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    aquecimento

    Amigos tenho um Ford fiesta techno de 1999.
    O manómetro da temperatura do meu fiesta não é digital e a leitura é feita pelo ponteiro na palavra normal.
    Comprei o carro novo e durante 8 anos o carro em estrada o ponteiro da temperatura trabalhou sempre no meio das letras N O e no para arranca nas letras M a encostar à letra A.
    Há dois meses atrás em estrada veio-me um granda calor aos pés olho para o manómetro da temperatura e o carro neste caso o ponteiro está na letra M … não sendo normal pois é um valor de filas de transito parei logo o carro e verifiquei tudo e o carro estava OK.
    A partir dessa data o carro em estrada o ponteiro trabalha no M e em filas de transito na letra L.
    O carro foi ao concessionário Ford aonde comprei o carro e a Ford diz que testou o carro e que está tudo OK.
    Disse-me ainda a Ford que teste a junta da cabeça.
    Por minha iniciativa o meu mecânico colocou :

    Termóstato
    Sensor de temperatura
    Válvula de temperatura
    Liquido de refrigeração
    O radiador foi desmontado e foi verificado que estava ok
    A bomba de agua tem 1 ano e foi verificada e está ok
    O manómetro da temperatura foi testado e estava ok

    O carro não gasta agua , não gasta óleo , nem mistura ambos.
    Alguém pode ajudar ?

    #2
    E depois disso tudo continua a aquecer?

    É que tudo levava a crer que fosse do termostacto que não fazia disparar a ventoínha...

    Será que não existe ar no circuito de refrigeração?

    Um teste simples de fazer é, com o carro parado, deixar atingir a temperatura normal e esperar que a ventoínha dispare. Se não disparar há que verificar o termostacto e eventualmente sangrar o sistema de refrigeração.

    Comentário


      #3
      Há dois termostatos: um da ventoínha e outro da circulação de água. Pela descrição dá ideia de um deles não funcionar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Há dois termostatos: um da ventoínha e outro da circulação de água. Pela descrição dá ideia de um deles não funcionar.
        dois termostatos ?
        um eu conheço ...
        termostato da ventoinha ? aonde é que está ? ao pé da ventoinha na ventoinha ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
          E depois disso tudo continua a aquecer?

          É que tudo levava a crer que fosse do termostacto que não fazia disparar a ventoínha...

          Será que não existe ar no circuito de refrigeração?

          Um teste simples de fazer é, com o carro parado, deixar atingir a temperatura normal e esperar que a ventoínha dispare. Se não disparar há que verificar o termostacto e eventualmente sangrar o sistema de refrigeração.
          a ventoinha está a disparar , está é a disparar mais tarde , ela devia disparar nas letras M A e está a disparar no L...

          E acho não tenho a certeza o termostato só está abrir no M , estranho o termostato trabalha sozinho correcto ?
          Digo isto porque o carro em estrada não passa do M.

          Apelo as dicas de todos em especial aqueles que tem ford fiesta ...

          obrigado

          Comentário


            #6
            no meio de tanta duvida testa masé a porcaria do contador da temperatura.. por vezes isso fica marado e acusa excesso de temperatura... caso a avaria não seija detectada...



            [joke mode=On]
            Abate Street lol
            [/joke]

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Soldarier Ver Post
              no meio de tanta duvida testa masé a porcaria do contador da temperatura.. por vezes isso fica marado e acusa excesso de temperatura... caso a avaria não seija detectada...



              [joke mode=On]
              Abate Street lol
              [/joke]
              Pois, mas ele tem outro manómetro que dizia que estava a aquecer... os pés...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Soldarier Ver Post
                no meio de tanta duvida testa masé a porcaria do contador da temperatura.. por vezes isso fica marado e acusa excesso de temperatura... caso a avaria não seija detectada...



                [joke mode=On]
                Abate Street lol
                [/joke]
                como tinha dito no meu primeiro post ... o carro já levou sensor de temperatura e válvula de temperatura...

                Comentário


                  #9
                  Boas. Pede para substituirem a torneira ( fica nos tubos que vão do motor para o radiador de chaufagem), isso fica barato e de certeza que resolves o problema. Custa cerca de €10.
                  Cmpts.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fpunto Ver Post
                    Boas. Pede para substituirem a torneira ( fica nos tubos que vão do motor para o radiador de chaufagem), isso fica barato e de certeza que resolves o problema. Custa cerca de €10.
                    Cmpts.
                    amigo obrigadissimo pela sua dica...
                    já fiz isso ... até cheguei andar sem os tubos que vão para a sofagem ligados à sofagem ...
                    mas o carro continua aquecer ...
                    tou à beira do desespero vs loucura ...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                      amigo obrigadissimo pela sua dica...
                      já fiz isso ... até cheguei andar sem os tubos que vão para a sofagem ligados à sofagem ...
                      mas o carro continua aquecer ...
                      tou à beira do desespero vs loucura ...
                      Já foi verificado o tubo de retorno ao vaso de expansão?
                      Por vezes fica entupido e é o suficiente para aquecer.
                      Se foram mudadas a válvula do ponteiro e da ventoínha, pode ser também o termostato que não abre completamente.
                      Se este for eliminado, e testando com o carro parado a trabalhar, caso deixe de aquecer fica a dúvida eliminada...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                        Já foi verificado o tubo de retorno ao vaso de expansão?
                        Por vezes fica entupido e é o suficiente para aquecer.
                        Se foram mudadas a válvula do ponteiro e da ventoínha, pode ser também o termostato que não abre completamente.
                        Se este for eliminado, e testando com o carro parado a trabalhar, caso deixe de aquecer fica a dúvida eliminada...
                        amigo telmauto , a tubagem está ok ... o carro faz a circulação da agua normalmente ... apertando os tubos ... ve-se a agua a mexer no vaso de expansão...

                        já coloquei dois termostatos novos e de origem ... e nada ...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                          amigo telmauto , a tubagem está ok ... o carro faz a circulação da agua normalmente ... apertando os tubos ... ve-se a agua a mexer no vaso de expansão...

                          já coloquei dois termostatos novos e de origem ... e nada ...

                          Refiro-me ao tubo fino que entra no vaso de expansão.
                          Com o motor a trabalhar e o tubo desencaixado este tem de deitar água...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                            Refiro-me ao tubo fino que entra no vaso de expansão.
                            Com o motor a trabalhar e o tubo desencaixado este tem de deitar água...
                            o meu vaso de expensão entra um tubo mais grosso e sai um pequenino que acho que é o do ar... no mais grosso sai agua ...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                              Amigos tenho um Ford fiesta techno de 1999.
                              O manómetro da temperatura do meu fiesta não é digital e a leitura é feita pelo ponteiro na palavra normal.
                              Comprei o carro novo e durante 8 anos o carro em estrada o ponteiro da temperatura trabalhou sempre no meio das letras N O e no para arranca nas letras M a encostar à letra A.
                              Há dois meses atrás em estrada veio-me um granda calor aos pés olho para o manómetro da temperatura e o carro neste caso o ponteiro está na letra M … não sendo normal pois é um valor de filas de transito parei logo o carro e verifiquei tudo e o carro estava OK.
                              A partir dessa data o carro em estrada o ponteiro trabalha no M e em filas de transito na letra L.
                              O carro foi ao concessionário Ford aonde comprei o carro e a Ford diz que testou o carro e que está tudo OK.
                              Disse-me ainda a Ford que teste a junta da cabeça.
                              Por minha iniciativa o meu mecânico colocou :

                              Termóstato
                              Sensor de temperatura
                              Válvula de temperatura
                              Liquido de refrigeração
                              O radiador foi desmontado e foi verificado que estava ok
                              A bomba de agua tem 1 ano e foi verificada e está ok
                              O manómetro da temperatura foi testado e estava ok

                              O carro não gasta agua , não gasta óleo , nem mistura ambos.
                              Alguém pode ajudar ?
                              Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                                Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço
                                isso nunca me tinha passado pela cabeça ... vou amanha ver isso ... vou aqui a uma casa de escapes para eles verem isso ...
                                não vou colocar esta dica de parte ...

                                obrigado

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                                  Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço
                                  Se quiseres passa por cá para vermos isso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    Se quiseres passa por cá para vermos isso
                                    já agora isso é aonde ?
                                    eu sou de alverca e tou a evitar andar grandes distancias com o carro ...
                                    ando aqui só em alverca ... pois nas voltas ele nem chega aquecer ...
                                    mas não coloco de parte a ida a lisboa ...
                                    aonde é que isso fica ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                                      já agora isso é aonde ?
                                      eu sou de alverca e tou a evitar andar grandes distancias com o carro ...
                                      ando aqui só em alverca ... pois nas voltas ele nem chega aquecer ...
                                      mas não coloco de parte a ida a lisboa ...
                                      aonde é que isso fica ?
                                      Pontinha, Odivelas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LxXsi Ver Post
                                        Desconfio que o calor que sentiu nos pés, foi o catalizador a dar o badagaio. O calor que sentiu deve ter sido a altura em que o metal que está misturado na ceramica estava a derreter. Experiemente ir à bortex (casa especiliazada em sistemas de escape). Neste momento o carro deve estar a aquecer porque está em esforço

                                        Dá para ver ao levantar o carro se o catalizador está bom ou não ?
                                        Se o catalizador tiver dado o berro o que se nota ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                                          Dá para ver ao levantar o carro se o catalizador está bom ou não ?
                                          Se o catalizador tiver dado o berro o que se nota ?
                                          O aquecimento pode ser provocado por alguma parte da ceramica do catalizador estar a obstruir a passagem de gases de escape.
                                          Isso nota-se atravez da perda de rendimento, especialmente em aceleração.
                                          Por baixo, pode-se bater no catalizador e ver se faz um som de oco, o que significa que já perdeu a ceramica.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            O aquecimento pode ser provocado por alguma parte da ceramica do catalizador estar a obstruir a passagem de gases de escape.
                                            Isso nota-se atravez da perda de rendimento, especialmente em aceleração.
                                            Por baixo, pode-se bater no catalizador e ver se faz um som de oco, o que significa que já perdeu a ceramica.
                                            tou é a notar nele é a engasgar-se em baixas e em arranque ... a andar diria que está normal mas amanha vou tentar ver esta situação ...
                                            diz-me uma coisa ... quando é que pode custar a verificação desta situação ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pjpereira Ver Post
                                              tou é a notar nele é a engasgar-se em baixas e em arranque ... a andar diria que está normal mas amanha vou tentar ver esta situação ...
                                              diz-me uma coisa ... quando é que pode custar a verificação desta situação ?
                                              A verificação não tem custo. O resto depende do que tiver de ser feito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                A verificação não tem custo. O resto depende do que tiver de ser feito.

                                                Amigos , hoje fui à casa de escapes e tá tudo bem com o carro ....

                                                aguardo mais dicas de pessoal que tenha fiestas...

                                                Comentário

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