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Problema Fiat Tempra

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    Problema Fiat Tempra

    Tenho um Fiat Tempra de 95, que é o meu dia a dia na faculdade.

    Já há um ano ou mais que ele tem este problema, não é impeditivo, mas é bastante irritante.


    O problema é quando se acelera ele tem "solavancos" na aceleração, ou falta parcial desta, isto acontecendo mais na primeira e segunda mudança, no entanto podendo acontecer em qualquer uma, nomeadamente na 5a, quando se vai em autoestrada e de repente começa a perder força, e dps volta. Este sintoma vai e volta, não é constante, pode estar umas semanas sem o fazer, e depois passar dias a fio nisso.

    Seguido deste problema, acende muitas vezes a luz do injector. Há um pequeno promenor, se eu fizer muito rapidamente "acelarar-tirar pe do acelarador-acelarar.." esta luz desliga e pára momentaneamente de fazer os solavancos.. obviamente que mais tarde volta tornando esta técnica obsoleta. Se eu parar o carro e ficar em ponto morto o conta-rotações faz um acelarar padrão ascensivo e descensivo entre as 10 e as 20 rotações sem eu tocar no pedal.


    Acho que descrevi tudo.
    A minha razão de vir ao forum é porque nem na marca me sabem dizer o que isto é.. mesmo depois de deixarem o gajo ligado á "maquina" um dia inteiro. Um mecânico já me disse que pode ser o potenciómetro borboleta, mas q custa 600 euros e ate pode nem ser disso...

    any help?

    #2
    Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
    Tenho um Fiat Tempra de 95, que é o meu dia a dia na faculdade.

    Já há um ano ou mais que ele tem este problema, não é impeditivo, mas é bastante irritante.


    O problema é quando se acelera ele tem "solavancos" na aceleração, ou falta parcial desta, isto acontecendo mais na primeira e segunda mudança, no entanto podendo acontecer em qualquer uma, nomeadamente na 5a, quando se vai em autoestrada e de repente começa a perder força, e dps volta. Este sintoma vai e volta, não é constante, pode estar umas semanas sem o fazer, e depois passar dias a fio nisso.

    Seguido deste problema, acende muitas vezes a luz do injector. Há um pequeno promenor, se eu fizer muito rapidamente "acelarar-tirar pe do acelarador-acelarar.." esta luz desliga e pára momentaneamente de fazer os solavancos.. obviamente que mais tarde volta tornando esta técnica obsoleta. Se eu parar o carro e ficar em ponto morto o conta-rotações faz um acelarar padrão ascensivo e descensivo entre as 10 e as 20 rotações sem eu tocar no pedal.


    Acho que descrevi tudo.
    A minha razão de vir ao forum é porque nem na marca me sabem dizer o que isto é.. mesmo depois de deixarem o gajo ligado á "maquina" um dia inteiro. Um mecânico já me disse que pode ser o potenciómetro borboleta, mas q custa 600 euros e ate pode nem ser disso...

    any help?
    Não sei se se trata do mesmo, mas no Corsa também ando a notar isso, nomeadamente quando estou a entrar numa rotunda e paro para os carros passarem. Depois, aquando do arranque, o carro dá-me um solavanco estranho, mas só acontece na 1ª relação...Alguém me (nos) pode ajudar??

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
      Tenho um Fiat Tempra de 95, que é o meu dia a dia na faculdade.

      Já há um ano ou mais que ele tem este problema, não é impeditivo, mas é bastante irritante.


      O problema é quando se acelera ele tem "solavancos" na aceleração, ou falta parcial desta, isto acontecendo mais na primeira e segunda mudança, no entanto podendo acontecer em qualquer uma, nomeadamente na 5a, quando se vai em autoestrada e de repente começa a perder força, e dps volta. Este sintoma vai e volta, não é constante, pode estar umas semanas sem o fazer, e depois passar dias a fio nisso.

      Seguido deste problema, acende muitas vezes a luz do injector. Há um pequeno promenor, se eu fizer muito rapidamente "acelarar-tirar pe do acelarador-acelarar.." esta luz desliga e pára momentaneamente de fazer os solavancos.. obviamente que mais tarde volta tornando esta técnica obsoleta. Se eu parar o carro e ficar em ponto morto o conta-rotações faz um acelarar padrão ascensivo e descensivo entre as 10 e as 20 rotações sem eu tocar no pedal.


      Acho que descrevi tudo.
      A minha razão de vir ao forum é porque nem na marca me sabem dizer o que isto é.. mesmo depois de deixarem o gajo ligado á "maquina" um dia inteiro. Um mecânico já me disse que pode ser o potenciómetro borboleta, mas q custa 600 euros e ate pode nem ser disso...

      any help?
      em principio é disso mesmo.pelo menos nos swifts é crónico,e os sintomas são exactamente os mesmos.isso deve dar para afinar,mas dá um bocado de trabalho por isso é que eles dizem para comprar novo

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        #4
        olha eu tenho o mesmo problema numa marea 1.6 de manha a frio pega mas depois tem um trabalhar irregular,depois de andar alguns kms começa a acender a luz da injecção quando desacelero,ou seja se vou a acelarar e desacelero acende a luz da injecção e se depois tiver que parar o carro ou vai abaixo ou fica com uma rotaçao muito baixa e tive a pesquisar na net e a unica coisa que vi era pessoal a levar o carro a marca e raramente eles davam com o problema,já me disseram que era o potenciometro,valvula de temperatura,centralina etc, a unica coisa que resulta para por o carro a trabalhar normalmente é quando está com esses sintomas é parar o carro sem o deixar ir abaixo,desliga-lo por cerca de 1 minuto e depois liga-lo que fica normal(pelo menos no meu caso resulta)

        Comentário


          #5
          ya o meu faz o mesmo, deixa-se ir a rotaçoes mt baixas.. mas nao vai abaixo.. abana-se todo, mas nao vai abaixo.. ng sabe o que isto é?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
            ya o meu faz o mesmo, deixa-se ir a rotaçoes mt baixas.. mas nao vai abaixo.. abana-se todo, mas nao vai abaixo.. ng sabe o que isto é?
            o problema é que muitas vezes nem a propria marca sabe o que é e querem mudar peças por tentativas sempre com o cliente a pagar,vê por ex o meu carro,as vezes trabalha bem outras mal,se for a maquina e estiver a trabalhar bem e eles não descobrirem nada começam a substituir isto e aquilo por tentativas, muitas vezes até mudam a centralina sem terem a certeza que o problema vem dai,por isso é que eu tenho receio de levar o carro a marca,houve um tipo que tinha um punto em que lhe mudaram uma data de coisas incluindo a centralina e passado 2 semanas estava a fazer o mesmo

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              #7
              a mim queriam que eu desse 600 euros por um potenciometro borboleta novo.. mas nao tinham certeza que seria disso uma vez que a máquina nao detectou nada...

              ng sabe nada de nada? nao ha sucessos?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                a mim queriam que eu desse 600 euros por um potenciometro borboleta novo.. mas nao tinham certeza que seria disso uma vez que a máquina nao detectou nada...

                ng sabe nada de nada? nao ha sucessos?
                falam de fichas com pinos com folga,da sonda lambda,do potenciometro,da valvula de temperatura(dos bravos e marea),da centralina, de cabos a fazerem massa etc,já me disseram para ir a um centro de diagnostico da bosh para meter o carro na maquina, e se o problema persistir é isso que eu vou fazer,prefiro a bosh á fiat,porque já li tanta coisa da fiat que não confio neles, se eles é que constroem o carro têm obrigação de saber quais os problemas do mesmo,mas parece que isso não acontece,há um membro aqui do forum que tem um caso em tribunal com a fiat por causa de um stilo que tem uns problemas semelhantes a estes,a coisa já vai á uma data de tempo e a fiat ainda não resolveu o problema do carro,se pesquisares encontras esse topico desse membro do forum

                Comentário


                  #9
                  gracias...

                  entretanto se alguem souber melhor sobre este prob que diga

                  Comentário


                    #10
                    já agora diz-me qual é o motor do tempra é que por o preço que disseste o mecanico queria mudar-te o corpo da borboleta completo

                    Comentário


                      #11
                      é o 1.4 gasolina, do modelo Liberty lançado no fim da era Tempra..

                      Comentário


                        #12
                        é que o potenciometro da borboleta da marea 1.6 custa 110€ já com iva,por isso o potenciometro desse tempra não pode custar 600€,o que custa cerca de 700€ já com iva é o corpo da borboleta

                        Comentário


                          #13
                          pelos vistos ninguem sabe resolver o nosso problema..

                          Comentário


                            #14
                            Um potenciómetro da borboleta por 600€!???

                            Por esse preço trazes o Throttle Body e o colector de admissão completo.

                            O problema também me parece ser originado por esse mesmo potenciómetro, até a instabilidade do ralenti (entre as 1000 e as 2000rpm), indicia isso.
                            Vai a uma sucata e pede o potenciómetro do acelerador, não deve ficar por mais de 30€!
                            Se resolver o problema, aconselho-te a comprar um novo, mas a alguém sério! (não deverá custar mais de 100€).

                            Comentário


                              #15
                              Não se mudam potenciómetros da borboleta, isso não vai resultar, nunca avaria.
                              Verifica em primeiro lugar:
                              - a tampa do distribuidor
                              - Se há fugas nos tubos de vácuo/ rasgdos/ desencaixados
                              - limpeza do corpo da borboleta
                              - O estado dos pinos do módulo electrónico e do lado da cablagem (apertado no torpedo, geralmente é um Magneti Marelli) e o tubo de vácuo que entra no mesmo módulo.
                              - O fucionamento do actuador de ralenti (motor passo-a-passo), peça preta em plástico que aperta no corpo de injecção com três parafusos de chave torx, geralmente é um Bosch 0 132 008 600, igual ao dos dos motores 1.4 PSA do 106/ZX). Se ao desligar a ficha deste actuador o motor for abaixo em princípio o problema é sujidade no corpo da borboleta.
                              - A sonda lambda tem 3 fios, dois do aquecedor da sonda, numa ficha, mais um separado. Esse é que traz os valores para a centralina. Desviando a protecção do respectivo terminal em borracha mede os valores de tensão (contínua) com o motor quente entre este terminal e a massa, acelerando deverá variar entre 0.2 e 0.7 volts. Se não variar a sonda está avariada (que é o mais certo para um carro desses de 95..)
                              Qualquer dúvida apita!

                              Comentário


                                #16
                                Mais uma dica:
                                Se precisares de peças usadas podes procurar em Lancias Delta 1.4 cuja mecânica é toda igual.

                                Comentário


                                  #17
                                  Telmauto, mas já vi num motor Rover K um potenciómetro a funcionar mal, tanto que fazia o motor ora engasgar ora acelerar sozinho. Não era a IACV (stepper motor), era mesmo o potenciómetro do acelerador que está na borboleta! Mesmo ao mexer-lhe com a mão, conseguia-se notar alterações no regime do motor.
                                  E o Clio do Carrega-lhe parece que também já teve o mesmo problema.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                                    Telmauto, mas já vi num motor Rover K um potenciómetro a funcionar mal, tanto que fazia o motor ora engasgar ora acelerar sozinho. Não era a IACV (stepper motor), era mesmo o potenciómetro do acelerador que está na borboleta! Mesmo ao mexer-lhe com a mão, conseguia-se notar alterações no regime do motor.
                                    E o Clio do Carrega-lhe parece que também já teve o mesmo problema.

                                    O problema não seria folga na própria borboleta ou nos pinos do potenciómetro?..
                                    O que custa 600 eur é de facto um corpo de injecção completo, nesse caso a solução passa por um usado que não tenha o injector entupido...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                      O problema não seria folga na própria borboleta ou nos pinos do potenciómetro?..
                                      O que custa 600 eur é de facto um corpo de injecção completo, nesse caso a solução passa por um usado que não tenha o injector entupido...
                                      A borboleta estava impecável, mas era possível que fosse um dos pinos do potenciómetro!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                        Não se mudam potenciómetros da borboleta, isso não vai resultar, nunca avaria.
                                        Verifica em primeiro lugar:
                                        - a tampa do distribuidor
                                        - Se há fugas nos tubos de vácuo/ rasgdos/ desencaixados
                                        - limpeza do corpo da borboleta
                                        - O estado dos pinos do módulo electrónico e do lado da cablagem (apertado no torpedo, geralmente é um Magneti Marelli) e o tubo de vácuo que entra no mesmo módulo.
                                        - O fucionamento do actuador de ralenti (motor passo-a-passo), peça preta em plástico que aperta no corpo de injecção com três parafusos de chave torx, geralmente é um Bosch 0 132 008 600, igual ao dos dos motores 1.4 PSA do 106/ZX). Se ao desligar a ficha deste actuador o motor for abaixo em princípio o problema é sujidade no corpo da borboleta.
                                        - A sonda lambda tem 3 fios, dois do aquecedor da sonda, numa ficha, mais um separado. Esse é que traz os valores para a centralina. Desviando a protecção do respectivo terminal em borracha mede os valores de tensão (contínua) com o motor quente entre este terminal e a massa, acelerando deverá variar entre 0.2 e 0.7 volts. Se não variar a sonda está avariada (que é o mais certo para um carro desses de 95..)
                                        Qualquer dúvida apita!
                                        O meu uno também andava aos soluços, troquei-lhe o tubo (roto) que leva os vapores do motor para o filtro do ar e ficou porreiro, pá!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tive um Fiat Uno e tive o mesmo problema. Andei com o carro assim durante uns bons meses e nunca o conseguíram arranjar. Isso são problemas crónicos dos Fiat. Vende isso e não te metas mais em Fiat.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AnibalPeres Ver Post
                                            Tive um Fiat Uno e tive o mesmo problema. Andei com o carro assim durante uns bons meses e nunca o conseguíram arranjar. Isso são problemas crónicos dos Fiat. Vende isso e não te metas mais em Fiat.
                                            Gosto dessa maneira de pensar.


                                            Graças a ela acabei de comprar um FIAT Tipo 1.4ie de 93, com air-bag, vidros electricos, fecho central, radio, alarme, tecto de abrir, pneus novos, de garagem completamente imaculado, revisões em dia, histórico dos dois antigos donos, e inspecionado até julho de 2008, por apenas 650€...





                                            E não se esqueçam também que os ALFAs, mesmo o 159, o Brera, e pasme-se, o 8C, desafinam carburadores, dão problemas electricos, apodrecem, cheiram mal, andam pouco, quando conseguem andar mais de 2km sem parar , gastam muito, e metem agua pelo escape...



                                            Já para não falar do GPL que explode, é mais perigoso que energia nuclear, também cheira mal, além de ser preciso adquirir um reboque com um depósito de 600 litros para ter autonomia para chegar de lisboa a sobral de montagraço, que já não tem parque infantil, e por isso também já não mete piada lá ir...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                              Gosto dessa maneira de pensar.


                                              Graças a ela acabei de comprar um FIAT Tipo 1.4ie de 93, com air-bag, vidros electricos, fecho central, radio, alarme, tecto de abrir, pneus novos, de garagem completamente imaculado, revisões em dia, histórico dos dois antigos donos, e inspecionado até julho de 2008, por apenas 650€...





                                              E não se esqueçam também que os ALFAs, mesmo o 159, o Brera, e pasme-se, o 8C, desafinam carburadores, dão problemas electricos, apodrecem, cheiram mal, andam pouco, quando conseguem andar mais de 2km sem parar , gastam muito, e metem agua pelo escape...



                                              Já para não falar do GPL que explode, é mais perigoso que energia nuclear, também cheira mal, além de ser preciso adquirir um reboque com um depósito de 600 litros para ter autonomia para chegar de lisboa a sobral de montagraço, que já não tem parque infantil, e por isso também já não mete piada lá ir...

                                              Toma lá um prá colecção, Baiones. É um 1.4 SX DGT.

                                              Este não está menos revisado, de certeza...
                                              Até tem jantes e pneus novos e direcção nova e bomba da direcção, e sonda lambda nova e escape novo e o tecto reparado e vidros eléctricos reparados e distribuição mudada e ... muito mais, até cansa escrever, ... não vale o trabalho que deu...
                                              E foi comprado por um preço muito mais favorável, digamos que foi MESMO barato.
                                              Ficheiros anexados
                                              Editado pela última vez por telmauto; 31 December 2007, 12:03.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                                Toma lá um prá colecção, Baiones. É um 1.4 SX DGT.

                                                Este não está menos revisado, de certeza...
                                                Até tem jantes e pneus novos e direcção nova e bomba da direcção, e sonda lambda nova e escape novo e o tecto reparado e vidros eléctricos reparados e distribuição mudada e ... muito mais, até cansa escrever, ... não vale o trabalho que deu...
                                                E foi comprado por um preço muito mais favorável, digamos que foi MESMO barato.
                                                lol!


                                                Graças a deus que toda a gente diz mal!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tive um Fiat Tempra SW 1.4 ie Liberty matricula ** - ** - EM que tinha exactamente o mesmo problema e curiosamente nunca foi resolvido porque na Fiat nunca conseguiram detectar o problema e acabou por ser vendido recentemente.

                                                  Só compensa gastares esse montante se achas que vais ficar com o carro a longo prazo e se o problema fica definitivamente resolvido.

                                                  Boa Sorte

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                    Gosto dessa maneira de pensar.


                                                    Graças a ela acabei de comprar um FIAT Tipo 1.4ie de 93, com air-bag, vidros electricos, fecho central, radio, alarme, tecto de abrir, pneus novos, de garagem completamente imaculado, revisões em dia, histórico dos dois antigos donos, e inspecionado até julho de 2008, por apenas 650€...





                                                    E não se esqueçam também que os ALFAs, mesmo o 159, o Brera, e pasme-se, o 8C, desafinam carburadores, dão problemas electricos, apodrecem, cheiram mal, andam pouco, quando conseguem andar mais de 2km sem parar , gastam muito, e metem agua pelo escape...



                                                    Já para não falar do GPL que explode, é mais perigoso que energia nuclear, também cheira mal, além de ser preciso adquirir um reboque com um depósito de 600 litros para ter autonomia para chegar de lisboa a sobral de montagraço, que já não tem parque infantil, e por isso também já não mete piada lá ir...
                                                    Prefiria dar esses 650€ por um carro e não uma montra de equipamento que muito provavelmente metade dele já não funciona.
                                                    Não te desejo mal mas comprar Fiat's dessa altura é como deitar dinheiro fora.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por c220cdi Ver Post
                                                      Tive um Fiat Tempra SW 1.4 ie Liberty matricula ** - ** - EM que tinha exactamente o mesmo problema e curiosamente nunca foi resolvido porque na Fiat nunca conseguiram detectar o problema e acabou por ser vendido recentemente.

                                                      Só compensa gastares esse montante se achas que vais ficar com o carro a longo prazo e se o problema fica definitivamente resolvido.

                                                      Boa Sorte
                                                      +1...... ah e tal é uma cabala!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AnibalPeres Ver Post
                                                        +1...... ah e tal é uma cabala!
                                                        É verdade sim sr!!!

                                                        São a maior porcaria que circula nas nossas estradas!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                                          gracias...

                                                          entretanto se alguem souber melhor sobre este prob que diga
                                                          Esses sintomas que diz, parecem estar ligados á bomba de gasolina.

                                                          Como tal, sugiro que experimente trocá-la por uma de um carro batido por exemplo, para ver se o problema desaparece.

                                                          Já trocou alguma vez o filtro de gasolina?

                                                          Também pode ser o relé da bomba de gasolina com algum defeito!

                                                          Espero ter ajudado.

                                                          Abraço

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O meu lancia Dedra já trocou a bomba de gasolina, mas nunca teve esse sintoma...simplesmente custava muito em por a pegar o carro.

                                                            Problema resolvido.

                                                            Quanto a esse de engasgar...nao percebo muito de mecanica...mas aponto para sugidade em algum orgão mecânico...agora pedirem 600€....por peças....vao dar uma volta...

                                                            Procura peças em sucateiros, porque o grupo Fiat é grande e ha muito material usado em vários modelos.

                                                            Cumps






                                                            Originalmente Colocado por gessler Ver Post
                                                            Esses sintomas que diz, parecem estar ligados á bomba de gasolina.

                                                            Como tal, sugiro que experimente trocá-la por uma de um carro batido por exemplo, para ver se o problema desaparece.

                                                            Já trocou alguma vez o filtro de gasolina?

                                                            Também pode ser o relé da bomba de gasolina com algum defeito!

                                                            Espero ter ajudado.

                                                            Abraço

                                                            Comentário

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