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    Melhoramento da Massa/Terra

    DESCARGAS ELECTROSTÁTICAS

    O fenómeno

    Muitas pessoas se queixam dos efeitos incómodos de descargas electrostáticas quando tocam as portas do carro ou os puxadores metálicos de portas. Estes efeitos consistem em picadas dolorosas nas pontas dos dedos.

    Quando se esfregam os pés num tapete é possível provocar noutra pessoa um efeito semelhante ao descrito, quando se toca nela.

    Estes fenómenos acontecem com mais facilidade quando o ar está seco, ja todos nos sentimos isto, por vezes pode ser mais grave que uma simples picadela nos dedos... pode causar faisca quando estamos a abastecer e provocar mesmo chama. :neutral:

    Ora bem para evitar isto deixo aqui concelhos basicos:

    Formas de evitar os incómodos

    Sabendo-se as causas do fenómeno e a maneira como afecta as pessoas, podem aí procurar-se os processos de evitar ou reduzir os efeitos.

    Não sendo, normalmente, fácil evitar a electrização, existem formas simples de minimizar os efeitos.

    Por exemplo, antes de tocar as partes metálicas dum carro, ao sair deste, apertar com firmeza as chaves do carro e tocar, com elas na superfície metálica. A descarga existe, mas dá-se entre as partes metálicas, evitando-se a descarga através dos dedos. Só depois de descarregado o corpo, se deve sair do carro. Outra medida consiste em segurar a carroçaria metálica do carro, antes de fazer a separação do corpo do assento para sair do carro.

    Para abrir uma porta pegando no puxador e não havendo chaves ou moedas por perto, tocar no puxador com as “costas” dos dedos, partes menos sensíveis dos dedos, por terem menos nervos.


    Podemos tambem melhorar a massa/terra da eletricidade do automovel, deixo aqui um exemplo de um celica 5ªgeração









    Comprimento dos cabos:
    A = 28 centímetros
    B = 49 centímetros
    C = 40 centímetros
    D = 60 centímetros
    E = 75 centímetros
    F = 35 centímetros

    Localizar onde os cabos estão existentes terra (eles são negros)

    Desde o alternador para o corpo A

    A partir da bateria terminais para o corpo - apenas atrás do pop - up luz F

    A partir da bateria terminais para o topo da caixa de velocidades E

    Do corpo - posição semelhante à alternador posição corporal, mas no lado oposto do carro, você vai encontrar um fio preto que alimenta sob a caixa de ar / filtro secção de um parafuso perto colector de escape. D

    Remova o alternador para o corpo cabo e substituir com mais curto espaço fornecido cabo 28 centímetros

    Localize o No4 cabo, remover e substituir com os 60 centímetros por cabo, observando que uma extremidade possui um conector maior (necessário para o motor final).

    Adicione um cabo do corpo final de No4 para uma adequada ferrolho da parte superior do corpo da borboleta (ver foto) 49 centímetros

    Retire o terminal negativo da bateria e, em seguida, retire o acompanha leva a partir do topo da caixa de velocidades e de trás do pop - up luz. 35 centímetros e 75 centímetros (maiores conector para cima da caixa)

    Anexar o leva a partir do novo terminal para o topo da caixa e, por trás do pop - up luz.

    Anexar chumbo de No4 posição definitiva sobre o corpo de volta para o cabo de ligação do terminal (talvez esta poderia ser pré - inscritos) 40 centímetros

    Anexar terminais à bateria.

    e está pronto...

    Fonte:www.celicasclub.com

    #2
    a) Em que é que esses melhoramentos evitam apanhar mais "choques" ou não? Vejo-os completamente descorrelacionados do acumular de cargas eléctricas no corpo;

    b) Em que é que esses melhoramentos beneficiam o desempenho do carro? Se a chapa não tiver falhas, tens um condutos maciço de de grande secção (a chapa).

    c) Essas ligações a vermelho são boas para enganar (ligações do terminal negativo da bateria, por convenção, devem fazer-se a preto, sendo as positivas a vermelho).

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