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Inovação: GPS detecta autódromos e desliga limitador velocidade

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    Inovação: GPS detecta autódromos e desliga limitador velocidade

    Mais uma inovação deveras interessante! E que tal aplicar isto ás estradas, limitando a velocidade conforme a via? O que se poupava em radares e multas...
    Para o nosso governo não interessava de certeza

    http://www.gtchannel.com/content.php?cid=13122

    http://gizmodo.com/337096/nissan-gt+...imiter-via-gps

    In Japan the GT-R has a speed limiter set at 180KM(111mph) and automatically releases when you enter a domestic circuit. The GPS communicates to the ECU to cut the limiter.

    Our sources say that the US version has a limiter set at 250KM(156mph) but there is no GPS communication to the ECU to cut the limiter. This means anyone who wants to go faster must crack the ECU.

    Nissan has been extremely cautious about any kind of modification to the GT-R including the ECU. Nissan technicians have encrypted the ECU ever more than any car they have produced. It is said that only a handful of people in this world can crack the ECU of the GT-R.



    #2
    O limite de 180km/h muitos carros têm no Japão. Para não dizer praticamente todos.

    A parte interessante disso é que os japunas não precisam de ir crackar a ECU para tirarem o limite de velocidade e poderem usufruir dos seus carros a 100% nos track-days.

    Comentário


      #3
      Até pode parecer interessante, mas na minha opinião não é uma boa solução!

      Sou dos condutores que não gosta que a máquina domine o homem! Sou contra embariagens automáticas, caixas automáticas, limitadores de qualquer espécie e outros automatismos que interfiram na condução sobrepondo-se ao condutor, no quais se inclui o ABS.

      Como não sou tão radical, concordo com qualquer deles desde que o condutor tenha a possibilidade de o desactivar.

      Continuo na linha de pensamento de que um condutor tem obrigatoriamente de ter a habilidade suficiente e necessária para controlar a máquina. Quem não for suficientemente dotado dessa habilidade não deverá nunca ter a possibilidade de conduzir.

      Já disse isto antes e volto a referir: algum empresário daria emprego a um operador que não soubesse trabalhar convenientemente com uma máquina? Acresce ainda o facto de que estamos a colocar em causa vidas humanas inocentes o que deveria aumentar fortemente as restrições!

      Para além de tudo isto, a limitação da velocidade pode tornar-se perniciosa em muitas situação e ser a causadora de acidentes!

      Comentário


        #4
        Titanio, esse comportamento tem algumas falhas.

        Caixas automáticas simplesmente ocultam o que sempre foi evidente.

        Limitação a 180 ser causa de acidente? Isto tem muito a ver com a realidade tendenciosa que temos cá.

        Com limite de 120 nas AEs (aceitável velocidade de cruzeiro 140 e esporadicamente mais de 140) quem é que precisa de mais de 180?

        Digamos que numa situação de aperto precisa de acelerar até 180 e isso nao evita o acidente....só se o outro carro vier a 300 mas com limite de 180 isso nao acontece.

        Não consigo discernir nenhuma situacao que seja preciso aumentar a velocidade acima de 180 para se evitar 1 acidente.

        O problema é que em Portugal conduz-se mal, sem civismo e como se as estradas fossem autódromos.

        Além disso temos muitas AEs só com 2 vias numa faixa.

        Os carros serem mais fáceis de conduzir nao significa incapacidade de os conduzir.

        Um carro ter caixa automática é 1 alivio em filas de transito, em Serra...

        Num tópico sem video e sem discussao activa é complicado.

        Um problema que nós temos é a tambem a discrepancia entre velocidades praticadas em vias.

        Aqui quando pergunto porque raio o limite de velocidade minimo é 50 apontam logo para os camiões.

        Estive nos EUA e os camioes andavam mais depressa que o meu carro.

        Fiz 300 kms e nao passei das 85 milhas....cerca de 135 km/h...nao ha stress...Basicamente os carros andam sempre no limite das estradas...nao o ultrapassam mas nao se ves carros a 60....camioes a 50 etc.

        É tudo a 75---85 milhas (120---135 km/h).

        Aqui temos estradas de 2 vias em que vamos a 140 encostamos ao lado direito e apanhamos 1 carro a 60.....o verdadeiro stress

        Comentário


          #5
          Não me estava a referir a um limitador específico para 180Km/h e sim para a limitação na sua generalidade. De resto, se eventualmente algo semelhante fosse aplicado no nosso país, não iria ser com toda a certeza de 180Km/h ...

          Comentário


            #6
            Embora a velocidade excessivamente baixa de muitos veículos seja um dos problemas de situações de stress, nem a referi para não me crucificarem... mas na verdade estou certo que é uma das GRANDES razões para muitos dos acidentes. Ora por obrigarem os outros utentes a ultrapassagens mais arriscadas, ora pelas suas próprias ultrapassagens (nas AEs é comum ver camiões na esquerda a par do camião da direita que não passa dos 80), ora por causar embaraços no trânsito em estradas mais sinuosas e muitas vezes surgirem quase parados em cima das curvas...

            É frequente apanhar destes camiões e tratores nos meus trajectos e são uma enorme dor de cabeça

            De todas as formas, continuo com a opinião de que um condutor tem de ter a habilidade necessária para conduzir um automóvel sem as ajudas dos automatismos. Vou até mais longe, pois entendo que todos os condutores deveriam ter os conhecimentos de mecânica mínimos indispensáveis a uma condução mais eficiente. O conhecimento da mecânica do automóvel ajuda fortemente no desempenho da arte de conduzir. Sim, para mim a condução é uma arte. Qualquer condutor que se preze conhece esses mínimos de mecânica.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
              Com limite de 120 nas AEs (aceitável velocidade de cruzeiro 140 e esporadicamente mais de 140) quem é que precisa de mais de 180?
              Toda a gente!

              Comentário


                #8
                Eu sei que nao me conheces mas eu faço 100 kms todos os dias e nao preciso de mais de 140....

                Agora percebo a frustração de muita gente porque vejo a diferença entre realidades. Eu nao gosto de teorias.

                Ter AEs de 2 vias é extremamente stressante com a realidade que temos em Portugal. E é incrivel que agora vao alargar todas para 3 vias (as que sao preciso) felizmente.

                Nao tenho conhecimento mas não era preferivel ter feito logo com 3 vias...do que ter construido com 2 e agora toca a alargar....

                Essa situação dos camioes em paralelo a 80 nem comento mas há muitas mais.

                Basta usar a VCI....3 vias ou alguns troços da A1....A4 (estradas que uso normalmente) com 3/4 vias e o stress desaparece.

                Portugal nao esta preparado para ter AEs de 2 vias.

                E mesmo assim nao vamos tendo muitos acidentes em AEs. O problema também está na falta de civismo em localidades (aí é muito pior).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                  Eu sei que nao me conheces mas eu faço 100 kms todos os dias e nao preciso de mais de 140....
                  E por isso és exemplo para todos?

                  Comentário


                    #10
                    Para não fugir ao tópico e complementar o que já disse, todas as ajudas na condução poderão ser úteis, mas nenhuma delas poderá por em causa a última decisão que deverá ser sempre a do condutor.

                    Sobre a questão da AEs com 3 vias, e eu que também faço muito a A3, a VCI, etc., lamento suspeitar que com a mentalidade da maioria dos condutores deste país, todas elas se manterão com 1 ou 2 vias, porque ninguém circula pela direita aí sim, era necessária a devida fiscalização que não é feita!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                      Fiz 300 kms e nao passei das 85 milhas....cerca de 135 km/h...nao ha stress...Basicamente os carros andam sempre no limite das estradas...nao o ultrapassam mas nao se ves carros a 60....camioes a 50 etc.

                      É tudo a 75---85 milhas (120---135 km/h).

                      Aqui temos estradas de 2 vias em que vamos a 140 encostamos ao lado direito e apanhamos 1 carro a 60.....o verdadeiro stress
                      Para mim este é um dos verdadeiros problemas em AE. Não temos cultura suficiente para utilizar uma AE. Cada um segue à velocidade que lhe apetece, quer seja muito alta ou muito baixa, não há uma fluidez no trânsito. É óbvio que, quanto maior o diferencial de velocidades, maior a probabilidade de haver distâncias mal calculadas, etc. E em última consequência, acidentes.

                      Há um número demasiado alto de pessoas que circulam na faixa dos 60-80km/h na AE.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                        Para não fugir ao tópico e complementar o que já disse, todas as ajudas na condução poderão ser úteis, mas nenhuma delas poderá por em causa a última decisão que deverá ser sempre a do condutor.

                        Sobre a questão da AEs com 3 vias, e eu que também faço muito a A3, a VCI, etc., lamento suspeitar que com a mentalidade da maioria dos condutores deste país, todas elas se manterão com 1 ou 2 vias, porque ninguém circula pela direita aí sim, era necessária a devida fiscalização que não é feita!
                        Eu acho precisamente o contrário.
                        Nunca se sabe quem vai ser o condutor de um determinado carro. Há condutores que, pelo comportamento que têm atentam contra a vida dos outros. Se o caso não for esse, mesmo com restrições, os "bons" condutores nunca irão sentir essas limitações.

                        Comentário


                          #13
                          Mais valia estarem quietos, esta solução deve ter mais motivações politicas do que propriamente de segurança ou o que quer que seja! Já estou a ver os condutores dos GTR com o cruise control a 180 nas estradas de serra!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                            E por isso és exemplo para todos?
                            Que exemplo? Cada um fala da sua experiencia.

                            Agora para existir civismo na estrada tem de haver uma cultura global sobre condução.

                            E chama-se a isso fiscalização. É 1 das vertentes.

                            Mas há outras...Por exemplo cá é normal se virmos 1 camião TIR a 60/70 km/h ou até 1 camiao TIR ultrapassar outro e demorar eternidades.

                            Isto não são questoes que se resolvam de 1 dia para o outro.

                            Há 15 anos nao tinhamos Auto Estradas. Agora temos imensas mas ainda há bastantes troços que só tem 2 vias.

                            É sabido que nós nao temos 1 frota automovel que permita andar no limite das velocidades.

                            Como disse nos EUA ves camioes bem maiores que aqui a transitar a 120/130.

                            Aqui ves camioes dos anos 80 com carga mal acondicionada.

                            Ai mete-se outro problema: Será que nao deveriamos retirar os camioes das estradas e investir em transporte ferroviario?

                            Agora não ha exemplos mas ha bons exemplos. Os acidentes em AE (falo pela minha experiencia) ou melhor os sustos que apanho sao quando vou a 120 e alguem sem pisca entre 2 camiões numa AE com 2 vias decide ultrapassar e mete-se na via da esquerda a 60.

                            Claro que indo a 140 a diferença de velocidade é 80 o que permite uns cagaços valentes.

                            Se fosse a 200 ja tinha morrido. A diferença é essa.

                            Há várias vertentes mas uma é a fraca motorização dos nossos carros.

                            Pessoas com carros de 50..60 cavalos a tentar ultrapassar camioes a subir e que literalmente se mandam para a via da esquerda.

                            Cada pessoa pode relatar pela sua experiencia em circulacao automovel e pelos diferentes paises que circula.

                            Alguém aqui disse que precisava de mais de 180 para fugir a acidentes...Deixem-se de tretas...É preciso é potencia.

                            Se tiveres um carro com 300 cavalos fazes 60-140 em 4 segundos. um 206 hdi (o carro que tenho cá) faz 80-120 em 12 segundos ou algo parecido.

                            Ou seja se começo a ultrapassar 1 carro a 80 e alguem mede mal e vem atras de mim a 180 eu nunca mais tenho hipotese de fugir.

                            Se tivessemos carros de 500 cavalos ou formulas 1....por isso é que digo que em Portugal andar a mais de 140 em AEs de 2 vias......é preciso tomates ou querer morrer.

                            É que nós podemos ter 1 carro de 400 cavalos mas aparece 1 camiao do nada a ultrapassar a 60 e pronto podemos contar a nossa história no céu
                            Editado pela última vez por Superfast; 24 December 2007, 01:25.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                              Que exemplo? Cada um fala da sua experiencia.

                              Agora para existir civismo na estrada tem de haver uma cultura global sobre condução.

                              E chama-se a isso fiscalização. É 1 das vertentes.
                              Fiscalização e cultura? É que tem tudo a ver!

                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                              Ai mete-se outro problema: Será que nao deveriamos retirar os camioes das estradas e investir em transporte ferroviario?
                              Sem sombra de dúvida! Mas Isso não resolve a questão do "civismo", tal como os limites de velocidade...


                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                              Ou seja se começo a ultrapassar 1 carro a 80 e alguem mede mal e vem atras de mim a 180 eu nunca mais tenho hipotese de fugir.
                              Isso é apenas um imbecil que não sabe (tb porque não foi ensinado na instrucção) guardar as distâncias de segurança. Não tem nada a ver com a velocidade ou respectivos limites.

                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                              Se tivessemos carros de 500 cavalos ou formulas 1....por isso é que digo que em Portugal andar a mais de 140 em AEs de 2 vias......é preciso tomates ou querer morrer.
                              O que é que uma coisa tem a ver com a outra

                              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                              É que nós podemos ter 1 carro de 400 cavalos mas aparece 1 camiao do nada a ultrapassar a 60 e pronto podemos contar a nossa história no céu
                              Da mesma forma que podemos ter um carro de 40cv. E acabaste de te contradizer.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                É sabido que nós nao temos 1 frota automovel que permita andar no limite das velocidades.
                                Explica lá essa! Agora os limites dependem dos carros?! É que nem as autoridades sugerem isso. Os limites são impostos às vias, e supostamente reflectem a adequação das mesmas à velocidade. Se uma via tem determinado limite, esse é igual para todos os veículos (ligeiros de passageiros e motociclos). Logo, podes andar ao limite de velocidade, independentemente do veículo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Motronic, estás a interpretar ao contrário ou eu a explicar-me mal.

                                  Primeiro para que serve a policia, GNR, etc. Para fiscalizar.

                                  E se tivessemos um mundo de cultura perfeito não era preciso fiscalizar.
                                  A cultura deve começar por educação, daí se calhar a tua observação que a fiscalização nao serve para nada.

                                  Mas a fiscalização permite uma melhor compreensão do que não é admissivel.

                                  Por exemplo numa subida tens de deixar espaço para o carro da frente descair. Nao conheço ninguém que tenha sido multado por isso.

                                  Logo se sugerires isso as pessoas acham que és maluco. Circular à direita numa AE (até tem placas sucessivas a recomendar) mas e multas?

                                  Eu abri um tópico sobre as travessias de peões se nao houver passadeiras a 50 metros....

                                  Tu na escola de condução (eu sou formador noutra área) aprendes o básico.

                                  As pessoas aprendem com o quotidiano e se o ensino da condução fosse vitalicio (20 horas/ano por exemplo).

                                  Daí a fiscalização ser muito importante. Não te esqueças que tens acesso a muita informação porque andas num fórum mas eu bem vejo pelas debates que tenho no dia a dia (e pessoas com carta de condução e licenciadas).

                                  Quanto à relação potencia e estradas com 2 vias. Se o mundo fosse perfeito até podia andar bicicletas numa AE mas não é isso que acontece.

                                  Tens pessoas que mudam de via mal dão o pisca ou pior. Ou seja sem dar o pisca e a potencia evita acidentes uma vez que permite ganhar velocidade.

                                  Mas a frota automovel portuguesa nao é assim. O que eu queria dizer era.
                                  Diz-me quantos camioes full loaded permitem fazer subidas a 120.

                                  Com a nossa condução e a realidade é que me interessa, não a ideal, e com as nossas estradas onde circulam camioes só é seguro se eles tem potencia suficiente para nao estorvarem.

                                  Eu já sei: A lei diz que os veiculos lentos tem de deixar 50 metros entre si.

                                  Eu pergunto: Quantas coimas conheces de carros que vao bem abaixo da media para permitir fluidez que nao deixam 50 metros para o da frente?

                                  Estas coimas aplicadas, primeiro era 1 receita fenomenal para o Estado. Segundo acabava logo a falta de civismo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    Motronic, estás a interpretar ao contrário ou eu a explicar-me mal.

                                    Primeiro para que serve a policia, GNR, etc. Para fiscalizar.

                                    E se tivessemos um mundo de cultura perfeito não era preciso fiscalizar.
                                    Claro que não. não havia limites de velocidade!

                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    Tu na escola de condução (eu sou formador noutra área) aprendes o básico.
                                    Pelo contrário. Aprende o acessório. É mais importante saber as velocidades máximas permitidas às diversas categorias de veículos nas diferentes via que aprender o básico: adequar a velocidade às condições e manter as distâncias de segurança.

                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    As pessoas aprendem com o quotidiano e se o ensino da condução fosse vitalicio (20 horas/ano por exemplo).
                                    O que as pessoas aprendem no quotidiano se não souberem o básico, é a copiar as asneiras dos outros (por isso não é fácil mudar comportamentos, de acordo.)

                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    Daí a fiscalização ser muito importante. Não te esqueças que tens acesso a muita informação porque andas num fórum mas eu bem vejo pelas debates que tenho no dia a dia (e pessoas com carta de condução e licenciadas).
                                    Pelop contrário. o que se vê mais neste forúm é desinformação.

                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    Quanto à relação potencia e estradas com 2 vias. Se o mundo fosse perfeito até podia andar bicicletas numa AE mas não é isso que acontece.
                                    Diz antes: se as bicicletas circulassem permanentemente acima dos 50Km/h.

                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    O que eu queria dizer era.
                                    Diz-me quantos camioes full loaded permitem fazer subidas a 120.
                                    Que relevância é que isso tem, se nem descarregados (e a descer, já agora) podem dar essa velocidade em vias públicas?

                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    Com a nossa condução e a realidade é que me interessa, não a ideal, e com as nossas estradas onde circulam camioes só é seguro se eles tem potencia suficiente para nao estorvarem.
                                    Decididamente, não entendo esta.! Que relevância tem a potência (dos camiões?) para o caso? Ou sinalizam devidamente as ultrapassagens, ou não o fazem. A segunmda, nem é uma opção, de acordo com a Lei. Portanto, o que é que a potência tem a ver para o caso?

                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                    Estas coimas aplicadas, primeiro era 1 receita fenomenal para o Estado. Segundo acabava logo a falta de civismo
                                    O que acabava de vez, eram os Tribunais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                      Decididamente, não entendo esta.! Que relevância tem a potência (dos camiões?) para o caso? Ou sinalizam devidamente as ultrapassagens, ou não o fazem. A segunmda, nem é uma opção, de acordo com a Lei. Portanto, o que é que a potência tem a ver para o caso?
                                      Não me fiz entender. Este tópico já nao tem nada a ver com GPS eh eh.

                                      Se tens uma estrada com 2 vias e camioes a circular a 50 estes nitidamente matam a fluidez do trânsito.

                                      Com a realidade que eu conheço tens imensos camiões nestas estradas.

                                      Se não tens carros com potencia para os ultrapassar com fluidez significa que á partida fazer estradas com 2 vias é 1 contra-senso.

                                      Daí estarem a alargar quase todas as vias.

                                      Se todos os camioes dessem 100 (eu nao sei se é 100 ou 90, penso que 100 sejam os tipo D (autocarros de passageiros) menos mal.

                                      E foi isto que eu vi nos EUA. Não precisas de ultrapassar os camioes eles seguem a 120...130 km/h.

                                      Aqui não. Apanhas imenso sustos primeiro porque eles vao mesmo devagar depois surgem carros entre eles e vao a 60 e demora mais de 30 segundos a chegar aos 120.

                                      Eu so estava a ser idealista. Que é os camioes deixarem de ser veiculos lentos.

                                      Mas mais uma vez é complicado porque a velocidade minima permitida é 50.

                                      E penso que quem cumpra isso nao tem de deixar 50 metros para o veiculo da frente mas devia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post

                                        Tens pessoas que mudam de via mal dão o pisca ou pior. Ou seja sem dar o pisca e a potencia evita acidentes uma vez que permite ganhar velocidade.

                                        Mas a frota automovel portuguesa nao é assim. O que eu queria dizer era.
                                        Diz-me quantos camioes full loaded permitem fazer subidas a 120.
                                        Sim, isso que caracterizas por vezes não é só falta potência, também vejo gente que não quer saber, e tentam ganhar a velocidade em 5º em vez de meter uma 4º...

                                        Comentário

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