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Gasolina em ciclo Diesel - porque não?

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    Gasolina em ciclo Diesel - porque não?

    Estava aqui a cogitar com os meus botões:

    Num ciclo Otto:

    a) Há entrada na câmara de combustão de uma mistura de ar e gasolina;

    b) A razão de compressão é limitada por forma a evitar a auto-detonação -> perca de rendimento;

    c) A mistura é inflamada por uma faísca.


    Num ciclo Diesel:

    a) Há admissão apenas de ar na câmara de combustão;

    b) Como n há combustível, a compressão pode ser muito mais elevada -> mais rendimento;

    c) O combustível só é injectado quando necessário. Nessa altura inflama devido à elevada temperatura dentro da câmara resultante do aumento de pressão (lei de Boyle), n necessitando de vela.



    Pergunta:

    Seria descabido (do ponto de vista físico, finanças à parte) construir um motor de ciclo Diesel que usasse como combustível gasolina?

    #2
    A Mercedes já pensou nisso. Penso que já aí anda um prototipo assim ;)

    Comentário


      #3
      Procure por Diesotto ou CGI e terá uma surpresa!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Estava aqui a cogitar com os meus botões:

        Num ciclo Otto:

        a) Há entrada na câmara de combustão de uma mistura de ar e gasolina;

        b) A razão de compressão é limitada por forma a evitar a auto-detonação -> perca de rendimento;

        c) A mistura é inflamada por uma faísca.


        Num ciclo Diesel:

        a) Há admissão apenas de ar na câmara de combustão;

        b) Como n há combustível, a compressão pode ser muito mais elevada -> mais rendimento;

        c) O combustível só é injectado quando necessário. Nessa altura inflama devido à elevada temperatura dentro da câmara resultante do aumento de pressão (lei de Boyle), n necessitando de vela.



        Pergunta:

        Seria descabido (do ponto de vista físico, finanças à parte) construir um motor de ciclo Diesel que usasse como combustível gasolina?
        Existe um ponto dificil de contornar: o ponto de ignição da gasolina, se bem que com outro tipo de gasolinas, talvez se segue lá.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
          Existe um ponto dificil de contornar: o ponto de ignição da gasolina, se bem que com outro tipo de gasolinas, talvez se segue lá.


          O ponto de ignição da gasolina n é inferior ao do gasóleo?

          Se sim, tb seria inflamado quando injectado.

          Já agora: eu percebo Zero de Eng. Mecânica, simplesmente lembrei-me disto e atirei para discussão. Se me puderem elucidar com mais factos, agradeço.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
            A Mercedes já pensou nisso. Penso que já aí anda um prototipo assim ;)
            yha acho que que vi qualquer coisa numa revista da autofoco

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
              A Mercedes já pensou nisso. Penso que já aí anda um prototipo assim ;)
              Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
              Procure por Diesotto ou CGI e terá uma surpresa!
              Vou procurar, obrigado!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                O ponto de ignição da gasolina n é inferior ao do gasóleo?

                Se sim, tb seria inflamado quando injectado.

                Já agora: eu percebo Zero de Eng. Mecânica, simplesmente lembrei-me disto e atirei para discussão. Se me puderem elucidar com mais factos, agradeço.
                Poderá ser, mas a gasolina inflama-se muito mais fácilmente que o gasoleo (bastando ter uma "faisca", enquanto o gasoleo têm de ter outros parametros para que tal aconteça).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Estava aqui a cogitar com os meus botões:

                  Num ciclo Otto:

                  a) Há entrada na câmara de combustão de uma mistura de ar e gasolina;

                  b) A razão de compressão é limitada por forma a evitar a auto-detonação -> perca de rendimento;

                  c) A mistura é inflamada por uma faísca.


                  Num ciclo Diesel:

                  a) Há admissão apenas de ar na câmara de combustão;

                  b) Como n há combustível, a compressão pode ser muito mais elevada -> mais rendimento;

                  c) O combustível só é injectado quando necessário. Nessa altura inflama devido à elevada temperatura dentro da câmara resultante do aumento de pressão (lei de Boyle), n necessitando de vela.



                  Pergunta:

                  Seria descabido (do ponto de vista físico, finanças à parte) construir um motor de ciclo Diesel que usasse como combustível gasolina?
                  googla por diesotto

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                    Poderá ser, mas a gasolina inflama-se muito mais fácilmente que o gasoleo (bastando ter uma "faisca", enquanto o gasoleo têm de ter outros parametros para que tal aconteça).


                    Não percebeste (ou então não percebi eu).

                    Eu não quero faíscas e outras coisas.

                    Estou a imaginar um motor tipo Diesel onde o combustível arde no momento em que é injectado (que é o que acontece devido à temperatura na câmara).

                    Se o Diesel arde no momento em q é injectado, em proncípio a zagolina faria o mesmo...

                    Comentário


                      #11
                      Gasolina num ciclo diesel é possível, mas requer um controle electrónico apertadíssimo para evitar detonação precoce. De modo que ainda estamos só na fase de protótipos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                        googla por diesotto
                        Não adianta, já tentei.

                        Resulta apenas em press-releases a dizer que aquilo é muito bom (como todos os press-releases).

                        Eu quero é discutir fenómenos físicos, não publicidade da tanga.

                        Comentário


                          #13
                          Mercedes-Benz DiesOtto – mais um desenvolvimento do motor de ignição
                          "Não obstante o sucesso a nível mundial dos actuais motores diesel, os veículos equipados com motor a gasolina continuarão a ter um atractivo a longo prazo para muitos clientes e muitos mercados. Por conseguinte, distribuiremos a nossa atenção por ambas as motorizações, incluindo uma opção integralmente híbrida para os veículos na versão a gasolina e diesel”, afirmou o Prof. Kohler.

                          Os principais componentes tecnológicos são os seguintes:
                          Método downsizing com menos cilindros e cilindrada mais reduzida;

                          Turbocompressor para uma performance mais elevada;
                          Injecção directa de gasolina;
                          Ignição auto-controlada (processo de combustão similar ao do motor diesel);
                          Válvulas com comando de abertura variável;
                          Taxa de compressão variável, que contribui para uma economia de combustível melhorada, dependente dos requisitos do cliente e do tipo de operação;
                          Módulo híbrido com um motor de arranque/gerador integrado, o que contribui para uma unidade propulsora ainda mais económica.

                          No arranque e com carga total, a mistura de combustível/ar é inflamada pela vela de ignição, tal como num motor por vela de ignição convencional (combustão homogénea). A auto-ignição controlada, para a qual o motor DiesOtto reverte automaticamente no âmbito do seu ciclo operativo, ocorre sob condições de carga parcial, ou seja, a baixas ou médias rotações do motor.

                          Daí resultam emissões de baixo teor de óxido de azoto da combustão homogénea a baixas temperaturas de reacção. Todo o controlo de outras emissões no motor DiesOtto efectua-se por meio de um catalisador de três vias standard. Também se integrou a gestão do motor de elevada eficácia e sistema de comando para combinar os sub-sistemas individuais no conceito do motor.

                          As actuais perspectivas do futuro motor de combustão interna revelam o seu enorme potencial e comprovam que o novo conceito é uma proposta viável a médio prazo. Algumas das soluções intermédias incorporadas, como por exemplo a injecção directa de gasolina, já estão a ser produzidas em série na Mercedes-Benz. Outras serão integradas gradualmente na produção em série dos motores, até à concretização da solução final.



                          Fonte

                          Comentário


                            #14
                            Mas o q acontece, é um ciclo diesel q mais se parece c um ciclo otto, onde se mete gasóleo.

                            Comentário


                              #15
                              Estou-me aqui a lembrar dos motores de uns camiões do exército já dos anos 60:

                              Berliet-Tramagal


                              Supostamente aqueles motores queimavam indistintamente gasolina ou gasóleo (*). Isto há umas décadas atrás. Como funcionavam?



                              (*) (há quem diga que queimava tudo o que se pusesse lá dentro, desde óleo de palma a perfumes ou whisky, mas isso já n confirmo).

                              Comentário

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