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MAZDA 2 75cv vs 86cv - A diferença será grande?

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    MAZDA 2 75cv vs 86cv - A diferença será grande?

    Viva

    Tenho um familiar que vive na Madeira e está a pensar comprar um Mazda 2 para substituir um Yaris 1.0 que tem 5 anos e 35.000 km.

    Acontece que o concessionario local tem para entrega +/- imediata a versão de 75cv. A versão de 86 tem mais procura e por isso poderá demorar mais tempo a arranjar.

    Duvida: Será que a diferença entre as versões é assim tão grande? O carro não é para grandes velocidades, este meu familiar até é bastante calmo a conduzir. Contudo vive numa zona com declives muito acentuados onde o Yaris se vê um pouco limitado, por vezes não aguenta a segunda. É preciso puxar a primeira ate quase as 6000 rpm e mesmo assim...

    Alguem tem experiencia com estas duas versões que possa ajudar a decidir? Abaixo das 3500, regime de binario máximo os carros serão iguais?

    Desde ja os meus agradecimentos

    JCF

    #2
    Visto que é na madeira e tendo em conta as grandes inclinações, se o diferencial do 75cvs for igual ao de origem então é melhor optar pelo de 86cvs, agora se tiver caixa mais curta acho que o de 75cvs serve.

    Comentário


      #3
      Penso que são iguais...

      Inclusivamente as duas versões têm praticamente o mesmo binário ao mesmo regime e em termos de consumos normalizados são iguais, pelo menos no papel. Já no tradicional 0-100km/h o de 86 faz menos 1 segundo. Alias, segundo os testes das revistas o de 86cv terá até um pouco mais que isso...

      A diferença de preço sao 700 euros e quem sabe haverá um melhor desconto na verssão de 75cv.

      Comentário


        #4
        Ninguem testou ambas as versões que possa dar opinião?

        Comentário


          #5
          Boas tardes,

          eu só fiz o test-drive à versão sport, que é a que vou adquirir (86cv), mas pelo que o vendedor me disse a diferença no motor só se nota em regimes mais elevados. A diferença de binário é de apenas 1 Nm (121 para 122), se não me engano.

          Comentário


            #6
            A Autofoco fez esse teste e a nível de consumos e andamento são muito semelhantes. Aliás referiram que a grande vantagem da versão de 86cv é o equipamento extra que trás por apenas 700 euros a mais. Mas para quem não necessitar dele são sempre 700 euros que se poupa.

            Comentário


              #7
              Foi cm disseram.... a diferença deve-se sentir apenas em atingir a velocidade maxima (que nem sei se será mto diferente...)

              Visto que têm o mesmo binario (quase :P) e o mesmo regime penso que à partida não irá haver diferença humanamente significativa.

              Mas já agr.... esses 700€ de diferença são um pco baixos, certo? pelo que vi a diferença era de 1000€.... ou o 75cv é mais caro ou o sport é mais barato :D

              já agr valores? ;)

              Comentário


                #8
                Para uma condução "calma" e no caso de declives acentuados como na Madeira, obviamente que o binário é que é o mais importante, e especialmente tê-lo disponível numa ampla faixa de rotação. Neste caso, a potência de pico é quase irrelevante.

                Se o concessionário tem lá o carrinho, nada como experimentá-lo a ver se se gosta.

                Comentário


                  #9
                  Penso que em termos de equipamento as versões são iguais, o exclusive de 75 e o de 86 trazem o mesmo.

                  A diferença é mesmo a programação da centralina, pelo que já li. Essa diferença resulta numa melhoria na potencia mas custa cerca de 700 euros. Em termos de binário deve ser praticamente a mesma coisa. Se calhar com uma reprogramação consegue-se ir buscar os 11cv e gastar menos do que os 700 euros

                  Ou seja, até ao regime de binário maximo os motores devem ter um comportamento semelhante, daí para cima é que ha diferenças.

                  Como a utilização vai ser bastante calma e como o mais importante neste caso é a força a baixo regime penso que não haverá grande prejuizo em ficar com a versão de 75cv.

                  Comentário


                    #10
                    Não me leves a mal a pergunta...mas porquê trocar um Yaris com 5 anos (ok) mas apenas 35.000Km ?

                    Thanks!

                    Comentário


                      #11
                      Por 700€ para meter o 86cv no exclusive, mais vale dar mais 300€ e ir para o sport, que para além de já trazer o motor de 86cv traz muito mais equipamento;)

                      Comentário


                        #12
                        Em relação ao mazda 2.....vê a última Autofoco...vai ajudar na decisão!!

                        Comentário


                          #13
                          Só é pena não haver o Sport com 75cv, porque assim ficava-se com um carrinho cheio de equipamento na mesma e poupava-se uns trocos. E quem sabe depois fazia-se uma reprogramação da centralina.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                            Não me leves a mal a pergunta...mas porquê trocar um Yaris com 5 anos (ok) mas apenas 35.000Km ?

                            Thanks!
                            Já experimentaste conduzir na Madeira, Bruno? Aquilo, quando não desce, sobe! E muito!

                            O Yaris 1.0 é um carrinho muito honesto (a minha Maria tem 1) mas mostra um pouco de fôlego em subidas de montanha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Já experimentaste conduzir na Madeira, Bruno? Aquilo, quando não desce, sobe! E muito!

                              O Yaris 1.0 é um carrinho muito honesto (a minha Maria tem 1) mas mostra um pouco de fôlego em subidas de montanha.
                              Pois...tens razão...mas mesmo assim...só 35000Km??

                              O mazda 2 de 75 cv também não vai fazer muito melhor....

                              Desta feita, acho que o de 86 cv seria a melhor opção...

                              Comentário


                                #16
                                eu comprava um carro com mt binário!

                                Se é para subir, nada melhor que um diesel.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                  Pois...tens razão...mas mesmo assim...só 35000Km??
                                  Pois, mete um bocado de dó, mas é a realidade por ser uma ilha. Normalmente não encontras lá carros com quilometragens muio elevadas: a ilha é relativamente pequena, não há viagens de várias centenas de quilómetros como ir de Melgaço a Vila Real de Santo António. Não podes, pois, comparar com a situação "cá".

                                  Depois, também não havia estradas para dar grandes velocidades. A situação inverteu-se um pouco com a construção da via rápida à cota 200. No entanto, o limite legal, se não estou em erro, é 100km/h. Por terem pouca necessidade de velocidade mas de muito binário, muitos donos trocam o diferencial de origem por um diferencial reduzido.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pois, o Yaris está quase novo, de motor está mesmo novo. O carro anda muito pouco é basicamente para ir para o trabalho e voltar e pouco mais.

                                    A razão da troca é mesmo o facto de ser um pouco limitado em termos de motor.

                                    Não sei em termos de percentagem mas as subidas são muito ingremes e o carro tem dificuldade em aguentar a segunda abaixo das 2000, 2500. Com dois ou tres adultos ja é frequente ter de ir a primeira. Aquilo é mesmo a pique :D

                                    Fiz um teste num Mazda 2 Sport de 86 com 3 adultos (80+85+100) e a diferença é bastante grande pq o mazda é relativamente leve e é praticamente um 1.4 enquanto o yaris tem menos de 1000. Em termos de binário tb é de 90 ou por aí para 120.

                                    Um diesel para andar tao pouco talvez nao fizesse sentido... um Clio TCE ja podia ser uma boa aposta... No entanto para uma pessoa que não liga ao carro nem quer preocupaçoes penso que um Japuna pode ser melhor aposta.

                                    Se fosse eu a comprar tb ia para o sport :D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora a titulo de curiosidade, LeoganSky, ou outro user que esteja a par. Quanto vos pediram pelo Mazda 2 de 86CV com pintura metalizada e com despesas de legalização, transporte e preparação?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                        «No entanto para uma pessoa que não liga ao carro nem quer preocupaçoes penso que um Japuna pode ser melhor aposta.
                                        Um user deste forum "apresentou-me" o picanto a diesel.... pelo que ele me descreveu e pelo que vi parece ser engraçado para o que é pretendido...
                                        Deve ficar por um preço identico ao sport (eventualmente mais baixo kk coisa).

                                        É a disel o que tem as suas vantagens, tem um binario interessante (155 / 1.900~2750), um nivel de equipamento interessante.
                                        Cm contra é o facto de ser um segmento A, ser feio, e ser de uma marca que nao goza asism de grande fama :P

                                        Parece-me uma compra interessante (a um preço razoavelmente baixo), se a pessoa n liga mto ao carro.... é uma boa forma de n gastar mto, e ter um diesel.....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PhantomNorth Ver Post
                                          Já agora a titulo de curiosidade, LeoganSky, ou outro user que esteja a par. Quanto vos pediram pelo Mazda 2 de 86CV com pintura metalizada e com despesas de legalização, transporte e preparação?
                                          O M2 sport fica com um preço de tabela de cerca de 16.200 +- (preço de 2007). Assumindo que sobe ai uns 350€ de preço base em 2008 e reduz à volta de 950€ no isv deve ficar por prai 15.600€ +-

                                          Dps o preço depende um bocado de onde se procura.... já vi descontos desde 300€, e outros superiores a 700€.... mas tb por ter sido final de ano os descontos podiam ser grandes tendo algumas motivações por trás (objectivos anuais....)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para a Madeira deve valer a pena perder o amor a uns euros e apostar na versão do 86cv, ainda que o binário faça mais falta do que a potência.
                                            Mas parece que a versão de 86cv traz mais uns extras.
                                            Tens que ver o comparativo na AF.

                                            PS: Hoje vi o carro pela segunda vez e....bem......não é tão atraente como parecia.....
                                            então em cinza......fónix....

                                            ld

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu ficou em 16.750 na Mazda de Leiria. Como na zona não existia mais nenhuma e como na expo salao da batalha foram eles que foram representar a Mazda fiquei-me por ali. Como andava com vista no opel corsa.. joguei entre os 2. Obviamente que acontecesse o que acontecesse iria sempre para o Mazda 2 mas ainda consegui um desconto de 500€. Talvez consiga agora mais qq coisa com o novo imposto que foi isso que ficou escrito na proposta de compra e venda.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PhantomNorth Ver Post
                                                O meu ficou em 16.750 na Mazda de Leiria. Como na zona não existia mais nenhuma e como na expo salao da batalha foram eles que foram representar a Mazda fiquei-me por ali. Como andava com vista no opel corsa.. joguei entre os 2. Obviamente que acontecesse o que acontecesse iria sempre para o Mazda 2 mas ainda consegui um desconto de 500€. Talvez consiga agora mais qq coisa com o novo imposto que foi isso que ficou escrito na proposta de compra e venda.
                                                heheh agr que estava a ver "reconheci-te" do forum mazda :P

                                                já agr com o novo ISV poupas 957€ (entre ISV e IVA)

                                                "O Orçamento de Estado para 2008 foi publicado em 31 de Dezembro de 2007 em Diário da República, poderá aceder à publicação em http://dre.pt/pdf1sdip/2007/12/25101/0000200453.PDF "

                                                é ver ai os valores e fazer as continhas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim, tenho de fazer uma impressão disso para depois levar lá quando for para tratar definitivamente dos papeis. Já agora, o que vai substituir o selo é o IUC? Explicaram-me que o ISV é um imposto cobrado na compra do carro e que diz respeito basicamente ao calculo de co2 que é emitido para a atmosfera durante uns 10 ou 15 anos. É isso?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Fui a procura da tal informação na AutoFoco mas deve ter sido na anterior, não encontrei la nada sobre o Mazda 2.

                                                    Se alguem podesse arranjar um scan do artigo era bem porreiro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PhantomNorth Ver Post
                                                      Sim, tenho de fazer uma impressão disso para depois levar lá quando for para tratar definitivamente dos papeis. Já agora, o que vai substituir o selo é o IUC? Explicaram-me que o ISV é um imposto cobrado na compra do carro e que diz respeito basicamente ao calculo de co2 que é emitido para a atmosfera durante uns 10 ou 15 anos. É isso?
                                                      Ois, Phantom, tudo em cima;)?

                                                      Efectivamente o novo IUC vai substituir o IMV, para todos os veículos.
                                                      No entanto, o IUC para veículos matriculados a partir de 1 Julho de 2007 tem valores bastante diferentes do IUC para veículos com matrículas anteriores a esta data.

                                                      Aqui podes saber mais: http://impostosobreveiculos.info/tab...de-circulacao/

                                                      Em relação ao novo ISV, efectivamente ele só depende de duas componentes, ambiental e cilindrada. Como tal, o valor do ISV não depende do custo do carro em questão, mas sim das suas emissões de CO2 e do volume do seu motor.

                                                      Aqui podes saber mais:
                                                      http://impostosobreveiculos.info/tab...obre-veiculos/

                                                      E aqui tens um simulador para saberes quanto pagas de ISV este ano:
                                                      http://impostosobreveiculos.info/sim...-isviuc-novos/

                                                      Espero que tenha ajudado;)

                                                      Cumps para toda a comunidade!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Alguem me arranja um scan do tal artigo na AutoFoco sobre o Mazda 2

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                                                          #29
                                                          Ora aí está péssimo negócio!! Trocar um yaris por esse carro? Ele que faça uma repro e que guarde o resto do dinheiro. E já agora a titulo pessoal, para mim foi dos carro mais cinzentos que lançaram no último ano.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por sonas Ver Post
                                                            Ora aí está péssimo negócio!! Trocar um yaris por esse carro? Ele que faça uma repro e que guarde o resto do dinheiro. E já agora a titulo pessoal, para mim foi dos carro mais cinzentos que lançaram no último ano.
                                                            Não posso deixar de confirmar, só para saber se estou a ler bem... Está a referir-se porventura ao novo mazda 2??? Se estiver, gostava imenso de saber em que baseia as suas afirmações, já que tenho uma clara e justificada opinião contrastante.

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