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Qualquer carro dá 200km/h...

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    Qualquer carro dá 200km/h...

    Qualquer carro dá 200km/h...

    ... Esta é uma frase que se ouve com alguma frequência e que me foi proferida por um amigo recentemente, fazendo-me pensar: "Será que é mesmo assim?"

    Pois bem, de uns quantos carros que verifiquei havia um largo conjunto deles que não dá nem de perto nem de longe 200km/h. Por exemplo:

    Renault Clio III 1.5dCI 85cv - 174km/h
    Fiat GPunto 1.3 Multijet 90cv - 175km/h
    Mitsubishi Colt CZ3 1.5 DI-D 95cv - 180km/h
    Citröen C3 1.6HDi 110cv - 190km/h
    Opel Corsa GTC 1.7 CDTI 125cv - 195km/h

    E esta pequena amostra está longe de ser apenas de carros de gama baixa, sendo todos eles modelos já médios a nível de motorização e potências. Basta ver que um Mini Cooper tem uma vel.max de 203km/h!

    Ou seja, será este "Qualque carro dá 200km/h" mais um mito do mundo automóvel?

    #2
    O meu não da.... E não me estou a referir ao Bj!

    Abraço

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
      Qualquer carro dá 200km/h...

      ... Esta é uma frase que se houve com alguma frequência e que me foi proferida por um amigo recentemente, fazendo-me pensar: "Será que é mesmo assim?"

      Pois bem, de uns quantos carros que verifiquei havia um largo conjunto deles que não dá nem de perto nem de longe 200km/h. Por exemplo:

      Renault Clio III 1.5dCI 85cv - 174km/h
      Fiat GPunto 1.3 Multijet 90cv - 175km/h
      Mitsubishi Colt CZ3 1.5 DI-D 95cv - 180km/h
      Citröen
      C3 1.6HDi 110cv - 190km/h
      Opel Corsa GTC 1.7 CDTI 125cv - 195km/h

      E esta pequena amostra está longe de ser apenas de carros de gama baixa, sendo todos eles modelos já médios a nível de motorização e potências. Basta ver que um Mini Cooper tem uma vel.max de 203km/h!

      Ou seja, será este "Qualque carro dá 200km/h" mais um mito do mundo automóvel?

      De velocimetro, numa descida, qualquer um dos que colocas-te passa os 200km/h.

      Daí certas afirmações...

      Comentário


        #4
        O meu dá, disso não tenho qualquer duvida.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
          De velocimetro, numa descida, qualquer um dos que colocas-te passa os 200km/h.

          Daí certas afirmações...
          Olha que tenho algumas dúvidas... Deve haver mtos que não dão devido a relações de caixa.

          A dúvida surgiu ao princípio com o Clio III e já me contaram que mesmo de ponteiro aquilo não passa dos 180/190. Mesmo que seja a cair de uma ravina.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
            Olha que tenho algumas dúvidas... Deve haver mtos que não dão devido a relações de caixa.

            A dúvida surgiu ao princípio com o Clio III e já me contaram que mesmo de ponteiro aquilo não passa dos 180/190. Mesmo que seja a cair de uma ravina.
            Então é melhor meter em ponto morto para atingir os 200km/h a descer

            Comentário


              #7
              Acho que podemos basear-nos na potência, pelo que a barreira para passar os 200km/h deve estar em média nos 130cv.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                Olha que tenho algumas dúvidas... Deve haver mtos que não dão devido a relações de caixa.

                A dúvida surgiu ao princípio com o Clio III e já me contaram que mesmo de ponteiro aquilo não passa dos 180/190. Mesmo que seja a cair de uma ravina.
                De facto pode ser um factor limitante. Mas, à partida, qualquer carro com aerodinâmica razoavel, e caixa para tal, se der 180 em plano, passa os 200 a descer. Falo de velocidades de velocimetro.

                Comentário


                  #9
                  Como o Arturval referiu em descida qualquer um (da lista) passa os 200km/h, e eu tenho a experiência num Corsa 1.3 CDTI da empresa do meu pai, dos de 2004 (75cv) na descida de Esposende (Viana-Porto) o velocímetro passou os 200km/h.... mas não aconselho a ninguém! Parecia que ia a 300..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                    Acho que podemos basear-nos na potência, pelo que a barreira para passar os 200km/h deve estar em média nos 130cv.
                    A potência de nada serve sem saberes o peso..

                    Vê o saxo cup, uno turbo i.e e pequenos foguetes que têm motores banais mas que devido ao seu baixo peso dão velocidades "interessantes"

                    O meu carro tem anunciada uma v max de 196km/h, e tem 118cavalos, e é pesado..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                      A potência de nada serve sem saberes o peso..

                      Vê o saxo cup, uno turbo i.e e pequenos foguetes que têm motores banais mas que devido ao seu baixo peso dão velocidades "interessantes"

                      O meu carro tem anunciada uma v max de 196km/h, e tem 118cavalos, e é pesado..
                      Ok, tens razão.
                      Então deve-se arranjar facilmente uma relação peso(kg)/potência(cv) para chegar aos 200km/h em plano.

                      Comentário


                        #12
                        o que o velocimetro diz nao me diz mt..se o meu carro marca x em recta e se a marca diz que ele em velocidade maxima tem y...entao eu vo a y km/h..por isso..realmente, marcar, mt chegam la..agora que todos ANDEM a 200 é relmente uma mentira.

                        mas no meu caso ate vou mais longe..
                        o carro com o qual por vezes ando nem de ponteiro a descer chega aos 200
                        falo do peugeout 407 1.6hdi , devia ter uma 6...mas nao me queixo..acho que apenas uma vez cheguei ao limite do carro...para a velocidade de cruzeiro a que normalmente ando é um carro mt bom..e nao me importo de prencindir de um pouco de velocidade de ponta..para uma melhor resposta do motor..em quanquer circunstancia...pois a caixa é curta..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                          Acho que podemos basear-nos na potência, pelo que a barreira para passar os 200km/h deve estar em média nos 130cv.
                          O meu Yaris dá facilmente esse valor em recta, a plano...e só tem 106 poneis
                          Editado pela última vez por TSport; 28 December 2007, 10:24.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                            Acho que podemos basear-nos na potência, pelo que a barreira para passar os 200km/h deve estar em média nos 130cv.
                            Huumm...não sei se isso póde ser visto assim de forma tão linear.
                            O meu tem precisamente 130cv e a vel. max. anunciada pela marca são 207km/h,agora de ponteiro prefiro nem dizer o que já lá vi marcar,mas o facto de trazer um velocimetro que marca 260,não deve ter lá sido posto por acaso.
                            Um carrito pra atingir os 200km/h REAIS e não de ponteiro, já tem que ter um motor "jeitozinho".
                            Editado pela última vez por carrilhoni; 28 December 2007, 00:13.

                            Comentário


                              #15
                              o peso nao tem muita influencia na velocidade maxima, o que mais influencia para a mesma potencia sao as relaçoes de caixa e aerodinamica.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                                Ok, tens razão.
                                Então deve-se arranjar facilmente uma relação peso(kg)/potência(cv) para chegar aos 200km/h em plano.
                                atençao que o peso em nada interfere com a velocidade maxima..
                                apenas com a acelaraçao...maior peso maior inercia..logo.. maior dificuldade em alterar o seu estado actual de um objecto, neste caso o carro, o que implica neste caso mais tempo ate o carro chegar a sua velocidade maxima..mas o limite desta é o mesmo

                                Comentário


                                  #17
                                  Carros mais recentes prai 1.6 para cima, com >120cv.. uns com mais esforço, outros menos, vao bem aos 200 (claro que nao estou a falar de comerciais/ carrinhas grandes etc.. onde o peso influencia mais, e onde os motores sao feitos para ter força e nao velocidade lol)
                                  mas é a tal cena, 200 reais não sao bem os 200 de ponteiro.. de qualquer forma ha bastantes carros a chegarem la, é preciso é ter o pé direito pesado

                                  ja la vai o tempo que o meu corsa 1.5td com 70 e poucos cavalos dava 180-185 em recta :/ LOL
                                  Editado pela última vez por freerid3r; 28 December 2007, 00:23.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                                    Ou seja, será este "Qualque carro dá 200km/h" mais um mito do mundo automóvel?
                                    Como já tu provaste, é um "mito".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                      o peso nao tem muita influencia na velocidade maxima, o que mais influencia para a mesma potencia sao as relaçoes de caixa e aerodinamica.
                                      E(c)= (1/2)m . v^2

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Diogo Pinto Ver Post
                                        atençao que o peso em nada interfere com a velocidade maxima..
                                        apenas com a acelaraçao...maior peso maior inercia..logo.. maior dificuldade em alterar o seu estado actual de um objecto, neste caso o carro, o que implica neste caso mais tempo ate o carro chegar a sua velocidade maxima..mas o limite desta é o mesmo
                                        Diogo Pinto,

                                        a mesma formula ajuda a mostrar que o peso influencia a velocidade de ponta,como é obvio. Um exemplo, um clio que vá em recta plana e dê no máximo 180, com mais 500 quilos de chumbo nao vai atingir os mesmos 180km/h

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por The-Prophecy Ver Post
                                          Olha que tenho algumas dúvidas... Deve haver mtos que não dão devido a relações de caixa.

                                          A dúvida surgiu ao princípio com o Clio III e já me contaram que mesmo de ponteiro aquilo não passa dos 180/190. Mesmo que seja a cair de uma ravina.



                                          Olha que o meu a descer já foi aos 215kmh!!!!
                                          G.punto 90cv!!!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bulkatus Ver Post
                                            E(c)= (1/2)m . v^2
                                            520d, 2050 kg 231 km/h

                                            120d 1445 kg 228 km/h

                                            tens que arranjar outra equaçao
                                            Editado pela última vez por sirmister; 28 December 2007, 09:30.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu dá...

                                              Comentário


                                                #24
                                                nunca ouvi essa frase ...

                                                lol, o que não falta é pessoal a dizer, "ah e tal o meu dá 210, 220" depois vamos a ver a potencia do carro, tem menos de 100cvs ...

                                                e digo já, se alguem vos disser que o carro deu mais de 200kms/h e o mesmo tem menos de 100cvs é mentira

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bulkatus Ver Post
                                                  Diogo Pinto,

                                                  a mesma formula ajuda a mostrar que o peso influencia a velocidade de ponta,como é obvio. Um exemplo, um clio que vá em recta plana e dê no máximo 180, com mais 500 quilos de chumbo nao vai atingir os mesmos 180km/h
                                                  Fisicamente é facil provar que assim o é, e nisso me basio e acredito.
                                                  atençao que basta haver uma pequena assentuaçao para isto nao ser vdd,
                                                  pois o peso do carro seria maior, logo mais força a puxar para traz caso ele suba.

                                                  repara..
                                                  quais as forças que impedem um carro de andar mais.
                                                  a força gravitacional nao é pois se é uma recta pura de 0% de inclinaçao, a gravidade faz um angulo de 90º com a trajectoria logo o trabalho realizado por esta força é zero.
                                                  entao a unica força que actua é so e somente a força do atrito, força que o ar exerce no carro e/ou a impossibilidade neste caso do carro nao andar mais devido as ruas relaçoes de caixa.
                                                  entao por isto afirmo que o peso em nada interfere.
                                                  boa noite

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                                    520d, 2050 kg 231 km/h

                                                    120d 1875 kg 228 km/h

                                                    tens que arranjar outra equaçao
                                                    Falta meter na fórmula a variável "pózinhos"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Diogo Pinto Ver Post
                                                      Fisicamente é facil provar que assim o é, e nisso me basio e acredito.
                                                      atençao que basta haver uma pequena assentuaçao para isto nao ser vdd,
                                                      pois o peso do carro seria maior, logo mais força a puxar para traz caso ele suba.

                                                      repara..
                                                      quais as forças que impedem um carro de andar mais.
                                                      a força gravitacional nao é pois se é uma recta pura de 0% de inclinaçao, a gravidade faz um angulo de 90º com a trajectoria logo o trabalho realizado por esta força é zero.
                                                      entao a unica força que actua é so e somente a força do atrito, força que o ar exerce no carro e/ou a impossibilidade neste caso do carro nao andar mais devido as ruas relaçoes de caixa.
                                                      entao por isto afirmo que o peso em nada interfere.
                                                      boa noite
                                                      e como é que vais calcular o atrito? não é com o peso(reacção normal) e o coeficiente de atrito?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        De velocímetro muitos dão, mesmo carros mais "fracos", agora os 200km/h de velocidade real isso é que já é mais difícil.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bulkatus Ver Post
                                                          Diogo Pinto,

                                                          a mesma formula ajuda a mostrar que o peso influencia a velocidade de ponta,como é obvio. Um exemplo, um clio que vá em recta plana e dê no máximo 180, com mais 500 quilos de chumbo nao vai atingir os mesmos 180km/h
                                                          Vai vai, demora é mais tempo a atingir...

                                                          Originalmente Colocado por carrilhoni Ver Post
                                                          mas o facto de trazer um velocimetro que marca 260,não deve ter lá sido posto por acaso.
                                                          As marcas muitas vezes metem o mesmo quadrante para todas as versões dos carros, gasolina ou diesel. Isso também nada quer dizer..

                                                          Por acaso quando era puto adorava ver quanto um carro marcava e o numero de ponteiras que tinha :p
                                                          Editado pela última vez por Indigo; 28 December 2007, 00:48.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                                                            Falta meter na fórmula a variável "pózinhos"
                                                            valores anunciados pela marca, podes comparar tambem o A3 com o A6 com o mesmo motor o A6 tem mais velocidade de ponta que o A3

                                                            Comentário

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