

    Recomendações alternativas: Vanellus C6 Global Plus 10W-40 / Vanellus C7 Global / Vanellus C6 Global 15W-40; Vanellus C3 Mono 30; -30°C a 0°C, Vanellus E7 Plus 10W-40 / Vanellus C6 Global Plus 10W-40; -15°C a 40°C, CE 15W-40; -5°C a 30°C, CE 30

    Comentário


      #3
      2 litros a mais?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
        2 litros a mais?

        Sim! Eu ate fiquei pasmado, e voltei a verificar o nivel e estava acima do maximo mais do dobro, mas felizmente eu ja tirei o oleo em excesso, e queria saber se usar o 5w40 prejudica alguma coisa? Visto que no manual não tem nada descriminado sobre esse oleo, mas como ele anda sempre vazio eu acho que um oleo sintetico não lhe fazia nada mal!!

        Comentário


          #5
          O óleo que meteram é para quantos km?

          Eu acho que um 10W40 semi-sintético se adequa perfeitamente. Por exemplo esse da BP que já foi referido

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
            O óleo que meteram é para quantos km?

            Eu acho que um 10W40 semi-sintético se adequa perfeitamente. Por exemplo esse da BP que já foi referido

            Meteram um 15w40 para 15mil k´ms eu acho que são km´s a mais para um oleo mineral, pois este so devia fazer 5mil km´s. Já agora o 10w40 tem uma boa lubrificação?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ruicastro Ver Post
              Meteram um 15w40 para 15mil k´ms eu acho que são km´s a mais para um oleo mineral, pois este so devia fazer 5mil km´s. Já agora o 10w40 tem uma boa lubrificação?
              Sim, melhor que o 15W40.

              Na minha opinião, para a tua viatura é o ideal

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                Sim, melhor que o 15W40.

                Na minha opinião, para a tua viatura é o ideal
                Obrgd

                Então eu vou meter um 10w40

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Com esse 10W40 e nesse motor é que podes fazer os 15 mil mais à vontade... se bem que há quem prefira muda-lo aos 10 mil

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                    Com esse 10W40 e nesse motor é que podes fazer os 15 mil mais à vontade... se bem que há quem prefira muda-lo aos 10 mil

                    Mas é possivel um 15w40 fazer 15mil km´s?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ruicastro Ver Post
                      Mas é possivel um 15w40 fazer 15mil km´s?
                      Eu creio que não... mas se a marca o diz, fico na dúvida.

                      Eu não faria mais de 7500 dependendo da qualidade do mesmo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                        Eu creio que não... mas se a marca o diz, fico na dúvida.

                        Eu não faria mais de 7500 dependendo da qualidade do mesmo.
                        POis mas eu ainda so fiz 6mil km´s e quando vou a ver o nivel do oleo pela vareta o oleo ja esta muito negro e tem algum borra.!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ruicastro Ver Post
                          POis mas eu ainda so fiz 6mil km´s e quando vou a ver o nivel do oleo pela vareta o oleo ja esta muito negro e tem algum borra.!!!

                          Borra, como assim? Na vareta?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                            Borra, como assim? Na vareta?

                            Sim uma sena tipo espuma preta.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ruicastro Ver Post
                              Sim uma sena tipo espuma preta.
                              Acontece isso se limpares a vareta e ver depois?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                                Acontece isso se limpares a vareta e ver depois?
                                Então depois de limpar a vareta e tornar a coloca-la para verificar o nivel o oleo que la indica se tocar com a mão verifica se que o oleo ja não tem viscosidade nenhuma. Por isso e que eu queria colocar um lubrificante de qualidade superior para ver se limpa o motor todo de forma geral, visto que o oleo que a marca colocou não è bom.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ruicastro Ver Post
                                  Então depois de limpar a vareta e tornar a coloca-la para verificar o nivel o oleo que la indica se tocar com a mão verifica se que o oleo ja não tem viscosidade nenhuma. Por isso e que eu queria colocar um lubrificante de qualidade superior para ver se limpa o motor todo de forma geral, visto que o oleo que a marca colocou não è bom.
                                  É bom mas para motores mais antigos

                                  Fazes bem em muda-lo juntamente com o filtro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vi que compraste óleo 5W40. Era para utilizar na Canter?

                                    Comentário


                                      #19
                                      10W40 seria a minha escolha certamente!




                                      cumps \m/

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu tenho por norma cumprir o que o fabricante pede no manual.

                                        Mas atenção que a viscosidade normalmente varia em função das temperaturas ambiente, e a realidade é que o óleo que eles te puseram têm a viscosidade indicada para o nosso país.

                                        Não quer dizer que percas em meter outra medida das que citaste, mas esse óleo não te anda a estragar o motor (pelo menos pela questão da viscosidade).

                                        Guia-te pelas normas API que são mais fiáveis neste caso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                                          Vi que compraste óleo 5W40. Era para utilizar na Canter?
                                          Não e para utilizar numa peugeot expert 2.0HDi 110Cv

                                          Mas eu tenhu muito oleo 5w40 em casa e queria ver se metia na canter que era para não andar a comprar de novo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Eu tenho por norma cumprir o que o fabricante pede no manual.

                                            Mas atenção que a viscosidade normalmente varia em função das temperaturas ambiente, e a realidade é que o óleo que eles te puseram têm a viscosidade indicada para o nosso país.

                                            Não quer dizer que percas em meter outra medida das que citaste, mas esse óleo não te anda a estragar o motor (pelo menos pela questão da viscosidade).

                                            Guia-te pelas normas API que são mais fiáveis neste caso.

                                            No caso da imagem que tem que é do accord esse é o meu carro de fim de semana mas o meu é i-ctdi e a viscosidade recomendada é o 0w30


                                            CUMPs

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Eu tenho por norma cumprir o que o fabricante pede no manual.

                                              Mas atenção que a viscosidade normalmente varia em função das temperaturas ambiente, e a realidade é que o óleo que eles te puseram têm a viscosidade indicada para o nosso país.

                                              Não quer dizer que percas em meter outra medida das que citaste, mas esse óleo não te anda a estragar o motor (pelo menos pela questão da viscosidade).

                                              Guia-te pelas normas API que são mais fiáveis neste caso.

                                              Mas como eu tenho o 5w40 em casa posso meter-lo na canter ou tenho mesmo de comprar o 10w40??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ruicastro Ver Post
                                                Mas como eu tenho o 5w40 em casa posso meter-lo na canter ou tenho mesmo de comprar o 10w40??
                                                Em termos teóricos podes meter o 5w40 já que está dentro dos padrões de viscosidade indicados para o nosso clima.

                                                Mas é importante veres se cumpre as normas API, porque essas dizem-te qual a qualidade do óleo. O ser 5w40 só te diz a viscosidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Em termos teóricos podes meter o 5w40 já que está dentro dos padrões de viscosidade indicados para o nosso clima.

                                                  Mas é importante veres se cumpre as normas API, porque essas dizem-te qual a qualidade do óleo. O ser 5w40 só te diz a viscosidade.

                                                  O API SL/CF é bom?
                                                  Ja agora qual o melhor CF-4 ou só CF?
                                                  Editado pela última vez por ruicastro; 30 November 2007, 12:47.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Em termos teóricos podes meter o 5w40 já que está dentro dos padrões de viscosidade indicados para o nosso clima.

                                                    Mas é importante veres se cumpre as normas API, porque essas dizem-te qual a qualidade do óleo. O ser 5w40 só te diz a viscosidade.

                                                    Qual é o melhor?
                                                    API CF-4 OU CF?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se o manual não recomenda o 5W-40 é porque o motor não é adequado para essa viscosidade. Pode acontecer que começe a beber óleo ou a não lubrificar correctamente certas partes do motor.
                                                      Por mim, seguia o que diz o manual.

                                                      Cumprimentos.

                                                      Comentário

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