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    Simplex 2008...Agora simplex 2009

    Governo pede contributos para medidas do Simplex 2008


    O Governo colocou em consulta uma lista de 177 medidas que compõem a versão 2008 do Simplex, um programa que irá para a terceira edição e que foi criado com o intuito de simplificar serviços do Estado na sua relação com as empresas, com o cidadão, mas também entre organismos públicos.

    Pela primeira vez o Governo opta nesta terceira edição por chamar todos os interessados a colaborar na iniciativa, comentando ou propondo novas medidas. Os contributos são recolhidos no site do Simplex e podem ser feitos até ao próximo dia 15 de Janeiro.

    Na listagem proposta pelo Governo as medidas já alinhadas estão sub-divididas em categorias que agrupam medidas pelos destinatários e pelo cariz. A desmaterialização de processos, a interoperabilidade entre serviços e a melhoria de serviços online já existentes são os três principais âmbitos das propostas governamentais.

    Na área da saúde, por exemplo, o Simplex 2008 propõe que todos os centros de saúde do país permitam até Setembro a marcação electrónica de consultas para o médico de família, define a proposta e-agenda.

    Nas medidas dirigidas ao cidadão está também prevista a implementação da plataforma europeia Child Exploitation Tracking System. Esta iniciativa, que envolverá o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Justiça, vai reduzir o número de interacções necessárias para fazer correr situações de exploração de crianças, quer entre as autoridades nacionais, quer internacionais. No que se refere às autoridades o Simplex 2008 também propõe uma reformulação das presenças online da GNR e da PSP, melhorando a esse nível a relação com o cidadão.

    No leque de medidas dirigidas à melhoria de processos internos da Administração Pública estão previstos vários projectos de desmaterialização de processos num leque variado de organismos, como forma de incrementar a troca de informação entre serviços públicos. Um dos exemplos apontados pelo Governo é a partilha de informação desmaterializada entre a Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL) e as autarquias locais, com vista a melhorar a colaboração em acções de inspecção e da troca de informações.

    Nos serviços dirigidos às empresas estão propostas a desmaterialização dos processos de licenciamento industriais e de empreendimentos turísticos, pedidos de alvará de empresas de construção civil na hora, entre outras, num total de 33 medidas orientadas à criação de empresas e processos de licenciamento.

    Fonte:
    http://tek.sapo.pt/4P0/799600.html

    #2
    Estive a ler as medidas e achei interessante isto:

    Circulação de veículos e seguro obrigatório

    Desenvolver mecanismos que permitam articular de forma eficaz o sistema de informação de veículos com o sistema do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel (conforme o disposto nos art.ºs 2.º e 80.º do DL 291/2007, de 21 de Agosto).
    Criar mecanismos de garantia de cobertura do parque automóvel em circulação pelo sistema do seguro de responsabilidade civil automóvel e de redução sustentada dos pedidos de apreensão de veículos por falta de seguro.

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      #3
      Preços dos combustíveis on-line
      Desenvolver uma aplicação, em interface Web, que permita aos utilizadores pesquisar postos de combustível a partir do seu endereço e consultar a informação disponível associada a cada posto, designadamente bandeira, tipos e preços de combustíveis fornecidos, horários de funcionamento, serviços prestados, visando designadamente:
      • geo-referenciação de postos de combustível;
      • aumentar a transparência dos preços dos combustíveis;
      • fornecer informação actualizada, sem custos, sem deslocações, de forma rápida e fiável

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        #4
        Ninguém comenta as medidas?

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          #5
          http://www.simplex.pt/downloads/2009ProgramaSimplex.pdf

          Simplex 2009 :

          O Programa Simplex’09 dá visibilidade aos esforços de simplificação dos vários sectores da Administração pública, através de 200 medidas de simplificação.

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            #6
            Vou tentar aqui meter as mais revelantes para mim. O melhor é ler o PDF


            ACESSO DIRECTO À ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXAS MODERADORAS
            Dispensar os pensionistas com pensão não superior ao salário mínimo nacional de fazer prova anual do direito à isenção de pagamento de taxas moderadoras nos Centros de Saúde, promovendo a comunicação directa entre os serviços da saúde e das finanças. Com esta medida eliminam-se deslocações a serviços públicos para obtenção e apresentação de documentos comprovativos



            DESMATERIALIZAÇÃO DO BOLETIM DE VACINAS
            Criar o registo electrónico de vacinas permitindo a consulta do registo on-line, dispensando o suporte em papel.



            MONITORIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DO UTENTE INSCRITO PARA CIRURGIA Proporcionar ao utente inscrito para cirurgia o acompanhamento da evolução da sua situação na lista de inscri-tos, disponibilizando-lhe, em tempo real, informação sobre a sua posição nesta lista, a evolução temporal e a data estimada de intervenção.

            DESMATERIALIZAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR Prosseguir a simplificação e desmaterialização dos procedimentos administrativos relacionados com a vida aca-démica dos estudantes do ensino superior, designadamente através da introdução ou generalização: (i) Da dis-pensa da constituição do processo individual do aluno em suporte papel e sua substituição pelo suporte elec-trónico, com a adequada autenticação onde necessário; (ii) Da realização de inscrição em exames e solicitação de certidões através de procedimentos electrónicos; (iii) Da emissão de certificados de habilitações e de certi-dões comprovativas da titularidade de graus ou diplomas de ensino superior em suporte electrónico.
            Editado pela última vez por Superfast; 27 March 2009, 12:48.

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              #7
              CASA PRONTA NO SEU BANCO PARA TODOS OS PRÉDIOS DO PAÍS Alargar o serviço ―Casa Pronta no seu Banco‖ - actualmente disponível a título experimental em Braga e Leiria - criando o balcão único Casa Pronta em dependências bancárias de modo a servir o cidadão nos casos em que a operação requer financiamento bancário. O Casa Pronta permite a realização imediata de todas as operações necessárias à transmissão de um imóvel num único ponto de atendimento, de forma mais rápida, mais simples, mais barata e mais segura.


              A MINHA RUA Desenvolver uma infra-estrutura que permita a todos os cidadãos participar activamente na gestão da sua rua/bairro, comunicando problemas e sugerindo melhorias directamente à sua Junta de Freguesia ou Câmara Municipal. A infra-estrutura disponibilizará uma aplicação on-line que incluirá informação geo-referenciada e permitirá ainda consultar a evolução do tratamento dado à situação reportada pelo cidadão. A medida será testada em projecto-piloto com um conjunto restrito de Municípios/Juntas de Freguesia com vista à sua futura generalização no âmbito do Programa Simplex Autárquico.
              Editado pela última vez por Superfast; 27 March 2009, 12:53.

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                #8
                CONTRIBUINTE INFORMADO
                Proporcionar aos contribuintes toda a informação necessária ao cumprimento das suas obrigações fis-cais, antes do vencimento dos respectivos prazos, através das seguintes iniciativas:
                - Elaboração de um manual ou guião do relacionamento com a administração fiscal, onde constarão todos os direitos e deveres dos contribuintes para com o Estado e a melhor forma de os cumprir e os obter. Esse manual será enviado aos contribuintes que iniciem uma actividade ou sejam titulares de bens que os coloquem numa relação continuada com a DGCI; - Disponibilização de um serviço de aviso por e-mail e sms informando os contribuintes da aproximação de pra-zos de cumprimento de obrigações fiscais; - Envio de e-mail e sms personalizados ou mensagens via Internet sempre que um contribuinte cumpra uma obrigação fiscal de pagamento em falta ou regularize uma situação de incumprimento do dever de pagamento, e ainda para comunicar o valor anual global dos impostos pagos por cada contribuinte.

                CONDUTOR INFORMADO Disponibilizar, no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, informação sobre as datas em que são exigidas inspecções de veículos, revalidações de cartas de condução e pagamento de Imposto Único de Circulação.

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                  #9
                  Bom esforço Super...

                  Creio que houve boas medidas nos Simplex anteriores e tb parece haver neste, tudo o que seja simplificar a burocracia e morosidade é bem vindo.
                  Vamos ver o que avança ou não.

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                    #10
                    PORTAL DA EMPRESA 2.0
                    Transformar o Portal da Empresa no ponto único de contacto on-line entre as empresas e a Adminis-tração Pública.
                    Pretende-se consolidar as iniciativas dispersas, sectoriais e transversais, pelas entidades públicas, garantindo, assim, uma visão única e integrada da Administração Pública para as empresas


                    RECIBO DE VENCIMENTO ELECTRÓNICO
                    Promover o envio por correio electrónico do recibo de vencimento nos serviços da administração direc-ta do Estado, eliminando os encargos com a sua impressão e distribuição. O desenvolvimento da medi-da passa pela implementação de um projecto-piloto para 20.000 funcionários até Setembro de 2009, estimando-se que até ao final do presente ano todos os organismos utilizadores do Sistema de Gestão de Recursos Humanos estejam em condições de utilizar este sistema.
                    Editado pela última vez por Superfast; 27 March 2009, 13:04.

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                      #11
                      Há que reconhecer no Simplex uma das grandes obras deste Governo.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        Há que reconhecer no Simplex uma das grandes obras deste Governo.
                        x2, sem duvidas

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