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Raios parta a dinâmica

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    Raios parta a dinâmica

    É desesperante como as revistas em testes e comparativos se preocupam com um parâmetro perfeitamente secundário para a generalidade do cidadão que não é street racer e rola quase sempre em estradas e autoestradas a direito. Já com o conforto (suspensões, bancos, ruído de rolamento), bem mais relevante, em geral pouco dizem.

    É certo que as pessoas que trabalham no métier têm o espírito desportivo entranhado, mas não se deviam esquecer de que estão a testar carros para o cidadão comum e não para pilotos de competição.

    Comprei a AutoFoco desta semana por causa de um comparativo do Tiguan com o Antara e o CR-V. Montes de paleio sobre dinâmica, motores e quase nada sobre conforto.

    Não há paciência, ainda por cima nos verdadeiros testes de dinâmica que tenho visto, as diferenças de comportamento dos carros actuais são mínimas e perfeitamente irrelevantes no dia a dia. Já o mesmo não se pode dizer em relação ao conforto.

    Bom, como neste fórum o espírito dominante é igual aos jornalistas, agora que já desabafei vou andando antes que me comecem a malhar...
    Editado pela última vez por LuisNeves; 16 December 2007, 14:09.

    #2
    Se as revistas agora virassem para o conforto, quem ficaria a ganhar eram os franceses! Mas como elas querem salientar a qualidade alemã, não irão mudar.

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      #3
      A realidade é essa. Já vi comparativos de revistas espanholas de carros como Série 5 e Classe E em que se preocupam com o conforto das viaturas e nem ligam aos milesimos de segundo que um é capaz de fazer mais rápido a curva que outro.

      A moda neste momento por cá é a dinamica, apesar de 99,9% das pessoas não a aproveitar porque na vida real não pode ou não sabe.

      É por isso que o que as revistas escrevem vale o que vale. Neste momento compro para saber novidades e dados tecnicos. De resto só escrevem tretas.

      Comentário


        #4
        Dos 3 escolhia o Honda... Não por ser Honda, porque tb gosto do Opel, mas o Honda (é Honda ) mas tb porque é o mais baratos, e mais performance. Porque de resto, penso que os 3 se equivalem... O Opel tlvez seja mais equipado, com melhor material, dai o preço mais elevado mas... penso que não seja assim uma diferença tão grande, e algo tão importante que justifique esses milhares de euros a mais.

        Comentário


          #5
          Peço desculpa não concordar, mas pela escalada dos CV's e binarios que temos assistido em toda a industria automóvel, penso que as pessoas se preocupam cada vez mais com a dinamica, com os tempos do que com o resto.

          Caso não fosse assim as marcas que têm estudos de opinião muito bem formados e fundamentados, já teriam deixado a escalada à cavalagem e já estariam interessadas noutras coisas.

          É apenas a minha visão

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            #6
            Convém, nestes assuntos, não ser radical...

            A dinâmica, como lhe chamam, é só uma das partes mais importantes da segurança automóvel; é uma parte muito substancial da segurança activa...

            Para mim é tanto - ou mais - importante que o número de airbags ou todos os outros aparatos que constituem o todo da segurança passiva.
            Editado pela última vez por JC; 16 December 2007, 14:46.

            Comentário


              #7
              Apesar de partilhar da opinião do Luis Neves em relação á imprensa, acho que no caso destes veiculos não se deve descurar na totalidade o comportamento destes carros, isto porque há muitos que são autenticos barcos, e isso pode ser algo incompativel com muito condutores. Devia era ser feita uma chamada de atenção em vez de se calhar estar a divagar sem necessidade.

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                #8
                Originalmente Colocado por JC Ver Post
                A dinâmica, como lhe chamam, é só uma das partes mais importantes da segurança automóvel; é uma parte muito substancial da segurança activa...
                O componente mais importante da segurança activa é... o condutor

                De facto, o que as revistas escrevem são apenas opiniões muito subjectivas e muitas vezes... "compradas". Nunca comprem um carro por aquilo que as revistas dizem.

                Felizmente podemos experimentar os vários modelos e tirar as nossas próprias conclusões.

                Comentário


                  #9
                  Uma coisa é descurar o comportamento dinâmico, outra é focar só nisso.

                  Qualquer consumidor esclarecido sabe que basta mudar pneus, taragem dos amortecedores (suspensao desportiva) e rebaixamento (distancia ao solo).

                  O que a imprensa devia fazer era cobrir todas as opcoes. Porque nao tem nada a ver o comportamento de 1 configuracao com a outra.

                  Ou seja um A4 com configuração standard vs sport, serie 3 com kit normal ou kit desportivo.

                  Isso sim tinha valor.

                  E nós aqui no fórum temos sempre 1 perspectiva desviada.

                  Eu ontem fui a 1 jantar com pessoas com audi a3 tdi, mercedes c270 cdi e eu com 1 206 hdi e eles perguntavam porque ia eu tao depressa.

                  Nem toda a gente se interessa por dinamica

                  Mas isso dava para 1 debate interminavel.
                  Editado pela última vez por Superfast; 16 December 2007, 14:59.

                  Comentário


                    #10
                    O que o pessoal quer é dizer que tem carros com cento e não sei quantos cavalos, a gasóleo, de resto nada mais interessa.
                    E as marcas dão o que o pessoal quer!
                    Até pode ser péssimo em conforto e a curvar, mas tendo as 2 premissas anteriores, vende!

                    Não vejo assim tanta gente a fazer curvas ao limite.

                    E se realmente o pessoal quer andar a abrir, não sei qual é o problema, à décadas que as marcas disponibilizam carros com motores fantásticos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                      Ou seja um A4 com configuração standard vs sport, serie 3 com kit normal ou kit desportivo.

                      Em estado normal já é muito bom.


                      Mas para concluir, se fosse a comprar um carro, não compraria o que ganha os comparativos nas revistas mas sim aquele me é melhor nos pontos que interessam.... e que mais gosto

                      Comentário


                        #12
                        As revistas dão tanta ênfase á dinâmica pq o público alvo assim o exige, quem compra revistas de carros regularmente normalmente é o apaixonado por carros e tem o factor dinâmica como um dos principais requesitos de um automóvel, o publico generalista está-se a ***** para isso, salvo raras excepções os carros hoje em dia são todos bastante bons a nível dinâmico e as diferenças que existem são irrelevantes no mundo real do dia a dia.

                        Comentário


                          #13
                          A Quattrorute penso que tem um método para medir o conforto dos carros.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                            Uma coisa é descurar o comportamento dinâmico, outra é focar só nisso.

                            Qualquer consumidor esclarecido sabe que basta mudar pneus, taragem dos amortecedores (suspensao desportiva) e rebaixamento (distancia ao solo).

                            O que a imprensa devia fazer era cobrir todas as opcoes. Porque nao tem nada a ver o comportamento de 1 configuracao com a outra.

                            Ou seja um A4 com configuração standard vs sport, serie 3 com kit normal ou kit desportivo.

                            Isso sim tinha valor.

                            E nós aqui no fórum temos sempre 1 perspectiva desviada.

                            Eu ontem fui a 1 jantar com pessoas com audi a3 tdi, mercedes c270 cdi e eu com 1 206 hdi e eles perguntavam porque ia eu tao depressa.

                            Nem toda a gente se interessa por dinamica

                            Mas isso dava para 1 debate interminavel.
                            Concordo com isto.

                            Comentário


                              #15
                              Como já alguns referiram, acho importante que se fale na dinâmica porque tem havido uma escalada de potência e binário que o exige.
                              Especialmente com a dieselização e o aparecimento de motores destes biturbo, bem como os motores turbo a gasolina de baixa cilindrada, que oferecem quantidades generosas de binário (já nem falo da potência), hoje em dia os carros tem prestações que exigem toda uma afinação para colocar com segurança a potência no chão.
                              Além disso maior potência significa maiores velocidades, e desviar de um obstáculo ou de um imprevisto a maiores velocidades exige chassis em condições, caso contrário imaginem o que seria comprar um biturbo diesel e depois fugir de frente como um maluco em qualquer curva, patinar as rodas nas 3 ou 4 primeiras mudanças e depois de ir embalado e precisar de travar forte e desviar-se de um obstáculo andar ali que nem um barco a curvar que acabava ora capotado ora com os passageiros enjoados de tanta oscilação...
                              É que hoje em dia qualquer utilitário embalado marca 180km/h ou mais de ponteiro, quando não vai muito tempo os carros tinham no número 180 o limite máximo da escala do velocimetro!!
                              E quem diz que as pessoas não tiram partido da dinâmica não é bem assim, há sempre um dia em que se está mais atrasado ou com mais pressa e o pedal da direita começa a escorregar bem para baixo...

                              Cumprimentos

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                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                É desesperante como as revistas em testes e comparativos se preocupam com um parâmetro perfeitamente secundário para a generalidade do cidadão que não é street racer e rola quase sempre em estradas e autoestradas a direito. Já com o conforto (suspensões, bancos, ruído de rolamento), bem mais relevante, em geral pouco dizem.
                                É que essas revistas são compradas por street racers, não pelos tais cidadãos em geral.. lol. Esse cidadãos só compram de 10 em 10 anos, quando estão para mudar de carro

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                                  #17
                                  Se pegarem em revistas francesas eles na dinamica metem o corforto e para mim conforto é aquilo obrigatorio num carro, é como quando se vai comprar um fones e ate dao bom som mas ao fim de uma hora nos ouvidos tornam-se insuportaveis.

                                  Em portugal ja reparei que muitas vezes nem o conforto de um carro sabem avaliar, apenas falam em adornar de carroçaria ou tendencia a fujir de frente ou de traseira... etc etc

                                  Por exemplo os franceses criticam de alguma forma o novo Laguna por ir por caminhos germanizados de penalizar o conforto e favor de um adornar diminuido mas sera que isso salta atençao, sera que eu quero que ele adorne menos a certas velocidades em curva ou que ele me ofereça maior descanço nas muitas irregularidades que se encontram nas nossas estradas dentro e fora da cidade.

                                  È que sao poucas as estradas compativeis com suspensoes rijas porque a maior parte delas estao cheia de sulcos e rasgos feitos para os servidos.

                                  Acho que os franceses sao mais amigos da familia e os alemaes mais amigos dos prazeres do condutor apenas no que toca a adornar e mesmo assim!!

                                  Nao sao as pessoas que ditam as regras, é o markting que leva as pessoas a desejar algo. E a melhor maneira de ganhar a guerra é mentalizar as pessoas que a dinamica é que é e o conforto nem vale a pena ser mencionado.

                                  Cada vez mais acho que facil é fazer um carro com boa dinamica, dificil é que ele seja excelente em conforto e ofereça rapides de reacçoes quando é necessario.

                                  Depois ha o factor ilusao, muitos carros dao a ilusao de tal capacidade o que dps em comparaçao directa nos limites nao se verifica ou tornam-se descontrolaveis apos certos patamares.

                                  È normal as nossas revistas frisarem certos pormenores, se repararmos elas sao 'copias' das ediçoes alemaes e cada nacionalidade ainda tem as suas caracteristicas e favorecem pontos diferentes de interesse.

                                  A quattroroute é exemplar em muitas das mediçoes que fazem, assim como a l'automobile que descreve cada carro e mete valores de ruido. Ja outras revistas cheias de erros e paleio que pouco diz ate repetem comparativos sabe-se la quantas vezes deve ser para mentalizar que um produto n presta ou é bom conforme cheira.

                                  Cada vez tenho menos duvidas que ha muita corrupçao por tras dos media a nivel geral, ainda a pouco foi no mundo da informatica e no mundo dos automoveis estamos perante coisas identicas. Basta ver o que eles dizem e o que nos num geral achamos do mesmo modelo e versao.
                                  Editado pela última vez por Cagi; 16 December 2007, 17:10.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                    È que sao poucas as estradas compativeis com suspensoes rijas porque a maior parte delas estao cheia de sulcos e rasgos feitos para os servidos.
                                    Isso já depende da utilização de cada um e da zona onde mora...
                                    Cidades mais pequenas/recentes e tal não tem centros históricos em paralelo, tem já tudo em alcatrão, e muita gente que faz muitos kms por ano são feitos geralmente em AE e aí suspensões mais duras não incomodam.
                                    Ainda ontem andei num Serie 5 com perto de 200 mil kms feitos em 4 anos, não tinha um ruido parasita, mas sei que uma parte considerável daqueles kms foram feitos em boas estradas, não é propriamente carro de cidade...

                                    Cumprimentos

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                      Uma coisa é descurar o comportamento dinâmico, outra é focar só nisso.

                                      Qualquer consumidor esclarecido sabe que basta mudar pneus, taragem dos amortecedores (suspensao desportiva) e rebaixamento (distancia ao solo).

                                      O que a imprensa devia fazer era cobrir todas as opcoes. Porque nao tem nada a ver o comportamento de 1 configuracao com a outra.

                                      Ou seja um A4 com configuração standard vs sport, serie 3 com kit normal ou kit desportivo.

                                      Isso sim tinha valor.

                                      E nós aqui no fórum temos sempre 1 perspectiva desviada.

                                      Eu ontem fui a 1 jantar com pessoas com audi a3 tdi, mercedes c270 cdi e eu com 1 206 hdi e eles perguntavam porque ia eu tao depressa.

                                      Nem toda a gente se interessa por dinamica

                                      Mas isso dava para 1 debate interminavel.
                                      É que nem tentes!

                                      Esses parâmetros não são brincadeira!!! É preciso saber bastante para mexer neles e muito tempo para testar cada configuração!

                                      E para complicar, basta mexer numa coisa para ter de mexer nas outras duas...

                                      Carros não é para todos!

                                      Além disso, esses itens não são os mais importantes! E a distribuição de pesos? E o momento de inércia polar? Já para nem falar da geometria/tipo de suspensão...

                                      ---------------------


                                      Quanto ao tópico, eu sou daqueles que gostam de comprar revistas, mas não para comprar, para os ouvir falar (principlamente a EVO e a Top Gear), e, para mim, o factor "conforto" não é assim tão importante, o nosso carro não é um Rolls e não... Por exemplo, detesto os volantes fininhos do franceses... Acho muito mais importante o factor dinâmica, já que me sinto confortável é a curvar a alta-velocidade e ver o carro estável e a passar pelo meio do trânsito em segurança, depois chegam os paralelos... uma pessoa abranda :D
                                      Editado pela última vez por Vibri; 16 December 2007, 20:06.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                        Uma coisa é descurar o comportamento dinâmico, outra é focar só nisso.

                                        Qualquer consumidor esclarecido sabe que basta mudar pneus, taragem dos amortecedores (suspensao desportiva) e rebaixamento (distancia ao solo).

                                        O que a imprensa devia fazer era cobrir todas as opcoes. Porque nao tem nada a ver o comportamento de 1 configuracao com a outra.

                                        Ou seja um A4 com configuração standard vs sport, serie 3 com kit normal ou kit desportivo.

                                        Isso sim tinha valor.

                                        E nós aqui no fórum temos sempre 1 perspectiva desviada.

                                        Eu ontem fui a 1 jantar com pessoas com audi a3 tdi, mercedes c270 cdi e eu com 1 206 hdi e eles perguntavam porque ia eu tao depressa.

                                        Nem toda a gente se interessa por dinamica

                                        Mas isso dava para 1 debate interminavel.
                                        não explicaste que eras o Superfast?

                                        Comentário


                                          #21
                                          ainda ontem ia numa estrada que era um pouco ondulada, e à minha frente ia uma BMW serie3 nova, toda fixe, mas parecia uma tábua e eu até me ri, pois ia nas calmas e eu imaginava o conforto dentro dela, pois o que era para mim uma ondulação calma e bem amortecida sem afectar a segurança, nela parecia ir em cima de pedras.. tal era as sacudidelas que dava..

                                          e pensei, que raio de gente compra uma carrinha mete pneus que têm ai uns 3cm de altura com jantes de uns 19" (vi à tarde uma Audi A4 sport ou lá o que é) que deve ter cá um conforto! É só pelo estilo!

                                          Mais, digam-me, num uso de 99% das pessoas, que interessa ter um TDi 115 ou 130cv?! Nada!!! (um exemplo como outros)

                                          Interessa ao portuga dizer isso.. "tenho um Tdi 130cv que é melhor que o teu de 115cv" apenas isso!

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                                            #22
                                            Sempre achei que as revistas portuguesas falam dos carros como se quem tivesse a ler fosse piloto.

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                                              #23
                                              Embora concorde em mtas csas c o 1º post deste tópico, gostava de deixar a minha opiniao em dois pontos:

                                              - As revistas teem um publico alvo, e esse preocupa-se c esse aspecto;

                                              - Cresci a ler revistas, e ja falei disto aqui no forum, em q um bom comportamento dinamico era um carro ser capaz de grandes velocidades em curva sem grande adornar e manter um bom nivel de conforto. As melhores pontuaçõesíam para os q tinham o melhor compromisso no binário eficacia em curva/conforto. Hje parece q ter um bom comportamento dinâmico, é um carro curvar mto bem!
                                              Editado pela última vez por ESPRIT; 16 December 2007, 22:33.

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                                                #24
                                                Estou a ver que a minha opinião em relação às revistas não é assim tão minoritária. Claro que também considero a "dinâmica" como um factor a ter em conta, e não compraria um "barco". Simplesmente 90% dos carros são mais do que adequados neste aspecto para um condutor normal. Ao invés, no que toca a conforto (nos seus vários níveis) há diferenças bem grandes entre modelos, é um parâmetro mais relevante para a maioria das pessoas e quase nada se diz nos textos.

                                                Aliás, como bem disseram, só em Portugal é que quase somos obrigados a comprar carros com jantes de liga de 18 ou 19" e pneus monstruosos que só devem originar é dores de costas e de carteira quando é preciso mudá-los. Quando comprei o Ypsilon da minha mulher bem me queriam convencer a trazê-lo com umas superjantes mas insisti nas normais, precisamente para não prejudicar o conforto. Se calhar adorna um pouquinho mais em curva, mas que se dane, como está serve perfeitamente para o uso que tem.

                                                Para ver as diferenças basta fazer umas pesquisas de modelos conceituados da Audi, BMW e Mercedes no mobile.de, e ver como muitos carros com um par de anos têm lá simples jantes de aço...mesmo sendo muito dinâmicos!

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                                                  #25
                                                  Acho que existe uma diferença entre bom comportamento e comportamento seguro que nem sempre é distinguido pelas revistas da especialidade, ou pelo menos não é bem explicado.

                                                  Quantos de nós não conduziu já alguns carros, em que as revistas elogiavam o seu bom comportamento e depois se verifica que não têm um comportamento seguro? Assim de repente, estou a lembrar-me dos AX, Saxos cup e 106 Gti, que tinham (segundo dizem) um excelente comportamento, mas que, na minha opinião, não têm um comportamento seguro.
                                                  Isto porque, e lembro que é só a minha opinião, tinham uma capacidade de curvar a velocidades bem altas, mas que a partir de um certo ponto se fugissem da trajectória ou fosse necessário travar em curva, dificilmente alguém os agarrava.
                                                  Dei estes carros como exemplo, mas existem mais na mesma situação.

                                                  Eu prefiro um carro que permita passar em curva sem sobressaltos, apesar de outros poderem passar mais depressa, pois se houver algum contratempo ao curvar, será, quase de certeza, mais fácil de reagir e corrigir o que possa correr mal.

                                                  Outro erro em que muitas vezes as revistas incorrem, é não adequarem a avaliação do comportamento em função do tipo e segmento do carro que avaliam, ou seja, do valor que tem o comportamento do carro para o objectivo com que foi concebido, bem como do seu cliente potencial.

                                                  Por exemplo, todas as revistas consideram que o BMW série 5 tem melhor comportamento que o Mercedes classe E; porém, se calhar, para o cliente tipo de um carro deste segmento é mais importante o conforto do que alguns segundos a menos numa qualquer estrada de montanha.
                                                  É óbvio que o comportamento, mesmo nestes carros, é importante, apenas acho que devia ser analisado mais na vertente da segurança do que na da precisão e da rapidez que o mesmo permite.

                                                  Já no caso de um 911 ou de outro qualquer do mesmo tipo, deve-se dar toda a atenção à máxima eficácia que o comportamento permite.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                    não explicaste que eras o Superfast?
                                                    Que piada

                                                    Falo em estradas nacionais que o limite era 70 ...eu ia a 70 mas estava a distanciar-me e tive que abrandar para os 55 que era a média do comboio...todos com carros de segmento superior ao 206

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      De facto, ainda há dias comentei isso com o meu pai. As revistas nacionais centram-se de uma maneira absurda em torno da dinâmica.

                                                      Está certo que num ponto de vista de entre verdadeiros apreciadores de automóveis, esta tenha um peso enorme, no entanto não esquecer que 95% dos compradores ou talvez mais não vão usufruir minimamente dessas diferenças dinâmicas, são preciosismos. É certo que hoje em dia não há carros modernos que sejam inseguros ou instáveis, muito menos perigosos, há uns que transmitem maior feeling de condução que outros ou talvez possam ter uma velocidade de passagem em volta, num circuito, ligeiramente superior, mais nada.

                                                      Eu, pessoalmente, dou imensa importância ao conforto de suspensão, bancos, insonorização, itens esse que são certamente de maior relevo para a maioria dos compradores, não dos que participam em fóruns de automóveis, mas dos que realmente usam os veículos. Infelizmente, vejo esse item largamente desprezado pelas revistas, relegado para último plano sem perceber bem porquê.

                                                      Dou um exemplo; a minha tia tem um 320D 150cv, desde novo. A opinião dela sobre o carro é a seguinte: "[...]parece-me um bocado instável quando está a chover, a luz do controlo de tracção acende muitas vezes. Gostava bem mais do meu antigo Opel, era bem mais estável e confortável. "

                                                      Ora, tal como ela, acredito que a grande maioria dos condutores (talvez mais de 90%) não faça ideia do que tem em mãos, para esses o importante será um automóvel seguro, com elevados limites de aderência e.. conforto!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Haja pão

                                                        Espero neste tópico não levar porrada. Pois na realidade eu sou um dos que dá maior relevância à Segurança e Comodidade. E por exemplo eu na minha opinião, na segurança incluo o nº de CV suficientes, para em E.N. poder fazer uma ultrapassagem sem grandes sobressaltos. E embora saiba que os franceses nestes campos sãqo referência, no nosso mercado constatamos que como somos um País em que a popução na sua esmagadora maioria aufere de elevados rendimentos as marcas mais apetecíveis são as Germânicas AudY, MB e BMW. E depois temos os defensores dos veículos nipónicos pq. são os mais fiáveis. A sensação que tenho relativamente ao custo de qualquer das marcas germânicas que referi é como aquela que li há uns anos acerca cas T-Shirt Lacoste. Pagávamos 1.000$00 pela T-shirt e + 5.000$00 pelo crocodilo.
                                                        O problema é a treta das retomas, quando ao fim de 3 ou 4 anos de uso do meu BX 1.4 TGE só por sorte o vendi a um amante do modelo, porque stands houveram que liminarmente não o aceitavam. E o carro estava impecável. Sempre revisto na Citro. Daí restarem nesse tempo os Peugeot e os Renault. Espero bem que o novo modelo do C5 quebre o enguiço. Pois acho que o novo modelo é de facto espectacular.
                                                        Fiquem bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          De facto as revistas focam demasiado o aspecto da dinámica, como se esse fosse o factor principal de um carro.

                                                          De qualquer modo, um bom carro é um carro que corresponda às exigências do seu comprador na sua totalidade



                                                          PS: Eu dou muita importância à dinamica

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            neste momento a dinamica é para mim a principal caracteristica nos automoveis , relaçao dinamica / preço

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